Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb dilata vantagem

9b6fc735.jpeg

Na antevisão do Mundial de Ralis que o AutoSport deu à estampa na passada semana, o título antecipava bem o que se está a passar logo a prova de abertura do Mundial de 2009: "Alguém agarra Loeb?". É a frase que melhor se adapta ao que se está a passar no Rali da Irlanda e muito provavelmente na maioria das restantes 11 provas do WRC.
Sébastien Loeb dilata vantagem -

O piloto francês continua a coleccionar vitórias em especiais, aumentado assim a margem para o segundo classificado, que já se cifra em mais de um minuto. Dani Sordo, companheiro de equipa de Loeb é segundo classificado, com o espanhol a aumentar também a margem para Mikko Hirvonen, que perdeu mais 20 segundos devido a problemas com a direcção assistida do seu Focus WRC. Sem tempo para reparar o problema antes da passagem pelo parque de assistência, o finlandês deverá perder ainda mais segundos, já que as sinuosas estradas irlandesas não lhe darão qualquer descanso.

O piloto da Citroen Junior Team, Chris Atkinson aproximou-se da quarta posição ocupada por Henning Solberg, reduzindo a margem para apenas 54 segundos, aproveitando o facto do norueguês ter tido um furo na roda dianteira direita do seu Focus WRC.

Conrad Rautenbach abandonou depois duma saída de estrada, enquanto Sébastien Ogier perdeu 2m40s na 10ª PE, devido a um problema com um amortecedor do C4 WRC. Estes problemas permitiram a Atkinson ascender à quinta posição.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sebastien Loeb continua a dominar

8bc39435.jpeg

Sebastien Loeb terminou esta segunda etapa do Rali da Irlanda como a havia começado: com uma vitória.
Sebastien Loeb continua a dominar -

Com mais dois triunfos na 13ª e na 14ª especial, o piloto francês aproxima-se, assim, da vitória no primeiro rali do ano, já que dispõe neste momento de 1.09,1s de vantagem sobre o segundo classificado da geral, que é Dani Sordo, não sendo de crer que este vá atacar o seu companheiro de equipa.

A 14ª etapa do dia viu Loeb vencer por apenas 0,6s sobre o Ford de Jari-Matti Latvala, que conseguiu ficar em segundo lugar na especial, com este a deter, por sua vez, 0,9s de vantagem sobre Chris Atkinson, que está a ser uma das figuras deste rali.

No entanto, o dia não foi inteiramente isento de sustos para o campeão do mundo, já que na 12ª especial, um pequeno erro forçou-o a sair de estrada, embora sem consequências de maior para o carro.

Hirvonen, que perdeu bastante tempo durante a manhã, mercê de problemas com a direcção assistida do seu carro, aproveitou essa situação para vencer a 12ª especial, mas nas duas últimas do dia voltou a perder mais tempo para Loeb, que fez questão de repor a sua vantagem, vencendo-as.

Na geral, Hirvonen mantém um isolado terceiro posto, a 2.30,9s de Loeb, encontrando-se, também, já bastante distante do quarto classificado, que é Henning Solberg, com este a 3.26,5s de distância do primeiro piloto da Ford.

Chris Atkinson prosseguiu hoje a sua boa adaptação ao C4 WRC, conseguindo constantemente tempos próximos aos de Loeb e Dani Sordo. encontrando-se já bastante perto de Solberg na geral. Apenas 4,7s os separam, sendo de esperar um dia final muito disputado entre os dois pilotos. Para Atkinson, não fosse o azar de ontem e amanhã poderia estar a lutar pelo pódio.

Em sexto, surge Sebastien Ogier, em mais uma prova da eficácia dos C4 WRC em pisos de asfalto, tendo ultrapassado Matthew Wilson na 13ª especial para chegar ao sexto posto.

Classificação após a segunda etapa:
1 Sebastien Loeb Citroen 2h20m02s
2 Dani Sordo Citroen +1.09,1s
3 Mikko Hirvonen Ford +2.30,9s
4 Henning Solberg Ford +5.57,4s
5 Chris Atkinson Citroen +6.02,1s
6 Sebastien Ogier Citroen +9.13,4s
7 Matthew Wilson Ford +9.51,3s
8 Khalid Al Qassimi Ford +11.50,0s
9 Eamonn Boland Subaru +12.40,4s
10 Aaron Machale Ford +13.40,4s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sustos e problemas no segundo dia do Rali da Irlanda

0cd665f0.jpeg

O segundo dia do Rali da Irlanda, prova inaugural do WRC, não esteve isento de alguns sustos para os pilotos, como foi o caso do líder do rali, Sebastien Loeb, que teve uma pequena saída de estrada, ou para Mikko Hirvonen, que se viu a braços (literalmente...) com um problema na direcção assistida do seu Focus WRC.
Sustos e problemas no segundo dia do Rali da Irlanda -

"Apesar da chuva ter abrandado, as estradas continuam muito traiçoeiras e ainda há muita água na estrada", começou por dizer Loeb, antes de explicar como sucedeu a sua saída de estrada na 12ª especial. "Fui surpreendido pela gravilha numa secção e saí de estrada, explicou o piloto francês que passou a sofrer de vibrações no carro, "mas estava tudo okay".

Na mesma especial, também Dani Sordo teve um pequeno susto ao ver o motor do seu C4 WRC calar-se num gancho: "o motor parou e perdemos 10 segundos até que conseguíssemos seguir. Depois disso, a sensação foi boa porque eu estava a puxar ao máximo", referiu Sordo.

Na parte da manhã foi Mikko Hirvonen a haver-se com um problema na direcção assistida do seu Focus WRC. "Foi uma pena que tivéssemos tido este problema com a direcção hoje, porque eu estava ansioso por lutar com o Dani. Mas agora o importante é acumular estes pontos pelo que tentarei chegar ao fim", afirmou Hirvonen.

Também Sebastien Ogier (na foto) apanhou um pequeno susto, mas pôde prosseguir o rali, tendo apenas perdido o seu pára-choques da frente e, cerca de três minutos na nona especial.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Solberg e Atkinson em luta cerrada pelo quarto lugar

86ba2e4f.jpeg

Nem mesmo o facto de ser a primeira posição a seguir aos lugares do pódio reduz o empenho de Henning Solberg e Chris Atkinson na luta pelo quarto lugar no Rali da Irlanda, que está agora ao rubro, com apenas 4,7s a separar os dois pilotos.

Para Atkinson, este está a ser um rali muito interessante, tanto mais que faz o seu primeiro rali num Citroën C4 WRC. "Este segundo dia foi bem melhor - top 3 quase em todas as especiais. Devem imaginar que nestas condições, as mais difíceis em que alguma vez corri, e com um carro novo que é completamente diferente do outro, foi preciso um dia e uma noite para pensar nisso [no que melhorar]", disse o piloto australiano.

Mas o seu concorrente directo pelo quarto lugar, Henning Solberg, também não teve tarefa fácil: "Andei sempre ao máximo. Estou a fazer o melhor que posso com este carro", disse o irmão do ex-companheiro de Chris Atkinson na Subaru. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali de Portugal em risco de não se realizar

fd742b5c.jpeg

O presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, admitiu em declarações à rádio TSF que o ACP poderá não organizar o Rali de Portugal deste ano, caso o Governo português não se comprometa, por escrito, a comparticipar a prova.
Rali de Portugal em risco de não se realizar -

Tal como o Autosport já havia noticiado, o Rali de Portugal de 2009 corre o risco de não se realizar. Carlos Barbosa, dirigente do ACP, explicou aos microfones da TSF, no programa Discurso Directo, que ainda não recebeu do Governo luso todas as verbas respeitantes à prova de 2008, e com isso coloca em dúvida a organização da prova deste ano.

De acordo com Carlos Barbosa, na prova de 2007, 2,5 milhões de euros eram provenientes dos cofres do Estado - um milhão do Turismo de Portugal e outro milhão e meio do Instituto do Desporto. No entanto, no que diz respeito ao rali de 2008, apenas o Turismo de Portugal já terá pago.

"Até agora ainda não recebi qualquer espécie de verba no que diz respeito ao Instituto do Desporto no ano de 2008, (...) por razões que estamos neste momento a averiguar", começou por dizer, alertando que "se não tiver as garantias, desta vez por escrito, de que esse dinheiro vem, não há Rali de Portugal em 2009".

Carlos Barbosa revela ainda que já propôs um contrato plurianual ao Governo, até "porque se entrarmos de vez no Campeonato do Mundo de Ralis, a FIA vai exigir esse contrato a três anos", afirmando que o "Estado tem de perceber que tem de me ajudar nisso".
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chris Atkinson passou Henning Solberg

20c97650.jpeg

Numa altura em que faltam apenas duas especiais para terminar o Rali da Irlanda, Sébastien Loeb permanece incólume na frente, com uma vantagem cada vez maior sobre Dani Sordo, com os pilotos a pretenderem somente chegar ao fim da prova.
Chris Atkinson passou Henning Solberg -

A excepção é protagonizada por Chris Atkinson e Henning Solberg, que lutam afincadamente pela quarta posição, atrás de Mikko Hirvonen, com o australiano da Citroen Junior Team a lograr, já hoje, passar para a frente do norueguês, transformando um atraso de 4.7s num avanço de 4.9s. Neste contexto está tudo em aberto, já que as condições de pisos permanecem bastante complicadas, pelo que qualquer pequeno erro pode ditar considerável atraso.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Prevot ao lado de Markku Alen nas Boucles de Spa

ccb8a8cf.jpeg

Chris Atkinson não irá estar à partida do Rali da Noruega, mas o seu co-piloto, Stephane Prevot manter-se-á em actividade, já que irá correr ao lado do legendário... Markku Alen, que correrá num Porsche, no Rali Histórico Boucles de Spa.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Henning Solberg recuperou quarta posição

bdb60d3b.jpeg

A luta Chris Atkinson, Henning Solberg "virou" novamente a favor do norueguês já que ao australiano da Citroen teve problemas na penúltima especial da prova, e perdeu cerca de minuto e meio, caindo assim para a quinta posição.

O incidente de Chris Atkinson's teve lugar pouco após a partida: "Travei para a primeira curva e nada sucedeu. Saí e o carro ficou preso, até que os espectadores voltaram a recolocá-lo na estrada. São assim os ralis..."AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb apanhou um valente susto

c93e4867.jpeg

O líder do rali, Sébastien Loeb apanhou um valente susto na penúltima especial, ao ver o seu Citroen C4 WRC sair de estrada e deslizar na relva durante cerca de 60 metros, até que o francês o conseguiu "agarrar" sem bater em nada, ou mesmo perder demasiado tempo:



"Esta especial foi incrível! Muito estreita e diferente de todas as outras esta amanhã. Estava tão escorregadia que não evitei "perder" a traseira do meu carro e deslizar um bom bocado. Enfim, tudo terminou bem!", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sébastien Loeb venceu na Irlanda

b76d321c.jpeg

Sébastien Loeb e a Citroen entraram da melhor forma possível no Mundial de Ralis de 2009 ao vencerem a prova de abertura da competição, o Rali da Irlanda. Após um início complicado, devido às escolhas de pneus, o piloto francês dominou depois a prova a seu bel-prazer, vencendo e convencendo.
Sébastien Loeb venceu na Irlanda -

Atrás de si terminou Dani Sordo, que voltou a provar que no asfalto, mesmo molhado como foi o caso desta prova irlandesa, o trinómio Loeb/Sordo/Citroen C4 WRC não tem adversários à altura.

Terceiro lugar para Mikko Hirvonen que cedo percebeu não ter andamento para os dois homens da frente. Ainda tentou não deixar fugir o espanhol da Citroen, mas pouco mais pode fazer do que assegurar os seis pontos relativos à terceira posição, ciente que agora vem aí uma prova onde as suas possibilidades de vencer são bastante maiores que na Irlanda, o Rali da Noruega.

Com os problemas de Chris Atkinson na penúltima especial, quando teve uma saída de estrada devido a uma falha nos travões do C4 WRC, Henning Solberg foi quarto, na frente de Sébastien Ogier, que cumpriu na Irlanda mais uma etapa da sua aprendizagem no WRC.

Conrad Rautenbach desistiu a meio da prova, numa altura em que era quinto classificado. Matthew Wilson (Stobart Ford) foi demasiado cauteloso, e terminou apenas em sétimo. Khalid Al Qassimi (Ford) alcançou o seu primeiro ponto no WRC.

Eamonn Boland foi o melhor dos privados locais, na frente de Urmo Aava. Gareth MacHale chegou a andar pelos lugares pontuáveis, mas diversos problemas durante a segunda etapa fizeram com que caísse na classificação, enquanto Niall McShea chegou a ser terceiro com o Proton Satria S2000, até que problemas eléctricos o fizeram ficar pelo caminho. Voltou no segundo dia de prova através do sistema SuperRally, mas uma saída de estrada colocou-o definitivamente fora de prova.

Aaron Bukart, agora em Suzuki, obteve a sua primeira vitória no JWRC com uma boa vantagem sobre Martin Prokop. Burkart distanciou-se inicialmente de Hans Weijs Jr, que bateu fortemente, numa altura em que Prokop perdia demasiado tempo, devido a um problema com o motor do seu Citroen, ficando impossibilitado de lutar pela vitória.

Declarações dos pilotos:

"Foi um rali muito difícil, pelo que estou muito contente com o facto de alcançar os dez pontos! É importante para mim vencer no asfalto, ainda mais numa rali destes, com muitas zonas traiçoeiras." - Sébastien Loeb.

"Foi um excelente começo de ano, e estou feliz por mim e pela equipa. As condições eram terríveis, e em algumas especiais a água era demasiada." - Dani Sordo.

"Tivemos alguns problemas e também escolhas erradas de pneus, pelo que estou feliz com os seus pontos. Esperava lutar com o Sordo, mas a Noruega será certamente um história muito diferente. Agora vamos começar verdadeiramente a lutar pelo título." - Mikko Hirvonen.

"Foi um grande passo para mim, estou muito contente." - Henning Solberg.

"Cometi um erro perto do final, mas de qualquer forma com os pneus escolhidos não me parece que fosse possível suster o ataque do Solberg. É a vida, e acho que temos de estar contentes com a quinta posição", Chris Atkinson.

Classificação

1º Sébastien Loeb - Daniel Elena Citroen C4 WRC 2h48m25.7s
2º Daniel Sordo - Marc Marti Citroen C4 WRC a 1m27.9s
3º Mikko Hirvonen - Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 08 a 2m07.8s
4º Henning Solberg - Cato Menkerud Ford Focus RS WRC 08 a 6m32.4s
5º Chris Atkinson - Stéphane Prevot Citroen C4 WRC a 7m51.9s
6º Sebastien Ogier-Julien Ingrassia Citroen C4 WRC a 10m44.0s
7º Matthew Wilson-Scott Martin Ford Focus RS WRC 08 a 11m23.8s
8º Khalid Al Qassimi-Michael Orr Ford Focus RS WRC 08 a 14m07.9s
9º Eamonn Boland-Damien Morrissey Subaru Impreza Wrc a 15m23.4s
10º Urmo Aava-Kuldar Sikk Ford Focus RS WRC 08 a 15m35.4s
14º Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila Ford Focus RS WRC 08 a 23m32.5s

JWRC
1º Aaron Burkart - Michael Koelbach Suzuki Swift S1600 3h16m41.5s
2º Martin Prokop - Martin Tománek Citroen C2 S1600 a 47.3s
3º Simone Bertolotti-Luca Celestini Suzuki Swift S1600 a 9m00.1s
4º Yoann Bonato-Benjamin Boulloud Suzuki Swift S1600 a 13m06.2s
5º Kevin Abbring-Erwin Mombaerts Renault Clio R3 a 17m38.0s
6º Luca Griotti-Corrado Bonato Renault Clio R3 a 27m08.4s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali da Irlanda: Gráfico de especiais

Fique a conhecer a evolução dos pilotos ao longo do Rali da Irlanda
31089b0e.jpeg
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Malcolm Wilson: "Precisamos de eventos com história e mística"

34752904.jpeg

Anunciado um dia antes do início do Rali da Irlanda, a ISC será o promotor do WRC até 2020. Para Malcolm Wilson, da M-Sport: "Temos de aumentar a notoriedade do WRC e para isso precisamos de exposição em televisão 'mainstrem' e não só em canais privados. Há muito que pode ser feito através da Internet, mas é necessário que se procurem novos adeptos primeiro. O calendário será crucial, bem como os eventos com história e mística. Quanto mais depressa voltarmos a um conjunto de ralis suporte de WRC melhor. Está previsto o promotor começar a trabalhar em 2010, mas para mim 2009 já era tarde. A ISC tem de começar a investir já de modo a poder ter retorno do investimento o mais depressa possível.", referiu.

Já Olivier Quesnel, da Citroen, afina pelo mesmo diapasão: "É bom termos um promotor e há duas razões pelas quais estou contente. Em primeiro lugar porque eles conhecem o negócio de televisão e em segundo lugar podem começar a trabalhar desde já. Se outra empresa qualquer tivesse ganhão o contrato, teríamos perdido anos, um atraso que poderíamos não poder suportar, mas eu espero que tudo corra bem, pois há muito trabalho para fazer.", referiu.

AS
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Rali de Portugal

Contrato com ACP integralmente cumprido, diz Laurentino Dias

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, disse hoje que os compromissos com o Automóvel Clube de Portugal (ACP) estão "integralmente cumpridos", reagindo à possibilidade de o Rali de Portugal poder não se realizar este ano.

Laurentino Dias, que falava durante uma visita às obras de construção do velódromo nacional, em Sangalhos, reagiu assim a declarações atribuídas ao presidente do ACP, Carlos Barbosa, que terá afirmado que aquela entidade ainda não recebeu as verbas do Instituto do Desporto respeitantes à organização do Rali de Portugal de 2008, o que poderá comprometer a sua realização em 2009.

Em declarações à Agência Lusa, e dando conta de que não gostou "nem do tom, nem do conteúdo" das palavras de Carlos Barbosa que vieram a público, o secretário de Estado garantiu que foram cumpridos os contratos firmados com o ACP, além de ter ironizado com a possibilidade da Fórmula 1 regressar.

"Temos por prática cumprir com as nossas obrigações e manteremos a nossa relação com o Automóvel Clube de Portugal a esse nível. Temos de procurar gerir o dinheiro de todos com cuidado e com as garantias que temos de dar da sua boa aplicação. Em relação aos contratos que fizemos com o ACP, cumprimos integralmente", disse.

Já em relação à Fórmula 1 e à sua possibilidade de regressar caso o Governo disponibilize cerca de 15 milhões de euros, frisou: "Essa tem graça, porque há muitos anos que ouço falar de Fórmula 1 por pessoas muito conhecidas e por serem entendidas nas coisas dos automóveis. Agora vejo que a solução é fácil, ou seja, houve uns provincianos do Algarve que fizeram um autódromo e agora é preciso que outros, do governo, dêem o dinheiro! Uns dão o autódromo, outros dão o dinheiro e alguém faz a boda", comentou.

O secretário de Estado considerou que o processo da Fórmula 1 "não é fácil de tratar" e referiu não ser oportuno devido aos custos que lhe estão associados. "É uma questão séria, que tem de ser tratada no momento certo e este não é o período certo para tratarmos de Fórmula 1 em Portugal, porque sabemos o que isso custa", concluiu.

fonte:publico.pt
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chris Atkinson em risco de não fazer mais provas

8bc275c7.jpeg

O saldo final da primeira prova de Chris Atkinson com a Citroen é positivo, mas há uma possibilidade muito forte desta ter sido a única participação no WRC em 2009.

Sabia-se que a possibilidade do australiano realizar mais provas com a Citroen estava dependente do que Atkinson conseguisse receber de indemnização por parte da Subaru, mas a verdade é que de acordo com declarações de Stéphane Prévot, o caso parece bastante complicado:

"Nesta rescisão do Chris com a Subaru, ao que parece, os japoneses encontraram um falha no contrato que os ligava, que lhes permite pagar bastante menos de indemnização que o que o Chris esperava, pelo que foi possível assegurar a nossa participação aqui, mas para mais provas está muito complicado. Esperamos que seja possível encontrar patrocinadores para mais duas ou três participações, como por exemplo a Finlândia ou Austrália, de modo a que pelo menos vá aparecendo, mas nesta altura não há qualquer luz ao fundo do túnel.", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Solberg a correr com um Xsara e o Wilson a disputar toda a época?"

1e2ed4b9.jpeg

O estado de espírito de Stéphane Prévot no final do Rali da Irlanda não era o melhor, não porque a prestação no rali não tenha sido boa - tudo correu dentro do que seria lícito esperar - mas a verdade é que o co-piloto belga decidiu abrir o livro e dizer umas verdades, tornando públicos pensamentos que muitos têm tido em surdina:

"O nosso objectivo realista era um lugar no pódio logo atrás dos Citroen oficiais, mas pronto, não correu tão bem! Agora? Não tenho ilusões, e acho que vou dar tempo à minha família depois de tantos anos de ralis. O WRC passa por um momento terrível, e quando vejo o Petter Solberg a fazer das tripas coração para correr com um Xsara e que o Matthew Wilson vai disputar toda a época, então é porque alguma coisa está mal. O Aava, Henning Solberg ou mesmo o Rautenbach vão alcançar pódios, isto diz muito do nível do WRC actualmente.", referiu desolado.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali do México passa a Rali das Nações

a4643236.jpeg

A edição 2008 do Rali do México que, ao abrigo do sistema de rotatividade, não contará para o Mundial, será denominada Rali das Nações e será disputada de forma "sui generis".

Diferentes países serão convidados a nomear dois pilotos que ganharão pontos em cada troço consoante a sua classificação nas especiais.

O vencedor final será quem mais pontos tiver, estando prevista a atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze. Eis o sonho de Bernie Ecclestone para a Fórmula 1, mas aplicado nos ralis...

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali Torrié com poucos inscritos

abc7760e.jpeg

Confirmando os piores cenários, apenas 12 equipas tinham formalizado a sua inscrição para o Rali Torrié até à última sexta-feira, dia em que estava previsto terminar o prazo para a recepção de inscrições sem agravamento de preços. Contudo, e seguindo o exemplo da FPAK, o Targa Clube decidiu alargar este prazo até final do dia de ontem (segunda-feira), mantendo igualmente o compromisso de liquidar a respectiva taxa de inscrição a cada concorrente no Campeonato de Portugal de Ralis.

Campeão Nacional em título, Bruno Magalhães é um dos pilotos quem tem já garantida a sua presença na prova inaugural do CPR, a disputar nos dias 7 e 8 de Março nos concelhos de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a par de Fernando Peres, Carlos Matos, Paulo Antunes e dos regressados Ricardo Teodósio e Armando Oliveira, entre outros que completam a reduzida lista.

De acordo com Fernando Baptista, presidente da Comissão Organizadora da prova, "ainda é muito cedo para fazer qualquer balanço. Estamos ainda a um mês e cinco dias de concluir o prazo limite para as inscrições (a 26 de Fevereiro, ndr) e continuamos a ser contactados por equipas que nos dizem que querem estar presentes.

Apesar do actual contexto não ser nada favorável, a minha expectativa é poder apresentar uma lista igual ou muito próxima à do ano passado", altura em que estiveram 27 concorrentes à partida.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rali do México 2009 "Olímpico"

A edição 2009 do Rali do México que, ao abrigo do sistema de rotatividade, não contará para o Mundial, será denominada Rali das Nações e será disputada de forma "sui generis".

Diferentes países serão convidados a nomear dois pilotos que ganharão pontos em cada troço consoante a sua classificação nas especiais. O vencedor final será quem mais pontos tiver, estando prevista a atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze. Uma ideia "Olímpica."
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Solberg na Noruega com "transmissão activa"

09ce1801.jpeg

Petter Solberg recebeu confirmação da FIA que poderá utilizar a transmissão activa no Citroen Xsara WRC com que vai correr na Noruega. As regras do Mundial ditaram o abandono desses sistemas, em anos recentes, mas nesta prova Solberg vai correr como privado, o que lhe permite utilizar o sistema.

Curiosamente, o carro com que Solberg vai participar no "seu" rali, será o chassis 412, e foi construído em 2001, e foi "bem" utilizado por Sebastien Loeb. Com ele, o penta-campeão francês obteve uma vitória moral no Monte Carlo 2002, venceu no Monte Carlo e Sanremo 2003 e Chipre 2004. Depois disso passou para as mãos de Manfred Stohl da OMV team. Mais recentemente, foi utilizado por Conrad Rautenbach no Galway Rally. O carro de Petter Solberg será patrocinado pela MSN, uma subsidiária do gigante Microsoft.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Proton Satria Neo S2000 impressionou

031db6e1.jpeg

O Rali da Irlanda marcou a segunda presença a nível internacional do Proton Satria Neo S2000 e a primeira participação do construtor malaio no Mundial de Ralis.

Com Niall McShea ao volante do mesmo carro que Bryan Boffier tinha participado no Rali de Anitbes em 2008, a participação acabou por dar nas vistas, sobretudo quando o piloto inglês conseguiu registar um terceiro tempo absoluto logo no primeiro troço do rali! Aí ficou provado que não falta rapidez ao Proton que Chris Mellors, director da MEM, tem supervisionado, ao contrário de alguns normais problemas de juventude que foram indisfarçáveis (por exemplo, com a centralina do motor no primeiro dia), mas que não impediram o carro de, no segundo dia, ganhar quatro dos seis troços ao nível do Grupo N antes de sair da estrada.

Por isso, os indicadores foram positivos e agora o objectivo é colocar a correr os cinco carros que estão a ser feitos, seja em provas do WRC, IRC ou campeonato nacionais para que em 2010 a Proton possa participar com outras ambições no WRC ou IRC, decisão que está apenas à espera de um "OK" vindo da Malásia. Em estudo está já o desenvolvimento de uma versão turbo para encaixar na regulamentação dos S2000+. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vítor Sá regressa num Lancer Evo X da Ralliart Itália

287dc1e9.jpeg

O Campeonato da Madeira Coral de Ralis deverá recuperar alguma da sua forma já em 2009, apesar da sua vitalidade ter chegado a estar comprometida pelo decréscimo de concorrentes no final da temporada anterior.
Vítor Sá regressa num Lancer Evo X da Ralliart Itália -

Figura de proa da competição, o Campeão Alexandre Camacho deixará de ser o único piloto com um S2000 pois Miguel Nunes, que destacou-se tanto com o pequeno Citroën C2 como com um Peugeot 206 S1600, também terá ao seu dispor um Peugeot 207 S2000 cuja preparação estará a cargo da Peugeot Sport Portugal, apesar de inicialmente poder ser construído em Espanha.

No entanto, uma das notícias mais bem recebidas pelo entusiasta público local foi a do regresso à competição de Vítor Sá, dominador da quase totalidade da última década nos ralis regionais. O piloto será agora acompanhado de José Camacho, antigo navegador de Américo Campos e Miguel Nunes, entre muitos outros, e estará ao volante dum Mitsubishi Lancer X da Ralliart Italia.

Como o programa daquela estrutura, quase ausente do próximo campeonato italiano, apenas inclui o PWRC e Pirelli Star Drivers, em que as provas de asfalto escasseiam, existe a forte probabilidade de tanto o piloto madeirense como Armindo Araújo utilizarem as estradas madeirenses para o desenvolvimento do novo modelo em alcatrão. Apesar de previsíveis atrasos na preparação, Sá estará já no Rali da Camacha (6 e 7 de Março) com a sua nova viatura.

Com o Mitsubishi Lancer X deverão surgir também, mas a meio da temporada, Rui Pinto, que continua a representar a Top Run, e João Magalhães, pilotos que iniciam o ano com a versão anterior. Após muitas hesitações, Filipe Freitas mantém-se fiel ao Renault Clio S1600 e terá em 2009 a oposição do jovem Samir Sousa num Peugeot 206. Interessante será o despique na classe A7 entre os Renault Clio R3 de João Silva, Alexandre Jesus e José Carlos Magalhães e o Peugeot 206 de Filipe Pires.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
António Costa no Troféu Fastbravo

83630013.jpeg

António Costa, ex-navegador de José Pedro Fontes na extinta equipa oficial Fiat Vodafone, irá participar na edição de 2009 do Troféu Fastbravo, incluído no Open de Ralis.

O piloto de Amarante que terá o apoio da Beta e da Cargas & Rotas terá como navegador Vasco Ferreira, conta fazer todo o calendário de provas, mas não sabe o nível competitivo em que se irá posicionar face à concorrência. Nas suas palavras, "vou tentar lutar pelos lugares do pódio, mas não será fácil porque se antevê que a concorrência seja forte".

Para além do Troféu Fastbravo, António Costa irá também alinhar no Troféu FEUP II (Fiat Punto) de Velocidade com Nuno Reis. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Ninguém andará depressa nos troços de asfalto cipriota"

ad5425ac.jpeg

Há poucas matérias mais "loucas" que as questões relacionadas com os pneus Pirelli "exclusivos" do WRC. Quando foi perceptível que poderia haver neve no Rali da Irlanda, de imediato a Pirelli tratou de disponibilizar no seu rol de opções os ditos pneus de neve.

Só que não houve neve na Irlanda e nenhum outro pneu, que não os de neve, se adaptou tão bem às condições de piso extra-molhados que o rali apresentou! Mas a loucura continuará no futuro. Foi decidido que as equipas terão que usar pneus de terra nos troços de asfalto que compõem a primeira "etapa" do Rali de Chipre.

Christian Loriaux, o director técnico da M-Sport referiu: "É uma ideia fantástica que nos permite poupar muito dinheiro. Estamos completamente contra ter pneus de asfalto só para um dia. Se for igual para todos, não tem mal nenhum pois deve-se fazer o que o Marcus (Gronholm) fez há três anos na Grécia, ou seja, ajustar o resultado às condições.

É melhor ir devagar e terminar o troço do que ir a fundo e destruir os pneus". A questão, no fundo, é dizer que "os mais espertos ganharão. Ninguém andará depressa nos troços de asfalto cipriota, pois isso significaria terminar o dia bem classificados e ter que abrir a estrada no dia seguinte, o que, definitivamente, não é bom num rali tão duro como o Chipre."

Martin Holmes
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Irlanda foi o rali mais rápido de sempre

22499f44.jpeg

A edição de 2009 do Rali da Irlanda entra para a história como a primeira prova de sempre em pisos de asfalto a superar a média de 110 km/h - mais precisamente, 110,53. A proeza de Sébastien Loeb supera em mais de 7 km/h o anterior máximo de 2007, também registado na Irlanda, na outra única vez que o rali tinha pontuado para o Mundial.

O recorde absoluto pertence a uma prova de terra, o Rali da Argentina de 1983, ganho pelo Audi Quattro de Hannu Mikkola à média de 123,5 km/h, enquanto Marcus Gronholm, mesmo com a caixa de velocidades do Peugeot 307 WRC danificada, ganhou a edição de 2004 do Rali de 1000 Lagos com uma média de 122,62 km/h.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A nova decoração do Lancer de Armindo Araújo

06234e7e.jpeg

Falta pouco mais de uma semana para que Armindo Araújo comece a terceira época no Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (PWRC). A abertura da temporada vai ser na neve da Noruega, terreno em que a experiência do piloto português se resume a duas participações no Rali da Suécia e a uma no Rali do Árctico.
A nova decoração do Lancer de Armindo Araújo -

O tetra-campeão nacional vai começar por utilizar o Mitsubishi Lancer Evo IX, ainda que com uma decoração diferente. "A mudança na decoração deve-se à chegada de um novo patrocinador, o grupo MCA, que se vem juntar a quem me tem apoiado ao longo da minha carreira, como a Galp, TMN, Mitsubishi, Câmara Municipal de Santo Tirso e o Grupo Sá. Estou confiante para a época que vai agora começar e espero conseguir lutar por um lugar de destaque no campeonato, procurando rentabilizar ao máximo o investimento que estão a fazer em mim. Este será um ano de transição, e um bom desempenho em 2009 pode ser muito importante para as próximas temporadas no Mundial de Ralis. Estou pronto e acredito que vou conseguir cumprir os objectivos da equipa", diz.

O Rali de Portugal deve marcar a estreia de Armindo Araújo com o novo Mitsubishi Lancer Evo X. "Tudo aponta nesse sentido. Com os testes que iremos efectuar até esse evento, acredito que possamos chegar ao Algarve já com um nível de competitividade e fiabilidade que nos permita continuar a lutar pelos lugares do pódio. É um rali que conheço, ao contrário da Noruega e Chipre, para além de que não apresenta a especificidade da ronda de abertura, neve, nem a extrema dureza da jornada cipriota, que terá também especiais em alcatrão, as únicas que teremos ao longo da época e o Evo IX já tem muitos quilómetros nesse terreno", acrescenta Armindo Araújo, que domingo viaja para a Escandinávia, onde na segunda-feira vai testar com vista à ronda de abertura do campeonato.

A nova decoração do Mitsubishi Lancer de Armindo Araújo poderá ser vista pela primeira vez ao vivo no sábado, no Hotel Solplay em Linda-a-Velha, local onde terá lugar a festa dos 20 anos da Pirelli em Portugal e onde o piloto português estará presente. AS
 
Topo