Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto com Naide Gomes e Sara Moreira na Taça Intercontinental

Jéssica Augusto junta-se a Naide Gomes e Sara Moreira na seleção da Europa na Taça Intercontinental, a disputar a 4 e 5 de Setembro, na cidade croata de Split.

A equipa do “Velho Continente” integra um total de 92 atletas de 23 países.


Segundo a lista hoje divulgada pela Associação Europeia de Atletismo, Jessica Augusto, “bronzeada” nos 10 000 metros dos Europeus Barcelona2010, vai disputar os 5000 metros, enquanto Sara Moreira, também terceira classificada na Cidade Condal (5000 metros), vai correr os 3000 metros.


A vice campeã continental do salto em comprimento, Naide Gomes, vai fazer dupla com a letã Ineta Radevica na especialidade em que ambas empataram em Barcelona (6,92 metros), embora a atleta que representou o FC Porto tenha chegado ao “ouro” graças a um concurso globalmente melhor.


A Taça Intercontinental, versão reformulada da Taça do Mundo, vai ter também representações das Américas (América do Norte, Central e Caribe e América do Sul), África e Ásia/Pacífico (Ásia e Oceânia).


A classificação final vai ser determinada pela soma total das prestações masculina e feminina de cada representação. Nas provas individuais, o primeiro classificado ganha oito pontos, distribuindo-se pontos até ao oitavo (um).


Nos 1500, 3000, 3000 obstáculos e 5000 metros, cada formação continental pode apresentar três atletas em vez dos dois nas outras especialidades, mas somente será contabilizada a pontuação de dois.


Nas estafetas, a equipa vencedora conquista 15 pontos, seguindo-se 11 para a segunda, sete para a terceira e três para a quarta.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Naide Gomes cede segundo lugar na Liga Diamante à russa Klishina

A vice campeã europeia de há duas semanas, em Barcelona, ficou-se por um melhor ensaio de 6,45 metros (vento a -0,9 m/s), precisamente na quarta e última tentativa, ficando no sexto lugar entre as oito concorrentes.

Naide Gomes cedeu hoje o segundo posto da Liga Diamante à russa Darya Klishina, vencedora do concurso do comprimento no londrino Crystal Palace, na 12.ª de 14 reuniões da competição da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).


Na ausência da norte-americana e líder da “Corrida ao Diamante” Brittney Reese (10 pontos), a portuguesa viu-se relegada para a terceira posição (sete) por Klishina, que soma agora nove pontos, antes das duas derradeiras etapas (Zurique e a final de Bruxelas, com pontuação a dobrar).


Klishina, segunda melhor do ano (7,03 metros), abriu com um salto de 6,37 metros, seguindo-se um “nulo” e os 6,65 também alcançados pela compatriota Lyudmila Kolchanova, campeã europeia em Gotemburgo, em 2006, mas um derradeiro ensaio de 6,55 (-1,0 m/s) garantiu a vitória no desempate pela segunda melhor marca.


Naide Gomes, vice campeã mundial de pista coberta em Doha2010, efectuou um primeiro ensaio de 6,32 metros (-0,4 m/s), só melhorado ao terceiro (6,38) e, depois, ao quarto e último salto (6,45).


Ficou, ainda assim, longe da sua melhor marca do ano, obtida nos Europeus Barcelona2010 (6,92).

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tyson Gay mais rápido do ano, Jessica e Alberto em 10.º

O norte-americano Tyson Gay tornou-se hoje o homem mais rápido do ano nos 100 metros, ganhando a prova londrina do Crystal Palace, 12.ª de 14 reuniões da Liga Diamante, em 9,78 segundos (-0,4 m/s).

Os portugueses Jessica Augusto e Alberto Paulo classificaram-se no 10.º posto das suas corridas, respectivamente os 5000 metros e os 3000 obstáculos, com registos modestos.


Gay, que tinha sido o primeiro em dois anos a bater o jamaicano, recordista mundial (9,58), campeão olímpico e mundial Usain Bolt, há uma semana, em Estocolmo, desalojou agora também o jamaicano Asafa Powell da posição de líder mundial do ano (9,82).


O jamaicano Yohan Blake e Richard Thompson, de Trindade e Tobago, foram segundo e terceiro classificados no hectómetro, com um novo máximo pessoal de 9,89 segundos e 10,05 segundos, respectivamente.


Na légua, Jessica Augusto viu-se na frente da corrida a metade das 12 voltas à pista, à saída de cena da “lebre” polaca, Renata Plis, e só a quatro voltas do fim as oito africanas favoritas arriscaram.


A etíope e recordista mundial (14.11,15 minutos) Tirunesh Dibaba não deu hipóteses às restantes adversárias – compatriotas e quenianas – e ganhou em 14.36,41, seguida da campeã do Mundo, a queniana Vivian Cheruyot.


Jessica Augusto, “bronzeada” nos 10 000 metros dos Europeus Barcelona2010, ainda foi ultrapassada pela norte-americana Molly Huddle e concluiu a légua em 15.04,17, longe da aproximação ao histórico recorde de Fernanda Ribeiro (14.36,45 minutos) conseguido há um mês, em Paris (14.37,07).


Nos 3000 metros obstáculos, Alberto Paulo, 10.º nos Europeus Barcelona2010, foi 11.º e penúltimo, com um registo de 8.41,36 minutos, numa corrida dominada pelo queniano Paul Kipsiele Koech, em 8.17,70.


A canadiana Priscila Lopes-Schliep, terceira classificada nos Jogos Olímpicos Pequim2008, também estabeleceu a melhor performance mundial do ano nos 100 metros barreiras, em 12,52 segundos.


sapo desporto
____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Bolt volta aos treinos em Outubro

O jamaicano, que foi forçado a terminar a época de forma prematura devido a um problema nas costas, revelou este domingo que voltará a treinar em Outubro.

O objectivo de Usain Bolt é preparar com toda a seriedade a participação no Mundial de Atletismo em Daegu, Coreia do Sul.

«O treino a sério começa em Outubro. A partir da primeira segunda-feira de Outubro estarei pronto para trabalhar com afinco para o Mundial», afirmou Bolt à imprensa jaimaicana.

Recorde-se que o jamaicano anunciou na passada que não iria competir mais esta época devido a uma lesão nas costas, que, caso continuasse a correr, colocaria a sua carreira em risco.
"bola"
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Lemaitre: o relâmpago branco

Pela primeira na história um caucasiano fez menos de 10 segundos nos 100 metros: dado novo para uma discussão cultural e racial que tem crescido no último mês. Das visões inconclusivas da ciência às certezas empíricas do treinador português Moniz Pereira... Houve, finalmente, um relâmpago branco no atletismo mundial: 9,98 segundos. Histórico.

Pode um caucasiano correr os 100 metros em menos de 10 segundos? Antes dir-se-ia que talvez não. Depois do que o velocista francês Cristophe Lemaitre, um branco, fez no dia 9 de Julho, nos Campeonatos de França - boa forma depois confirmada com o ouro nos Europeus de atletismo em Barcelona -, a questão já não pode, porém, ser respondida da mesma forma. Houve, finalmente, um relâmpago branco no atletismo mundial: 9,98 segundos. Histórico.

É certo que se fala sempre dum outro branco, o polaco Marian Woronin, que em 1984 fez 10 segundos mas derivados do arredondamento de 9,992; fala-se ainda de Patrick Johnson, o sprinter descendente de pai irlandês e mãe aborígene australiana, logo de pele mais escura, que correu em 9,93; fala-se do japonês Koji Ito, que fez um tempo aceite de 10 segundos em 1998, é certo, mas nunca desceu daí. Na prática, no entanto, o que conta são os valores e os registos oficiais e aceites pela Associação Internacional de Federações de Atletismo e, nesse sentido, o francês Cristophe Lemaitre foi realmente o primeiro branco a correr os 100 metros em menos de 10 segundos.



a bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Naide Gomes alcança quarto lugar

A atleta portuguesa fez 6,67m, marca que lhe deu o quarto lugar no concurso do salto em comprimento, no Meeting de Zurique e lhe permitiu manter o 3º posto na Liga Diamante.

A Liga Diamante reúne um conjunto de Meetings e a atleta mais regular na sua especialidade ao longo do ano ganha um elevado prémio monetário.

Naide Gomes chegou à cidade suíça no terceiro posto desta “Liga milionária” e a sua prestação nesta prova apenas lhe permitiu manter o último lugar do pódio.

A sua melhor marca no concurso do salto em comprimento foi 6,67m o que a deixou no quarto posto deste meeting e a impossibilitou de aspirar a um lugar mais alto da Liga Diamante.

Resultados:
1º Brittney Reese 6,89m
2º Luydmila Kolchanova 6,73m
3º Irène Pusterla 6,70m
4º Naide Gomes 6,67m


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Móia "puxa orelhas" à equipa

DESCONTENTE COM RESULTADOS
Carlos Móia, presidente do Maratona, foi bastante duro para com os atletas do clube e respetivos treinadores em recente reunião realizada no norte do país, preparando a próxima época. O homem que fundou o clube há 21 anos e o dirige desde então não gostou dos resultados desta época: a equipa feminina, embora campeã nacional, foi apenas 4.ª na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato e a masculina, embora campeã europeia de estrada, perdeu depois, claramente, as restantes competições, face à Conforlimpa.

Móia está atualmente no Brasil, onde assistiu à Meia-Maratona do Rio de Janeiro, participando ainda num congresso com responsáveis brasileiros, com quem estabeleceu protocolos, mas Rafael Marques, coordenador técnico das equipas, revelou que o dirigente “puxou as orelhas aos atletas e treinadores” e está decidido a participar mais de perto no dia-a-dia do clube. “O Maratona tem 20 atletas, orientados por 13 treinadores diferentes. E, no meio disso, há ainda vários empresários. É muito difícil coordenar todos os interesses, mas os atletas têm que se convencer de que terão mesmo que estar na melhor condição nas provas do clube e não apenas naquelas que lhes interessam”, acrescentou o técnico.

Hermano na Conforlimpa

O período oficial de transferências será na segunda quinzena de setembro, mas é um dado já adquirido que Hermano Ferreira, de 27 anos, deixará o Maratona, clube que representou ao longo de 7 anos, para ingressar na Conforlimpa. Entretanto, é muito natural que o veterano Ricardo Ribas, atleta dispensado pela Conforlimpa, regresse ao Maratona, onde já correu durante 11 épocas.

Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Asafa Powell fecha época devido a lesão

O velocista jamaicano 'imita' o compatriota Usain Bolt e dá mais cedo a época como encerrada.

Asafa Powell anunciou que vai terminar mais cedo a temporada de atletismo devido a problemas físicos.

Desde o meeting de Paris, em Julho, que o velocista jamaicano se debatia com queixas nos tendões, tendo esse problema alastrado para as costas, o que levou Powell a dar a época por encerrada para assim poder recuperar totalmente.

O jamaicano segue o exemplo do seu compatriota Usain Bolt, que também terminara a época mais cedo por causa das lesões. No horizonte de ambos está os Mundiais de atletismo de 2011, em Daegu.



sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Berlim: Novo recorde mundial para Rudisha (800m), Semenya vence em femininos

O queniano David Lekuta Rudisha estabeleceu um novo recorde do mundo nos 800 metros durante o “meeting” de Berlim.

Rudisha terminou a prova com o tempo 1:41.09 minutos, superando a marca do dinamarquês Wilson Kipketer (1:41.11) conseguida em 1997 em Colónia.

No sector feminino, no regresso à pista onde há um ano conquistou o título mundial e que desencadeou paragem de 11 meses devido à polémica em torno do seu género, a sul-africana Caster Semenya venceu com o tempo de 1:59,90 minutos.



abola.pt
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
David Rudisha acredita em novo recorde nos 800

O queniano David Rudisha, que bateu recentemente o recorde mundial dos 800 metros, regressa hoje às pistas no Estádio Rei Balduíno, para participar no Memorial Van Damme de Bruxelas, na Bélgica. O velocista Tyson Gay será igualmente um dos que lutarão na 14.ª etapa do circuito por estar entre os 16 laureados da primeira Liga de Diamante, dada a ausência dos jamaicanos Asafa Powell e Usain Bolt, recordista mundial dos 100 e 200 metros.

Rudisha vai tentar justificar o seu estatuto, depois de ter estabelecido há menos de uma semana um novo máximo (1.41,09) nos 800 metros do Meeting de Berlim, na Alemanha. “Vou ver como reage o meu corpo, pois acho que poderei melhorar a marca”, considerou o atleta africano, de 21 anos.

Para já, o objetivo de Rudisha na capital belga é bater o seu maior rival na distância, o sudanês Abubaker Kaki, que se sagrou campeão mundial em pista coberta.

Recorde-se que o recorde mundial dos 800 metros veio do único corredor no ativo a baixar a barreira dos 1.42,00, à semelhança dos já retirados Wilson Kipketer, dinamarquês de origem queniana, e do britânico Sebastian Coe.

Mais rápido

David Rudisha, que descartou a possibilidade de tentar outros voos nos 1.500 metros, recordou ainda a marca de Berlim, sustentando que poderia ter baixado os 1.41,00 desde que contasse com uma lebre mais rápida, para depois dar o tudo por tudo nos últimos 150 a 200 metros.

O desejo do atleta, que começou por correr a distância dos 400 metros, é continuar a conquistar títulos e medalhas nos grandes eventos do Planeta, o que no seu entender será mais importante do que recordes: “São resultados que ficam para sempre. Os recordes são superados e esquecidos.”



Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rudisha bate recorde do mundo dos 800 metros

O queniano David Rudisha venceu os 800 metros do meetinh de Rieti, Itália, melhorando o recorde mundial, com o tempo de 01.41,01 minutos.

Rudisha superiorizou-se de forma categórica ao seu compatriota Boaz Lalang, depois de atacar da melhor forma a primeira volta à pista aproveitando o esforço da sua "lebre" habitual, o também queniano Sammy Tangui.

O corredor, de 21 anos, havia prometido atacar o velho recorde do mundo do dinamarquês Wilson Kiptketer, que resistiu durante 13 anos, nas reuniões de Berlim, onde fez o tempo de 1.41,09 minutos, e Rieti.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Taça Intercontinental: Sara Moreira é 7ª nos 3000 metros

Sara Moreira conseguiu a sétima posição nos 3000 metros da Taça Intercontinental. A prova aconteceu em Split, na Croácia. A portuguesa realizou a prova em 9.10,37 minutos.

Meseret Defar, da Etiópia, venceu a prova com o tempo de 9.03,33, para em segundo ficar a turca Alemitu Bekele, com 9.04,08. Na terceira posição ficou a norte-americana Shannan Rowbury, com 9.04,52 minutos.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meeting Dudelange: Marco Fortes triunfa no lançamento do peso

Marco Fortes venceu a prova de lançamento do peso no Meeting de Dudelange, no Luxemburgo. O atleta do Benfica também conquistou o novo recorde do Estádio JF Kennedy.

Fortes fez a marca de 19.59 metros no primeiro ensaio, lançamento que foi suficiente para alcançar a vitória na prova.

A próxima competição a contar com a participação de Marco Fortes será o Meeting de Kawasaki, no Japão.

ojogo
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rosa Mota é a madrinha da Maratona do Algarve

Faro quer entrar para o roteiro das “grandes maratonas nacionais e internacionais” e desenvolver um turismo desportivo que, no futuro, transforme a prova de atletismo num evento à escala da concentração de motos de Faro.

A primeira maratona, famosa corrida de resistência de 42,195 quilómetros do Algarve realiza-se a 10 de Outubro em Faro e a organização estima receber no “ano zero” 35 mil inscrições.

Faro quer entrar para o roteiro das “grandes maratonas nacionais e internacionais” e desenvolver um turismo desportivo que, no futuro, transforme a prova de atletismo num evento à escala da concentração de motos de Faro, que reúne todos os anos na capital algarvia milhares de turistas, declarou hoje António Campos, da organização.


António Campos, director geral da Xistarca, a empresa que está a organizar a “Maratona do Algarve”, declarou na conferência de imprensa dada hoje na Câmara Municipal de Faro que a “Maratona de Faro” tem até ao momento “300 inscrições”, onde 50 desses concorrentes são estrangeiros vindos de Espanha, França, Suécia, EUA e África do Sul.


A organização estima, contudo, que dia 10 de Outubro o número de participantes atinja os 35 mil, um valor idêntico aos participantes da primeira “Maratona Carlos Lopes”.


Nas grandes capitais e principais centros turísticos, as maratonas movimentam mais de quatro milhões de praticantes em todo o mundo.


A campeã olímpica Rosa Mota vai ser a madrinha da “Maratona do Algarve”, prova com preocupações ecológicas e, por isso, baptizada de “Eco Maratona”, porque vai utilizar carros eléctricos e copos de cartão em vez de garrafas de plástico, uma forma do evento ser amigo do Ambiente e celebrar o Ano Internacional da Biodiversidade.


O orçamento para a prova ronda os 50 mil euros, mas ainda não há patrocinadores oficiais, apenas apoio logístico da Câmara de Faro.


“Mesmo sem patrocinadores no ano zero da Maratona do Algarve, a prova vai realizar-se”, garante a organização que acredita que o evento desportivo tem “pernas, pés e cabeça para andar”, como referiu o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Lara Ramos, também presente na conferência de imprensa.


A Maratona do Algarve tem partida às 09:00 na pista de Atletismo da Câmara de Faro e desenrola-se em duas voltas a um circuito que percorre as principais artérias da cidade e que depois se alarga ao parque das Cidades e à parte rural do concelho, nomeadamente Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição.


No dia da Maratona do Algarve, 10 de Outubro, Faro também vai receber uma “Meia Maratona” (21 quilómetros) com partida às 10:20, uma “Marcha Corrida” (10 quilómetros) e uma “Corrida de Família” (seis quilómetros).


Todos os eventos são abertos à população em geral, mediante inscrição prévia através do sítio da Internet Maratona do Algarve 2010.


A “Maratona do Algarve” nasce precisamente no ano em se comemoram os 2.500 anos da histórica Batalha de Maratona (490 A.C), onde se inspirou a epopeica corrida de resistência.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Bolt aponta aos 9.40 segundos

dghqo4.jpg



O atleta jamaicano quer bater o recorde do mundo dos 100 metros nos jogos olímpicos de Londres.

Usain Bolt pretende melhorar o recorde mundial dos 100 metros, fixado pelo próprio em 9,58 segundos, já nos próximos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O jamaicano acredita que vai conseguir atingir a marca dos 9.40 segundos.

"Essa marca não poderia ser batida. Mas não é uma obsessão, pois o recorde do mundo já me pertence", disseUsain Bolt, ansioso por participar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Sobre a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, Bolt revela que vai ser um momento importante na sua carreira.

"Vai ser um momento forte na minha carreira, pois há muito jamaicanos nessa cidade. Vai ser diferente", admite.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
FC Porto suspende actividade

O FC Porto suspendeu o atletismo feminino em protesto à alteração ao regulamento da FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) que impede atletas europeias de competir. O clube considera a alteração ilegal.

A equipa de atletismo feminina do FC Porto não vai competir esta época em protesto pela alteração ao regulamento da FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) que impede atletas europeias de competir. Em reunião de direcção, ficou estabelecido suspender o atletismo e continuar a contestar a alteração ao regulamento da Federação Portuguesa (FPA) que impede os dragões de inscreverem as quatro estrangeiras com quem têm contrato nos Campeonatos Nacionais colectivos, por terem representado os respectivos países recentemente.

"Consideramos que é uma situação ilegal... Viola as leis da União Europeia. Foi uma alteração vergonhosa e fico convencido de que teve apenas como objectivo beneficiar um clube nosso adversário " afirmou o responsável da modalidade do FC Porto, Fernando Oliveira, ao diário A Bola.

Fernando Oliveira admite que "a suspensão é o princípio do fim" e que existe o "perigo de extinção" da modalidade. No entanto os responsáveis do FC Porto desejam que "a federação reconsidere" a sua posição.


O FC Porto sagrou-se campeão nacional em femininos na pista coberta e ao ar livre - qualificando-se para a Taça dos Campeões Europeus de pista, na qual dará vez ao Sporting, vice-campeão - com a ajuda de atletas europeias.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Bolt pode abandonar em 2012

O velocista jamaicano admitiu hoje a retirada das pistas após os Jogos Olímpicos de Londres.

Usain Bolt pode dizer adeus ao atletismo em 2012, pois tem o desejo de se retirar "no topo".

"O meu treinador quer que eu vá aos Jogos de 2016, mas vamos determinar como eu estou antes de decidir, porque quero retirar-me enquanto estiver no topo, como o Michael Johnson", explicou o velocista jamaicano, campeão olímpico dos 100, 200 e 4x100 metros.

Voltando ao exemplo do antigo campeão norte-americano, que ainda hoje mantém o recorde nos 400 metros, Bolt fundamenta o seu raciocínio: "Perguntei-lhe porque se retirou e disse-me que já tinha feito tudo o que queria e não havia razão para continuar. Se também estou no topo e fiz tudo o que queria, talvez deva abandonar."

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Aurora Cunha homenageada na Póvoa do Varzim

2emhrw6.jpg

Aurora Cunha começou a praticar atletismo aos 15 anos, e ainda muito jovem bateu os recordes nacionais dos 1500 e 3000 metros. Ao longo da sua carreira venceu inúmeras provas de corta mato, meio-fundo e fundo.

A ex-atleta olímpica Aurora Cunha recebeu hoje uma homenagem na Póvoa de Varzim, onde reside, numa cerimónia que serviu também para renovar a parceria que mantém com a empresa ‘Liberty Seguros’, para a promoção da prática desportiva.
Depois de ter abandonado a competição ao mais alto nível, na década de 90, a ex-atleta, que representou Portugal em três olimpíadas, é agora um dos rostos de vários programas de promoção da modalidade e do combate ao doping, além de ser presença assídua em campanhas de cariz social e solidário.
Aurora Cunha confessou sentir-se “realizada” com as funções que actualmente desempenha: “Gosto de transmitir a mensagem, principalmente aos jovens, da importância da prática desportiva e dar o exemplo de que para que sermos campeões não precisamos de drogas e que o desporto limpo tem muito mais valor”.
O facto de manter parcerias com várias empresas permite à ex-atleta canalizar algum do seu tempo e apoio para causas solidárias por quem dá cara.
É presença assídua em caminhadas de solidariedade e uma voz activa no combate à não discriminação das mulheres no desporto, envolvendo-se também em diversas iniciativas na luta contra o cancro.
“É importante ter o apoio de algumas marcas para também poder ajudar os outros. É isso que tenho feito nos últimos e tempos, disponibilizando-me para participar em projectos nobres”, frisou a ex-atleta.

Aurora Cunha foi campeã mundial de estrada em três anos consecutivos (1984, 85 e 86) e venceu as maratonas de Paris (1988), Tóquio (1988), Chicago (1990) e Roterdão (1992). Representou Portugal em três edições dos jogos Olímpicos.



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Inês Henriques terminou em quarto

Inês Henriques, quarta classificada, foi a melhor portuguesa na final do Challenge Mundial de Marcha da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), hoje disputada em Pequim pelas atletas que pontuaram em pelo menos três provas do circuito de 2010.

A atleta de Rio Maior gastou 43.09 minutos nos 10 quilómetros da prova, superando Ana Cabecinha (quinta com 43.17), Susana Feitor (sexta com 43.41) e Vera Santos (oitava com 44.20).

A vencedora foi a chinesa Hong Liu, que gastou 42.30 minutos e arrecadou um prémio de 30 000 dólares (quase 23 000 euros).

Completaram o pódio da final a alemã Melanie Seeger, com 42.36 minutos (20 000 dólares, pouco mais de 15 000 euros), e a chinesa Yanfei Li, com 42.41 (14 000 dólares, cerca de 10 700 euros). As portuguesas receberam, respetivamente, 9000 dólares (6900 euros), 7000 (5300), 6000 (4600) e 4000 (3000).

Extra competição, participou a russa Tatyana Sibileva, que ganhou a prova com 41.53 minutos, mas não recebeu prémio pois não estava entre as apuradas.

Na prova masculina, também de 10 quilómetros, João Vieira foi oitavo classificado (prémio de 4000 dólares, 3000 euros), com um tempo oficioso de 39.09 minutos, que, a confirmar-se, bate o recorde nacional de José Urbano (Benfica), com 39.55,9 desde 1989.

O atleta, que acaba de se transferir do Clube de Natação de Rio Maior para o Sporting, foi terceiro nos Campeonatos da Europa de Barcelona, há cerca de mês e meio.

A prova foi dominada pelos atletas chineses, que ocuparam todo o pódio, tendo Wang Zhen triunfado com 37.44 minutos.

sapo desporto
____________
 

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
Marco Fortes foi segundo no Japão

O português Marco Fortes classificou-se este Domingo na segunda posição na prova de lançamento do peso do Meeting de Kawasaki, no Japão.

O atleta do Benfica lançou o engenho a 18,63 metros na sua última prova da época, perdendo por nove centímetros face ao australiano Scott Martin.
O japonês Yohei Murakawa foi terceiro, com 17,40 metros.

DN
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Portuguesas no pódio de meia-maratona em Newcastle

As duas portuguesas Dulce Félix e Marisa Barros alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, na Bupa Great North Run, a meia-maratona que decorreu este domingo em Newcastle, Inglaterra.

A prova foi vencida pela etíope Berhane Adere que completou o percurso em 1:08.49 horas. As portuguesas demoraram mais 12 e 20 segundos, respectivamente. Sara Moreira também chegou a estar entre as primeiras, mas acabou por ficar para trás.

O também etíope Haile Gebrselassie venceu a prova masculina com 59.33 minutos, na qual o português Luís Feiteira conseguiu chegar ao 20º lugar.



ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sporting responde ao FC Porto, "As regras doem a todos"

Abreu Matos lamenta suspensão dos "dragões" mas afirma que as regras "doem a todos".

O coordenador técnico do atletismo do Sporting, Abreu Matos, lamentou hoje a suspensão da modalidade no FC Porto, mas frisou que as novas regras de inscrição de estrangeiros “doem a todos”.


“As regras mudaram para o FC Porto e para todos os outros. O Sporting também não pode ter, na prática, nenhum estrangeiro em alguma especialidade na qual necessite porque o conjunto de critérios exigidos nos novos regulamentos são quase inatingíveis”, disse o técnico à Agência Lusa.


O FC Porto anunciou hoje a suspensão daquela sua secção em protesto contra as alterações aos regulamentos, classificadas como “indecorosas, ilegais e feitas com o único propósito de lesar o clube”.


Em causa está a alteração aos regulamentos aprovada a 24 de Julho, pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Atletismo, impedindo o recurso a atletas estrangeiros que tenham representado os seus países há menos de um ano nas provas nacionais.


“Estamos a preparar a nova época com as regras que estão em vigor e foram aprovadas. Também nos doem estas regras, mas não baixamos os braços e vamos continuar”, afirmou o técnico dos “leões”, adiando qualquer decisão sobre a eventual substituição dos portistas no sector feminino da Taça dos Clubes Campeões Europeus para quando “tudo for oficializado”.


O treinador da vice-campeã europeia do salto em comprimento, Naide Gomes, reconheceu que o título nacional feminino conquistado pelo FC Porto em 2010 “foi consumado, aceite e oficializado, cumprindo as regras que estavam em vigor” e lamentou a situação porque o clube portista “foi sempre uma referência dentro do atletismo português”, que “fica mais pobre sem o seu contributo”.


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Federação defende regras aprovadas para impedir “importação episódica” de estrangeiro

O secretário-geral da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) refutou hoje as acusações de prejuízo do FC Porto com as novas regras de inscrição de estrangeiros, lamentando a decisão dos Dragões em suspender a modalidade.

“Tudo foi decidido pela grande maioria da Assembleia Geral da FPA, que inclui as associações regionais, os atletas, treinadores, juízes, organizadores de provas. A família do atletismo, simplesmente, achou que se devia impedir aquilo que se passou: a importação episódica de atletas estrangeiros”, disse Jorge Salcedo à Agência Lusa.

O FC Porto anunciou quarta-feira a suspensão da sua secção de atletismo em protesto contra as alterações aos regulamentos, classificadas como “indecorosas, ilegais e feitas com o único propósito de lesar o clube”, depois de se ter sagrado campeão nacional no sector feminino.

Em causa está a alteração aos regulamentos aprovada a 24 de Julho, em reunião magna da FPA, impedindo o recurso a atletas estrangeiros que tenham representado os seus países há menos de um ano nas provas nacionais.

“Entendeu-se que não seria correcto nem uma mais-valia para o atletismo português, embora tivesse sido legal. Foi o FC Porto, mas podia ter sido outro clube qualquer a inscrever atletas que vieram a Portugal para poucas competições, nomeadamente os Nacionais de pista coberta e ao ar livre”, continuou o também presidente do Comité Técnico da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e membro do Conselho da Associação Europeia de Atletismo (EAA).

Salcedo liderou o grupo de trabalho mandatado pela AG da FPA e encarregue de alterar os regulamentos, tendo consultado várias federações estrangeiras para aferir das opções nesta matéria em cada um dos países.

“Por exemplo, na República Checa, as regras até permitem que isso fique ao critério dos delegados técnicos, podendo um atleta estrangeiro representar um clube numa prova e noutra um emblema vizinho. Já em Itália, exige-se um mínimo de três anos de inscrição no país para participar nos campeonatos seniores”, explicou.

O dirigente destacou que a opção recaiu sobre os exemplos austríaco, cujas regras foram sancionadas previamente pela União Europeia, e o norueguês, com a introdução de uma outra alínea, salvaguardando que atletas estrangeiros que vivam em Portugal há dois anos possam também competir, citando o exemplo precisamente de uma atleta do FC Porto: a marchadora lituana Kristina Saltanovic, que vive e treina em Portugal.

“A federação tem de lamentar essa decisão, mas qualquer clube tem direito a tomar as decisões que acha que defendem os seus interesses. Lamentamos muito e esperamos que o FC Porto volte o mais rapidamente possível. É um clube com passado e que já deu muitos atletas importantes”, concluiu.


sapo desporto
____________
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
O fcp sente-se lesado, e acha que estas medidas foram para prejudicar o clube ??

Humm, e contratar atletas estrangeiros só por meia-dúzia de dias como o fcp fez, só para vencer as provas é o quê ??

O fcp está habituado a este tipo de jogadas, em vez de ser sério e tentar vencer como os outros, trata sempre de arranjar forma de dar a volta às regras, e isso tem de acabar, felizmente no atletismo alguém tomou medidas para que isso não aconteça.




Para quem não sabe do que se tratou, o fcp contratou várias atletas estrangeiras apenas por 2 dias, só para virem competir nos campeonatos nacionais de pista coberta, e como é natural ninguém achou essa medida justa.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo