• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Clima

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera de um planeta. Na Terra, eventos comuns são vento, tempestade, chuva e neve, os quais ocorrem particularmente na troposfera, a parte mais baixa da atmosfera. O clima é guiado pela energia do sol, sendo que os fatores chave são temperatura, umidade, pressão atmosférica, nuvens e velocidade do vento.

Definição

A definição pelo glossário IPCC é:
Clima, num sentido restrito é geralmente definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, incluindo as descrições estatísticas, do sistema meteorológico. Glossary Intergovernmental Panel on Climate Change
Os limites exatos do que é o clima e o que é tempo não são bem definidos e dependem da aplicação dos termos. Por exemplo, em alguns sentidos um evento como El Niño poderia ser considerado clima; em outros, como o tempo meteorológico.
A concepção original do que é clima foi introduzida através de uma média estatística, de longo prazo, considerada, talvez no fim do século XIX. A idéia da mudança climática não era muito usada e a média de 30 anos pareceu razoável para os meteorologistas da época[carece de fontes?]. Hoje em dia, sabendo que há tendências a longo prazo no registro da temperatura, é mais difícil dar uma definição precisa do clima: em períodos de 30 anos, as médias podem mudar; num período mais curto, as estatísticas são menos estáveis.
Em determinada região, o clima geralmente não varia muito se for usado como parâmetro o tempo de vida humano. Mas, levando em consideração o tempo geológico, o clima pode variar muito numa determinada região da Terra. por exemplo, a Escandinávia passou por diversas Eras glaciais por centenas de milhares de anos (a última terminou há 10.000 anos atrás). Paleoclimatologia é o estudo do clima no passado.
No sentido original, "clima" é um conceito usado para dividir o mundo em regiões que dividem parâmetros climáticos parecidos. As regiões climáticas podem ser classificadas com base na temperatura e precipitações. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: classificação do clima de Köppen, classificação do clima de Thornthwaite ou classificação do clima de Martonne.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima tropical

Clima tropical




Os climas tropicais são caracterizados por temperaturas elevadas - todos os meses do ano apresentam temperaturas médias de 18 °C ou superiores. Esses climas podem subdividir-se da seguinte maneira:
  • Tropical de floresta ou equatorial húmido (Af): em todos os doze meses há precipitação de pelo menos 60 mm. Estes climas são típicos de regiões próximas ao equador, e não têm estações do ano. Como por exemplo: Cingapura, Belém, Cabinda.
    Em alguns lugares esse clima tem a mesma umidade durante todo o ano, como acontece na Colômbia, mas na maior parte dos casos pode haver variação de chuvas.
  • Tropical de monções (Am): Esse clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direção de acordo com as estações. Este clima tem um mês mais seco, com menos de 60 mm de chuva. Exemplos: Bangalore (na Índia), Mombasa (no Quênia) e Sri Lanka.
  • Clima tropical úmido e seco ou de savana (Aw): Esse clima tem uma estação seca intensa, com o mês mais seco tendo precipitações menores que 60mm. Esse é o caso de partes do Havaí, Honolulu, Veracruz (no México) e Townsville (na Austrália), por exemplo. Na maioria dos lugares que tem clima tropical úmido e seco, contudo, a estação seca ocorre durante a época de sol mais baixo e dias mais curtos.
  • Clima tropical de altitude: Tem o mesmo regime pluviométrico do clima tropical de savana, mas o regime de temperaturas é igual ao do clima subtropical, podendo ter ocasionalmente geadas e, muito raramente, também precipitações de neve. Um bom exemplo desse tipo de clima é a região da Serra da Mantiqueira, no Brasil.
A maioria dos lugares que tem esse clima são encontrados nas margens externas das zonas tropicais, mas ocasionalmente uma localização intratropical (ex.: San Marcos, Colômbia) também se qualifica.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima subtropical

Clima subtropical


O clima subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 ºC.

Áreas altas

Em áreas mais elevadas, o inverno é intenso, com nevascas esporádicas, e o verão é ameno. A precipitação de chuvas é intensa, atingindo média de até 2.000 mm/ano.
A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, apresenta pinhais e araucárias ou pinheiro do Paraná. Em planícies, há predominância de gramíneas. Os Pampas Gaucho são constituídos por estas gramíneas.



Áreas altas no Brasil

Nas regiôes de clima subtropical brasileiro existem áreas de elevada altitude, ocorrendo consequentemente menores temperaturas. No verão a temperatura pode superar os 35°C, principalmente em Porto Alegre, pois nas áreas a variação é maior e o verão é intenso, porém, as áreas não podem ser tão altas, ou as temperaturas não superam 30°C, como São Joaquim. Podem acontecer sérios casos de neve nessas regiões no inverno, principalmente em São Joaquim e Urupema.
O clima subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 ºC.
O clima subtropical predomina ao sul do Trópico de Capricórnio, mais precisamente entre os paralelos 23º27'30'' e 30º, a chamada zona subtropical. Compreende a região metropolitana de São Paulo,Região Metropolitana de Campinas, a região do Vale do Ribeira, o extremo sul do Mato Grosso do Sul, e os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por temperaturas médias inferiores a 21º C, com amplitude térmica entre 9º C e 13º C. Nas áreas mais elevadas, o verão é suave e o inverno frio, com nevascas ocasionais. Chove entre 1.500 mm e 2.000 mm/ano, de forma bem distribuída ao longo das estações. Clima subtropical
O clima subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 ºC.

Rio Grande do Sul

Predomina no estado do Rio Grande do Sul o clima subtropical, sendo que na região do planalto Serrano o clima é subtropical de altitude, com temperaturas médias inferiores a 20º C e chuvas abundantes, regularmente distribuídas. Devido à latitude, na região do pampa gaúcho as médias térmicas são inferiores a 18ºC e as chuvas são relativamente escassas. A região lagunar do litoral caracteriza-se pela escassez de chuvas.

Paraná
Como resultado das diferentes formações topográficas e características geológicas, o clima no estado do Paraná apresenta três tipos distintos, todos correspondentes ao clima úmido, apresentando-se mais ameno na região norte e oeste e temperado no sul, onde os invernos podem ser rigorosos. O tipo que corresponde à maior área é o CFA, que se caracteriza por ser subtropical úmido, mesotérmico, com verão quente, sem estação seca de inverno definida e geadas menos freqüentes. O tipo CFB é subtropical úmido, mesotérmico, com verões frescos e geadas severas e freqüentes.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima mediterrânico

Clima mediterrânico



180px-Medclim.png


Zonas com o clima mediterrânico.


180px-Clima_Valencia_%28Espa%C3%B1a%29.PNG


Clima mediterrânico de Valência, Espanha.


180px-Olivar_en_Granada.jpg


Olival em Granada, Espanha.




Ao sul do continente, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 20°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco.
As regiões deste clima sofrem verões quentes secos com invernos frios e pouco chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima.
O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e úmido no inverno. o período de chuva durante 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.



Flora

A vegetação, na sua forma original, era caracterizada sobretudo por árvores. Contudo, devido à intervenção humana e problemas ambientais, as árvores foram substituídas por arbustos, especialmente arbustos esclerófitos, aparecendo, ainda, ervas aromáticas, gramíneas e claro árvores.
Esta vegetação é predominante, de folha persistente e apresenta folhas espessas e pequenas, o que ajuda a reduzir as perdas de água por evapotranspiração. Algumas plantas podem também ter espinhos, o que as protege dos animais, pois evita que sejam comidas.
As árvores são, normalmente, de pequeno porte. Possuem cascas grossas e duras e grandes ramificações. Predominam os carvalhos: carvalho português, carvalho negral, sobreiros, carrasco e azinheiras. Outra árvore muito comum na área mediterrânica é a oliveira. Em algumas regiôes aparecem ainda pinheiros (como o pinheiro manso) e o zimbro.
Nas áreas com pouca precipitação, as plantas adaptaram-se a condições secas, sendo as suas folhas pequenas e por vezes, tão reduzidas que se assemelham a agulhas, o que lhes permite conservar a água. Outras têm as folhas cobertas por uma película cerosa e noutras as folhas refletem a luz solar.
Algumas plantas desenvolveram, ainda, adaptações que lhes permitem resistir aos fogos freqüentes que ocorrem na estação seca: algumas reproduzem-se rapidamente a partir das raízes, depois da parte aérea arder; noutras, a resina que reveste as pinhas derrete durante o incêndio permitindo aos frutos abrir e espalhar as sementes; noutras ainda as sementes que têm condições para viver durante muito tempo germinam após o fogo.



Fauna

A fauna é muito variada e também se encontra adaptada às condições ambientais. Por exemplo, os animais são normalmente pequenos, necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos.
Aparecem coelhos, lebres, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, uma grande variedade de aves , sobretudo aves migratórias e insetos.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima temperado

Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.
Nas regiões dos oceanos localizadas em regiões de climas temperados, diz-se que possuem águas temperadas.
180px-World_map_temperate.svg.png


Regiões temperadas

Classificação dos climas temperados

Nas siglas indicadas abaixo, a segunda letra indica o padrão de precipitação - w indica invernos secos (a média do mês mais seco menor que um décimo da precipitação média do mês de verão mais úmido, ou menos de 30 mm); s indica verões secos (a média do mês mais seco com menos de 30 mm de precipitação e menos de um terço da precipitação do mês de inverno mais chuvoso); f significa precipitação em todas as estações.
A terceira letra indica o nível de temperaturas de verão - a indica que a média do mês mais quente é superior a 22 °C; b indica que a média do mês mais quente é inferior a 22 °C, com pelo menos 4 meses com médias acima de 10 °C; c indica que 3 ou menos meses têm temperaturas médias acima de 10 °C.

Clima Temperado Mediterrânico

Este clima caracteriza regiões situadas entre as latitudes de 30º e 40º. O clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas. Os Invernos são caracterizados por temperaturas amenas, devido às correntes marítimas quentes. É no inverno que se consegue observar algum índice de precipitação, sendo que no verão a precipitação é quase nula. Os Verões são quentes e secos, devido aos centros barométricos de alta pressão. Nas áreas costeiras os verões são mais frescos devido às correntes frias do oceano.
Exemplos:
  • Lisboa, Portugal
  • Madrid, Espanha
  • Roma, Itália
  • Santiago, Chile (Csb)
Subtropical Úmido (Cfa, Cwa)

Tal clima usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais à leste de tais continentes, entre latitudes de 23°e 40. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões úmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, Invernos podem ser secos e mais frios que outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões úmidos devido à influência das monções.
Exemplos:
  • Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil (Cwa)
  • Houston, Texas (Cfa - Precipitação uniforme ao longo do ano)
  • Brisbane, Austrália (Cfa - Verão mais úmido que o inverno)
  • Curitiba, Brasil (Cfb - Verão mais úmido que o inverno)
  • Yalta, Ucrânia (Cfa - Verão mais seco que o inverno)
  • Luodian, China (Cwa)
Clima Temperado Marítimo

Os Climas temperados Marítimos situam-se entre as latitudes de 45º e 55º. Estão normalmente, ao lado dos climas Mediterrânicos. No entanto na Austrália encontra-se ao lado do Subtropical Húmido, e a uma latitude mais baixa. Estes climas são dominantes ao longo do ano. Os Verões são frescos e nublados. Os invernos são amenos, ao contrário de outros climas, a uma latitude semelhante.
Exemplos:
  • Limoges, França (Precipitação uniforme ao longo do ano)
  • Langebaanweg, África do Sul(Verão mais seco que o Inverno)
  • Prince Rupert, Colúmbia Britânica, Canadá (Verão mais seco que o Inverno).
Temperado Subártico (Cfc)

Tal clima acontece mais perto dos polos que os climas temperados marítimos e está limitado ou a estreitos litorais da parte ocidental dos continentes, ou em ilhas de tais litorais, especialmente no Hemisfério Norte, .
Exemplos:
  • Punta Arenas, Chile (precipitação uniforme ao longo do ano)
  • Monte Dinero, Argentina (verão mais úmido que o inverno)
  • Torshavn, Ilhas Faroe (verão mais seco que o inverno).
Clima Temperado Continental

Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Se caracteriza por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional , com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 ºC.
Exemplos:
  • Moscou, Rússia
  • Chicago, Estados Unidos
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima oceânico

Clima oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas.
Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e úmido.
250px-Koppen_classification_worldmap_CfbCfc.png


Mapa mundi mostrando as zonas de clima oceânico.

Oceânia
  • Auckland, Nova Zelândia
  • Christchurch, Nova Zelândia
  • Dunedin, Nova Zelândia
  • Hobart, Austrália
  • Invercargill, Nova Zelândia
  • Wellington, Nova Zelândia
  • Melbourne, Austrália
  • Canberra, Austrália
América do Sul
  • Curitiba, Brasil
  • Mar del Plata, Argentina
  • Castro, Chile
  • Puerto Montt, Chile
  • Valdivia, Chile csb
As seguintes cidades têm climas oceânicos sub-tropicais de montanha:
  • Bogotá, Colômbia
  • Quito, Equador
  • Sucre, Bolívia cwb
Ásia
  • Thimphu, Butão cwb
Exceções e casos de transição

São Francisco (EUA) e Porto (Portugal) têm uma faixa de temperatura característica de um clima oceânico, mas com tão poucas chuvas durante o verão que devem ser considerados parte da zona de clima mediterrânico, apesar de seus verões e invernos terem quase as mesmas temperaturas.



Regiões com clima oceânico sub-polar
  • Algumas regiões costeiras da Islândia
  • Ilhas Faroé
  • Áreas costeiras do noroeste da Noruega até aos 70°N em algumas ilhas
  • Ilhas e partes da faixa costeira sul Alaska
  • Extremo sul do Chile e Argentina
  • Partes das cordilheiras dos Andes e do Himalaia (como cwc)
  • Regiões montanhosas da Europa, incluindo as terras altas da Escócia e sudoeste da Noruega
Algumas cidades com clima sub-polar do tipo Cfc são:
  • Dutch Harbor, Alaska
  • Harstad, Noruega
  • Vestmannaeyjar, Islândia
  • Thorshavn, Ilhas Faroé
  • Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina
  • La Paz, Bolívia cwc
http://www.climate-charts.com/Locations/a/AU94000000860380.html
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima continental

Clima continental é um tipo de clima.
Esses climas apresentam temperatura média acima de 10ºC nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é abaixo de -3ºC (ou 0ºC em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte. Climas do Grupo D não existem no Hemisfério Sul, devido à massa menor de terras. A segunda e terceira letras são usadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra do D indica 3 ou menos meses com temperaturas médias acima de 10°C e uma temperatura no mês mais frio abaixo de -38°C.
Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:

Climas continentais com verões quentes (Dfa, Dwa, Dsa)

Climas Dfa normalmente ocorrem nas latitudes entre 40º e 50º, e na Ásia Oriental climas Dfa se estendem mais ao sul, devido à influência do sistema de alta pressão siberiano, o qual também provoca invernos secos, com os verões podendo ser muito úmidos em razão da circulação das monções.
Exemplos: Lowell, Massachusetts (Dfa - distribuição uniforme da precipitação) Peoria, Illinois (Dfa - verão mais úmido que o inverno) Santaquin, Utah (Dfa - verão mais seco que o inverno) Beijing, China (Dwa).
Dsa existe somente nas elevações adjacentes a áreas com climas mediterrâneos, como Cambridge, Idaho (EUA) e Saqqez, no Curdistão Iraniano.



Climas de Verões Continentais Brandos (Dfb, Dwb, Dsb)

Climas Dfb e Dwb estão logo ao norte do clima Quente Verão Continental, e também na Europa Central e Oriental, entre o Temperado Marítimo e clima Continental Sub-Ártico.
Exemplos: Moncton, New Brunswick (Dfb - precipitação uniformemente distribuida) Minsk, Belarus (Dfb - verão mais húmido que o inverno) Revelstoke, Colúmbia Britânica (Dfb - verão mais seco que o inverno) Rudnaya Pristan, Rússia (Dwb).
Dsb surge do mesmo cenário que Dsa, mas em altitudes até maiores, e principalmente na América do Norte já que ali o clima Mediterrâneo chega mais próximo aos pólos do que na Eurásia. Mazama (Eurásia), Washington (América do Norte) tem localizações semelhantes, mas climas bem diferentes.



Climas continentais Sub-Árticos (Dfc, Dwc, Dsc)

Os climas dos tipos Dfc e Dwc, relativamente a outros climas do grupo D, ocorrem em zonas mais próximas dos pólos, sobretudo a norte da latitude 50º Norte.
Exemplos: Sept-Iles, Quebeque (Dfc - distribuição uniforme da precipitação) Anchorage, Alasca (Dfc, com verões mais húmidos que os invernos). Mount Robson, Colúmbia Britânica (Dfc, verões mais secos que os invernos). Irkutsk, Rússia (Dwc).
O tipo Dsc, tal como os tipos Dsa e Dsb, está confinado a zonas elevadas localizadas junto a zonas de climas mediterrânicos. É o mais raro destes três tipos, pois é necessária altitude ainda mais elevada para que o clima ocorra. Exemplo: Galena Summit, Idaho.



Climas subárticos continentais com invernos extremamente rigorosos (Dfd, Dwd)

Ocorrem apenas na Sibéria Oriental. Os nomes de alguns dos lugares com tal clima - principalmente Verkhoyansk e Oymyako - tornaram-se sinônimos de frio invernal extremo e rigoros
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima alpino

Clima alpino é um clima existente numa região situada a uma altitude acima da linha das árvores. Este clima é mais frio nas áreas elevadas, devido à taxa do lapso do ar, que tenderá a esfriar enquanto se levanta, até se expandir. A taxa média seca do lapso é 10°C por quilômetro da elevação ou da altura.
Conseqüentemente, mover-se acima de 100 medidores em uma montanha é aproximadamente equivalente a mover 80 quilômetros (45 ' (0.75°) da latitude) para o pólo. Este relacionamento é somente aproximado, entretanto, desde que os fatores locais tais como a proximidade aos oceanos podem drasticamente modificar o clima.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima polar

O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -50 ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas.
O índice pluviométrico é muito baixo, abaixo de 200mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.

Fauna

A fauna das regiões mais conhecidas pelas suas baixas temperaturas e grandes temperaturas com velocidades de 10 ªpor km/2º
  • bernacas
  • alcas
  • lagópodes
  • cachalotes
  • focas
  • porcelanárias-brancas
  • bacalhaus
  • baleias azuis
  • morsas
  • peixes-do-gelo
  • pingüins (de várias espécies como os imperadores)
  • ursos polares
  • belugas
  • lemingues
  • krill
  • elefantes-marinhos
  • leopardo-das-neves
  • fulmares-da-antártida (encontrados apenas na Antártida)
Flora

A tundra, formação vegetal própria do clima polar ou glacial, é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. Contudo, podem surgir alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Uma característica muito peculiar da tundra é o Permafrost (que se traduzido literalmente significa sempre gelado); o clima polar pode conter também geleiras e regiões com camadas permanentes ou semi-permanentes de gelo. E devido as condições climáticas das regiões polares ou glaciais, praticamente não existe vegetação arbustiva e arbórea ou superior, e a tundra cresce somente na época do degelo.
Na Terra, o único continente com predominância do clima polar de geleira é a Antártida. Algumas regiões costeiras da Groenlândia também possuem essa característica. Tais regiões, quando não completamente cobertas por gelo, apresentam a tundra.
As partes ao norte da Eurásia, da costa da Escandinávia ao estreito de Bering, com amplas áreas da Sibéria e no norte da Islândia também apresentam a tundra. Na parte mais ao sul da América do Sul (como a Terra do Fogo) apresentam clima polar de tundra.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Clima árido

Os Climas secos (áridos e semiáridos) são caracterizados pelo facto da precipitação (volume de chuvas) ser menor do que a taxa de evaporação e transpiração. O limiar é determinado da seguinte forma:
  • Para encontrar o limiar de precipitação (em milímetros), multiplica-se a temperatura anual média em °C por 20, acrescentar então 280 se 70% ou mais da precipitação total ocorrer na metade do ano de sol alto (de Abril a Setembro no Hemisfério Norte, ou de Outubro a Março no Hemisfério Sul), 140 se 30%-70% da precipitação total for recebida durante o período aplicável, ou 0 se menos de 30% da precipitação total for recebida nesse período.
Se a precipitação anual for menos de metade do limiar do Grupo B, será classificado como BW (clima desértico) - se for inferior ao limiar mas superior a metade deste, será classificado como BS (clima de estepe).
Pode-se incluir uma terceira letra para indicar a temperatura. Inicialmente, h significava um clima de latitude baixa (temperatura média anual acima dos 18°C) ao passo que k significa um clima de latitude mediana (temperatura média anual inferior a 18°C), mas a prática mais comum hoje em dia (especialmente nos Estados Unidos) é a utilização de h para significar que o mês mais frio tem um tempreatura média superior a 0 °C (32 °F), e de k para significar que pelo menos um dos meses tem uma tempratura média abaixo de 0 °C. Exemplos:
  • Yuma, Arizona (BWh)
  • Turpan, China (BWk)
  • Cobar, Austrália (BSh)
  • Medicine Hat, Alberta (BSk).
Algumas áreas de deserto, situadas ao longo das costas ocidentais dos continentes em zonas tropicais ou semi-tropicais, são caracterizadas por temperaturas mais baixas do que as que se podem encontrar noutros locais em latitudes comparáveis (devido à vizinhança de correntes oceanicas frias) e por nevoeiro e nuvens baixas frequentes. Isto apesar do facto de se contarem entre os locais mais secos à face da Terra em termos de precipitação recebida própriamente dita. Este clima é por vezes rotulado como BWn e podem-se encontrar exemplos em Lima, Peru e em Walvis Bay, Namíbia.
Por vezes acrescenta-se uma quarta letra para indicar se seja o inverno, seja o verão, são mais "molhados" do que a outra metade do ano. Para se incluir neste grupo, o mês mais molhado deverá receber pelo menos 60 mm de precipitação média se todos os doze meses estiverem acima dos 18 °C, ou 30 mm (1.18 polegadas) se tal não for o caso; e pelo menos 70% da precipitação total deverá ocorrer na mesma metade do ano que o mês mais molhado - mas a letra utilizada indica quando a estação seca ocorre, não a "molhada". Isto resultaria em Cartum, Sudão ser vista como BWhw, Niamey, Níger como BShw, El Arish, Egipto como BWhs, Asbi'ah, Líbia como BShs, Umnugobi, Mongólia como BWkw, e Xining, China como BSkw (os BWks e BSks não existem). Se não se cumprirem os critérios nem para w nem para s, não se acrescenta qualquer quarta letra.
 

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Latitude e clima

A latitude é a medida em graus entre dois paralelos.
Paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra em fatias horizontais paralelas à Linha do Equador. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico, e a própria Linha do Equador.
O que determina o local da Terra por onde passam essas linhas é a medida do ângulo de incidência dos raios de sol na superfície. Assim, quando o raio de sol incidir na superfície da Terra em seu maior ângulo de inclinação teremos a marca de um trópico.
O nome do trópico será o da constelação que estiver atrás do Sol naquela época (Câncer ou Capricórnio).
O raio de sol é energia em forma luminosa. Assim, um raio que incida em ângulo reto (90 graus) terá uma área de incidência pequena, ou seja, a dispersão dessa energia no solo será mais concentrada. Já o raio de sol que incide na superfície da Terra em um ângulo menor (aproximadamente 23 graus, que é a mesma medida dos Trópicos), ou seja, incide meio que deitado terá uma área de incidência muito maior para distribuir sua energia, e por este motivo transfere menos calor por centímetro quadrado de solo.
Desta forma, no Equador, onde o raio de sol chega ao solo mais concentrado, o clima é mais quente. Nos trópicos, onde o raio de sol chega ao solo mais espalhado, o clima é menos quente. Nos pólos, onde o raio de sol chega muito mais espalhado, o o clima é muito menos quente.
No entanto, os pontos mais frios da superfície terrestre não são os pólos, mas a estação científica sobre o Lago Vostok, na Antárctida, e a aldeia de Oymyakon, na Sibéria (à latitude de 63º 15')
 
Topo