Portal Chamar Táxi

Notícias Casal britânico detido no Irão desde janeiro foi acusado de espionagem

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,828
Gostos Recebidos
1,128
naom_67b4732eb39c2.webp


Um casal britânico, que foi detido no Irão, foi acusado de espionagem, de acordo com a agência noticiosa judicial iraniana, citada pela Sky News. O casal foi identificado pela família na segunda-feira como Craig e Lindsay Foreman.


Só na semana passada, os meios de comunicação social iranianos noticiaram que o casal estava detido na cidade de Kerman, no sudeste do Irão, por motivos de segurança. Contudo, a detenção terá ocorrido em janeiro.


Num comunicado da família divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, a família do casal havia falado numa "situação angustiante", referindo estar em curso um trabalho com o governo britânico, assim como com as autoridades.


"O lado emocional da situação é pesado", salientou a família, dizendo que o apoio dos amigos, familiares e da comunidade lhes deu "força e coragem" para lidarem com a detenção de Craig e Lindsay Foreman.


O casal, que está na casa dos 50 anos, estava a fazer uma viagem pelo mundo de mota, tendo planeado ficar cinco dias no Irão. Chegaram ao país no dia 30 de dezembro e era suposto estarem no Paquistão no dia 4 de janeiro.


Craig e Lindsay Foreman estiveram em Tabriz, Teerão e Isfahan, acompanhados de um guia turísticos, e depois viajaram para Kerman, onde nunca chegaram a dar entrada em nenhum hotel.


Antes de 'desaparecer', o casal mostrou estar feliz na sua viagem pelo país - através das redes sociais.


O ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido aconselha os cidadãos britânicos a não viajarem para o Irão.


"Os cidadãos britânicos e britânico-iranianos com dupla nacionalidade correm um risco significativo de prisão, interrogatório ou detenção", lê-se num aviso do Ministério, que acrescenta que "ter um passaporte britânico ou ligações ao Reino Unido pode ser motivo suficiente para as autoridades iranianas" para a detenção.

IN;:NM
 
Topo