Portal Chamar Táxi

Factos Curiosos da História!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Se Maomé não vai à Montanha, a Montanha vai a Maomé

"Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé". Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. Faz parte de uma parábola inventada pelo Filósofo Britânico Francis Bacon.
image-DC45_4F78FACC.jpg

Francis Bacon (1561-1626) Político,
Filósofo, Ensaísta Inglês, Barão de Verulam
e Visconde de Saint Alban. É considerado
como o Fundador da Ciência Moderna.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Escalpelar não era costume natural dos Peles-Vermelhas

Escalpelar não era costume natural dos Peles-Vermelhas. Eles copiaram o costume dos franceses, que exigiam de seus mercenários apresentar o couro cabeludo da cada índio morto para poder cobrar a recompensa.
image-5334_4F78FC90.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Os Reis Magos não eram Três!

O Evangelho segundo São Mateus só menciona a visita de alguns magos do Oriente, mas não especifica seu número, e nem sequer diz que eram reis. Sabe-se apenas que eram mais do que um, porque a citação está no plural.

Não existem provas históricas da existência destes três reis magos, segundo afirma André Chevitaresse, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São apenas personagens criados por São Mateus, para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos, segundo afirma este professor.

De qualquer forma, a tradição, permaneceu viva, e no século III, eles receberam o título de reis.

Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem:
- Melchior: Rei da Pérsia;
- Gaspar: Rei da Índia;
- Baltazar: Rei da Arábia.
Em hebreu, esses nomes significavam "rei da luz" (melichior); "o branco" (gathaspa); e "senhor dos tesouros" (bithisarea).

Uma descrição dos Reis Magos foi feita por São Beda "O Venerável" (673-735), que no seu tratado "Excerpta et Colletanea" assim relata: "Melchior era um velho de 70 anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus; Gaspar era um moço de 20 anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio; Baltazar era mouro, de barba cerrada e com 40 anos, que partira do Golfo Pérsico, na Arábia".

Os presentes oferecidos ao Menino Jesus eram ouro, incenso e mirra. Na Antiguidade, o ouro era um presente para um rei; o olíbano (incenso usado nos ritos religiosos), representa para o sacerdote, a espiritualidade; a mirra, para um profeta, representa a imortalidade (pois a mirra era usada para embalsamar corpos).
image-ABD0_4F78FEDC.jpg

Os três Reis Magos adorando o Menino Jesus em Belém.





 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
E no Entanto, Move-se...

"E no entanto, move-se". Não existe nenhuma prova que demonstre que Galileu tenha realmente murmurado essa frase ao se ver obrigado a abjurar de suas teorias científicas em 1633, depois de ser julgado pela Inquisição. Actualmente, os historiadores acreditam que foi inventada pelo escritor e editor Giusepe Baretti num fantasioso livro intitulado "Biblioteca Italiana" (1757).
image-478B_4F790204.jpg

Escritor e Editor Italiano Giusepe Baretti (1719-1789)
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Os Imperadores Romanos não levantavam nem baixavam o Polegar!

Os imperadores romanos não levantavam nem baixavam o polegar para decretar a morte ou o indulto de um gladiador. Mostrar o punho fechado era sinal de clemência: mas se mostrava o polegar para um lado, estava ordenando a execução do perdedor.
image-86A0_4F7902BE.jpg

Joaquin Phoenix no papel de Imperador Romano Cómodo no filme de Ridley
Scott "Gladiador" (2000).
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Al Capone odiava Esparguete!

Al Capone odiava esparguete e por extensão, quase todas as variedades da massa italiana. Foi o que contou em sua biografia o actor George Raft, especializado em papéis de gangsters e a quem Capone (grande admirador seu) convidou certa vez para jantar. Surpreendeu-se com um menu de farta comida chinesa.
image-2EAE_4F79040B.jpg

Al Capone foi um gângster italo-americano que liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas, entre outras actividades ilegais, durante a Lei Seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30. Considerado por muitos como o maior gângster dos Estados Unidos. Al - como era chamado pelo seu círculo íntimo, tinha o apelido de "Scarface" (Cicatriz na Cara), devido a uma cicatriz que tinha no seu rosto.

Nascido em Brooklyn, em Nova Iorque, era filho de imigrantes italianos de Nápoles (Itália). A família Capone emigrou para os Estados Unidos em 1894, somando-se aos 42.977 italianos que assim também procederam.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Julio César não nasceu numa Cesariana

Os historiadores acham que não foi assim, porque sua mãe morreu quando ele já tinha completado 30 anos, numa época em que as mulheres não costumavam sobreviver a esta operação. O que é verdadeiro é que a dita intervenção deve seu nome a uma lei promulgada por César para que os bebés fossem extraídos dos ventres de suas mães, se estas faleciam a partir do sétimo mês de gestação.

A denominação de cesárea ou cesariana, dada à operação de abertura do útero para retirada do feto, tem sido associada ao nome de Júlio César, que assim teria nascido, segundo Plínio no século I A.C.. Esta versão é questionável, porquanto a abertura do ventre para retirada do feto com vida só era praticada na Antiguidade, entre os romanos, após a morte da mulher que deu à luz nestas condições. Mas acontece que, a mãe de Júlio César viveu muitos anos após o nascimento do filho, conforme atestam diversas fontes históricas. Sabe-se que os bebés que nasciam após a morte da mãe durante a gravidez, através da operação cesariana, eram chamados caesones, segundo os clássicos latinos.

O que é certo é que, Caio Júlio César foi o primeiro dos 12 Césares do Império Romano. Antes, apenas um sobrenome de família, Caesar tornou-se um título equivalente ao de Imperador, tal foi a destacada actuação e o poder alcançado por Júlio César como General, Político, Administrador e Governante.

image-BC5F_4F79066A.jpg




 
Última edição:
Topo