- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,458
- Gostos Recebidos
- 1,112

abe onde é que devem estar as botijas ou garrafas de gás? De acordo com a DECO PROTeste, o ideal é que estas sejam colocadas no exterior das habitações e num compartimento destinado a este fim, que cumpra vários critérios.
"O risco de acidente diminui se guardar as botijas de gás no exterior da habitação, numa cabine devidamente identificada", explica a organização de defesa do consumidor.
Ora, "esta deverá ser feita em material incombustível e bem ventilada, com pavimento cimentado e revestido a cerâmica ou de terra compactada".
Além disso, "deverá conter uma indicação de proibição de fumar ou fazer fogo".
Mais: "Por uma questão de segurança, dentro de uma divisão, armazene no máximo duas garrafas de gás (cheias ou vazias) e sempre na vertical".
Tenho botijas adicionais na garagem do prédio. Há algum problema?
Sim, de acordo com a DECO PROTeste, a "Portaria n.º 460/2001, de 8 de maio, proíbe o armazenamento de garrafas de gás, cheias ou vazias, em caves". Porém, "permite armazená-las em compartimentos semienterrados".
O que fazer se sentir cheiro a gás?
A organização de defesa do consumidor explica que, "se sentir cheiro a gás, é fundamental agir de forma rápida e segura para evitar riscos de explosão ou incêndio, seguindo alguns passos":
- "Não faça qualquer tipo de faísca nem crie pontos de ignição. Não deve ligar ou desligar eletrodomésticos ou interruptores. Evite desligar o disjuntor do quadro de eletricidade.
- Faça a imediata ventilação do local, de preferência através da abertura das janelas.
- Procure a fonte da fuga e elimine-a. Pode ser um bico aberto, um furo no tubo de alimentação entre a garrafa e o equipamento, um problema no redutor ou na válvula da garrafa, entre outros.
- Caso não consiga eliminar a fuga, transporte a garrafa para o exterior, sempre na vertical.
- Em caso de incêndio, certifique-se de que não fica ninguém em casa e ligue de imediato para o 112. Não tente combater o incêndio, sobretudo se tiver mais garrafas dentro da habitação, devido ao risco de explosão."
Gás natural ou garrafa de gás: O que compensa?
Ainda segundo a DECO PROTeste, o "gás natural apresenta um poder calorífico inferior ao do gás propano e butano: para gerar a mesma quantidade de energia é preciso consumir mais gás". Porém, "a vantagem do gás natural é que fica sempre mais barato no final", já que o "preço por metro cúbico é inferior".
Não se esqueça também que "deve trocar o redutor da botija de gás sempre que este apresente danos visíveis. Na dúvida, consulte um técnico credenciado para garantir a sua segurança", recomenda a organização de defesa do consumidor.
IN:NM