• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As minhas aves ( pouquissimas por enquanto ;) )

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Oi, Zé .

Não arranjo comida para os tentilhões , pelo menos nesta área onde moro.

Domingo vou ao Porto à feira dos pássaros porque existe uma gama imensa de comidas e papas , e pode ser que no falatório com os vendedores,

consiga descobrir o tal " th índio ".

Toda a gente com venda de comida para pássaros torceu o nariz , quando lhes perguntava se tinham comida especial para tentilhões...são comerciantes.

Na última loja , pedi ao empregado comida especial para tentilhões , porque tinha visto na altura do verão , uma exposição de comidas para várias raças.

O homem encolheu-se , mas um jovem que lá estava e ouviu o meu pedido , foi buscar umas saquetas de mistura , e explicou-me que quantidades devia misturar !

E numa breve conversa, eu disse-lhe que queria acasalar as tentilhoas com canários.

E o jovem perguntou-me se eu não tinha os machos para acasalar com as fêmeas de canário...!

Disse-lhe perentoriamente ,que o macho não fecundava a fêmea de canário por serem incompatíveis...

E ele perguntou-me quem me tinha enfiado esse " barrete "....!

Tornou-me a frisar , : " Faça como quiser ou entender , mas o macho de tentilhão , garanto-lhe que consegue copular com a fêmea de canário e fecundar os ovos ".

E eu disse-lhe que na Net era corriqueiro afirmar-se apenas o acasalamento de tentilhoa com fêmea de canário...e com afirmações de gente sabida nesta lida das aves...

" Pois é , diz o jovem , se calhar dizem isso porque não querem que os outros (criadores ) consigam a combinação certa."

E a gente ouve destas coisas e fica " abananado " !

O que eu sei por experiência , é que ao juntar fêmea de canário X tentilhão , foi um desastre. Fiquei sem 4 fêmeas de canário .

Todas elas foram mortas pelo tentilhão . A cabeça das fêmeas estavam abertas...

Mas há tentilhões que não matam as fêmeas , se calhar são aqueles que se tiram em cativeiro...

Os meus tentilhões estão a comer mal , e noto que não estão a evoluir...ando com receio se não encontro a comida adequada para eles...

Cumps.
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Oi, Zé .

Não arranjo comida para os tentilhões , pelo menos nesta área onde moro.

Domingo vou ao Porto à feira dos pássaros porque existe uma gama imensa de comidas e papas , e pode ser que no falatório com os vendedores,

consiga descobrir o tal " th índio ".

Toda a gente com venda de comida para pássaros torceu o nariz , quando lhes perguntava se tinham comida especial para tentilhões...são comerciantes.

Na última loja , pedi ao empregado comida especial para tentilhões , porque tinha visto na altura do verão , uma exposição de comidas para várias raças.

O homem encolheu-se , mas um jovem que lá estava e ouviu o meu pedido , foi buscar umas saquetas de mistura , e explicou-me que quantidades devia misturar !

E numa breve conversa, eu disse-lhe que queria acasalar as tentilhoas com canários.

E o jovem perguntou-me se eu não tinha os machos para acasalar com as fêmeas de canário...!

Disse-lhe perentoriamente ,que o macho não fecundava a fêmea de canário por serem incompatíveis...

E ele perguntou-me quem me tinha enfiado esse " barrete "....!

Tornou-me a frisar , : " Faça como quiser ou entender , mas o macho de tentilhão , garanto-lhe que consegue copular com a fêmea de canário e fecundar os ovos ".

E eu disse-lhe que na Net era corriqueiro afirmar-se apenas o acasalamento de tentilhoa com fêmea de canário...e com afirmações de gente sabida nesta lida das aves...

" Pois é , diz o jovem , se calhar dizem isso porque não querem que os outros (criadores ) consigam a combinação certa."

E a gente ouve destas coisas e fica " abananado " !

O que eu sei por experiência , é que ao juntar fêmea de canário X tentilhão , foi um desastre. Fiquei sem 4 fêmeas de canário .

Todas elas foram mortas pelo tentilhão . A cabeça das fêmeas estavam abertas...

Mas há tentilhões que não matam as fêmeas , se calhar são aqueles que se tiram em cativeiro...

Os meus tentilhões estão a comer mal , e noto que não estão a evoluir...ando com receio se não encontro a comida adequada para eles...

Cumps.

Pois é, a mim anda em 50 50...oiço muitos que dizem que é possivel, outros dizem que não é possivel. Eu na única vez que juntei este meu tentilhão com uma canária, não lhes dei tempo suficiente, mas ele não a matou, e teve mais de 2 semana com ela. Dá-me vontade de comprar mais uma canária, e deixar correr :espi28:
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
_Marcelo_ ,

queres ver...?

E se...

O Zé , vai nos "esfolar " por estarmos com estas tretas , que ao fim e ao cabo são salutares...mas não custa nada fazer uma experiência , para mais tarde

colher os frutos do ensaio...se a fêmea morrer , paciência , temos de andar de " olho " , no comportamento do casal.

Tenta tu , que eu também quero ver se o meu tem tendências assassinas...e pode ser que tenhamos uma surpresa para mostrar ao Zé.

Eu sei que o Zé já não se vai " calar " por estarmos a argumentar esta situação , mas eu também quero ser teimoso , e não vou descurar o comportamento

do tentilhão x canária. Agora estou mais atento para quando for a altura do acasalamento.

Zé , já estou a esfregar as mãos...( à cautela vou tirar um curso de inseminação artificial, não vá o diabo tecê-las... ):naodigas:

Marcelo , vamos pôr os olhos do Zé em " bico ).:naodigas:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Canária x tentilhâo macho ,ao que sei genéticamente é impossivél ,ja tive 3 anos uma canária x tentilhâo ,até pode galar ,mas saiem tipo goros ,bocado como a mula e e um cavalo,mas pronto ,experimenta para me dares razâo ,já parti muito a tola com isto ,temos esta conversa por aí noutro tópico.
Marcelo se me disseres ao contrário aí tás no bom caminho ou seja Canário Macho x Tentilhoa (femea )
Esse tentilhâo só serveria para tentilhoa montês ou tentilhoa comum ,mas se queres meter canária ,força ,pode ser que deus escreva direito por linhas tortas hehe
Abraço forte
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Era engraçado hehe...mas também estranho bastante a falta de fotos desse cruzamento, por mais que queiram esconder, há sempre aqueles que gostam de exibir..O problema é eu de momento ter apenas aquela gaiola onde já está o meu macho, mas vou pensar bastante sobre o que fazer. Depois dou noticias

abraço e boas criações para todos!
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Vais ver e será por ti ,no link dos mestiço está lá um possivél filho do cruzamento que queres fazer ,mas eu sopa nisso nâo acredito,acredito sim que é de tentilhoa x verdelhâo ,isso tá bem ,a fêmea é que manda ,nâo é o macho ,vai por mim ,que é tempo perdido e até podes matar a canária ,vê bem o bico maciço que tem o tentilhâo ,para comer canhamo do mais duro e girasol do grande vê bem ,á primeira bicarada mata-a logo ,depois pimba nâo pára
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Vê aqui

cardellino x fringuello
f_RIMG3164m_c989b38.jpg


verdone dell'himalaya agata x fringuello 1° classificato
f_RIMG3203m_6d4e9c6.jpg


Primeiro nome é o macho

Híbridos
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Neste tópico
http://www.gforum.tv/board/1056/412611/criacao-de-tentilhoes-fringilla-coelebs.html
Já existe uma vasta informaçâo sobre o assunto ,pois tem 11 páginas de ,material ,a malta nâo quer perder tempo a ler ,obviamente as mesmas perguntas vêm á tona ,está lá tudo explicado ,e mesmo assim o compadre newpine ,poderia abrir um tópico dele ,com as questôes que solicita ,este tópico é o do Marcelo ,depois mistura-se tudo e chega-se a um ponto que nâo sabemos se falamos de criaçâo de tentilhôes ,ou criaçâo de híbridos de tentilhôes o que entre uma criaçâo e outra é como da noite para o dia .Newpine nâo sei se viste mas eu aqui respondi-te sobre a alimentaçâo dos tentilhôes que é quase igual aos canários ,só que com a vertente de comida insectivora ,faz um tópico teu com as tuas questôes e até podes colocar fotos ,que eu terei gosto em responder\esclarecer o que sei ,simples man .Vé o link acima de criaçâo de tentilhôes ,tens lá resposta da cena ,que eu respondi .
Vejam aqui ,leiam com a atençâo
http://www.gforum.tv/board/1056/411774/hibridos-na-fauna.html
Aqui para pintassilgos em que muitos ciadores recorrem a insectos nos pintas ,que é o caso dos vermes de búfalo ,pinkies e trelas (tenébrio)
http://www.gforum.tv/board/1056/442370/videos-assuntos-criacao-pintassilgos.html
Testemunhos e métodos de alguns criadores
http://www.gforum.tv/board/1056/417076/criadores-tugas-da-fauna-e-seus-metodos.html
Aqui um tópico expecifico de criaçâo de híbridos ,que precisa de ser desenvolvido
http://www.gforum.tv/board/1056/543379/criacao-de-hibridos.html
Bem a vasta informaçâo que existe aqui ,tomara muitos foruns de aves terem ,pesquizem e confirmarâo o que digo ,e tenho andado muito quietinho na net ,sou inclusivé admnistrador dum forum de aves que agora arrancou ,amigos coloquem as questôes nos tópicos certos ,se cá estâo porque nâo utilizá-los
Gosto da ornix .mas para chegar á versele Laga upa upa ou a Manitoba que é especial para pássaros indigenas pois tem sementes selvagens ,muito á frente mesmo e é utilizado por essa europa fôra .
Tanto já se falou nisto e tou a ver que os ditos tópicos ,nem para consulta servem ,a malta nâo quer perder tempo a ler ,assim é complicado tentar ajudar.
 
Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Tens razão ,Zé .

Dou a mão à palmatória.

É a preguiça...mas vou emendar-me e procurar nos locais certos ,.

Prometo que vou ler com calma os teus tópicos para não ficarem as informações e as perguntas dispersas.

Foi sem querer , e ainda bem que reparaste e chamaste a atenção.

O puxão de orelhas está dado.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Qual puxâo de orelhas??!! hhehe ,nada disso amigo ,só que temos tanto assunto referente a isto ,mas podes abrir um tópico teu com as tuas questôes ,podes colocar fotos ou videos e assim é uma ajuda personalizada e mais concisa ,tudo bem amigo ,estamos aqui é para nos ajudarmos no que pudermos ,em breve vais ver umas fotos que responderá a muitas das tuas questôes ,poderás ficar admirado
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Boas,

Alguém me aconselha alguma coisa, para a chiadeira dos canários, supostamente provocada pelos ácaros da traqueia? Tou chateado porque gastei 15€ num frasquinho de pulmosan, que supostamente resolveria o assunto, mas nada. Nem é por causa do dinheiro, é mais por me sentir enganado pois estava esperançado que resultasse..fiz as 4 gotas, 2 de cada vez, com o intervalo de 21 dias...se voltar a pôr mais um gota nas aves afectadas pode correr mal?

Já agora Senhor Zé, ainda tem aquela ave da troca que iamos fazer? Se tivesse, e pudesse, amanhã dava aí um saltinho..qualquer coisa envie-me pm ;)

Precisava mesmo de uma ajudinha com os malandros desses seres minúsculos hehe

abraço
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Amigo olha que esta dica nâo é para todos hehehehe Bom dia
Tás bem Marcelo,calma que isso resolve-se ,tens é que fazer como digo e é um bom método ,muitos criadores o fazem ,eu já o fiz e o pássaro ficou bem
Tás a ver estes sacos de plástico cheios de ar ,que estes gaijos fazem de air bag? ehehe
air+bag.jpg

Compras acariasma em pó e metes dentro dum saco de plástico com ar ,bem cheio ,ou seja metes uma colher de sobremesa(+ ou -) de acariasma dentro do saco ,enches soprando ,chocalhas para fazer tipo poeira lá dentro ,para o ar ficar cheio de pó e esbranquiçado e metes lá dentro o pássaro 1 ou 2 minutos a respirar o ar com acariasma,depois metes o pássaro na gaiola ,percebeste ,se dúvidas apitas ,talvez tenhas de fazer isto várias vezes ,no minimo duas por dia até sentires que está a melhorar ,normalmente é tiro e queda ,logo á primeira ,depois vazas o saco ,deixas o ar sair e guardas para mais uma possivel vez .
AVIZOON_ACARIASM_502e9686941a2.jpg

Tens o meu número de telefone ? A gente falamos por telefone ok
Atençâo á limpeza ,e correntes de ar , nâo deixes ele comer do fundo da gaiola,mete a grade de fundo ,lava a gaiola e escalda com água quente com lixivia ,agua de beber sempre limpa e tiras a água do banho por um tempo
Ainda cheguei a fazer outra que também resultou ,pegas no dum dum ,amandas para dentro dum copo ,pulverizando e fica o liquido no fundo ,pegas num conta gotas puxas para cima o tal liquido e dás uma gota na cabeça do pássaro .mas por agora faz a cena do saco ´depois logo vês se passa ou nâo
220px-Druppelteller.JPG

Pode ser contas gotas destes ,para puxares apertando e largando a borrachinha de extraçâo em cima .
 
Última edição:

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Boas,
Vou fazer isso, esse produto parece bom, sendo da avizoon..o preço disso ronda o quê ? Já agora aconselha-me o adc3s, algo assim, para aves ? Eu tenho dado protovit como disse....e vou terça comprar o fp20/20 !
Se for 96 acho que tenho, era melhor aqui que eu sou 91ahah
abraço
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
O preço ronda os 7 marcolinos ,por norma só dou protovit e chega ,gosto de criar ,mas mais puro possivél ,raro recorrer a medicaçâo ,gosto que seja a força da natureza a fazer o resto ,ficam pássaros rijos ,evita de carregares muito os pássaros ,pois atrás dum problema está outro ,cria o mais puro possivél
Depois eu ligo-te acho que tenho aqui o teu número de telelé
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Certo ;) Vou manter o protovit, e fazer apenas o tratamento do fp20/20

abraço
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Boas,

Ia à pouco comprar o Fp 20/20, mas era em cápsulas, e pelos vistos tenho de comprar a embalagem grande. Mas quando tava pa comprar o homem da loja já me estava era a impingir vitaminas, a dizer que era melhor porque as aves iam abaixo...Acabei por não comprar, e queria saber se é mesmo indispensável este produto...se for, amanhã irei comprar, mas tenho de saber como acompanhar com vitaminas, para não correr riscos...Isto é tramado ahah
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Tás a gastar dinheiro desnecessário .quanto mais cenas dás ,pior ,vai por mim .só desparasitar antes de criarem ,na muda e chega com o protovit ,os meus já sairam do ninho á uns dias ,um morreu e já todo empenado ,os outros dois abandonaram ininho muito cedo e morreu no dia da passagem de ano ,com o frio que esteve e tem estado ,estâo a ser criados ao ar livre ,numa varanda os que se safaram estâo muito bonitos e já está outra vez com quatro ovos,mas desta vez vou tar mais atento ,que o que tive ,a casca de ostra é brutal
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Tás a gastar dinheiro desnecessário .quanto mais cenas dás ,pior ,vai por mim .só desparasitar antes de criarem ,na muda e chega com o protovit ,os meus já sairam do ninho á uns dias ,um morreu e já todo empenado ,os outros dois abandonaram ininho muito cedo e morreu no dia da passagem de ano ,com o frio que esteve e tem estado ,estâo a ser criados ao ar livre ,numa varanda os que se safaram estâo muito bonitos e já está outra vez com quatro ovos,mas desta vez vou tar mais atento ,que o que tive ,a casca de ostra é brutal

E desparasito com o quê então?
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Agora já vais tarde ,isso deve ser feito na muda da pena ,dá só gritt ou casca de ostra ,precisam de calcio para os ovos ,o protovit e tens de dar descanso ,dás 2 ou 3 dias páras dois com água limpa ,compra uma boa papa de criaçâo para começares já a dar ,para se habituarem,aveia descascada ,experimenta colocar uma bolacha dessas Maria com os buraquinhos e colocas um arame fino e fazes um gancho para pendurares ,dá figo seco aberto ao meio ,e mentem-te atento ,observa que eles acabam por te ensinar ,vais ver
Se forem bons para criar ,é sempre a andar ,eu tenho aqui fotos das papas que faço ,em breve coloco .
Posso-te adiantar que é ovo cozido e só o amarelo ,pâo ralado ,farelo ou sêmeas de trigo ,também existe integral ,cenpoura cozida ,maçâ sem casca cozida, misturas tudo com um garfo e as sêmeas vâo regular o grau de humidade ou seja colocas mais ,fica solta e mais seca ,colocas menos fica mais húmida e mais caroçada ,conforme eles gostarem mais ,o micro cartamo é mel para criaçâo ,eu dou .Bróculos e fruta em dias alternados ,num dia dás fruta ,noutro legumes é como faço
Nota bem quanto mais puro criares ,mais rijos te saiem os pássaros ,vai ao tópico de ctiadores da fauna que encontras lá cenas brutais para criaçâo ,ou seja papas para a fauna que também dá para canários ,logo já meto fotos dos que sairam ,para veres o natural com que crio ,na boinha pois é um grande casal
 
Última edição:
Topo