- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
importante manter uma limpeza regular e cuidada da casa de banho, contudo, há cuidados a ter no que a isto diz respeito, alertam os especialistas.
Segundo o Mirror, existem determinados produtos de limpeza que podem constituir um risco para a saúde. Isto porque contêm substâncias químicas como formaldeído, ftalatos e COVs (compostos orgânicos voláteis), que contribuem de forma significativa para a poluição do ar em ambientes fechados.
Conforme alerta a Environmental Protection Agency (EPA), esta poluição poderá levar a problemas respiratórios e, em circunstâncias mais graves, a casos de cancro.
O National Cancer Institute (NCI) revela que há estudos que se focaram em trabalhadores que foram expostos a elevados níveis de formaldeído, por exemplo, de operários fabris. As pesquisas apuraram que esta substância poderia levar a um quadro de leucemia e a outros cancros mais raros a nível nasal e da faringe.
É importante realçar que formaldeído é produzido naturalmente pelo corpo humano, podendo ser encontrado em níveis seguros em frutas e outros alimentos. A exposição só se revela perigosa quando em excesso e em ambientes fechados, destaca o diário britânico.
Nem todos os produtos de limpeza contêm estas substâncias tóxicas, pelo que vale sempre a pena olhar para o rótulo.
Como devo limpar a casa de banho e não correr perigo?
Para um método de limpeza mais seguro recomenda-se o uso de produtos de limpeza natural e não tóxicos, como vinagre de limpeza e bicarbonato de sódio.
Poderá também recorrer ao detergente da loiça para acabar com a gordura na cabine do duche, por exemplo. Para isso basta misturá-la com bicarbonato em doses iguais fazendo uma pasta.
IN:NM
