Ciclismo - Cândido Barbosa: «Não desperdiço oportunidades»
FOGUETE DA REBORDOSA VOLTOU ÀS VITÓRIAS
Cândido Barbosa (Palmeiras-Tavira) voltou hoje às vitórias, agora pela equipa algarvia, em vigoroso "sprint", 225 dias após o último êxito, e o espanhol Hector Guerra (Liberty Seguros) conservou a liderança na quarta etapa da Volta ao Alentejo.
Numa tirada de "montanha-russa", com seis contagens para o prémio da montanha, o "Foguete da Rebordosa" e restante pelotão terminaram os 164,7 quilómetros, entre Alter do Chão e Nisa em 4:09.17 horas (média: 39,642 km/h).
"Sabem que, quando aparecem oportunidades, não sou de desperdiçá-las. Já tinha feito um trabalho notável para ajudar o Caldeira, mas ele foi desclassificado. A intenção era também lançá-lo, mas como ele estava desgastado, fui eu para a frente", afirmou o corredor no activo com mais vitórias na Volta a Portugal (22), a última das quais na oitava tirada da 70.ª edição, em Fafe, a 22 de Agosto, ainda com a camisola do extinto projecto Benfica.
Guerra, vencedor da "Alentejana'2008", manteve-se "na roda" do feito inédito em 26 edições de bisar na prova, mas segue com escassos dois e três segundos de vantagem sobre o ucraniano Vitaliy Kondrut (ISD) e o francês Maxime Bouet (Agritubel), respectivamente, enquanto o veterano gaulês Christophe Moreau (Agritubel) e o neo-zelandês Glen Chadwick (Rock Racing) estão no quarto e no quinto lugares da classificação geral, a 18 e 19 segundos.
"Se conseguir, será uma das melhores vitórias da minha vida. Sinto-me um pouco melhor, mas estou longe dos 100 por cento. Tenho a melhor equipa do Mundo a trabalhar para mim, mas quando certos nomes atacam tenho que ir eu atrás deles. Foi muito complicado e amanhã (domingo) vai continuar assim", disse o corredor madrileno.
Num dia repleto de ataques na frente da corrida, 12 corredores conseguiram isolar-se da coluna liderada pela Liberty Seguros na quinta e penúltima "montanha" do dia, em Jardim, incluindo o melhor português da geral, Tiago Machado (Madeinox-Boavista), sexto classificado, a 25 segundos de Guerra.
Com o "Pica" de Famalicão, seguiram também Chadwick, Bruno Pires (Barbot-Siper) e o seu colega espanhol David Bernabeu, além do "Ciclista do Povo", Cândido Barbosa, entre outros, mas a equipa de Américo Silva nunca deixou que a desvantagem aumentasse para lá de dois minutos antes de a fuga ser absorvida. "Correu bem, mas a camisola amarela continua em perigo amanhã (domingo). Temos que trabalhar muito e estar sempre alerta", anteviu o director-desportivo da equipa da Charneca do Milharado.
Antes da comemoração de Cândido Barbosa, o alentejano Bruno Pires, que tinha vencido a etapa da Serra de São Mamede em 2008, tentou escapar e reeditar o triunfo, na sexta dificuldade do percurso, já em Nisa, tal como Chadwick, mas ambos os esforços foram infrutíferos.
Domingo, na quinta e derradeira etapa da 27.ª Alentejana, o pelotão vai ter pela frente 171,7 quilómetros, entre Vendas Novas e Évora, essencialmente planos e que deverão proporcionar uma chegada compacta e nova discussão ao "sprint". "Rc"