mjtc
GF Platina
- Entrou
- Fev 10, 2010
- Mensagens
- 9,472
- Gostos Recebidos
- 9
O Primeiro Comboio da História.
O engenheiro inglês Richard Trevithick, conseguiu em 1804, após várias tentativas fracassadas, construir a primeira locomotiva a vapor do mundo, que puxava cinco vagões com 10 toneladas de carga e 70 passageiros à velocidade de 8 km/h, usando para o efeito carris fabricados em ferro fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
Primeira locomotiva a vapor, construída em 1804 pelo engenheiro inglês
Richard Trevithick.
Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812, que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam accionar uma cremalheira. Esta máquina usava também carris de ferro fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira usados até aí. Esses trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha, em 1550, que serviam as carruagens puxadas por animais, principalmente por cavalos, mas também, por vezes, à força de braços.
No entanto, o passo de gigante para o desenvolvimento da locomotiva e por consequência do comboio, seria dado por George Stephenson. Este inglês, mecânico nas minas de Killingworth, construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher, em 1814. Esta locomotiva destinava-se ao transporte dos materiais da mina e conseguia puxar uma carga de 30 toneladas à velocidade de 6 km/h.
Locomotiva a vapor Blucher, George Stephenson (1814)
Stephenson viria a construir a primeira linha férrea, entre Stockton e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825, e tinha 61 km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester. Numa viagem entre Stockton e Darlington, a uma velocidade de 24 km/h, uma de suas locomotivas tornou-se o primeiro comboio de passageiros da história (1825).
A locomotiva Rocket no Museu de Ciência de Londres.
Nesta linha foi usada uma nova locomotiva, baptizada Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 km/h.
O engenheiro inglês Richard Trevithick, conseguiu em 1804, após várias tentativas fracassadas, construir a primeira locomotiva a vapor do mundo, que puxava cinco vagões com 10 toneladas de carga e 70 passageiros à velocidade de 8 km/h, usando para o efeito carris fabricados em ferro fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
Primeira locomotiva a vapor, construída em 1804 pelo engenheiro inglês
Richard Trevithick.
Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812, que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam accionar uma cremalheira. Esta máquina usava também carris de ferro fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira usados até aí. Esses trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha, em 1550, que serviam as carruagens puxadas por animais, principalmente por cavalos, mas também, por vezes, à força de braços.
No entanto, o passo de gigante para o desenvolvimento da locomotiva e por consequência do comboio, seria dado por George Stephenson. Este inglês, mecânico nas minas de Killingworth, construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher, em 1814. Esta locomotiva destinava-se ao transporte dos materiais da mina e conseguia puxar uma carga de 30 toneladas à velocidade de 6 km/h.
Locomotiva a vapor Blucher, George Stephenson (1814)
Stephenson viria a construir a primeira linha férrea, entre Stockton e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825, e tinha 61 km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester. Numa viagem entre Stockton e Darlington, a uma velocidade de 24 km/h, uma de suas locomotivas tornou-se o primeiro comboio de passageiros da história (1825).
A locomotiva Rocket no Museu de Ciência de Londres.
Nesta linha foi usada uma nova locomotiva, baptizada Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 km/h.
Última edição: