- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,246
- Gostos Recebidos
- 1,103

Já (quase) todos sabem que a atividade física tem um impacto significativo na saúde. E, recentemente, um novo estudo, comprovou ainda mais isto. Porquê? Depois de analisarem seis mil mulheres norte-americanas, com idades entre os 60 e os 90 anos, investigadores descobriram que dar cerca de 3600 passos por dia a um ritmo normal está associado a uma redução de, em média, 26% no risco de desenvolver insuficiência cardíaca.
Trata-se de um estudo da Women's Health Initiative, nos Estados Unidos, e os resultados estão no JAMA Cardiology. Foi analisada especificamente a atividade física medida através de um acelerómetro, o tempo sedentário e o risco de insuficiência cardíaca. Foram identificados, no total, 407 casos de insuficiência cardíaca, todos com confirmação médica, ao longo de 7,5 anos.
Concluíram assim que "o risco de desenvolver insuficiência cardíaca era, em média, 12% e 16% inferior por cada 70 minutos por dia passados em atividades de intensidade ligeira e por cada 30 minutos por dia passados em atividades de intensidade moderada a vigorosa, respetivamente", explicam os investigadores. Já cada hora e meia de sedentarismo estava associada, em média, "a um risco 17% superior de sofrer de insuficiência cardíaca".
Mais especificamente, no estudo, o risco de insuficiência cardíaca, tornou-se significativamente mais baixo com cerca de 2500 passos diários. "Quando padronizado para 3600 passos por dia, o risco de insuficiência cardíaca foi 25 a 30% menor", acrescentam.
IN:NM