- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,211
- Gostos Recebidos
- 1,167
Apesar da queda de cabelo ser frequentemente associada à calvície e aos primeiros sinais de 'entradas' no cabelo dos homens, este não é um problema só deles ou de pessoas mais velhas. Esta contrariedade pode afetar qualquer pessoa, por vezes até crianças. Alguns profissionais de saúde contaram ao Best Life os erros mais comuns associados à queda de cabelo.
Ainda assim, não descartam fatores genéticos, hábitos alimentares, stress e determinados cuidados com o cabelo que nem sempre refletem um sinal claro de 'cuidado'.
Existe um conjunto de comportamentos que deve ter em consideração para não afetarem a sua saúde capilar.
Falta de vitaminas
A dermatologista Zein Obagi contou à Best Life que "uma dieta equilibrada é fundamental para o crescimento saudável do cabelo" e explica que "certas deficiências nutricionais, como ingestão inadequada de ferro, zinco ou proteínas, podem impactar na capacidade dos folículos capilares produzirem novos fios capilares".
Embora a maioria das pessoas consiga obter vitaminas e minerais necessários através de uma dieta equilibrada, "dietas extremas ou de repercussão podem privar o corpo de nutrientes essenciais, incluindo aqueles essenciais para manter o crescimento saudável do cabelo", alerta o dermatologista Yoram Harth.
Excesso de vitamina A
Se por um lado a falta de vitaminas pode prejudicar a saúde do seu cabelo, por outro lado, o excesso de vitamina A também pode atrasar ou prejudicar o crescimento do cabelo.
"Tomar excesso de suplementos como retinol durante um período de tempo prolongado pode fazer com que os folículos capilares fiquem sobrecarregados", adianta o médico cirurgião Michael May. O especialista sustenta que este comportamento faz com que o cabelo chegue "ao fim da fase de desenvolvimento demasiado rápido e comece a cair."
No entanto, tomar esta vitamina adequadamente através de suplementação pode estimular o crescimento do cabelo.
Stress físico e emocional
Tanto o stress físico como o emocional podem interromper o ciclo natural do crescimento capilar. No entanto, estes dermatologistas observa que este tipo de queda de cabelo é geralmente reversível quando o estresse é controlado de forma eficaz.
Efeitos secundários de medicamentos
A queda de cabelo pode ser um efeito secundário não intencional de certos medicamentos como antidepressivos ou tratamentos mais fortes como quimioterapia.
Alguns penteados
Os produtos que usa para fazer penteados e a forma como se penteia ou os acessórios que usa podem danificar o cabelo e consequentemente favorecer a queda do mesmo. Usar produtos agressivos, escovar o cabelo quando está molhado e não proteger o cabelo do sol são erros que deve evitar.
IN:NM
