- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,500
- Gostos Recebidos
- 1,113

Um estudo publicado na plataforma medRxiv, que aguarda revisão pelos pares, sugere que os efeitos secundários da vacina contra a Covid-19 podem querer dizer que o corpo está a preparar uma resposta imunológica mais potente e eficaz.
Os investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, monitorizaram a ocorrência de eventos adversos em 363 indivíduos, durante seis dias, após estes terem sido inoculados com doses da vacina da Pfizer/BioNTech ou da Moderna. Os participantes receberam kits para registarem a temperatura, frequência cardíaca e respiração. Além disso, os voluntários foram submetidos a exames periódicos para medir os níveis de anticorpos produzidos. O estudo foi realizado no primeiro ano da vacinação contra a Covid-19.
As pessoas que apresentaram sintomas como calafrios, cansaço, mal-estar e dores de cabeça, após a segunda dose, apresentaram um aumento de até 160% nos níveis de anticorpos neutralizantes produzidos. Cada efeito secundário correspondeu a um aumento do número de anticorpos neutralizantes.
Já a subida de um grau na temperatura foi associada a níveis de anticorpos três vezes superiores ao fim de seis meses.
IN:NM