- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Ao sair do duche, poderá notar alguns fios de cabelo caídos. Muitos associam esta queda de cabelo ao calcário da água. Será que este pode ser um dos motivos que deixa o cabelo mais fraco e propício a este resultado? O USA Today falou com alguns dermatologistas para perceber melhor esta questão.
Queda de cabelo provocada por calcário da água?
Nos últimos meses, têm surgido vários vídeos no TikTok a culpar o calcário da água. Na verdade, este tipo de água pode ser responsável por algumas consequências. "Pode deixar o cabelo com aparência opaca, seco, quebradiço, frisado e menos maleável", revela a dermatologista Susan Massick.
"Lavar o cabelo com água com bastante calcário pode deixar um resíduo mineral nos fios de cabelo. Com o tempo, este acumular no couro cabeludo pode dar a aparência de cabelo oleoso e com aspeto pesado, mesmo que tenha lavado da forma correta", continua.
O que dizem os estudos?
A dermatologista Mary Ann Bentz revela que não existem estudos que comprovem a teoria, apesar do cabelo ficar mais fraco. "Não há evidências diretas que liguem a exposição à água com calcário à queda de cabelo", explica.
"Não, não existe nenhuma ligação entre a água com calcário e queda de cabelo. Esta água não causa especificamente um aumento da queda de cabelo", continua. De acordo com a American Academy of Dermatology, acaba por ser normal perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia.
Contudo, se a queda mais superior, o melhor é consultar um especialista para perceber o que está a acontecer. O stress e alguma doença podem estar relacionados com a queda.
Como perceber se a água tem demasiado calcário
Susan Massick explica que é fácil de perceber se a água que tem em casa tem demasiado calcário. "Se verificar um resíduo branco a acumular ao redor das torneiras, no lavatório, no chuveiro ou até mesmo na cafeteira, estes podem ser sinais de que tem água com demasiado calcário."
Reduzir os efeitos desta água no cabelo pode ser mais simples do que imagina. A dermatologista explica que usar um champô com condicionador acaba por ajudar. Revela ainda que uma limpeza profunda uma vez por semana será também bastante benéfico.
Deverá aplicar diretamente o produto no couro cabeludo e espalhar de forma suave, sem esfregar. Já o condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas para que o cabelo não fique pesado.
Dicas para evitar nós em cabelos compridos e encaracolados
A dermatologista Tamires Santana, sublinhando que, "para manter os fios soltos, saudáveis e fáceis de pentear, é essencial adotar alguns cuidados na rotina capilar".
Saiba o que fazer.
1- Reforce a hidratação
"Cabelos bem hidratados ficam mais maleáveis e menos propensos a embaraçar. Aposte em máscaras nutritivas pelo menos uma vez por semana."
2- Escove o cabelo com delicadeza
"Use um pente de dentes largos ou uma escova específica para cabelos encaracolados. Comece sempre pelas pontas e suba gradualmente para evitar a quebra dos fios."
3- Evite fricção ao dormir
"Use uma fronha de cetim ou seda para reduzir o atrito e evitar que os fios acordem embaraçados."
4- Use um creme para pentear
"Estes produtos ajudam a desembaraçar com mais facilidade e protegem os fios ao longo do dia."
5- Prenda o cabelo
"Se precisar de prender o cabelo, evite elásticos finos e opte por scrunchies ou ganchos que não apertem demasiado os fios."
IN:NM
