• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Atletismo

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Moniz quer prova no Campo Pequeno

Moniz Pereira, uma das figuras marcantes da história do Sporting, está a tentar organizar uma prova internacional de atletismo na Praça de Touros do Campo Pequeno, da qual o seu avó foi director.

O antigo treinador foi hoje homenageado pelo Núcleo Sportinguista de Alcochete, na celebração do 14.º aniversário do grupo, e durante a recepção na Câmara Municipal de Alcochete, onde lhe foi oferecido um livro sobre as tradicionais festas do Barrete Verde, disse que está a tentar levar o atletismo à arena.

"O meu avô foi diretor da Praça de Touros do Campo Pequeno e eu, apesar de não gostar, ia com ele ver para o deixar satisfeito. Como em Portugal não há pistas cobertas e aquele espaço foi recentemente fechado, ando a tentar organizar um mini-torneio internacional de atletismo [provas de saltos]. O problema é o dinheiro! Dizem que é impossível, mas eu gosto de coisas difíceis", sublinhou Moniz Pereira.

Com 87 anos, o sócio número dois e vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting é alvo de muitas homenagens e frisa que fica sempre muito "satisfeito", apesar de São Pedro nunca ajudar: "Acho que é a única pessoa que não gosta de mim. Sempre que há alguma coisa, chove", afirmou, sempre com um ar jovial e boa disposição.

A homenagem de hoje decorreu no âmbito das comemorações dos 14 anos do núcleo "leonino" de Alcochete, que juntou a fotografia de Moniz Pereira a outras tantas figuras sportinguistas, como o ex-presidente Dias da Cunha, seguindo-se depois a cerimónia formal no edifício da Câmara.

"Um professor é um homem de muitas facetas: um formador, inovador, um homem de intervenção social e da cultura. Um dos expoentes máximos do atletismo português", descreveu o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Luís Franco.

Rogério Brito, também vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting, pediu apenas que Moniz Pereira "continue a dedicar-se ao clube, pelo bem da grandeza do Sporting".

Na homenagem ao professor Mário Moniz Pereira estiveram presentes várias figuras do Sporting, como o ex-atleta Fernando Mamede, antigo recordista mundial dos 5000 metros, e o futebolista Liedson, bem como a cantora Maria José Valério e os fadistas José da Câmara e Maria Armanda.
RC
 

scbraga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2007
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
No outro dia em Leiria, ele fez 18,09 metros. Mas foi nulo por 7 cm, logo é só fazer as contas. :D

Segundo o treinador, em princípio ele fará nos proximos tempos mais qe 18m, tal cm já demonstrou conseguir fazer
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,591
Gostos Recebidos
169
Naide Gomes e Nelson Évora nomeados

Os portugueses Naide Gomes, detentora da melhor marca europeia do ano e Nelson Évora, vencedor das Universíadas, foram, esta segunda-feira, nomeados para atletas do mês de Julho pela Associação Europeia de Atletismo (EAA).
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Cinco atletas brasileiros acusam doping

Cinco atletas brasileiros que se encontravam na Alemanha a preparar a participação nos Mundiais de atletismo de Berlim, que se realizam de 15 a 23 de agosto, acusaram positivo EPO.

Segundo informa a Federação Brasileira de Atletismo (CBAT), os velocistas Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito e Liciana França, e a heptatleta Lucimara Silvestre encontravam-se a treinar na Alemanha quando receberam a notícia de que tinham sido controlados positivamente, em testes realizados fora da competição no passado dia 15 de junho.

Os cinco atletas já regressaram ao Brasil onde poderão realizar a contra-análise que apurará a inocência ou não. Devido à gravidade da situação, a CBAT decidiu criar uma comissão de investigação para apurar os factos.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Germaine Mason falha Mundial

O britânico Germaine Mason, vice-campeão olímpico de salto em altura, vai estar ausente dos Mundiais de Berlim, entre 15 e 23 de Agosto, devido a uma lesão no tornozelo, anunciou o director técnico nacional inglês.

"Trata-se de um verdadeiro golpe para a nossa selecção nacional e uma perda para Germaine, que participa sempre nesta competição. É muito decepcionante", explicou Charles van Commenee.

Mason, de 26 anos e de origem jamaicana, lesionou-se no Meeting de Estocolmo na semana passada. Uma imagem de ressonância magnética (IRM) mostrou que os ligamentos do tornozelo da sua perna de apoio estavam tocados.

O britânico, para surpresa geral, conquistou a medalha de prata nos Jogos em Pequim'2008.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bolt e Gay competem em Bruxelas

O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial, e o norte-americano Tyson Gay, campeão mundial, vão competir nos 100 metros do 33.º Memorial Van Damme, em Bruxelas, anunciaram os organizadores do "meeting".

A participação dos dois atletas na sexta e última prova da Golden League da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) foi confirmada quarta-feira, depois da organização completar as negociações com os representantes dos velocistas.

A prova disputa-se a 4 de Setembro, no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, mas os dois atletas deverão encontrar-se alguns dias antes.

Durante os Mundiais de Berlim, que se disputam de 15 a 23 de Agosto, em Berlim, Tyson Gay vai defender os títulos de 100 e 200 metros, tendo como principal adversário Bolt, campeão olímpico e recordista mundial dos 100 e 200 metros.

rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Owens e Long homenageados em Berlim

A memória do norte-americano Jesse Owens e do alemão Luz Long, que se defrontaram nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, vai ser recordada durante os Mundiais de atletismo que se vão disputar na capital alemã, foi hoje anunciado.

Owens e Luz Long foram campeão e vice-campeão olímpicos no salto em comprimento nesses Jogos e tornaram-se então bastante amigos, uma amizade que os Mundiais, que se disputam entre os dias 15 e 23 de Agosto, pretendem homenagear, com a presença das famílias dos dois atletas.

Uma das netas de Jesse Owens (morreu em 1980) e o filho de Luz Long (morto na segunda guerra mundial) vão entregar a 22 de Agosto as medalhas relativas ao concurso de salto em comprimento destes Mundiais.

"Estes Campeonatos do Mundo são uma oportunidade única para honrar a amizade que se criou entre Owens e Long", explica o presidente da associação internacional de federações de atletismo (IAAF), Lamine Diack.

Em Berlim'36, Jesse Owens ganhou no comprimento uma das suas quatro medalhas de ouro, à frente de Long e com recorde do Mundo.

Mas não foi nada fácil a qualificação do norte-americano, que após dois ensaios ainda não tinha passado os 7,15 metros e estava então fora da final.

Long aconselhou então Owens a preparar a corrida de forma diferente e Owens, na terceira e última tentativa, voou até aos 8,06 metros, uma marca que ainda hoje valeria o acesso a uma final olímpica.

Na final, Owens ganhou e fez a volta de honra abraçado a Long, uma atitude que na altura desagradou aos dignitários do regime nazi, presentes no estádio olímpico de Berlim.

As duas famílias sempre ficaram em contacto e quando Owens ia a Berlim invariavelmente encontrava-se com o filho de Long.

A memória de Jesse Owens também será honrada por toda a equipa dos Estados Unidos, que terá nos equipamentos as iniciais JO.


rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Treinador brasileiro assume culpa do doping

Jayme Netto Junior, treinador dos grupo de cinco atletas brasileiros que iam disputar os Mundiais de Berlim e acusaram positivo em controlos antidoping, assumiu a totalidade da responsabilidade pelo ocorrido.
"Assumo a culpa de ter permitido a aplicação. Sou eu o culpado e não os atletas. Foi uma injeção na barriga de uma substância favorável para as provas de resistência. Todos temos o direito de errar e eu errei", reconheceu, apesar da confissão de nada valer - já foi suspenso pela federação brasileira, assim como os atletas.

Mas Netto Junior revelou ainda que o impacto do sucedido o vai fazer abandonar o atletismo: "Você começa a refletir sobre se vale a pena ficar longe da família."

Os atletas Bruno Lins, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Lucimara Silvestre e Luciana França estavam na Alemanha em preparação os Mundiais e já regressaram ao Brasil, pois estão impedidos de competir.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Eva Vital é reforço encarnado

Eva Vital, 17 anos, especialista nacional de 100 m barreiras que representou a Seleção Nacional no Campeonato da Europa, realizado em junho passado, é reforço da equipa de atletismo do Benfica.
A atleta foi medalha de bronze no Festival Olímpico da Juventude Europeia e esteve no Mundial da categoria, no qual chegou às meias-finais, obtendo então o 12.º tempo de entre todas as concorrentes.

Nascida em Macau, mas em Portugal desde os seis anos, Eva Vital é irmã do também atleta benfiquista Ivo Vital, também ele um promissor velocista.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mikitenko falha Berlim

Irina Mikitenko vai estar ausente do Campeonato do Mundo de atletismo, que vai decorrer entre os próximos dias 15 e 23, em Berlim, devido ao falecimento do seu pai.

Mikitenko, de 36 anos, era apontada como uma das candidatas à vitória, mas a maratonista germânica disse não se encontrar em condições de prosseguir a sua preparação, quando se encontrava num bom momento de forma cumprindo a etapa final em St. Moritz.

O ano passado, Mikitenko também falhou os Jogos Olímpicos de Pequim devido a lesão, mas na Maratona de Londres voltou a demonstrar a sua categoria ao alcançar a segunda vitória consecutiva, desta feita com o seu melhor resultado pessoal de 2.22,11 horas.

Howe ausente

Quem também ficará de fora de Berlim é o italiano Andrew Howe, que não conseguiu recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles.

Howe, medalha de prata no último Mundial em Osaka'07 no salto em comprimento, fez apenas 7,83 metros no seu último meeting. "A minha época termina aqui. Vou ter de ser operado", comentou.

A lista de atletas ausentes aumentou nas últimas horas, confirmando-se igualmente outra baixa. Trata-se da russa Yuliya Pechonkina, recordista mundial dos 400 metros barreiras com 52,34 s, que falha Berlim por se encontrar com sinusite.

A atleta russa também não foi competir aos Jogos Olímpicos de Pequim pelo mesmo motivo.

Nesta mesma prova de 400 metros barreiras também não irá estar presente a australiana Jana Pittman-Rawlinson, campeã mundial em Osaka'07, devido aos seus problemas nas costas.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atletismo: Mundial de Berlim com mil controlos antidoping

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou esta terça-feira a realização de mil controlos anti-doping, 600 amostras de urina e 400 de sangue, no Mundial de Berlim, a decorrer na próxima semana.


De acordo com o presidente da IAAF, Lamine Diack, os controlos têm por objectivos o “reconhecimento dos atletas limpos e a punição dos prevaricadores”.
cm
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
«Sinto-me capaz de bater o meu recorde pessoal» - Nélson Évora

O atleta português Nélson Évora manifestou-se confiante e optimista para os próximos Mundiais de atletismo, a ter lugar em Berlim, de 15 a 23 de Agosto.

«Sinto-me capaz de fazer um bom salto e de bater o meu recorde pessoal, por isso estou confiante», frisou o campeão mundial e olímpico, que procura a revalidação do título mundial em triplo salto.

Nélson Évora revelou que as «boas expectativas» provêem da «boa preparação ao longo do ano». «Estou bem e sem nenhuma lesão», vincou


infor/despor
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Nelson Évora: «Não tenho receio de ninguém»

Acima de tudo, estou tranquilo". É desta forma que Nelson Évora, de 25 anos, se sente com o aproximar da partida para Berlim, onde se realizará, entre os dias 15 e 23, o Campeonato Mundial de atletismo. À margem da apresentação do equipamento para a competição, o campeão olímpico de triplo-salto admitiu não recear os adversários. "Tenho a noção de que sou o alvo a abater, aquele a quem toda a gente quer ganhar", afirmou o atleta, sublinhando não ter "receio de ninguém", nem mesmo do cubano Alexis Copello, que alcançou a marca dos 17,65 metros na preparação para Berlim.

Naide Gomes, outra portuguesa presente no Mundial, quer esquecer a prestação nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, com uma boa campanha em Berlim. Contudo, alertou para a qualidade das adversárias do salto em comprimento: "São muito perigosas, nomeadamente as norte-americanas."
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Asafa Powell fora dos Mundiais

O ex-recordista mundial dos 100 metros, Asafa Powell, não irá marcar presença nos Mundiais, que se realizam de 15 a 23 de agosto em Berlim, na Alemanha.

O velocista foi excluído pela Federação jamaicana por, junto com mais três atletas, ter sido castigado por continuar a sua preparação com o treinador Stephen Francis em Lignano, Itália, e não com a comitiva jamaicana, liderada por Usain Bolt, em Nuremberga, na Alemanha.

Na passada segunda-feira, o presidente da Federação jamaicana, Howard Aris, já havia avisado que os atletas que não comparecessem no campo de treinos de Nuremberga, seriam excluídos da equipa.

Também Shelly-Ann Fraser, campeã olímpica dos 100 metros, Shericka Willians e Brigitte Foster foram castigadas e não poderão estar presentes em Berlim.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais de corta-mato serão de dois em dois anos

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF), reunida em Berlim, decidiu esta quarta-feira que os campeonatos do mundo de corta-mato vão passar a realizar-se de dois em dois anos em vez de terem uma periodicidade anual. A alteração foi aprovada por 132 votos a favor e 22 contra.

Os Mundiais de corta-mato tinham vindo a perder protagonismo para as provas de estrada nos últimos anos e tem vindo a assistir-se a um gradual afastamento de atletas de topo nas corridas de crosse.

As provas de corta-mato têm sido conquistadas nos últimos 20 anos por corredores do Quénia e da Etiópia. A chegada dos atletas africanos acabou com o tradicional domínio de europeus e americanos nas provas de crosse.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Proibição total de falsas partidas em 2010

O congresso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) aprovou quarta-feira a proibição total das falsas partidas em provas de "sprint" a partir de 2010.

A medida, que tinha sido proposta pela Comissão Técnica da IAAF, presidida pelo português Jorge Salcedo, foi aprovada com 97 votos a favor, 55 contra e 6 abstenções.

Desde Janeiro de 2003, apenas é permitida uma falsa partida, sendo que o autor da segunda falsa partida, como da terceira e seguintes, é automaticamente desqualificado, quer tenha, ou não, sido responsável pela primeira.

O presidente da IAAF, Lamine Diack, referiu que a regra será aplicada a partir do próximo ano "para que todos se possam adaptar", lembrando que nessa altura não haverá grandes competições internacionais.

Quando em Março, a Comissão Técnica da IAAF propôs a medida, Jorge Salcedo referiu que "a batota dos atletas devia acabar".
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais de corta-mato de dois em dois anos

Os campeonatos do mundo de corta-mato vão passar a realizar-se de dois em dois anos, em vez da actual periodicidade anual, decidiu esta quarta-feira a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), reunida em Berlim.

A medida, aprovada por 132 votos a favor e 22 contra, visa recuperar o protagonismo do «cross» em relação a provas de estrada, muito por culpa também do forte domínio dos atletas africanos.
abola
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Tirunesh Dibaba falha 10.000 metros

A etíope Tirunesh Dibaba, campeã olímpica de 5.000 e 10.000 em Pequim, não vai participar nos 10.000 metros dos Mundiais de atletismo, que amanhã arrancam em Berlim. No início de julho havia renunciado aos 5.000 em Oslo na sequência de uma lesão num tornozelo contraída uns dias antes.

A participação nos 5.000 metros dos Campeonatos do Mundo mantém-se em aberto. A etíope esperava reeditar o desempenho dos últimos Jogos Olímpicos mas a condição física não é a melhor.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Usain Bolt:«Não sou invencível»

O jamaicano Usain Bolt, triplo campeão Olímpico em 2008 e uma das figuras dos mundiais de atletismo que se iniciam amanhã em Berlim, na Alemanha, afirmou esta sexta-feira que, apesar de ser mais rápido que Tyson Gay não se sente invencível.

"Se me perguntar qual de nós é o mais rápido respondo que sou eu. Mas ainda não nos enfrentámos esta temporada e ninguém pode prever o que vai acontecer. Existe sempre o risco de não estar no meu dia. Já disse no início da temporada que não sou invencível", referiu Bolt.

O jamaicano disse ainda esperar "poder estar no topo do pódio" no domingo à noite, afirmando que "trabalhou duro" para conquistar o título mundial.

Mas do outro lado, está o norte-americano Tyson Gay, que já afirmou querer baixar o recorde mundial dos 100 metros para a impressionante marca de 9,60 segundos, algo que Bolt desvalorizou: "Eu não penso numa marca em particular. Sei para o que estou aqui, estou concentrado e pronto. O mais importante é quando me encontrar no início dos blocos. Quero correr que é o que me dá prazer", confessou o atleta de 22 anos.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais de Atletismo: Nélson, Naide, Bolt e os outros...

Nélson Évora e Naide Gomes são os porta-estandartes das esperanças portuguesas para os Mundiais de Atletismo, que se iniciam este sábado, em Berlim. Numa delegação de 30 atletas, que iguala o recorde de participação, registado em 1997 (Atenas), são os saltadores que têm mais hipóteses de conquistar medalhas, com Nélson Évora a defender o título alcançado há dois anos, em Osaka, ao qual entretanto juntou o ouro olímpico em Pequim. Naide Gomes, por seu lado, tem a segunda melhor marca mundial do ano e pretende apagar o desaire da participação nos Jogos Olímpicos, onde uma série de nulos a afastou da final.

Nélson Évora deu excelentes indicações nos meetings já realizado, tendo vencido já confrontos directos com os seus principais concorrentes: os cubanos Betanzos, Copello e Girat e o inglês Philips Idowu. A participação do atleta do Benfica começa já no domingo, tentando o apuramento para a final de terça-feira, nas qualificações que contam com 46 participantes e permitem a cada atleta efectuar apenas três saltos.

Naide Gomes entra em cena mais tarde (sexta-feira), tentando ultrapassar o trauma de Pequim: três saltos de qualificação para ganhar um lugar na final do último dia que, desejavelmente, permitiria a Portugal encerrar a participação com chave de ouro - ou pelo menos de pódio. Com 6,99 metros conseguidos já este ano, a atleta do Sporting só é superada pela norte-americana Britney Reese (7,06 m). No entanto, a também norte-americana Jimoh, as russas Lebedeva, Sokolova e Kucherenko e a brasileira Maurren Maggi, campeã olímpica, já superaram igualmente os 6,90 metros em 2009, anunciando uma luta cerrada pelos primeiros postos.

Numa competição que tem como principal aliciante a expectativa em relação ao desempenho do jamaicano Usain Bolt, que no domingo (100 metros) poderá consolidar o estatuto de rei da velocidade mundial, a presença portuguesa justifica também um destaque especial para Susana Feitor, que aos 34 anos vai cumprir a décima presença consecutiva em Mundiais, podendo tornar-se a única atleta em todo o Mundo a conseguir tal feito.

A marchadora de Rio Maior, medalha de bronze nos Mundiais de 2005, entra em acção no domingo, na prova dos 20 quilómetros, juntamente com Inês Henriques e Vera Santos, e tem como objectivo um lugar entre as dez primeiras, apesar de uma temporada muito condicionada pelas lesões.

Rui Silva, que recentemente conquistou o título europeu de pista coberta nos 1500 metros, reencontrou a ambição do início da década e poderá beneficiar da sua experiência em termos tácticos para jogar uma cartada na luta pelos primeiros postos.

Sem expectativas de medalha, mas com ambição de melhorar as marcas conseguidas no acesso aos Mundiais, parte o contingente feminino de fundo e meio fundo, com Sara Moreira, Jéssica Augusto, Inês Monteiro e Dulce Félix e a maratonista Marisa Barros. O melhor registo português na história dos Mundiais aconteceu em 1997, com a conquista de quatro medalhas, todas elas no sector feminino, graças a Carla Sacramento, Fernanda Ribeiro (duas) e Manuela Machado.
Comentar este artigo

M/F
 
Topo