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Sébastien Loeb: "Porquê domino o WRC há cinco anos? Não sei bem..."

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Marcus Grönholm referiu recentemente que Sébastien Loeb era o melhor piloto da história do WRC, o que foi aproveitado pelo L´Équipe para questionar o piloto francês relativamente a esse facto, com a resposta, inicialmente, a ser curiosa: "Não sei! É difícil dizer!".

A verdade é que já lá vão cinco títulos, e mais saboroso dos quais o de 2007, em que lutou contra Marcus Gronholm até à derradeira prova: "O meu grande opositor foi o Marcus, que desde que chegou ao WRC depressa se tornou mais rápido que todos os outros. O ano passado tivemos uma grande época, e foi fantástico bater-me com ele, com duelos muito equilibrados. Foi muito interessante", começou por referir.

Mas o jornalista do L'Équipe, foi mais longe e questionou Sébastien Loeb relativamente às razões de dominar o WRC há cinco épocas: "É difícil de dizer, e não sei com exactidão, mas a verdade é que estou numa boa equipa onde sempre nos habituámos a trabalhar com afinco e onde todos são muito profissionais. O Citroën C4 WRC foi desenvolvido para a minha condução, e não temos tido grandes problemas mecânicos, mas tirando isso, não sei exactamente o porquê."

"Ajuda um pouco o facto de ser muito meticuloso, e todas as peças novas que são introduzidas, são previamente incessantemente testadas e só depois de haver a certeza que resulta, vamos em frente. Para além disso, a equipa sabe reagir depressa. Nos reconhecimentos e nas notas de andamento, sou perfeccionista, pois quero saber exactamente com o que conto, e talvez isso tudo junto ajude muito.", referiu o modestíssimo penta-campeão. Ele não o quis dizer, mas nós acrescentamos. É simplesmente o melhor!

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Emanuel Caldeira revalida título

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O Rali Open da Calheta encerrou mais uma época madeirense de ralis com uma prova plena de animação desportiva ou não estivesse em caso a atribuição do título no campeonato open local da modalidade, a competição que nos últimos tempos tem conseguido juntar maior número de inscrições e adeptos. Na corrida ao ceptro estavam dois pilotos separados por poucos pontos e habituais actores principais na definição do pódio. O favorito ao triunfo era, contudo, Élvio Caires que havia ganho tanto nos ralis do Nacional como do Faial.

No entanto, o piloto do Citroën Saxo Kit Car não conseguiu aqui exercer o domínio exibido nas provas anteriores e acabou fora de estrada na perseguição ao líder de que nunca andara muito distanciado. Na frente da classificação esteve sempre Samir Sousa cujo Peugeot 206 RC apareceu ali muito melhorado e não permitiu quaisquer veleidades a uma muito motivada concorrência. Apesar de ter dado o seu melhor e de ter vencido com confortável vantagem num evento tão curto, o jovem porto-santense não conseguiu alcançar o seu objectivo principal.

Dado seu avanço no campeonato, a Emanuel Caldeira bastava controlar o andamento do seu rival e foi isso que o piloto do Ford Sierra Cosworth efectuou. Já com a sua viatura muito melhor afinada que no Faial, o piloto que renovou o título conseguiu cortar a meta na segunda posição e arrecadar o ceptro por um único ponto. Alheio a tal discussão, Bruno Coelho esteve novamente em grande plano com o Citroën C2 e completou o pódio.

Triunfo do esforço

Poucos serão os pilotos que poderão exibir no seu palmarés a conquista dum ceptro em todas as temporadas em que participaram regularmente no campeonato. Sempre com Vasco Mendonça como navegador, Emanuel Caldeira conquistou em 2008 o seu quarto título noutras tantas épocas, "o triunfo do esforço que fazemos e que nos obrigou este ano a mudar várias vezes de carro pois essas trocas viabilizaram financeiramente o projecto. Tivemos que nos empenhar a fundo, sobretudo com o Ford Sierra, mas conseguimos alcançar os nossos objectivos".


Classificação

1º Team Olca - Nacional da Madeira/Samir Sousa/Duarte Miranda (Peugeot 206 RC), 32m55,7s; 2º Team Olca - Nacional da Madeira/Emanuel Caldeira/Vasco Mendonça (Ford Sierra Cosworth), a 19,0s; 3º Team Olca - Nacional da Madeira/Bruno Coelho/Paulo Freitas (Citroën C), a 42,0s; 4º José Mendes/Juan Pita (Ford Escort RS), a 1m47,5s; 5º Team CS Marítimo/Rui Nunes/Nuno Rodrigues (Ford Escort RS), a 1m53,6s; 6º Ricardo Andrade/Bruno Gouveia (Citroën Saxo), a 2m03,3s; 7º Miguel Andrade/Roberto Freitas (Renault 5 GT Turbo), a 2m30,1s; 8º Team Olca - Nacional da Madeira/Filipe Bettencourt/Carlos Teles (Citroën Saxo), a 2m59,9s; 9º Juan Santos/Márcia Santos (Renault Clio Ragnotti), a 3m23,8s; 10º Team Olca - Nacional da Madeira/Rui Jorge Fernandes/Carlos Gonçalves (Skoda Fabia RS TDi), a 3m24,6s; 11º Team Olca - Nacional da Madeira/Vasco Nóbrega/José Freitas (Toyota Carina E), a 3m36,4s; 12º Team CS Marítimo/André Silva/Rui Rodrigues (Toyota Yaris), a 3m38,1s; 13º Duarte Pereira/Nélio Martins (Ford Escort RS), a 4m07,5s; 14º Team Olca - Nacional da Madeira/Joana Fernandes/Sofia Pereira (Citroën Saxo), a 4m09,4s; 15º Roberto Cró/Paulo Freitas (Ford Sierra Cosworth), a 4m31,7s; 16º Team CS Marítimo/José Carlos Magalhães/Marco Leça (Toyota Yaris), a 5m23,2s; 17º Hélder Nóbrega/Ricardo Pita (Toyota Yaris), a 5m34,5s; 18º Nélio Velosa/Filipe Fernandes (Toyota Starlet), a 5m44,2s; 19º Amândio Rodrigues/Énio Andrade (Toyota Starlet), a 6m33,6s; 20º Team Olca - Nacional da Madeira/Dúlio Carvalho/Rufina Cardoso (Datsun 1200), a 6m57,8s; 21º André Camacho/João Freitas (Fiat Cinquecento), a 7m37,0s; 22º Aurélio Rodrigues/Dino Nóbrega (Toyota Yaris), a 7m49,4s; 23º Lino Silva/Nélio Pereira (Toyota Yaris), a 8m03,0s; 24º José Gouveia/Emídio Gouveia (Fiat Cinquecento), a 8m32,5s; 25º Rui Rodrigues/Bruno Viveiros (Fiat Cinquecento), a 10m01,3s
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Tiago Azevedo vence Rali de Inverno

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Tiago Azevedo e Miguel Melo venceram o 3º Rali de Inverno, prova organizada pelo Pico Automóvel Clube e que animou o fim-de-semana no concelho das Lajes, encerrando a temporada motorizada naquela ilha.

A dupla terceirense do Subaru Impreza começou por liderar logo na primeira especial, a super-especial nocturna das Lajes, mas perdeu o comando logo a seguir, quando "o carro se desligou" numa das curvas da passagem seguinte.

Partindo em sexto para os troços de sábado, a dupla teve de recuperar tempo e posições, sendo que na terceira especial já eram segundos, atrás de Narciso Martins, ascendendo ao comando após o abandono deste, posição que mantiveram até final vencendo 11 das 9 especiais do rali, com dois minutos e 29 segundos de vantagem para os segundos da geral, Aquilino Bettencourt e José Lopes.

Estes últimos estiveram em destaque no seu regresso à actividade, ficando à frente da dupla César Neves/Carlos "Sabina", que colcoaram o Ford Fiesta 1200 no degrau mais baixo do pódio. O quarto foi José Andrade, em SEAT Ibiza Cupra, ao passo que o quinto foi Isaías Costa, navegado pelo estreante Hugo Couceiro, num Toyota Corolla GT.

Para os vencedores, esta foi uma boa prova, em que aproveitaram para rodar com "um carro que estreamos também no Pico no início da época", mostrando-se "muito satisfeito com a prestação, mesmo se tivemos a vida facilitada com o abandono do Narciso, mas o ritmo a que andamos já é muito bom mesmo", explicou.

Tiago Azevedo e Miguel Melo vão ainda correr a derradeira prova da taça de ralis da ilha Terceira, o Circuito de Natal, que se disputa a 7 de Dezembro na Praia da Vitória.

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Hyundai foi atracção no Rali Casinos do Algarve

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Armindo Neves estreou no Troféu Regional de Ralis do Sul um Hyundai Coupé Kit Car, ex-MSD, com que pretende realizar o Campeonato Open de Ralis do próximo ano.

Segundo o piloto, que fez e fará equipa com o algarvio João Luz, o carro que se estreou no Mundial de Ralis de 1998, pelas mãos de Alister McRae, "é muito interressante, mas estamos ainda muito longe dos seus limites."

"Trata-se de um Evolução 1 com 240 cavalos e que pode ainda evoluir mais em termos de especificações técnicas", acrescentou o piloto do carro sul-coreano.AS
 

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Regresso infeliz de Ricardo Teodósio

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Entre os abandonos mais sonantes deste Rali Casinos do Algarve, destaque inevitável para Ricardo Teodósio (após toque na PE 5).

O piloto chegou a estar em destaque enquanto esteve em prova, tendo chegado mesmo a discutir as posições cimeiras do Agrupamento de Produção e mesmo um lugar no pódio à geral, num regresso pontual e sempre espectacular ao volante de um Lancer Evo IX alugado à galega AR Vidal.AS
 

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Nuno B. Pereira: "Em breve haverá novidades relativamente ao futuro"

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Mais uma vez a sorte nada quis com a dupla Barroso Pereira / Rodrigues da Silva, tendo a equipa, tal como em Mortágua, abandonado a última ronda do Campeonato de Portugal de Ralis, com a caixa de velocidades partida.

Com a caixa de velocidades a perder óleo desde a primeira prova especial de Sábado, Barroso Pereira logrou, ainda que com dificuldade, levar o Grande Punto S 2000 até ao parque de assistência onde a equipa técnica se empenhou a fundo na sua substituição, o que não foi conseguido dentro do tempo limite estabelecido no regulamento. Como tal, nada mais havia a fazer se não renunciar a uma prova em que o BPN Portimão Rally Team depositava grandes e legitimas esperanças.

Compreensivelmente desiludido, Nuno Barroso Pereira começou por dizer; " Agradeço sinceramente à equipa técnica liderada pelo Abel Fernandes, o esforço Homérico na tentativa da nossa continuidade em prova, a equipa deu o seu máximo na troca da Caixa de velocidades mas, infelizmente, excedemos em dois minutos o tempo limite de penalização. Espero que tenha sido o fechar de um ciclo, amargo, para o BPN Portimão Rally Team em que o azar tem andado de braço dado connosco!

Segundo os dados da telemetria, perdemos todo o óleo da caixa logo ao Km 5 da primeira especial do dia e a partir daí as dificuldades foram-se agravando, nem sei como a caixa aguentou cerca de 50km de troços completamente sem óleo! Estou desiludido, até porque se com todos estes problemas técnicos terminamos esta secção em 10º lugar, penso que em condições "normais" teríamos sido muito competitivos nesta prova.

Apesar de ter sido um ano recheado de contrariedades, terminamos o campeonato em 6º da classificação geral, 4º do Grupo A. Vamos agora concentrar os nossos esforços na preparação da época de 2009, reunir com os nossos patrocinadores e decidir o futuro. Em breve teremos novidades. Quero ainda dar os parabéns ao meu amigo Zé Pedro Fontes por esta vitória, a sua primeira num rali à geral, algo que ele já merecia há muito tempo."

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Pedro Leal: "Suplantámos os nossos objectivos"

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A dupla Pedro Leal / Redwan Cassamo aos comandos do Fiat Stilo Multijet, venceram todas as provas na sua classe alcançando antecipadamente o título entre os Diesel, a que juntaram agora a vitória na Taça Nacional de Ralis.

De acordo com Pedro Leal: "demonstramos claramente toda a nossa rapidez e competitividade. Fomos os melhores em tudo o que nos propusemos e ainda mais. A juntar a este título fizemos história á geral ao colocar um carro Diesel em lugares de grande destaque, contra equipas bem mais competitivas. Toda a equipa está de parabéns e sentimo-nos bastante orgulhosos pelo que conseguimos alcançar" comentou Pedro Leal.

O Fiat Stilo Multijet, preparado pela IntegraSupport, esteve sempre ao melhor nível e a isso muito se deve ao trabalho de António José e toda a sua equipa técnica. Por esse motivo "estes resultados e títulos alcançados são motivo de alegria para toda a nossa equipa técnica, pilotos, patrocinadores e amigos, que nos apoiaram durante este ano" comentou o responsável técnico da IntegraSupport.

Mas a época não terminou no Algarve, toda a equipa estará presente no Palmela MotorShow, onde além de ter o carro exposto serão ainda sorteados Co-Drives para alguns visitantes. É uma excelente oportunidade para todos os adeptos poderem conhecer ainda mais o carro Diesel mais vitorioso do mais.

2009 está então á porta e planos já existem, para a renovação dos títulos alcançados ou quem sabe e se houver oportunidade para tal erguer um projecto ainda mais ambicioso.AS
 

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Sport Rallye Casinos do Algave

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Francisco B. Leite: "Objectivo principal é lutar pelo novo Campeonato 2.0 em 2009"
Francisco B. Leite: "Objectivo principal é lutar pelo novo Campeonato 2.0 em 2009" -

No Rallye Casinos do Algarve, última prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2009, a dupla Francisco Barros Leite e Luis Ramalho foi forçada ao abandono. Problemas técnicos no decorrer da primeira classificativa de sábado, tiveram como consequência a desistência e a não revalidação da Taça Nacional de Ralis:

"O final desta temporada revelou-se bastante atribulado para nós. A estreia de um novo modelo é algo que implica sempre muita dedicação, desenvolvimento e, sem dúvida, sorte. Toda a equipa tem tido um grande empenho neste projecto que representa um enorme desafio!"

"Problemas normais de evolução de carros de competição limitaram a nossa prestação no Algarve, o que nos impossibilitou, simultaneamente, de reconquistar o título de vencedores da Taça Nacional de Ralis - Condutores. Evidentemente que compreendemos que as corridas são assim mesmo, dão alegrias e tristezas, pelo que encaramos esta fase com a certeza e motivação de que melhores dias virão. O SEAT Leon nos ralis nacionais é um projecto de continuidade e estamos, desde já, a dar seguimento à sua progressão com o principal objectivo de viabilizar a luta pelo novo Campeonato 2.0 na próxima temporada."
 

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Amarante Rallye Team foi a melhor equipa privado do CPR

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Vitor Pascoal: "Tivemos azar mas os automóveis são assim..."
Vitor Pascoal: "Tivemos azar mas os automóveis são assim..." -

Terminou de forma inglória a participação do Amarante Rallye Team no Rallye Casinos do Algarve, com a desistência na última prova especial quando a equipa lutava pela vitória no rali, já que partiu para a derradeira especial com apenas 1,5 a menos que o líder do rali, José Pedro Fontes. Mas a sorte não quis nada com a equipa, e a quebra de uma suspensão:

"Com uma prova isenta de erros e com o Peugeot 207 S2000 a não demonstrar qualquer problema até à última PE, Vitor Pascoal e Joaquim Duarte desde cedo assumiram a segunda posição. À partida para a última classificativa apenas 1,5s separavam a dupla de Amarante da liderança, o que faria com que dessem o tudo por tudo por uma possível vitória: "Partimos para a última PE ao ataque. Tínhamos a noção que era uma óptima oportunidade para atingirmos a vitória, pelo que não poderíamos deixar de fazer um forcing."

"Estávamos com um ritmo realmente elevado quando fomos surpreendidos com a quebra de uma suspensão, o que nos impossibilitou de continuar. Tivemos realmente bastante azar, mas a competição automóvel também depende desse factor."

Balanço positivo

Com a conclusão do Campeonato de Portugal de Ralis 2009, o balanço do piloto é, naturalmente, positivo: "Penso que só poderemos estar satisfeitos com o resultado deste ano. Terminamos na 3ª posição do Campeonato e como a melhor equipa privada, o que evidentemente nos deixa orgulhosos. Foi possível levar este projecto a bom porto e mostramos a nossa evolução ao longo da época. Certo que tivemos alguns momentos menos bons, mas é muito gratificante para nós ter conseguido estar na luta pela vitória frente a uma equipa oficial. Considero que houve uma grande dedicação por parte de toda a equipa a quem não posso deixar de agradecer, bem como a todos os sponsors que viabilizaram este projecto.AS
 

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Sébastien Loeb e Ogier testaram C4 WRC


A Citroën realizou três dias de testes tendo em vista o Rali da Grã-Bretanha, sendo que dois dos dias foram absolutamente secretos, de modo à equipa francesa testar evoluções para o próximo ano. O último foi passado a testar soluções para a prova de encerramento do Mundial de ralis, com os dois Sébastien, Loeb e Ogier a rodarem com o C4 WRC. O recém coroado para evoluir o carro, enquanto o jovem campeão da JWRC, para se adaptar aos WRC.
 
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Calendário do IRC 2009 revelado

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Tal como o Autosport avançou há cerca duma semana, o calendário provisório do Intercontinental Rally Challenge integra doze ralis que dividem em partes idênticas as provas de asfalto e de terra.
Calendário do IRC 2009 revelado -

No calendário hoje confirmado pela Eurosport Events destaca-se a presença de provas disputadas em quatro continentes (Europa, África, América e Ásia) apesar da realização do Safari Rally ainda não estar completamente segura devido aos problemas políticos no país e da data da ida para a estrada do Japan Rally poder ainda poder sofrer alteração.

Geraldine Filiol, directora da entidade promotora desta série, destacou que "o IRC deu passos decisivos e importantes ao longo de 2008 com os níveis de competição e cobertura televisiva ao vivo a sublinharem o carácter espectacular deste campeonato. Em 2009 seremos ainda mais ambiciosos.

Não só vamos começar o ano com o lendário Rallye Monte Carlo - que é um dos eventos emblemáticos do calendário desportivo mundial - como vamos visitar a América do Sul pela primeira vez tornando o IRC uma série verdadeiramente global e acessível a qualquer um".

21/01 - 24/01 Rallye Monte Carlo (Mónaco)
05/03 - 07/03 Rally Internacional de Curitiba (Brasil)
03/04 - 04/04 Safari Rally (Quénia)
07/05 - 09/05 SATA Rallye Açores (Portugal)
18/06 - 20/06 Ypres Westhoek Rally (Bélgica)
09/07 - 11/07 Rally Russia (Rússia)
30/07 - 01/08 Rali Vinho Madeira (Portugal)
28/08 - 30/08 Barum Rally Zlin (Rep. Checa)
10/09 - 12/09 Rally Principe de Asturias (Espanha)
24/09 - 26/09 Rallye Sanremo (Itália)
22/10 - 24/10 Japan Rally (Japão)
19/11 - 21/11 Scottish Rally (Escócia)
"Rc"
 

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Bernardo Sousa testou em Arraiolos

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Bernardo Sousa, regressado à competição no passado Rali Casinos do Algarve, esteve ontem em Arraiolos, para uma sessão de testes com vista à participação no próximo Rali da Grã-Bretanha.
Bernardo Sousa testou em Arraiolos -

Bernardo Sousa e a equipa Red Bull Rallye Team estivram em Arraiolos para testar as últimas afinações do Mitsubishi Lancer Evo IX, com o piloto a aproveitar ainda para ganhar mais ritmo depois da longa paragem a que foi obrigado devido a uma intervenção cirúrgica no ombro direito.

Explicando que a lesão já está quase debelada, o jovem piloto madeirense mostrou-se muito satisfeito com o seu regresso às lides competitivas, ainda que a sua aposta agora seja na temporada 2009, na qual espera efectuar mais algumas provas do Mundial de Produção.

Na mesma ocasião, a equipa de Bernardo Sousa convidou ainda diversos elementos da comunicação social para um co-drive, ou seja, para se sentarem no lugar do navegador e experienciarem as emoções dos ralis.

Ainda que Bernardo Sousa tenha garantido que não andou "a mais do que 70 ou 80 por cento", deu para perceber que a pilotagem de um carro de ralis exige bastante perícia e talento, o que não está ao alcance de todos.

Quem também marcou presença no teste foi Bruno Magalhães, campeão nacional de ralis, que aproveitou para andar ao lado de Sousa, de quem é amigo de longa data. "É hábito andarmos um ao lado do outro. Ele também já andou comigo e agora fui eu a retribuir", explicou Magalhães, garantindo que Sousa "está muito confiante".AS
 

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Mário Castro com novo processo disciplinar

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Numa altura em que ainda cumpre castigo federativo, Mário Castro viu ser-lhe instaurado novo processo disciplinar, desta feita na sequência de declarações , que por sua vez citou outro sítio da Internet, o "Pregoafundo".

Nessa notícia, Castro referia nunca ter aceite a decisão do CNAD, da FPAK e do seu Conselho Disciplinar, alegando que a ingestão da substância não lhe daria qualquer benefício, acrescentando que à sua argumentação não foi dada "qualquer importância" por parte da FPAK.


AS
 

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Subaru contra a promoção dos S2000 e Grupo N

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Sébastien Loeb referiu na semana passada que coloca a hipótese de abandonar o Mundial de Ralis no caso da FIA promover os actuais S2000 e Grupo N à categoria máxima dos ralis mundiais, a partir de 2010 e a juntar-se às palavras de Loeb, já diversos outros agentes do Mundial de Ralis, como David Lapworth, director técnico da equipa Subaru World Rally Team, vieram a terreiro deixar a entender que deixar morrer o projecto dos S2000 + antes mesmo deste ver a luz do dia pode ser um erro já que os custos da fórmula dos S2000 + podem ser facilmente controlados com "a maior parte dos componentes técnicos a serem adquiridos "chave-na-mão" e de acordo com as plataformas de entendimento firmadas pelos fornecedores e com supervisão da FIA, o que permitiria também fazer peças com maior longevidade".

Para além do nascimento dos S2000+, da possibilidade dos S2000 e Grupo N assumirem total protagonismo no Mundial de Ralis ou dos actuais WRC serem substituídos por Superturismos, todos os cenários parecem agora possíveis, sendo a única certeza a que aponta para que nenhuma decisão definitiva e na qual deverá ser dada a conhecer a fórmula dos futuros WRC seja conhecida antes do próximo Conselho Mundial marcado para 5 de Dezembro.
AS
 

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Pedro Lamy andou ao lado de Sarrazin no C4 WRC

"A aderência é impressionante"
Pedro Lamy participou também activamente na sessão experimental de trocas de pilotos proporcionadas pela Citroen e Peugeot, onde Sébastien Loeb e Stéphane Sarrazin trocaram de posições. Para além de uma sessão de fotos, o piloto português chegou (no dia anterior (quarta-feira) à experiência oficial de troca de volantes entre os dois pilotos) a sentar-se ao lado de Stéphane Sarrazin para perceber como se guia um verdadeiro carro de ralis da última geração, o Citroen C4 WRC.
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Uma experiência que Lamy considerou também "muito interessante, mas que não me fez pensar que um dia gostava de mudar para os ralis". Em relação ao carro francês, o piloto português que participou, em simultâneo, numa sessão de testes do "seu" Peugeot 908 HDI FAP que simulou 24 horas, destacou "a potência e a aderência do carro ao terreno e trabalho da suspensão no mau piso que é verdadeiramente impressionante. Numa zona de quarta e quinta velocidade, cheia de buracos ainda pensei que o carro pudesse capotar, mas a sua estabilidade é fantástica".

Em relação ao teste de simulação de uma prova de 24 Horas que pretende, obviamente, preparar a prova de Le Mans, e depois de cumprir sete turnos, Lamy explicou que "o objectivo foi adaptar o carro ao novo regulamento técnico pelo qual nos temos que reger no próximo ano e melhorar a competitividade e resistência do carro".

FPM
 

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Sébastien Loeb no Rali du Var

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Sébastien Loeb irá participar, este fim-de-semana, no Rali do Var, prova da campeoanto francês de ralis, ao volante de um Citroen C2 R2 Max. O penta-Campeão irá participar no rali, uma semana antes da disputa do Rali de Gales, onde se decidirá o Mundial de Marcas, com o único objectivo de proporcionar à sua mulher, Séverine, sensações fortes uma vez que será ela a sua navegadora.

AS
 

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Stéphane Sarrazin no Rali do Var e no Monte Carlo

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Stéphane Sarrazin vai disputar o Rali do Var como carro "0", ao volante de um Peugeot 207 RC Rally, na qualidade de piloto de testes deste novo carro que deverá ser o "cavalo de batalha" para diversos troféus monomarca.

Recorde-se que Sarrazin já tinha desempenhado iguais funções no Rali de Cevennes, mas para Sarrazin a participação no Rali du Var terá também outras preocupações uma vez que o francês está já confirmado no próximo Rali de Monte Carlo ao volante de um Peugeot 207 S2000, pois como se sabe ele é um bom conhecedor da prova monegasca que já disputou pela equipa oficial da Subaru.

FPM
 

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Armindo Araújo vai testar Mitsubishi Lancer Evo X em Itália

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Apesar da temporada estar na recta final, Armindo Araújo mantém calendário repleto de actividades. Assim, na semana após o Rali da Grã-Bretanha e que antecede o Motor Show de Bolonha onde vai estar presente, o piloto português irá para Itália, para no dia 10, quarta-feira, fazer o primeiro teste com o Mitsubishi Lancer Evo X, carro que espera tripular no Campeonato do Mundo de Produção em 2009.
Armindo Araújo vai testar Mitsubishi Lancer Evo X em Itália -

Como é natural, o tetra-campeão nacional esta muito contente com esta oportunidade. "Sem dúvida que esta viagem a Itália é muito boa para mim, pois posso começar desde já a testar para a próxima época. É importante conhecer um carro novo tão cedo e isso pode jogar a meu favor em 2009, se o projecto que tenho se concretizar. Acredito que depois do meu desempenho nos últimos dois anos poderei manter-me no PWRC", começa por referir.

Ponto importante, e que joga sem dúvida a favor de Armindo Araújo, é o facto de a equipa querer que seja ele o piloto da Ralliart Itália em 2009. "Claro que saber que a equipa acredita no meu valor e trabalho e que deseja que eu continue em 2009 é muito bom. É também por isso que eles querem que eu comece já a testar e que seja o responsável pelo desenvolvimento do carro, para podermos chegar ao início do campeonato bem preparados para lutar pelos melhores lugares. Claro que tudo vai depender do apoio dos meus patrocinadores, mas espero conseguir estar à partida da minha terceira temporada do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção, que terá uma das provas no Rali de Portugal", diz a terminar o piloto português. AS
 

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Pivato agradeceu ao 'mundo' do WRC

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Patrick Pivato, o co-piloto de François Duval que ficou gravemente ferido no Rali do Japão, continua a recuperar a bom ritmo, com o francês a agradecer online a todos os que o ajudaram.
Pivato agradeceu ao 'mundo' do WRC -

De regresso a casa, o piloto francês continua a ser submetido a tratamentos para que consiga recuperar totalmente, ainda que tenha de vir a ser submetido a mais cirurgias para debelar as lesões que sofreu depois do despiste de Duval no Japão.

Para dar conta dos seus progressos e do seu estado de saúde, Patrick Pivato até já criou um site na Internet (Patrick PIVATO ), no qual faz uma actualização regular do seu estado de saúde e da sua recuperação.

Começando por referir que atravessa "um período difícil", o francês garante que "face à generosidade sentida de todos vós [amigos e familiares], eu luto para me tornar mais forte". Aproveita, depois, para enviar sentidos agradecimentos a todos aqueles que o apoiaram (e ainda o apoiam) nesta fase crítica.

"Onde estaria eu sem os nove benfeitores que me deram sangue, para que o meu organismo não parasse e para que a minha vida pudesse continuar?", disse Pivato, referindo-se aos elementos que doaram sangue nos momentos seguintes ao seu acidente.

"Tenho grande prazer em vos nomear: Nick 'Dobby' Beckett (Suzuki), Silvano Bisio (Pirelli), Eric Lighter (Autohebdo), Xavier Guégan (ERTF), David Lapworth (Subaru), John Millets (Subaru), Benoit Nogier (Citroen Sport Technologies), Toni Pehkonen (Suzuki) e David Vissenga (Delegado médico da FIA)", enumerou o francês.

Num agradecimento extensível a diversos outros elementos do WRC, como François Duval (a quem dá o maior agradecimento), Malcolm Wilson e Denis Giraudet, mas também aos seus amigos e família, Pivato enalteceu que "que foi, mais uma vez, demonstrado que o WRC é uma verdadeira família de que todos nos podemos orgulhar". O co-piloto apela, ainda, à doação de sangue: "eu sou a prova inegável de que doar sangue pode salvar vidas", referiu.

Malcolm Wilson satisfeito com progressos

Entretanto, em declarações ao site Crash.net, o patrão da equipa Ford no Mundial de ralis, Malcolm Wilson confessou-se "muito satisfeito" com os resultados das cirurgias e dos tratamentos que tem recebido.

"Ele está, definitivamente fora de perigo agora. Obviamente que foi muito, muito preocupante no Japão porque ele estava em estado crítico. Mas agora estou realmente feliz por poder dizer que está a efectuar bons progressos", começou por dizer Wilson, partilhando o sentimento de alívio comum "a toda a gente".AS
 

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Marcus Gronholm de regresso com a Subaru?

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Já por diversas vezes este assunto veio à baila, sem que posteriormente tenha sido possível confirmar qualquer situação, mas a verdade é que não há fumo sem fogo.
Marcus Gronholm de regresso com a Subaru? -

Desta feita, foi a vez do site autonewsinfo ter divulgado que Marcus Gronholm assinou um contrato com a Subaru para a realização de oito das doze provas que compõem o calendário do WRC em 2009.

Há algumas semanas atrás o piloto finlandês realizou um teste "secreto" com a equipa inglesa, onde esteve igualmente presente o jovem Andreas Mikkelsen. Ninguém na Subaru confirmou este teste, mas aqui e ali há dados que indiciam que algo se passa.

Na passada semana, o seu cunhado e habitual navegador, Timo Rautiainen confessou num fórum que se o seu "piloto" regressar, ele regressa também, deixando entender que Marcus Gronholm tem saudades dos ralis, e terminou dizendo que a decisão será tomada dentro de uma ou duas semanas.

Apesar de não existirem confirmações, de forma a poder-se dizer com alguma segurança que Gronholm irá regressar ao WRC, a verdade é que esse é um cenário que parece ganhar forma a cada semana que passa.

AS
 

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VÍDEO: 75 anos de Rali da Grã-Bretanha

O Ano passado o Rali da Grã-Bretanha comemorou 75 anos, aqui 'celebrados' com um interessante vídeo que mostra bastante bem o que espera aos pilotos do WRC na próxima semana. De registo igualmente as entrevistas com alguns dos principais protagonistas do célebre 'RAC':
 

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China encerra IRC 2008

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O Intercontinental Rally Challenge 2008 cumpre no final desta semana a sua última prova do calendário com a realização do China Rally, evento que mais uma vez - a última no quadro da série promovida pelo Eurosport - quase não regista a presença dos habituais animadores deste campeonato, cuja classificação principal está já resolvida desde o Rallye International du Valais.
China encerra IRC 2008 -

A excepção nesta edição vai para a presença de Marco Cavigioli que fez deslocar o seu Fiat Punto R3D a Oriente de forma a poder ultrapassar Alessandro Bettega na taça para utilizadores de carros de duas rodas motrizes.

Para além do ítalo-suíço, que arranca com o número 1, a lista de inscritos reúne 33 concorrentes que tradicionalmente militam no Campeonato Ásia-Pacífico. O China Rally disputa-se na sexta-feira e sábado em 13 classificativas com uma extensão total de 188,35 km.

Nesta edição foi abandonada a região de Longyou e a organização a cargo da federação local rumou a Shaowu, província conhecida pela sua posição estratégica nos transportes do país.AS
 

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O que é novo nos dois campeonatos de ralis

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A FPAK divulgou na última semana os regulamentos em vigor para o próximo ano no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e no novo Campeonato de 2 Litros/2 Rodas Motrizes (CPR2).
O que é novo nos dois campeonatos de ralis -

No que diz respeito à competição principal, cujo calendário deverá manter as mesmas oito provas que em 2008, uma das grandes surpresas é o alargamento da pré-incrição para efeitos de pontuação aos agrupamentos de Produção e Turismo, variando o seu custo entre os 200 (até 31 de Janeiro) e os 600 euros (após 31 de Março).

De resto, e a exemplo de outros campeonatos, todos os concorrentes que se classifiquem a partir do oitavo lugar à geral passam a somar um ponto para as contas da tabela absoluta, o mesmo se passando a partir do 16º lugar para as respectivas contas dos grupos de Produção e Turismo.

Quanto ao recém-criado Campeonato 2L/2RM (ou CPR2), terá por base seis ralis continetais e atribuirá um total de três títulos - Absoluto, 1600cc (A/N), 1601/2000cc (A/N/Diesel) - e duas taças nacionais - Diesel/Marcas e GT -, tendo pontuações similares ao CPR e pressupondo também uma pré-inscrição para efeitos de pontuação, entre os 150 e os 500 euros, consoante a data em que for formalizada.AS
 

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Citroen e Ford decidem Mundial de Marcas em Gales

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Que melhor palco para a decisão do título de Construtores e do PWRC que o emblemático e tradicionalmente muito conturbado Rali de Gales, a derradeira prova do Mundial de Ralis de 2008?
Citroen e Ford decidem Mundial de Marcas em Gales -

Com o seu esquema competitivo baseado nas tradicionais especiais florestais do Sul de Gales, mas este ano também com classificativas desenhadas no miolo do país, a prova que herdou a tradição do antigo Rali RAC tem tudo para ser o epicentro das atenções.

Senão vejamos: a Citroen parte com 11 pontos de vantagem sobra a Ford no derradeiro braço-de-ferro das Marcas; Juho Haninnen está à frente apenas seis pontos de Andreas Aigner na luta pelo PWRC; Valentino Rossi volta trocar as duas rodas pelas quatro de um Ford Focus; o Campeão de JWRC, Sébastien Ogier, estreia-se num WRC; o título britânico de ralis decidir-se-á entre os irmãos Higgins e Guy Wilks!

E se tudo isto não bastar para dar um tónico de emoção à prova, então a tradicional chuva e nevoeiro poderão transformar a prova numa caixinha de surpresas. É que não é por acaso que o Rali de Gales tem registado o recorde de concorrentes com problemas técnicos relacionados com...as escovas do pára-brisas! AS
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Armindo Araújo: "Pontuar como objectivo"

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Partindo em igualdade pontual com o seu compatriota Bernardo Sousa, Armindo Araújo regressa ao Rali de Gales para tentar fechar com chave de ouro a segunda época do PWRC que esteve longe de lhe correr de feição.

Por isso, na companhia de Miguel Ramalho, o piloto da Ralliart Itália que não utilizará a mesma unidade do Mitsubishi Lancer Evo IX que o serviu no Rali do Japão (embora tenha as mesmas especificações), traça como meta "tentar subir o mais possível na posição do campeonato, num rali cheio de ratoeiras e onde é muito difícil bater os pilotos locais".

De qualquer modo e depois da infeliz passagem pela prova galesa o ano passado, onde terminou o rali numa violenta saída de estrada, Armindo Araújo está esperançado num bom resultado que passaria por "conquistar uma posição dentro dos pontos".

Mas num cenário onde o estado dos troços e o tempo atmosférico são também adversários de respeito, o piloto de Santo Tirso parte também com a consciência de que "quem cometer erros nesta prova, pagá-lo-á bem caros!". AS
 
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