Portal Chamar Táxi

Balanço 2012: os dez vídeos do ano no desporto automóvel

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Autoportal faz o balanço do ano

O Autoportal continua a sua série de artigos de balanço do ano de 2012, que está prestes a terminar. Sob o lema “Dez motivos para recordar”, serão passadas em revista as temporadas de Fórmula 1, MotoGP, Ralis e outras competições, dando, ainda, um destaque especial ao ano dos principais pilotos portugueses.

Depois da Fórmula 1, do MotoGP e dos Ralis, passamos em revista os melhores dez vídeos do ano no desporto automóvel.

Seja um acidente arrepiante, uma decisão insólita ou uma manobra menos esperada, ao longo do ano fomos mostrando em vídeo o que de melhor acontecia nas mais variadas competições. Este artigo reúne aqueles que entendemos serem os dez melhores momentos captados em vídeo e vêm de “palcos” tão diferentes como o Dakar, a Fórmula 1 ou as 24 horas de Le Mans.

Estamos abertos a novas sugestões. Faltou algum destaque? Diga de sua justiça na caixa de comentários.

Recorde os vídeos do ano no desporto automóvel:

1. Cyril Despres “abandona” Paulo Gonçalves no Dakar 2012

Ficará para a história das participações portuguesas na principal prova de Todo o Terreno. Paulo Gonçalves ficou preso no mesmo lamaçal de Despres, um dos principais candidatos à vitória. Depois de tentarem, sozinhos, resolver o problema, mas sem sucesso, o português deu uma mão ao piloto da KTM que...não retribuiu. Mal apanhou a moto livre, montou e seguiu o seu caminho, de nada valendo o esbracejar de Paulo Gonçalves. Não foi nada bonito de se ver.






2- O acidente de Anthony Davidson nas 24 horas de Le Mans

Um dos momentos marcantes na edição deste ano da maior prova de resistência no mundo. O piloto inglês, ao volante de um Toyota TS-030 Hybrid , bate num Ferrari 458 Italia da categoria GT na travagem para uma das curvas de Mulsanne. O carro fica descontrolado, praticamente levanta voo, mas, para sorte do piloto consegue “aterrar” de forma correta antes de embater nas barreiras. Resultado: duas vértebras partidas. Mas poderia ter sido muito pior.





3- McLaren bate recorde de pit-stop

A época até nem estava longe de ser perfeita para a McLaren no trabalho nas boxes, mas a 22 de julho, durante o Grande Prémio da Alemanha, a segunda paragem de Jenson Button nas boxes entra para a história. Os mecânicos trocam os quatro pneus do carro em 2,31s! Nunca ninguém tinha demorado tão pouco.





4- Acidente brutal em Pikes Peak

A imagem de um carro a cair ravina abaixo na corrida na rampa de Pikes Peak, no Colorado, marcou a edição deste ano. Ao volante estava Jeremy Foley que perdeu o controlo do Mitsubishi Lancer Evolution numa curva apertada e caiu numa ravina. De forma quase miraculosa, tanto ele como o seu co-piloto escaparam ilesos.





5- O desespero de um piloto nas 24 horas de Le Mans

Um dos dramas do ano. Satoshi Mokoyama viu o seu “pequenino” Delta Wing-Nissan ser atirado para fora da pista pelo Toyota TS030 Hybrid de Kazuki Nakajima. Como só nas boxes os mecânicos podem mexer nos carros nesta prova, Mokoyama ficou com a dura missão de tentar colocar o carro a funcionar. E tentou de tudo durante minutos desesperantes. Acabou por desistir, cabisbaixo.





6- O acidente na partida do Grande Prémio da Bélgica de F1

Romain Grosjean já tinha fama de causador de acidentes, mas em Spa todos os limites foram ultrapassados. Uma manobra mal calculada junto a Lewis Hamilton causou um acidente brutal como há muito não se via na Fórmula 1. E valeu-lhe uma suspensão que não acontecia desde 1994!





7- «Bump Drafting» de Félix da Costa na GP3

António Félix da Costa teve um ano em grande em 2012. O piloto português mostrou qualidades na GP3, Fórmula Renault 3.5 e no Grande Prémio de Macau. Mas um dos momentos do ano durou poucos segundos. Numa manobra raríssima em corridas de monolugares, Félix da Costa cola-se ao carro de Aaro Vainio na primeira corrida em Monza, na GP3. Tão impressionante como a manobra foi o relato do comentador inglês.





8. Os incríveis reflexos de um jovem na F2

Chama-se Dino Zamparelli, tem 19 anos e mostrou, numa corrida de F2 em Spa, ter uns reflexos incríveis que evitaram um acidente que poderia ter graves repercussões. A mais de 240 km/h teve cabeça e mãos, sobretudo, para um momento brilhante.





9. As «vindimas» de Petter Solberg

Um dos acidente mais bizarros do ano aconteceu no Rali de França, com Petter Solberg, que perdeu o controlo do seu Ford Fiesta WRC, entrou numa vinha e nunca mais viu a estrada, mesmo tendo passado por ela. Não parou até embater num poste de eletricidade. Resultado: um corte de energia nas aldeias mais próximas.





10. Raikkonen perdido em Interlagos

A época terminou com um «momento Raikkonen» no Brasil. Depois de ter mandado calar o seu engenheiro em Abu Dhabi, o finlandês protagonizou um dos episódios mais caricatos do ano quando, após uma saída de pista, tentou voltar à pista por caminhos menos habituais. Até se aperceber que não tinha saída...




2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 
Topo