Portal Chamar Táxi

Informação Cancro difícil de detetar pode começar com azia (que muitos ignoram)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,708
Gostos Recebidos
1,228
naom_6981ca6a62621.webp


Se sente azia de forma recorrente, o melhor é não ignorar. Pode ser sinal de um problema grave, como é o caso do cancro. Em alguns casos, é desvalorizado e pode atrasar o diagnóstico de um tipo de cancro que é muitas vezes difícil de detetar.


Em causa está o cancro do esófago. Num comunicado, aqui citado pelo Mirror, a Action Against Heartburn, do Reino Unido, revela que este é considerado “um cancro esquecido” por acabar por ser muitas vezes ignorado nos seus sintomas. Estão muitas vezes relacionados com o aparelho digestivo, o que pode fazer com que os deixe passar durante algum tempo.


Revelam que este tipo de cancro afeta o tubo alimentar que liga a boca ao estômago e está muitas vezes associado ao tabagismo, ao consumo de álcool e à má alimentação. É um cancro que tem uma baixa taxa de sobrevivência devido ao diagnóstico tardio em muitos dos casos. Contam que a taxa de sobrevivência cai dos 86% para os 24% se já estiver no estágio 4.

O cancro que pode comer com azia


Contam que é um tipo de cancro com vários sintomas, mas que são muitas vezes ignorados por se pensar que é algo passageiro. É o caso de problemas ao engolir, sensação de enjoo e mal estar, azia, arrotos frequentes, tosse que não passa, voz rouca, perda de apetite, sentir-se cansado e sem energia, dor de garganta e no meio do peito ou fezes mais escuras e com sangue.





“O cancro do esófago afeta o tubo alimentar que liga a garganta ao estômago. As causas geralmente não são claras, mas podem estar relacionadas a fatores de estilo de vida, como fumar, consumir álcool ou estar acima do peso”, revela ao Mirror Sheraz Markar, cirurgião esofagogástrico.


“Os sintomas podem ser vagos, mas um sinal comum é a azia persistente. Outros sintomas podem incluir dificuldade para engolir, náuseas ou vômitos, perda de peso inexplicável ou indigestão crônica. Se apresentar algum desses sintomas, recomendamos que consulte seu médico”, alerta o especialista.


O sinal precoce de cancro do esófago que jamais deve ignorar


Há um sintoma para acrescentar à lista dos inúmeros causados pelo cancro do esófago e que manifesta, sobretudo, às refeições, alerta o farmacêutico Hussain Abdeh, da Medicine Direct, ao Daily Express. Chama-se disfagia e corresponde a uma dificuldade em engolir, que pode ser acompanhada de dor e, em casos severos, tornar impossível a deglutição.


Na prática, o ato de engolir os alimentos, sólidos ou líquidos, torna-se mais lento e implica maior esforço desde a boca até ao estômago; pode ser acompanhada de dor e, em casos graves, pode tornar impossível a deglutição.


A disfagia é habitualmente causada por alterações nos nervos ou nos músculos. Porém, se for persistente ou agravar-se, é necessária observação médica urgente.


"Se se engasga e começa a tossir quando come ou bebe alguma coisa", estes podem ser sinais de disfagia, indica o especialista Hussain Abdeh. Acfrescent ainda que os doentes podem sentir excesso de salivação e ocorrer uma sensação de que os alimentos ficam na garganta ou no peito.


Ainda assim, pode tratar-se de uma disfagia ocasional, que pode ocorrer devido a uma ingestão de alimentos demasiado rápida ou mal mastigados. É mais comuns entre os idosos. Porém, se não for devidamente tratada, pode provocar desnutrição, perda de peso e desidratação.

IN:NM
 
Topo