Portal Chamar Táxi

Avaria TV LED Mitsai MOD: 22VLM12

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Boas a todos,

Tenho uma TV LED da Mitsai, que estava a funcionar normalmente e desligou-se, morreu pa vida! Já a desmontei e só tem 2 placas (mostro foto), mas parecem ambas estar ok no aspecto visual.
Andei a ver preços e por cerca de 30€ compro uma placa igual (que penso ser a fonte de alimentação), mas não tenho total certeza se será esse o problema.
Sei que a TV ligada a luz, nem o led de presença acende.

Se alguém me puder dar umas dicas agradeço, pois não queria estar a comprar sem necessidade.

Cps

Camera Roll_CB47FAB9-520D-4B85-8405-5DFE673F5A7A.jpg

gomes costa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2013
Gostos Recebidos
0
boas esse sintomas costumam ser condensadores da fonte de alimentação. veja se tem algum inchado, mesmo não tendo, se fosse minha trocava todos os condensadores, não fica caro e quase certeza resolve o problema.

atençao que deve meter os condensadores iguais em capacidade, a voltagem pode ser acima.

exemplo: 220mf 25v..... pode meter 220mf 35v.

se não resolver terão que ser feitos testes para ver se a fonte recebe a ordem do microprocessador para ligar chamado power on.

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Pois mas eu disso já não percebo muito :) Eu não me importava de comprar uma fonte nova, o meu receio é não ser da fonte! Porque não vejo condensador nenhum inchado, está tudo normal!

gomes costa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2013
Gostos Recebidos
0
por vezes não incham mas secam, e depois não fazem o que tem que fazer. substituir os condensadores não é complicado, mas requer ferramenta, muita atençao e alguma pratica para não trocar a polaridade que é: negativo e o positivo +- , e cada qual tem que ficar no seu lugar, as soldas tem que ser bem feitas para não vir a dar problemas mais tarde.

se naõ conseguir fazer terá que alguem fazer ou então comprar a fonte toda se houver á venda igual. mas a avaria poderá vir tambem da placa mãe, dai que seria melhor entregar alguem que tenha conhecimento para não gastar dinheiro sem saber se resolve.

como disse os condensadores poderão custar 3 ou 4 € e só faz bem . a fonte já não é assim.

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Então posso começar por ver todos os condensadores se passam energia entre o positivo e negativo, e basta um não passar para não ter alimentação correto?

Cps

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas a todos,

Tenho uma TV LED da Mitsai, que estava a funcionar normalmente e desligou-se, morreu pa vida! Já a desmontei e só tem 2 placas (mostro foto), mas parecem ambas estar ok no aspecto visual.
Andei a ver preços e por cerca de 30€ compro uma placa igual (que penso ser a fonte de alimentação), mas não tenho total certeza se será esse o problema.

Se alguém me puder dar umas dicas agradeço, pois não queria estar a comprar sem necessidade.

Cps

Ver anexo 141551

Boas

A fonte de alimentação, em geral tem dois estados:

1- O normal, que fornece energia a todos os elementos
2- O de Stand-By que em geral fornece 5 Volt para a Main-board.

Nesse modo de repouso, o consumo residual é muito baixo, e ficam activos a célula de recepção IR (Infra-Vermelhos) e teclado.

Se de uma forma ou outra, não tem qualquer tensão, no secundário da fonte, então o televisor não vai ligar mesmo.

Em alguns aparelhos da Sony, Samsung, etc, deparei com diodos de comutação rápida com fuga! Noutros casos diodos em curto.

Se não é entendido em electrónica, vai ser difícil detectar.

Ainda assim, com aparelho de medida, pode medir as tensões DC à saída da fonte de alimentação. Se não detectar nenhuma tensão, então tem mesmo avaria na mesma.

Boa pesquisa

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Pois não pesco mesmo muito disto [emoji12]

Quando diz medir as tensões a saída, éedir na ficha que faz a ligação com a mainboard correto? Irei tentar ver, porque não me importava de comprar a fonte completa, casodetetasse que k problema fosse esse

Cps

incontactavel

GF Bronze
Entrou
Jan 29, 2008
Gostos Recebidos
1
Boas ,e porque não levas a fonte a quem entenda disso para ele verificar , era mais fácil do que andares as cegas.

ganacas

GF Bronze
Entrou
Mar 17, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas a todos,

Cps

Ver anexo 141551

boas amigo verefica o fusivel a entrada da board.provavelmente esta queimado .

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Gostos Recebidos
0
Eu tive o mesmo problema e era a alimentação, na Internet são baratas e comprei uma por 25€. A placa da alimentação não mostava vestígios nenhum mas estava mesmo estragada.

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Boas ,e porque não levas a fonte a quem entenda disso para ele verificar , era mais fácil do que andares as cegas.

Não levo porque acho um absurdo os preços praticados, para isso mais vale comprar uma TV nova! Só para me darem um orçamento vão pedir-me dinheiro!
E porque gosto de aprender, caso não consiga irei ver qual a melhor solução para mim, visto que a TV só me custou 150€ não quero estar a gastar muito € nela!

Cps

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Uma pergunta que pode ser estúpido, mas agradeço que me esclareçam :)
Os condensadores entre o positivo e o negativo tem circuito certo? Em utilizando um voltímetro na opção "bip", se meter no positivo e negativo, se o circuito estiver bom, ouço um bip, se não estiver não ouço nada correto? É que os condensadores 1000uf 35v e os 27uf 400v, não ouço esse bip, e nos 1000uf 16v já ouço o bip!

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Gostos Recebidos
0
Se te posso dar a minha opinião, numa alimentação quando se muda um condensador o melhor é mudar-se todos. Imagina que daqui a um mês outro condensador volta a queimar, voltas ao mesmo problema.

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Sim isso eu sei, mas eu por 5€ mudo-os todos, e se alguém me esclarecer a minha duvida anterior eu mando vir os condensadores e troco! São só 7 :)

gomes costa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2013
Gostos Recebidos
0
Sim isso eu sei, mas eu por 5€ mudo-os todos, e se alguém me esclarecer a minha duvida anterior eu mando vir os condensadores e troco! São só 7 :)
para te responder a tua pergunta : com o voltímetro não consegues saber, os condensadores medem-se com um capacímetro.

eu contei 8 condensadores. outra coisa: aí do lado direito da ficha onde entram os 220v não tem um fusivel ?.... é que na foto não da para ver bem, se for fusivel vê se está bom.

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Gostos Recebidos
0
Em primeiro lugar tens que tirar os condensadores da placa para os testares. Em seguida é que os podes testar corretamente.

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Gostos Recebidos
0
Existe mais do que uma maneira para testar os condensadores, no YouTube vai encontrar alguns vídeos explicativos.

Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Pois não pesco mesmo muito disto [emoji12]

Quando diz medir as tensões a saída, éedir na ficha que faz a ligação com a mainboard correto? Irei tentar ver, porque não me importava de comprar a fonte completa, casodetetasse que k problema fosse esse

Cps

Boas

Desculpe a demora na resposta.
Com o multímetro em modo DC (exemplo: escala 20 Volt), por uma ponta de prova (preta) encostada a um parafuso que faça contacto eléctrico com o chassis (quer seja na mainboard ou Powersupply, e depois a ponta vermelha, nos vários terminais à saída da fonte.
Se não medir nenhuma tensão DC, então tem a fonte de alimentação avariada.

Os condensadores devem ser medidos com capacimetro.
O modo Bip dos multímetros, serve para medir continuidades e/ou diodos.

Se um condensador estiver em curto então o medidor de continuidade iria acusar esse defeito.
No entanto a avaria mais comum dos condensadores electrolíticos, e vazar/derramar solução electrolítica, ou perder a capacidade.
Essas anomalias por vezes são detectadas visualmente: Condensador inchado e/ou zona dos pernos com vestígios de electrólito.

Usando o aparelho (multímetro em modo Bip), ao tentar medir o condensador pode verificar uma continuidade instantânea que depois tende para 0, resultado do efeito de carga ou descarga do condensador.
Nota: Ao medir um componente electrónico ainda soldado numa placa PCB (mainboard, fonte alimentação ou outros), as leituras num aparelho podem/ficam afectadas pelos outros componentes associados.
Logo a interpretação num caso desses, será válida para conhecedores.

Boa pesquisa

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Muito obrigado pela resposta!

Informo que ao medir com voltímetro em modo bip, existe alguns que já não tem a continuidade de sinal! Já por várias vezes que fiz esses testes e nunca passaram sinal!
Mas vou arranjar um multimetro e verificar as tensões a saída.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Cps

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Boa tarde a todos,

mrsat, acabei de medir todos os terminais a saída da fonte como me indicou, e tenho alguns com voltagem e outros sem voltagem nenhuma. Todos teria de ter voltagem correto?

Cps

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boa tarde a todos,

mrsat, acabei de medir todos os terminais a saída da fonte como me indicou, e tenho alguns com voltagem e outros sem voltagem nenhuma. Todos teria de ter voltagem correto?

Cps

Boas

Se o televisor estiver em modo Stand-By, na saída da fonte de alimentação poderá ter apenas uma tensão de saída (exemplo: 5 Volt DC), que serve para alimentar a célula recepção IR, teclado e uma parte da Mainboard.
Verifique se tem tensão na placa recepção Infravermelhos IR, tipo os tais 5 Volt DC.

No modo normal, será comum encontrar à saída da fonte, 24V DC (exemplo: retro-iluminação Led ou alimentação inverter), 3,3V . 5V...12V etc, dependendo do esquema. Nesse modo, será comum ter tensão em todos os fios coloridos à saída da fonte, e 0V nos fios pretos.
Um dos fios em geral é retorno de tensão da mainboard, para a fonte passar do modo Stand-By a Activo.

Boa pesquisa

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Boas

Se o televisor estiver em modo Stand-By, na saída da fonte de alimentação poderá ter apenas uma tensão de saída (exemplo: 5 Volt DC), que serve para alimentar a célula recepção IR, teclado e uma parte da Mainboard.
Verifique se tem tensão na placa recepção Infravermelhos IR, tipo os tais 5 Volt DC.

No modo normal, será comum encontrar à saída da fonte, 24V DC (exemplo: retro-iluminação Led ou alimentação inverter), 3,3V . 5V...12V etc, dependendo do esquema. Nesse modo, será comum ter tensão em todos os fios coloridos à saída da fonte, e 0V nos fios pretos.
Um dos fios em geral é retorno de tensão da mainboard, para a fonte passar do modo Stand-By a Activo.

Boa pesquisa

Bom dia,

Acabo de medir na placa IR, na qual tem 4 fios cinza e um vermelho! Os 4 cinza têm tensão, o vermelho não!

Cps

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Bom dia,

Acabo de medir na placa IR, na qual tem 4 fios cinza e um vermelho! Os 4 cinza têm tensão, o vermelho não!

Cps

Boas

Sem esquema, o processo de pesquisa é um pouco por intuição!
Com o controlo remoto apontado e a emitir para o receptor IR (Pressionar Tecla On/Power no mesmo), verificar se uma dessas tensões varia.

Verificar se à saída da fonte de alimentação, tem as outras tensões DC tipo 24V, 12V, 5V, 3,3V.

Boa pesquisa

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Não terá algum diodo no secundario em curto a colocar a fonte inoperante ,sem funcionar