Portal Chamar Táxi

De massa mãe ou com farinha integral? Saiba qual é o pão mais saudável

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,205
Gostos Recebidos
1,167
naom_692583580d544.webp


Afinal, qual é o pão mais saudável? Numa ida à padaria ou até ao supermercado certamente irá deparar-se com opções de massa mãe ou com farinha integral. Nestes dois casos, sabe qual é o melhor para si.


À revista Real Simple, as dietistas Marissa Karp e Kristen Lorenz explicam as diferenças entre estes dois tipos de pão e qual o que melhor se pode adaptar à sua dieta e rotina alimentar. "Embora ambos sejam opções saudáveis, são feitos com ingredientes e processos diferentes, o que significa que seus benefícios nutricionais variam”, começa por dizer Marissa Karp.


Pão de massa mãe: O que é e os benefícios


“O pão de fermentação natural é feito principalmente de farinha , água e sal. Também utiliza um fermento natural, em vez de fermento comercial, para levedar a massa naturalmente”, começa por dizer a especialista. Em termos nutricionais, pode trazer algumas vantagens como continua a dietista.


Leia Também: Sete alimentos que é seguro comer fora do prazo de validade


“O pão de fermentação natural se destaca por sua fermentação. O processo natural de fermentação ajuda a eliminar parte do glúten e do ácido fítico presentes na farinha. Tende a ter um índice glicémico menor do que outros pães.”


Pão de farinha integral: As características e as vantagens


O pão de farinha integral também acaba por ser bastante nutritivo. "É feito com farinha que contém as três partes do grão de trigo. Isso significa que aproveita todas as fibras e nutrientes naturais presentes no grão integral. É um pão que tem uma textura mais encorpada, sabor de nozes e um perfil nutricional robusto", diz Kristen Lorenz.


Assim, quando comprado com um pão branco acaba por ter mais nutrientes. "O pão integral geralmente é fermentado com fermento comercial para crescer mais rapidamente", continua. "Fornece vitaminas do complexo B , ferro, zinco e proteína vegetal, que são essenciais para a energia, a função imunitária e para o metabolismo".


Mas afinal, qual é o pão mais saudável?


Assim, qual é o pão que deve escolher, qual é o melhor para a dieta que está a fazer? As especialistas referem que pode depender dos objetivos que tenha. "O pão de fermentação natural pode ser uma vantagem se procurar um melhor controlo do açúcar no sangue ou uma opção que seja melhor para a digestão", explica Kristen Lorenz.


Por outro lado, se o que pretende é mais fibra, o pão integral é o que deve escolher. “O teor de fibras também pode ajudar no equilíbrio do açúcar no sangue, além de contribuir para a digestão e a sensação de saciedade.”

“O melhor pão é aquele que se adequa aos seus objetivos de saúde pessoais, às suas preferências e à forma como o seu corpo se sente depois de o comer. Nenhum alimento sozinho determina a boa saúde, e há espaço para muitos tipos de pão numa dieta equilibrada e rica em nutrientes”, conclui.


Outros pães mais saudáveis


A Men's Health do Reino Unido falou com especialistas para classificar os tipos de pão mais saudáveis e para que servem, para que possa tomar uma decisão informada da próxima vez que lhe apetecer uma torrada com manteiga ou uma sanduíche de queijo.


Pão de centeio


Existem muitas variedades diferentes de pão de centeio, desde o castanho escuro ao claro. Este tipo de pão é feito com farinha de centeio e é rico em vitaminas B e fibras. Também contém lignanas - compostos vegetais associados à redução do risco de doenças cardíacas e osteoporose.


Pão de linhaça


Embora menos comum nos supermercados locais, o pão de linhaça é uma opção nutricionalmente saudável e deliciosa. "O pão de linhaça é muito rico em fibras e uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3", afirma Peters.

IN:NM
 
Topo