• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fenilcetonúria: Que doença 'invisível', rara e sem cura é esta?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
38,110
Gostos Recebidos
829
naom_5d14d0ec927d0.jpg


Fenilcetonúria, ou PKU, é uma doença metabólica, hereditária e rara que, quando não tratada, pode provocar uma grave incapacidade intelectual. Em Portugal, estima-se que a incidência desta doença rara seja de cerca de 1/10.000 recém-nascidos, indicam a Biomarin e a Associação Portuguesa de Finulcetonúria e outras doenças metabólicas, num comunicado enviado a propósito do Dia Internacional da Fenilcetonúria.

A impossibilidade de processar fenilalanina, um constituinte das proteínas, obriga os doentes a gerir a sua condição através de uma dieta restrita, evitando o peixe, carne, leite, pão, farinha, ovos e outros derivados. O tratamento passa igualmente pela suplementação nos restantes aminoácidos, através de fórmulas líquidas ou em pó, que sejam adequadas às várias fases do crescimento.

Esta doença pode ser diagnosticada através do teste do pezinho, feito no 3.º ou 6.º dia de vida do bebé. Consiste na colheita de algumas gotas de sangue através da picada do calcanhar do bebé, e faz parte do programa nacional de rastreio de hipotiroidismo e de doenças hereditárias metabólicas.


IN:NM
 
Topo