• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Autistas pretendem autonomia

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Autistas pretendem autonomia

autista.jpg

Autistas deviam estar bem integrados nas ecolas. O autismo é outra das patologias que afectam algumas crianças que estão integradas no ensino regular. Ao todo em São Miguel não serão mais de 15, mas “nem que fosse uma deveria estar bem integrada”, diz Carolina Ferreira, a psicóloga da Associação de Autistas.
Marcados por um certo alheamento, ausência de reciprocidade, isolamento, dificuldade de interacção, os autistas são muito imprevisíveis. Têm um interesse restritivo muito acentuado e não revelam as mesmas competências em todos os domínios.
Podem saber falar muito bem e não saberem ler nem escrever, fazer cálculos mentais complicados ou nem sequer saber contar.
“São estas diferenças que os tornam estimulantes”, diz quem trabalha com eles.
“São crianças e jovens muito cansativos mas muito válidas, sobretudo os autistas de asperger, de alto nível”.
Após “muita luta”, Dulce Bicudo conseguiu que o filho fosse seguido e integrado numa turma, com acompanhamento personalizado.
“Os ganhos foram enormes apesar das dificuldades”.
O filho está integrado e diariamente ganha ferramentas para o futuro.
Esta é a principal preocupação de pais e educadores: garantir a autonomia destas pessoas “dentro do que é possível.
“O que é preciso é que a inclusão não signifique apenas entrar na escola e estar numa sala de aula”, alerta Carolina Ferreira.
“Tem que se ir mais além procurando estratégias de vida”, acrescenta.
A escola não é diferente da sociedade. “A mudança é necessária, sobretudo ao nível das mentalidades”, concluem os especialistas.

Fonte:Açoriano Oriental


 

cpm

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Trabalho com uma criança autista e muitas vezes não sei até que ponto sera bom para ela frequentar o ensino regular. Concordo que seja uma forma de os enserir no meio das outras crianças , mas também penso que deveriam existir mais pessoas formadas para trabalhar com estas e outras crianças com alguma dificiencia, pois em algumas situações não sabemos como lidar com elas.
 

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
Sim é complicado.

A integração no ensino regular é muito positiva, quer para a criança deficiente quer para as restantes que vão aprendendo a aceitar e a respeitar os que lhes são diferentes.

Agora para quem com eles lidam, e em especial alguns tipos de deficiências, deve de facto haver quem possua conhecimentos para melhor poder acompanhar e ajudar, tanto a criança deficiente quanto os restantes auxiliares a saberem como lidar. É isto que infelizmente regra geral falta.

De todas as deficiências as do foro mental são as mais complicadas porquanto é-nos difícil entender os seus sentimentos e ficamos sem saber como os ajudar. Aqui a presença de alguém experiente e com conhecimentos é de facto fundamental.

Faço votos de que procure com que a instituição peça ajuda quanto mais não seja com a presença numa secção de esclarecimentos de uma pessoa com conhecimentos.

Bom trabalho
 
Topo