Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Atletismo: Portugal fecha participação com cinco medalhas

Portugal fechou a participação nos Campeonatos do Mundo de atletismo para atletas com deficiência, que hoje terminaram na Nova Zelândia, com cinco medalhas, uma de ouro, três de prata e uma de bronze.

Luís Gonçalves, na categoria T12 (amblíopes) sagrou-se campeão mundial nos 400 metros e arrecadou a prata nos 200 e na estafeta 4x100, juntamente com José Alves, Firmino Baptista e Gabriel Potra.

No comprimento para atletas com deficiência intelectual, Lenine Cunha saltou para a prata, e no lançamento do peso, na mesma categoria, Inês Fernandes arrecadou o bronze.



abola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Marisa Barros bate recorde pessoal

Na Meia-Maratona Manuela Machado

O queniano Evans Taiget, em masculinos, e a benfiquista Marisa Barros, em femininos, conquistaram este domingo a 13.ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado, disputada em Viana do Castelo.

Taiget registou 1.03,21 horas, deixando o russo Oleg Kulkov (2.º), a 3 segundos, enquanto Sérgio Silva, melhor português, fechou o pódio, com 1.03,34 horas.

Já Marisa Barros, que bateu o seu recorde pessoal (em meias-maratonas homologáveis), gastou 1.10,30 horas, chegando à meta muito antes da russa Elsa Kireeva (2.ª), com 1.13,29, e de Doroteia Peixoto (3.ª), com 1.15,05.

A prova, organizada pelo Cyclones AC, clube presidido pela antiga campeã mundial da maratona Manuela Machado, teve 1.367 concorrentes masculinos e 108 femininos classificados.

Classificações:
Masculinos: 1.º Evans Taiget (QUE), 1.03,21 horas; 2.º Oleg Kulkov (RUS), 1.03,24; 3.º Sérgio Silva (POR), 1.03,34; 4.º Vitaly Shafar (UCR), 1.03,54; 5.º Roman Prodius (MOL), 1.05.44; 6.º Bruno Jesus (POR), 1.06,42; 7.º Peter Kiplagat (QUE), 1.06,59; 8.º Manuel Magalhães (POR), 1.07,43.

Femininos: 1.ª Marisa Barros (POR), 1.10,30 horas; 2.ª Elsa Kireeva (RUS), 1.13,29; 3.ª Doroteia Peixoto (POR), 1.15,05; 4.ª Helen Jepkosgei (RUS), 1.16,47; 5.ª Leonor Carneiro (POR), 1.18,44

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Nelson Évora abre época a meio gás

Em destaque no Nacional de Clubes

Nelson Évora fez este domingo a sua primeira competição da época em Pombal, ganhando a prova de triplo salto do apuramento do Campeonato Nacional de Clubes com 15,86 metros, bem longe das suas marcas habituais.

De regresso após demorada lesão, o atleta do Benfica, campeão olímpico em Pequim2008, fez, no entanto, dois saltos nulos a rondarem os 17 metros.

Depois de o Sporting ter dominado na primeira jornada, hoje foi a vez de o Benfica ganhar dez das 14 provas masculinas e oito das 14 femininas, embora superando as melhores marcas da véspera em apenas três provas de cada sexo.

Destaque especial para o recorde pessoal de Rasul Dabó nos 60 metros barreiras, cujos 7,96 o tornaram o quarto português abaixo dos oito segundos, e para os 2,16 metros de Paulo Gonçalves no salto em altura.

As pontuações coletivas que determinarão as oito equipas que participarão, dentro de duas semanas, no Campeonato Nacional da I Divisão e as oito que disputarão o da II Divisão serão divulgadas mais tarde pela Federação Portuguesa de Atletismo.

De qualquer forma, Sporting (primeiro) e Benfica (segundo) serão as principais formações apuradas para a I Divisão.

Record
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Obikwelu quer repetir sucesso de 2004

Francis Obikwelu entrou este fim-de-semana para a lista dos portugueses com marca de acesso aos Europeus de pista coberta de Paris, que se realizam entre 4 e 6 de Março. Após duas épocas sem apostar nos 60 m, o atleta fez o mínimo logo na primeira prova, durante o apuramento para o Nacional de clubes, em Pombal.

«Sabia que estava em grande forma. Estive doente duas semanas, o que fez com que baixasse um pouco, mas antes do fim-de-semana fiz um treino bom, a sair muito bem dos blocos. O treinador [João Ganço] disse-me que poderia obter já a marca para os Europeus... Por isso, acreditava que seria possível», explica Obikwelu, que correu em 6,69s na prova extra de sábado, depois de ter registado 6,74s nos 60 m do programa oficial - o mínimo é 6,70s.

«Fui à prova extra para tentar fazer a marca para Paris. Pensei que tinha de arriscar, correr bem... E assim foi», justifica o vice-campeão olímpico dos 100 m em Atenas-2004, com recorde europeu de 9,86s, desejando voltar a ser tão bem sucedido como nesse ano.

«Estamos a preparar a época de ar livre, pensando nos Mundiais de Daegu [final de Agosto]. A pista coberta é para me divertir e ajudar àquilo que poderei fazer nos 100 metros. Se estou agora a sair bem dos blocos, é garantido que poderei fazer 9,95s ou 9,96s nos 100 m», antevê. «Não estou nada arrependido de ter apostado na pista coberta. O treinador é quem sabe e ele considera que me vai ajudar na época de ar livre... Já em 2004 fiz o mesmo e foi nesse ano que bati o recorde europeu e conquistei a prata olímpica. Estou a tentar fazer isso novamente [agora tendo em vista os Mundiais]», diz Obikwelu, que só deverá voltar a correr na final do Nacional de clubes, a 12 e 13 de Fevereiro, para a qual o Sporting se apurou com a melhor pontuação, após as provas do fim-de-semana, em Pombal, que originaram a distribuição dos clubes pelas I e II Divisões.




abola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meeting de Valência cancelado

Dificuldades financeiras estão por detrás da anulação do meeting de atletismo.

Em declarações à agência de notícias France Press(AFP), a Real Federação Espanhola de Atletismo revelou que o Meeting de Valência não se irá realizar: «Devido à crise económica, não conseguimos os apoios esperados».

A reunião tinha início marcado para 11 de Fevereiro.


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rui Silva testa-se para Europeus


Inicia a época de pista coberta na final do nacional de clubes. Poderá correr 1500 ou 3000 m em Paris. Campeão há dois anos, tem vontade de competir num terreno de que tanto gosta.

Rui Silva ainda não decidiu se estará nos Europeus de pista coberta de Paris, entre 4 e 6 de Março. Ou até se defenderá o título conquistado há dois anos nos 1500 ou optar por competir nos 3000 metros. «Vamos ver como o Rui reage. Tudo depende da primeira experiência, durante a final do Nacional de clubes [a 12 e 13], e temos ainda agendado o meeting de Birmingham [a 19]», diz o técnico João Campos.

O atleta conquistou em 2009 a sua terceira medalha de ouro em Europeus de pista coberta, sempre nos 1500m, e tem ainda uma de prata nos 3000, obtida em 2000.

«Estamos em fase de decisão quanto à participação e também quanto à distância», explica o treinador, sublinhando, contudo, que as dúvidas nada têm a ver com a vontade de ambos. «O Rui tem vontade de ir aos Europeus e eu também! Seria bom sinal por duas razões: significaria que está em condições e porque é o terreno dele - ele sente uma atracção muito grande pela pista coberta. Se não for, será por não conseguirmos fazer a preparação ideal ou por qualquer imprevisto, como a gripe que o afectou na semana passada e o impediu de fazer o trabalho específico», enumera João Campos.



abola
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Naide Gomes terceira na Áustria

Só um salto válido a 6,32 metros

A atleta portuguesa Naide Gomes, do Sporting, foi terceira classificada na prova de salto em comprimento do Meeting de Linz, na Áustria.

Naide esteve aquém das expetativas, só tendo acertado um salto - o segundo -, no qual conseguiu 6,32 metros, menos 1 centímetro que a marca obtida no passado sábado, no apuramento do Nacional de Clubes. Os restantes cinco ensaios foram nulos.

O mínimo para os Campeonatos da Europa de atletismo de Paris (pista coberta), fixado pela Federação Portuguesa, é de 6,50 metros.

A prova foi ganha pela norte-americana Funmi Jimoh, com 6,45 metros, seguida da alemã Michelle Weitzel, com 6,38.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Vanessa Fernandes interrompe carreira


A atleta portuguesa decidiu interromper a sua carreira desportiva.

Vanessa Fernandes decidiu interromper a sua carreira desportiva, alegando razões pessoais, anunciou a atleta de Triatlo do SL Benfica.


O Presidente do Comité Olímpico Português, Vicente Moura, e o Presidente da Federação Portuguesa de Triatlo, José Luís Ferreira já foram informados da decisão da atleta do SL Benfica.


Num comunicado, publicado no site do clube da Luz, Vanessa Fernandes invoca razões de ordem pessoal para interromper a prática da modalidade.


Comunicado de Vanessa Fernandes


«Há momentos na vida em que temos de assumir opções que são difíceis, mas sendo difíceis não podemos fugir delas. Esta é, sempre foi, a minha forma de estar na vida, e apesar da angústia que sinto ao assumir esta decisão, creio que é a melhor forma de preservar tudo aquilo que fiz e dediquei ao Triatlo nacional e a Portugal.

Por razões de saúde que me tem impedido nos últimos meses de me dedicar à prática da modalidade que abracei e que tantas alegrias me proporcionou, queria comunicar-vos a minha intenção de interromper temporariamente a prática desportiva. Não se trata de um abandono, mas apenas de uma interrupção temporária que me permita regressar em pleno dentro de pouco tempo.
Espero que compreendam as minhas razões e entendam a dificuldade do momento que actualmente vivo. Sei que vou conseguir voltar e que esta fase representa apenas um curto intervalo na minha carreira desportiva. Espero contar com o vosso apoio,

Vanessa Fernandes»



sapo desporto
_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Operação Galgo pode ajudar Conforlimpa

MELHOR ESPANHOL FORA DA TAÇA DOS CAMPEÕES

Apanhado pela polícia espanhola a fazer uma transfusão de sangue no âmbito da Operação Galgo, Alemayehu Bezabeth, espanhol de origem etíope, campeão europeu em 2009 e vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 2009 e 2010, está suspenso e não estará na edição deste ano, a realizar-se no domingo, em San Vittore Olona, nos arredores de Milão. Será uma baixa importante na equipa campeã de Espanha, Bikila Toledo, que ganhou no ano passado com 36 pontos contra 42 dos italianos do Fiamme Gialli e 56 da Conforlimpa, a equipa portuguesa que volta a estar presente, este ano certamente com mais aspirações, já que conta com Yousef el Kalai, campeão nacional e terceiro classificado no último Europeu.

A equipa portuguesa apresentar-se-á na máxima força, contando ainda com Licínio Pimentel (7.º há um ano) e Eduardo Mbengani (10.º), além do reforço Hermano Ferreira, campeão nacional de estrada mas menos forte no corta-mato (foi 24.º em 2010, então em representação do Maratona, cuja equipa foi apenas 5.ª classificada).

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Jessica Augusto: «Correr a maratona é o maior desafio»

ENTREVISTA EXCLUSIVA RECORD

A campeã da Europa de corta-mato decidiu avançar para o desafio de correr os 42.195 metros da prova mais difícil do atletismo, em Londres. Para começar bem diz que, neste momento, nada a assusta.

RECORD – Quando é que lhe surgiu na cabeça a ideia de um dia correr a maratona?

JESSICA AUGUSTO – Essa ideia já vem de há muito tempo, mas começou a ganhar mais sentido prático no último ano e meio. A seguir aos Jogos Olímpicos de Pequim fiquei logo com a certeza que não queria terminar a minha carreira sem disputar a maratona, terminando a prova num grande estádio. São aquelas coisas que a gente vai pensando, amadurecendo e demoram algum tempo a concretizar. E depois é preciso ter uma grande vontade de correr.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Nacional sub-23: Benfica domina 1.ª jornada

PROVA DECORRE EM POMBAL

O Benfica terminou este sábado a 1.ª jornada do Campeonato Nacional de Sub-23 de atletismo de pista coberta, em Pombal, com esperada vantagem.

Os encarnados lideram o sector masculino com 59 pontos, contra 20 do Sporting e 11 de Belenenses e Marítimo, e o sector feminino com 63 pontos, contra 44 do Sporting e 23 do Sp. Braga.

Sem marcas individuais a destacar, os melhores foram Edi Sousa (Sporting), com 6,90 segundos nos 60 metros, e Eva Vital (Benfica), com 6,74, Anabela Neto (Sporting), com 1,74 metros em altura, Diogo Ferreira (Benfica), com 5,00 no salto com vara, e Ungudi Quiawacana (Benfica), com 6,00 metros no comprimento.

Vencedores:

MASCULINOS:

60 m - Edi Sousa (Sporting), 6,90 segundos.

400 m - José Miranda (Benfica), 50,01 segundos.

1.500 m - João Brás (Torreense) 3.57,70 minutos.

Vara - Diogo Ferreira (Benfica) 5,00 metros

Comprimento - Ricardo Jaquité (Sporting), 7,14 metros

5.000 m marcha --Samuel Pereira (UA Guarda), 23.12,06 minutos.

FEMININOS:

60 m - Eva Vital (Benfica), 6,74 segundos.

400 m - Cátia Nunes (Sporting), 56,02 segundos.

1.500 m - Diana Freitas (Benfica), 4.46,15 minutos.

Altura - Anabela Neto (Sporting), 1,74 metros.

Comprimento - Ungudi Quiawacana (Benfica), 6,00 metros.

Peso - Soraia Ruas (ADREP), 12,70 metros.

3.000 m marcha - Daniela Cardoso (AC Vermoil), 14.11,75 minutos.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Correr por dentro dos moinhos

Taça dos campeões europeus de crosse com percurso... diferente

A Taça dos Clubes Campeões Europeus realiza-se hoje, em conjunto com o Cross dos Cinco Moinhos, do circuito da Federação Internacional (IAAF). Trata-se de um dos mais antigos crosses do Mundo – vai na 79.ª edição, tendo-se iniciado em 1933 –, por onde já passaram alguns dos melhores atletas mundiais, como Paul Tergat, Kenenisa Bekele, Sergey Lebid e Zerzeney Tadese (para referir apenas os dos últimos anos). Realiza-se numa zona de moinhos e o próprio percurso passa pelo interior de dois deles, em San Vittore Olona, povoação de 7.000 habitantes, a 25 km de Milão. “É um percurso (de relva macia) de 2 km mas bastante estreito, onde em certos pontos só passa um atleta de cada vez e que chega a ser perigoso”, conta Rafael Marques, responsável pela equipa feminina do Maratona, que ontem de manhã foi reconhecer o local. “Não compreendo como permitem que se faça uma Taça dos Campeões aqui. Nas passagens pelos moinhos os atletas têm que passar por degraus (com passadeiras verdes) e baixar a cabeça, para não baterem numas traves. Só visto!”, acrescenta.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Belga completa 365 maratonas

Stefaan Engels passou por Portugal

Stefaan Engels entrou ontem para o livro dos recordes, Guinness Book, ao completar 365 maratonas em outros tantos dias. Correu 42,195 km por dia, num total de 15 mil. O recorde foi estabelecido em Barcelona, onde há um ano começou a aventura. Portugal, mais concretamente Lisboa, também foi contemplado no seu percurso, tendo cumprido os 42,195 km junto à Torre de Belém. Já em 2008, fez 20 Ironman (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 de atletismo).

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Conforlimpa vence Taça dos Clubes Campeões Europeus


Foi o primeiro título europeu para a Conforlimpa no corta-mato masculino. Na vertente feminina, a equipa do Maratona ficou em segundo lugar.

A equipa masculina da Conforlimpa sagrou-se hoje campeã europeia de corta-mato, enquanto a formação feminina do Maratona foi vice-campeã, em competição que decorreu em Olona, Itália.

Na competição de juniores femininos, o Benfica foi segundo e o Várzea terceiro.

Na Taça dos Campeões Europeus masculina assistiu-se a uma luta entre a Conforlimpa e a equipa italiana do Fiamme Gialle, que a meio da prova levava vantagem, apesar de Yousef el Kalai e Eduardo Mbengani, os dois melhores atletas da equipa portuguesa, estarem na frente, logo seguidos de Manuel Damião.

No entanto, na segunda metade da prova, enquanto os melhores italianos cederam um pouco, Licínio Pimentel, o quarto atleta da Conforlimpa, foi ganhando lugares, cortando a meta na 11.ª posição, embora prejudicado por um atleta italiano, que seria desclassificado, levando a sua equipa a descer de segunda para quarta.

No final, a Conforlimpa sagrava-se campeã europeia de corta-mato pela primeira vez, com uma larga vantagem de 20 pontos (24-44) sobre a formação francesa.

A competição de seniores femininas foi muito disputada entre o Maratona e a formação turca do Uskudar, que se sagrou campeã pela margem de apenas dois pontos. Dulce Félix e Sara Moreira lideraram grande parte da prova, mas, no final, cederam face à turca de origem etíope Almitu Bekele, que repetiu a vitória individual de 2009 e 2010. Faltou ao Maratona uma quarta atleta mais próxima dos primeiros lugares, já que a jovem Daniela Cunha foi apenas 21.ª.

Nos juniores masculinos, a Conforlimpa foi quinta classificada, com destaque para o seu atleta Isaac Gonçalves, quinto na classificação individual, enquanto na prova de juniores femininos as duas equipas portuguesas presentes subiram ao pódio.

O título foi para a formação russa do Luch, o Benfica foi segundo e o Várzea repetiu o terceiro lugar do ano passado. Individualmente, destaque para Catarina Gonçalves (quinta) e Susana Godinho (sexta).

sapo desporto

_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Benfica campeão nacional de sub-23



Os encarnados dominaram a prova disputada em Pombal, tanto em masculinos, como em femininos.

As equipas masculina e feminina do Benfica sagraram-se hoje campeãs nacionais de sub-23 pelas sétima e segunda vez consecutivas, respectivamente, em competição que decorreu em Pombal.

Na prova, o Benfica somou 127 pontos no sector masculino e 103,5 no feminino, contra 70,5 e 71, respectivamente do Sporting. Juventude Vidigalense no sector masculino (45 pontos) e JOMA no feminino (35) completaram os pódios colectivos.

Individualmente, há a salientar o novo recorde nacional sub-23 da equipa feminina do Benfica de 4x200 m, que conseguiu 1.42,02 minutos, e a marca do sportinguista Francisco Belo, que lançou o peso a 18,06.


Vencedores na 2ª jornada:


MASCULINOS

200 m – Edi Sousa (Sporting) 22,03
800 m – Miguel Moreira (Benfica) 1.57,19
3000 m – José Costa (Cyclones) 8.39,90
60 m barreiras – Rasul Dabó (Benfica) 8,07 (8,00 na eliminatória)
Altura – Tiago Boucela (Sporting) 2,07
Triplo – Ricardo Jaquité (Sporting) 15,68
Peso – Francisco Belo (Sporting) 18,06
4x200 m – Campismo 1.32,31


FEMININOS
200 m – Carolina Duarte (Marítimo) 24,99
800 m – Mariana Brás (Torreense) 2.13,23
3000 m – Carla Salomé Rocha (JOMA) 9.26,26
60 m barreiras – Eva Vital (Benfica) 8,67
Vara – Marta Onofre (Belenenses) 3,50
Triplo – Carmezinda Nascimento (Sporting) 12,45
4xs200 m – Benfica 1.42,02


sapo desporto
_______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Isinbayeva regressa com uma vitória



A atleta venceu o concurso de salto com vara em Moscovo com 4,81m.

A detentora do recorde mundial de salto com vara tinha competido pela última vez nos Mundiais de Pista Coberta em Doha, em Março de 2010. Após um decepcionante quarto lugar final no concurso de salto com vara, Isinbayeva anunciou uma retirada temporária do atletismo.

Ora quase um ano depois, a russa regressou à competição em Moscovo e venceu com uma marca de 4,81m, deixando a concorrência bem longe.

Yelena Isinbayeva ainda tentou os 4,91 (15 cm abaixo do seu recorde mundial) mas falhou as três tentativas.

Svetlana Feofanova (campeã europeia) terminou a prova em segundo lugar com 4,56m, o mesmo que a outra russa e terceira classificada Alexandra Kirvashova.



sapo desporto

____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Campeões sem pressão

Conforlimpa construiu equipa ganhadora

Quando o Sporting e Benfica reduziram substancialmente a aposta nas suas equipas de meio-fundo em meados da década de 90, abriu-se um novo ciclo na modalidade neste sector. A partir daí, emergiram dois clubes exclusivamente vocacionados para as corridas: Maratona e Conforlimpa, sendo este o primeiro emblema de empresa a conquistar a Taça dos Campeões Europeus de crosse.

“São estas vitórias que nos dão ânimo para continuar. O que será um dia do nosso atletismo de fundo se a Conforlimpa ou o Maratona desistirem?”, questiona Armando Cardoso, líder do Grupo Desportivo da Conforlimpa.

Record
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Arnaldo Abrantes falha mínimos por um centésimo

pequena.php


Arnaldo Abrantes falhou, esta terça-feira, os mínimos para os Europeus de pista coberta, a realizar em Paris, registando 6,71 segundos nos 60 metros do «meeting» de Liéven, em França.

O português foi terceiro classificado na meia-final, a apenas um centésimo da marca de referência para os Europeus, tendo depois sido oitavo e último da final da especialidade, com 6,73 segundos.

A prova foi ganha pelo jamaicano Lerone Clarke, com 6,59 segundos.

"bola"
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Do “irmão” de Kalai às lesões de Damião

Figuras em foco na Taça dos campeões

Os 4 primeiros da Taça dos Campeões Europeus, em Itália, que a Conforlimpa ganhou, nasceram em África. É a “africanização” do atletismo europeu. No Europeu de Albufeira, em dezembro, ganhou, tal como agora, o ex-marroquino (atualmente espanhol) Ayad Lamdassem, que sucedeu a Alemayehu Bezabeth, um ex-etíope apanhado na Operação Galgo.

Pois esse Lamdassem é um velho conhecido de Yousef el Kalai, o marroquino que viajou num barco de emigrantes para Espanha e acabou por chegar a Portugal há dez anos, por aqui sobrevivendo a trabalhar e correr, até que a Conforlimpa acreditou nele e o profissionalizou. Sagrou-se logo campeão nacional de 2010, medalha de bronze no Europeu desse ano e agora 2.º neste crosse da Taça dos Campeões.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Naide está lesionada e pode falhar Europeus

Saltadora do Sporting tem problemas num pé

Vida complicada para Naide Gomes. A saltadora do Sporting está lesionada, não participará este fim-de-semana no Nacional de Clubes, já cancelou a prevista presença num meeting na Roménia e tem o Europeu de Paris, dentro de três semanas, em dúvida.

Chegou a temer-se uma fratura de esforço no pé de chamada para o salto em comprimento, que os exames efetuados, embora não totalmente esclarecedores, não confirmam. A atleta do Sporting pode correr mas não consegue fazer esforços que impliquem impacto do pé no chão. Está a fazer tratamentos intensivos, no sentido de recuperar a tempo do Europeu.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Se alguém conhece o Sporting sou eu»


O “senhor atletismo” diz que rasga o cartão de sócio do Sporting (é o sócio nº 2) caso o clube se vire só para o futebol.

Em entrevista à Agência Lusa, na véspera de completar «quatro vezes vinte mais dez» anos, como gosta de dizer, «evitando» os 90 anos do Bilhete de Identidade, aquele que foi chamado de "senhor atletismo" e “fabricou” vários medalhados olímpicos e mundiais distancia-se cada vez mais do futebol.

Vice-presidente do Sporting já com cinco presidências, desde Pedro Santana Lopes, admite que a crise é comum, pelo que o clube a ela não escapa. «Em Portugal exagera-se demasiado o gosto pelo futebol, com os ordenados iguais aos de Inglaterra ou Espanha. Todos os clubes estarão em crise financeira, se continuam a pagar aquilo que pagam», explica.

De alguns dirigentes da nova geração tem uma visão crítica, por estarem distanciados do lado desportivo do clube: «Se alguém conhece o Sporting, sou eu, e pouca gente mais. Muitos que lá estão a trabalhar sabem muito de contas, de bancos, de contratos, mas de desporto não».

«O futebol sempre foi uma das modalidades mais importantes, mas não pode ser só o futebol. Um milhão para o futebol não é nada e para o atletismo não há 100 mil euros, mesmo que sejamos campeões da Europa», desabafa.

Para as eleições de Março, mantém-se na expectativa – não está claro que apoie alguém, nem que volte a ser vice-presidente. «Se aparecer uma pessoa que diz ‘eu só quero o futebol aqui’, eu peço a demissão de sócio logo, isso não é comigo», adverte.

Os candidatos, ou possíveis candidatos, grande parte não os conhece, ou não sabe quais as ideias com que avançam. «Alguns nem sei quem são, podem passar por mim que não sei quem são, outros, conheço, mas tenho de saber qual é o projecto», explica.

No seu coração permanece, sempre, o atletismo, que lhe tem marcado a vida nos últimos 66 anos, permanentemente no Sporting, procurando logo de início a máxima consagração - o ouro olímpico.

Uma meta que assumiu desde cedo, sem hesitações: «O meu objectivo é um dia ter um atleta treinado por mim que vá aos Jogos Olímpicos e ganhe a medalha de ouro», respondeu a quem lhe fez a pergunta, quando acabou o curso de professor de educação física, em 1945.

«Ao fim de 39 anos de trabalho e de treino consegui mesmo que um atleta treinado por mim, o Carlos Lopes, conseguisse a medalha de ouro da maratona (1984)», recorda.

Sem dúvida, o ponto mais alto de uma carreira de 66 anos de ligação ao atletismo do Sporting.



sapo desporto

_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Selecionador vai seguir de perto Nacional de marcha

João Barros já pensa no Mundial e em Londres'12

O selecionador nacional vai seguir com atenção o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, que decorrerá no dia 19 de fevereiro, na Batalha, a fim de começar a escolher as atletas para o Campeonato do Mundo.

Na apresentação da prova, que decorreu sexta-feira, João Barros, selecionador nacional, anunciou que "grande parte do quadro competitivo da Seleção começa a definir-se na Batalha".

O Nacional servirá "de referência para começar a definir as três atletas femininas que irão ao Campeonato do Mundo".

Embora ainda não sejam conhecidos os mínimos para os Jogos Olímpicos de 2012, João Barros revelou também que os tempos obtidos na Batalha contam para a prova em Londres.

O Campeonato Nacional de Marcha realiza-se num circuito fechado na zona desportiva da Batalha, com um perímetro de mil metros. "São esperados centenas de atletas de todo o país e do estrangeiro", informou o diretor técnico nacional, Carlos Carmino.

Os atletas João Vieira e Vera Santos, presentes na apresentação do campeonato de marcha, acreditam em bons resultados dos atletas nacionais. "Ainda não estou na minha melhor condição física, mas vou trabalhar para conseguir estar entre as três escolhidas para o Campeonato do Mundo", acrescentou Vera Santos, que alcançou a medalha de bronze na Taça do Mundo de Marcha, no ano passado.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sevilha: Hélio Gomes terceiro nos 1500 metros



Hélio Gomes, do Sporting, garantiu o terceiro lugar nos 1500 metros na reunião de atletismo de Sevilha.

Hélio Gomes realizou os 1500 metros em 3.43,24 minutos, numa competição que teve como vencedor o espanhol Luís Alberto Marco, com o registo de 3.40,06 minutos.

Cristiano Silva foi terceiro na série B de 800 metros, com o tempo de 1.52,95 minutos.



abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Quero recuperar a confiança» – Nélson Évora



Campeão olímpico em 2008, Nélson Évora está de regresso à competição após um ano de ausência devido à cirurgia a uma fractura de stress na tíbia da perna direita - já saltou no apuramento e volta a fazê-lo amanhã na final do Nacional de clubes, em Pombal.

O ano dos Jogos de Pequim foi também o último em que saltou nos Campeonatos de Inverno, conquistando o bronze nos Mundiais de Valência. Agora, deseja ganhar ritmo e confiança para poder representar Portugal no triplo salto dos Europeus de pista coberta de Paris, entre 4 e 6 de Março, mas sempre tendo em vista a preparação para os Campeonatos do Mundo.

«Já me acostumei a estar entre os medalhados. Quero voltar a um bom nível internacional, mas o principal objectivo é reencontrar o prazer que sempre tive a competir. Se for aos Europeus, será para ganhar ritmo e divertir-me. Só tenho seis ou sete meses de treino... Mas acredito que no Verão estarei mais forte», sublinha o atleta do Benfica, campeão mundial em 2007 e vice em 2009, colocando a dúvida quanto à viagem até Paris.

«Gosto de ir à guerra, de competir... O mais provável é que participe, mas não estou com o mesmo ritmo daquele Nélson que estava sempre a lutar pelas medalhas. Quero ir se sentir que vou qualificar-me facilmente para a final - e, aí, somos só oito, o que acontecer será bom. Caso contrário, não será bom para a minha imagem ou para a minha confiança», explica, falando sobre as questões a equacionar: «Estarei nos Europeus apenas com três ou quatro provas, após uma lesão? Poucos o fazem... Não tenho nada a provar, é verdade, poderei é surpreender-me a mim próprio. Era isso que gostaria. Mas será sempre como preparação para outros voos.»




abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sporting favorito no Nacional de Clubes


Leões procuram 16.º título consecutivo

O Sporting deverá revalidar o título masculino (seria a 16.ª vitória consecutiva) e retomar o feminino (ganho na época passada pelo FC Porto), no Campeonato Nacional de Clubes que hoje e amanhã (a partir das 14h30) se realiza em Pombal. O Benfica deverá ser segundo em ambos os sectores – mais perto dos leões no masculino, mais afastado no feminino. As grandes dúvidas colocam-se relativamente às equipas que fecharão os pódios.

Em ação estarão 16 equipas masculinas e 16 femininas, divididas pelas 1.ª e 2.ª Divisões. Na principal competição masculina, o Sporting é favorito em todas as corridas planas (incluindo 4x400 m) e ainda na vara e na marcha (9 provas), enquanto o Benfica tem mais hipóteses nas restantes cinco provas: barreiras (Rasul Dabó tem estado superior a João Almeida), altura (apesar de um previsível equilíbrio entre Paulo Gonçalves e Roman Guliy), comprimento e triplo (Nelson Évora) e ainda peso (Marco Fortes). Na competição feminina, embora o Sporting não possa contar com Naide Gomes, é maior a diferença para o Benfica.



Record
_______
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo