Portal Chamar Táxi

Dormir com o cão ou o gato é boa ideia? Especialista dá a resposta

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,952
Gostos Recebidos
1,132
naom_62cd16c0ac939.jpg


Quem tem animais de estimação já deve estar habituado a acordar com uma companhia extra (e peluda) na cama. Aliás, são muitas as pessoas que gosta de dormir com o cão ou o gato e o incentivam, no entanto, é um assunto muito debatido e que causa alguma controvérsia. Afinal, quais são as vantagens e as desvantagens deste comportamento?

A Self - revista especializada em 'lifestyle' - falou com especialistas e conseguiu as respostas essenciais a todas as perguntas que possam surgir.

Geralmente, deixar o cão ou o gato dormir na cama é seguro para adultos, explica Luis Ostrosky, MD, um especialista em doenças infecciosas do Memorial Hermann UT Health Houston, nos EUA. Mesmo assim é necessário ter alguns cuidados e preocupações.

O maior problema que pode surgir é a transmissão de bactérias nocivas - entre animais e humanos -, algo que é raro, mas que por vezes acontece. Tem que ter atenção a alguns comportamentos, por exemplo, é essencial que não deixe o seu cão ou gato lamber um corte ou uma ferida na pele, já que pode provocar uma infeção na pele chamada 'pasteurella multocida'. Isto pode fazer com que a ferida fique inchada, inflamada e muito sensível.



Outra infeção a que está exposto é 'capnocytophaga' que se pode espalhar pela pele, através do contato próximo com um animal de estimação, e pode causar bolhas, provocar pus na ferida e ainda febre. Estes fatores devem ser vigiados, principalmente, por pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.

Além disto, os animais também podem transmitir a bactéria 'staphylococcus aureus' que é resistente a antibióticos e podem causar abcessos profundos e infetados na pele. Pessoas com gatos correm ainda o risco de contrair 'toxoplasmosis', devido ao 'toxoplasma gondii', um parasita muito comum. Esta infeção pode resultar em febre, dores de cabeça e outros sintomas neurológicos - muitas pessoas, com mais de seis anos, têm este parasita, mas não têm sintomas. Pessoas grávidas devem ter muito cuidado com este parasita.

Para evitar estas infeções, o especialista recomenda que se criem hábitos saudáveis de lavagem das mãos e que se evite o contacto entre o animal de estimação e feridas ou cortes abertos na pele. É também essencial garantir que segue todas as regras de desparasitação.

Pessoas com alergias estão completamente proibidas de dormir com os animais. O especialista afirma que por muito que aconteça o corpo não se irá habituar e é provável que em vez de dormir passe a noite a espirrar.

Além de tudo isto, os animais podem afetar a qualidade do sono, piorando-a, especialmente, caso se tratem de cães de grande porte.


IN:NM
 
Topo