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Esquema de luzes

subsatelite

GF Ouro
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Boas

Olha para inicio de conversa deixa a arrogância em casa que fica lá muito bem.
Mantendo a troca de ideias, eu só pedi que me explicasses, e não pus em causa se sabias muito ou pouco.
Obrigado pela explicação, mas continuo na minha, como o circuito retifica passa de 220 AC para 220 DC em meia onda, além de funcionar em metade do brilho, não será muito aconselhável ter 220 DC a funcionar, acho eu, já para não falar que se um dos leds avariar apaga tudo, o trabalho que dá depois descobrir o que avariou não compensa montar uma gambiarra dessas.
Mas como disse e mantenho a trocar ideias é que se aprende, novamente obrigada pela explicação.

Cumps.
 

marques 1956

GF Ouro
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boas companheiros (a)

estive a dar uma vista de olhos e com menos conversa resolve-se o assunto primeiro nos interruptores como mostra no tópico se forem ligados neste caso é só um tem de levar um condenssador de 100nf-275v para nao danificar os contatos ou melhor eliminar a faísca, tambem pode aplicar um relé mini. c, bobine de 220v na entrada do tranformador, (primário) isto se ligar o contacto reed caso contrário tanto abre e fecha que acaba por se estragar.
se os contactos reed forem ligados na saida do secundário do transformador, neste caso sao dois enrrolamentos ,se for c, leds nao neçessita de relés, a tensao dos mesmos depende do transf. aplicado c, outro tipo de lampada convem levar devido á amperajem.

a minha opiniao é esta:

leva um interr. na entrada que pode ficar fora do movel para desligar por longos periodos.

no interior leva os reed nas portas colocas dois um de cada lado podes aproveitar os que vem dentro dos discos rigidos caso tenhas, que vao para reçiclar.

para a nossa companheira

para isto tens de fazer um pequeno furo na porta e colar os magneticos de maneira que fiquem á façe da mesma.

existem outros tipos de magneticos (imans)

por agora penso que chega para ver se os animos acalmam

marques 1956
 

genios

GF Ouro
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Tens razão colega nem todos os led`s admitem correntes AC , podem não dar como podem queimar
Isto é só aminha opinião pela experiencia no terreno
 

sarateixeira

GF Bronze
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boas companheiros (a)

estive a dar uma vista de olhos e com menos conversa resolve-se o assunto primeiro nos interruptores como mostra no tópico se forem ligados neste caso é só um tem de levar um condenssador de 100nf-275v para nao danificar os contatos ou melhor eliminar a faísca, tambem pode aplicar um relé mini. c, bobine de 220v na entrada do tranformador, (primário) isto se ligar o contacto reed caso contrário tanto abre e fecha que acaba por se estragar.
se os contactos reed forem ligados na saida do secundário do transformador, neste caso sao dois enrrolamentos ,se for c, leds nao neçessita de relés, a tensao dos mesmos depende do transf. aplicado c, outro tipo de lampada convem levar devido á amperajem.

a minha opiniao é esta:

leva um interr. na entrada que pode ficar fora do movel para desligar por longos periodos.

no interior leva os reed nas portas colocas dois um de cada lado podes aproveitar os que vem dentro dos discos rigidos caso tenhas, que vao para reçiclar.

para a nossa companheira

para isto tens de fazer um pequeno furo na porta e colar os magneticos de maneira que fiquem á façe da mesma.

existem outros tipos de magneticos (imans)

por agora penso que chega para ver se os animos acalmam

marques 1956

Boa noite,

antes de mais obrigada a todos mais uma vez!

Em relação ao relé é obrigatório ser de 220v? Não pode ser de 230? Estranhamente não consigo encontrar!


Circuito Impresso/plug-in - 3.5 mm distância entre pinos - 1 contato, 10 A - DC - 230 V - AgNi - Reversível - Standard. Tipo: Circuito Impresso/plug-in - 3.5 mm distância entre pinos. Número de contatos: 1 contato, 10 A. Versão da bobina: AC (50Hz/60Hz). Tensão nominal bobina: 230 V. Material dos contatos: AgNi. Versão do contato: Reversível. Variantes: Nenhuma. Sockets: Série 95.

Será que este daria?
 

marques 1956

GF Ouro
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boas

dá na perfeiçao eu falei em 220v porque é o normal que se fala, porque alguns tem marcado 220/240.

um abraço
 

COPIA

GF Ouro
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Boas

Olha para inicio de conversa deixa a arrogância em casa que fica lá muito bem.
Mantendo a troca de ideias, eu só pedi que me explicasses, e não pus em causa se sabias muito ou pouco.
Obrigado pela explicação, mas continuo na minha, como o circuito retifica passa de 220 AC para 220 DC em meia onda, além de funcionar em metade do brilho, não será muito aconselhável ter 220 DC a funcionar, acho eu, já para não falar que se um dos leds avariar apaga tudo, o trabalho que dá depois descobrir o que avariou não compensa montar uma gambiarra dessas.
Mas como disse e mantenho a trocar ideias é que se aprende, novamente obrigada pela explicação.

Cumps.
Tudo mentira. Quando falas de meia onda estás a falar de rectificação de corrente. Não é o caso. Todos os LEDs trabalham com corrente AC, pois eles conduzem só num sentido. Quanto ao queimar-se um LED vê-se que não percebes nada disto e nm sequer devias dar opiniões. No caso em concreto, há trez formas de saber qual o LED que queimou:
1 - Um Led queimado fica com um pontinho preto na base interior bem vista a olho nu.
2 - A cor do acrilico deixa de ser brilhante e fica basso.
3 - Com um busca-pólos, vai-se percorrendo o circuito até este não dar luz. O que quer dizer que o LED anterior é o que queimou.

Usas a expressão "acho eu". Quer dizer que não tens a certeza do que dizes e afirmas. A saída de um transformador independentemente da sua tensão, "6.V" "9.V" "12.V" "24.V" eteç, tambem é alterna e não continua. Aconselho-te a ler manuais e estudar electrónica para saber mais e não contrariares quem andou muitos anos a queimar as pestanas a estudar. Sei o que digo. Estou no activo, e continuo a fazer tudo da mesma forma como expliquei. Aliás está nos livros.
Tambem te quero dizer que não te tratei com arrogancia até porque não é a minha fortma de estar na vida. Agora quem não sabe ou não tem a certeza deve estar calado.

Fica bem

(Enovador, é aquele que olha para o mesmo que os outros e vê o que eles não viram)
 

subsatelite

GF Ouro
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Tudo mentira. Quando falas de meia onda estás a falar de rectificação de corrente. Não é o caso. Todos os LEDs trabalham com corrente AC, pois eles conduzem só num sentido. Quanto ao queimar-se um LED vê-se que não percebes nada disto e nm sequer devias dar opiniões. No caso em concreto, há trez formas de saber qual o LED que queimou:
1 - Um Led queimado fica com um pontinho preto na base interior bem vista a olho nu.
2 - A cor do acrilico deixa de ser brilhante e fica basso.
3 - Com um busca-pólos, vai-se percorrendo o circuito até este não dar luz. O que quer dizer que o LED anterior é o que queimou.

Usas a expressão "acho eu". Quer dizer que não tens a certeza do que dizes e afirmas. A saída de um transformador independentemente da sua tensão, "6.V" "9.V" "12.V" "24.V" eteç, tambem é alterna e não continua. Aconselho-te a ler manuais e estudar electrónica para saber mais e não contrariares quem andou muitos anos a queimar as pestanas a estudar. Sei o que digo. Estou no activo, e continuo a fazer tudo da mesma forma como expliquei. Aliás está nos livros.
Tambem te quero dizer que não te tratei com arrogancia até porque não é a minha fortma de estar na vida. Agora quem não sabe ou não tem a certeza deve estar calado.

Fica bem

(Enovador, é aquele que olha para o mesmo que os outros e vê o que eles não viram)



Sem comentários.

PS: Só tenho pena das pestanas.
 

sarateixeira

GF Bronze
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Boas!

Voltei a fazer um novo esquema e, eu que não percebo nada disto, acho que desta vez está como há de ir!
Penso que da forma como está quer abre uma porta ou outra tudo acende e por mim está bem! :p

Untitled-1.jpg


Desculpem mas quem não sabe é mesmo assim, encontrei à venda uns interruptores magnéticos para portas alarmes etc, o que eu entendo é que quando abrimos a porta o alarme dispara, assim sendo, quando abrimos a porta as luzes acendem, correcto?
Por muito boa vontade que eu tenha, conhecimentos disto tenho poucos e não estou a conseguir perceber isso dos imans tirados dos discos e altifalantes etc.
Deixo aqui a imagem dos tais interruptores magnéticos para alarmes:

thumb_medium_I60_Interruptor-Magnetico-2-Pecas-Normalmente-Fechado-2-Terminais_1.jpg
 

marques 1956

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boas

SARATEIXEIRA
nao te metas nisso,so te vai criar confusao, porque os alarmes funç c, sensores e isso fica-te caro.

eu em tempos quando iniçiei o meu curso ainda se fizeram algumas brincadeiras destas e outras no genero, agora já nao há paçiencia.

existe mais formas de passar o tempo.
 

genios

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Sara esses contactos são muito facil de entender o seu funcionamento , (NO) quer dizer contacto aberto (NC) quer dizer contacto fechado
Contactos mágneticos por norma são feitos com uma simples chapinha que facilmente é sugada pelo iman e dai o contacto
Por exemplo num alarme , é circuito fechado quando abres um portão ao deslocares o iman essa mesma chapinha vai desencostar do outro contacto aí ficas com o circuito aberto , automaticamente a central deteta esta interrupeção no circuito e acciona um outro circuito que é neste caso sonoro
Por norma o iman é sempre fixo na parte movel porta ou portão até janela , e a outra parte onde tens os contactos sejam eles abertos ou fechados ficam sempre na parte fixa parede ou aro

Acho que me fez entender
 

COPIA

GF Ouro
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boas

SARATEIXEIRA
nao te metas nisso,so te vai criar confusao, porque os alarmes funç c, sensores e isso fica-te caro.

eu em tempos quando iniçiei o meu curso ainda se fizeram algumas brincadeiras destas e outras no genero, agora já nao há paçiencia.

existe mais formas de passar o tempo.
Caro amigo, os sensores a que te deves referir porque empregas a palavra "caro" devem ser os "IR" (InfraRed) conhecidos por nós como sensores de infravermelhos "passivos ou activos". No caso do projecto do nosso amigo, são apenas sensores magnéticos, baratos e eficazes. Mas atenção: Se for com sensores normailmente mais usuais do mercado e no caso de alarmes, o projecto do nosso amigo nunca vai funcionar. Quando a porta está fechada, o circuito é estabelecido e é interrompido quando a porta é aberta. Para produzir o efeito desejado terá que adaptar-se um sensor magnético "NC" para que quando a porta esteja fechada passe a "NO" ou então utilizar a técnica que eu descrevi e que continuo a utilizar.

PS: para mim, a ligação directa a 220V. é no meu entendimento a mais perfeita.

Fica bem. Deicho aqui um exemplo de como funciona um contacto magnético.
 

Anexos

  • Contacto magnetico.doc
    35.5 KB · Visualizações: 22
Última edição:

zener2003

GF Prata
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Boas

O esquema como tens em cima só acende a luz de fundo quando abres a porta 2

Para acender a porta que se abre e simultaneamente o fundo, guia-te por este esquema.

Abraços
 

Anexos

  • movel.pdf
    117.3 KB · Visualizações: 31

marques 1956

GF Ouro
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boas companheiro Copia

eu penso que me fis entender e vamos lá ver se pomos fim a isto porque senao em vês de estarmos a falar dum simples projeto que no fundo é muito básico, estaremos a falar de projetos diferentes e mais complicados para quem nao os entende e nunca mais pára, o que nao tem nada a ver c, este que é muito simples.
falando nos intrr. abertos ou fechados c, sensores ou sem apenas frisei que os utilisados em alarmes tem de ter outro tipo de equipamento que torna mais caro o projeto,eu já trabalhei nos alarmes 24, aqui na minha zona msa já lá vao uns anitos.
 

COPIA

GF Ouro
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boas companheiro Copia

eu penso que me fis entender e vamos lá ver se pomos fim a isto porque senao em vês de estarmos a falar dum simples projeto que no fundo é muito básico, estaremos a falar de projetos diferentes e mais complicados para quem nao os entende e nunca mais pára, o que nao tem nada a ver c, este que é muito simples.
falando nos intrr. abertos ou fechados c, sensores ou sem apenas frisei que os utilisados em alarmes tem de ter outro tipo de equipamento que torna mais caro o projeto,eu já trabalhei nos alarmes 24, aqui na minha zona msa já lá vao uns anitos.
Amigo marques 1956. Quando falamos de sensores magnéticos tanto servem para alarmes como para circuitos e não carecem de outro tipo de iquipamento para quw funcionem. O esquema apresentado pelo nosso amigo "zener 2013" (que está perfeito) ilustra isso mesmo.

Ponto final nesta novela e podes trancar o topico. Se quiseres claro está.

Abraço
 

freitasjp

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Boas,

Nao sei se ja colocas-te as luzes, mas, resolves isso com uma ida ao IKEA la encontras o que precisas e provavelmente gastas menos dinheiro com os esquemas. boas ideas e bom trabalho
 

Novato64

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Boa tarde,
Analisando o seu esquema elétrico, qualquer das portas que seja aberta acenderá todos os leds.
Pelo menos no Brasil é um pouco difícil encontrar eletroimãs de contatos normalmente fechados (NF).
Sugiro pesquisar botões fim-de-curso semelhantes ao das portas de geladeira (quando abrimos a porta, a lâmpada interna se acende), pois o princípio de funcionamento é o mesmo que o seu.
Entendo que o tópico é um pouco antigo, mas espero ter ajudado.
 
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