Verstappen domina e regressa às vitórias em Monza
Max Verstappen regressou às vitórias com uma prestação dominadora no Grande Prémio de Itália.
O tetracampeão do mundo, que arrancou da pole position em Monza, defendeu-se de forma robusta do ataque de Lando Norris na abordagem à primeira curva, acabando mesmo por sair de pista.
Norris viria a consumar a ultrapassagem no mesmo ponto do traçado na segunda volta da corrida, mas Verstappen recuperou a liderança na quarta volta e deu início a uma exibição exímia em solo italiano.
O neerlandês construiu uma vantagem de cerca de seis segundos ao longo da primeira metade da corrida e entrou na voa das boxes na 37ª volta para trocar os pneus médios por duros.
Norris e Oscar Piastri assumiram as duas primeiras posições, mas cientes de que cairiam de novo para trás de Verstappen caso não beneficiassem de um período de Safety Car.
Os pilotos da McLaren adiaram ao máximo as respetivas paragens nas boxes e apostaram no composto macio para o final da corrida.
Piastri, que rodava cerca de três segundos atrás de Norris, foi o primeiro a dirigir-se para as boxes e herdou o segundo lugar de forma inesperada quando Norris teve uma troca de pneus muito lenta na volta seguinte.
O muro das boxes da McLaren optou por pedir a Piastri que cedesse a posição ao seu colega de equipa, garantindo ao australiano que estaria livre para atacar o britânico de forma justa nas últimas voltas da corrida.
Piastri abriu mesmo caminho para Norris, que daí em diante forçou o ritmo e impediu que o seu rival na luta pelo título pudesse tentar uma manobra de ultrapassagem.
Na frente, alheio aos problemas da McLaren, Verstappen cruzou a linha de meta com quase 20 segundos de vantagem sobre Norris, alcançando assim a sua terceira vitória no ano.
Charles Leclerc chegou a entrar numa batalha com Piastri na fase inicial da corrida, mas não teve ritmo para ir além do quarto lugar, falhando assim o pódio diante dos tifosi em Monza.
George Russell fechou no quinto posto, enquanto Lewis Hamilton se estreou em Monza ao serviço da Ferrari com um sexto lugar.
O Williams de Alex Albon foi o sétimo classificado, ao passo que o brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a pontuar ao ser oitavo com o Sauber.
A encerrar os lugares pontuáveis ficaram o Mercedes de Andrea Kimi Antonelli e o Racing Bulls de Isack Hadjar, que arrancou da via das boxes em Monza.
F1PT