Portal Chamar Táxi

"APITO DOURADO" Colocar aqui tudo relacionado c/ o tema pf.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Freitas do Amaral arrasa líder do CJ

PARECER FAVORÁVEL A 2.ª REUNIÃO








O parecer que Freitas do Amaral entregou ontem na Federação Portuguesa de Futebol sobre os factos ocorridos na última reunião do Conselho de Justiça, realizada no dia 4 de Julho, é bastante crítico para com o presidente daquele órgão, Gonçalves Pereira.

O documento de Freitas do Amaral mostra-se assim favorável ao castigo de descida de divisão para o Boavista (por troca com o P.Ferreira) e à suspensão por dois anos de Pinto da Costa. O parecer será analisado pela direcção da FPF no dia 28 de Julho.
Rc
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Freitas do Amaral avaliza decisões do CJ

PARECER TORNADO PÚBLICO








A Federação Portuguesa de Futebol já publicou no site oficial o parecer sobre os acontecimentos de 4 de Julho.

O especialista em Direito Administrativo considera o comportamento de António Gonçalves Pereira, presidente do Conselho de Justiça, ofensivo para "o princípio do Estado de Direito Democrático e o princípio constitucional da imparcialidade no exercício de funções públicas"

Freitas do Amaral susta que "a decisão de encerramento (da reunião) tomada pelo presidente do CJ foi um acto nulo e de nenhum efeito".

O ex-ministro conclui que as decisões tomadas posteriormente à saída de Gonçalves Pereira são "conformes à lei administrativa e processual", avalizando as decisões e criticando o presidente do Conselho de Justiça.

"Não encontrei, em qualquer das decisões tomadas na terceira parte da reunião do CJ, qualquer ilegalidade orgânica, formal ou procedimental/processual", lê-se no documento do antigo governante e fundador e ex-presidente do CDS.

Freitas do Amaral sugere ainda aos responsáveis da FPF a realização de eleições intercalares para o seu órgão jurisdicional, considerando-o "ferido de morte" e sem "condições, internas ou externas, para continuar a exercer as suas funções".
Rc
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Guilherme Aguiar: «Regresso ao período revolucionário»

CRÍTICAS A PARECER DE FREITAS DO AMARAL








José Guilherme Aguiar, ex-director-executivo da Liga e assessor jurídico do FC Porto, manifestou-se "surpreendido" com o parecer de Freitas do Amaral, que rotulou de "fantasioso" e de "regresso ao período revolucionário".

Guilherme Aguiar, embora "desconheça o conteúdo do parecer", considerou que a argumentação de Freitas do Amaral deve ser muito "fantasiosa", pelo facto de "dar como validada uma reunião contra a posição do presidente".

"Não conheço a construção do parecer, mas, a partir de agora, a figura do presidente será meramente de corpo presente para gerir, porque qualquer pessoa a seu belo prazer poderá continuar as reuniões", referiu.

Para o jurista e vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "o parecer vem dar legitimidade a um grupo de conselheiros que decidiu reunir" contra o presidente.

"Não gostaria de ser presidente de nenhum órgão", referiu Guilherme Aguiar, considerando que quem desempenha essas funções passa a ser "um mero coordenador".


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Parecer abre caminho a interesse público

JOSÉ MANUEL MEIRIM DEFENDE QUE FPF PODERÁ AVANÇAR







José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo, considera que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) poderá declarar o interesse público das decisões do Conselho de Justiça (CJ), na sequência do parecer de Freitas do Amaral, que avalizou as conlusões da 2.ª reunião do CJ e criticou severamente o presidente do órgão, António Gonçalves Pereira.

"Isto levará a que a FPF venha jogar mão do incidente de declaração de interesse público destas decisões", referiu o professor universitário à Agência Lusa, acrescentando que a FPF terá "agora de entender como válidas" as decisões do CJ e "terá de vir agora ao processo de forma a obstar que elas permaneçam suspensas" pelas providências cautelares do Boavista e de Gonçalves Pereira.

"A Federação viveria numa dúvida sobre a validade das segundas decisões e, por isso, é que ainda não terá feito a declaração de interesse público destas decisões", considerou ainda José Manuel Meirim.

De qualquer forma, alerta para o facto do parecer não ser vinculativo para a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, que está a analisar as providências cautelares.

"Esta conclusão do parecer, como todas as outras, não obriga o tribunal. Esta opinião, por mais válida que seja, não obriga o tribunal", lembrou, assegurando, no entanto, que o parecer "pode e deve constar" na defesa da FPF.

O especialista em direito desportivo realça que "o parecer é manifestamente negativo relativamente à validade substancial deste Conselho de Justiça", uma vez que refere que o órgão está "ferido de morte".

"Isto significa que tem de haver outro Conselho de Justiça. Isto implica que, qualquer que seja o caminho que se tome, a destituição em AG ou a declaração de perda de mandato pelo presidente da AG, demora mais de 25 dias, porque acaba sempre por provocar eleições", concluiu.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Madaíl propõe aplicação do parecer

PRESIDENTE DA FPF FÁ-LO-Á NA SEGUNDA-FEIRA








O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, revelou hoje que vai propor à direcção da FPF a aceitação e aplicação das conclusões do parecer de Freitas do Amaral.

Em comunicado ao site do organismo, o presidente agradece o "empenho" do jurista e lembra que a FPF "tem obrigação de ser isenta e transparente".

"Vou sugerir a aprovação e a imediata aplicação de medidas concretas que nos permitam sair do impasse jurídico. O futebol português não pode ficar paralisado e tem, rapidamente, tal como é legitimamente exigido pelos adeptos e também pelo próprio secretário de Estado da Juventude e Desporto, retomar o seu percurso normal", pode ler-se ainda.

Gilberto Madaíl referiu também que "além de ter sido remetido para os membros da Direcção da FPF, o documento elaborado pelo Professor Freitas do Amaral foi enviado de imediato para o Presidente da Assembleia Geral da FPF e para a Procuradoria-geral da República, para os efeitos considerados convenientes".


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Gonçalves Pereira mostra-se "surpreendido

LÍDER DO CJ CONTESTA POSIÇÃO DE FREITAS DO AMARAL








O presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), António Gonçalves Pereira, já reagiu ao parecer de Freitas de Amaral sobre a polémica reunião do CJ em que houve duas actas e contestou "profundamente" as conclusões do documento, apontando-lhe "múltiplas fragilidades".

Em comunicado, aquele responsável diz ter ficado "bastante surpreendido" com o teor do parecer e revela que vai reunir "opiniões de reputadas personalidades do Direito" para demonstrar o que considera ser um "inequívoco".

"Repudio totalmente as passagens e conclusões do parecer que são desfavoráveis às posições que assumi na condução da única reunião que existiu do CJ e à qual me vi forçado a pôr termo, na medida em que tais passagens e conclusões não incorporam factos, mas meros processos de intenção, alguns dos quais são até ofensivos para a minha pessoa", defende o líder do CJ.

"Entendo que o mesmo padece de múltiplas e manifestas fragilidades (que a própria extensão do parecer pode camuflar...), as quais, oportunamente e no local certo, serão seguramente evidenciadas", adianta Gonçalves Pereira, acrescentando que se encontra de "consciência completamente tranquila" e que agiu "no estrito cumprimento de todo os deveres e no pleno respeito da legalidade".

Recorde-se que Freitas do Amaral considerou válidas as decisões tomadas na reunião do CJ da FPF de 4 de Julho, que manteve os castigos a Pinto da Costa e ao Boavista, e criticou o presidente daquele órgão.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Porto - SAD diz que Freitas do Amaral é "parcial"

PORTISTAS CONTESTAM PARECER EMITIDO PELO JURISTA







A SAD portista reagiu na noite desta sexta-feira ao parecer emitido por Freitas do Amaral sobre as decisões do Conselho de Justiça e defendeu que a opinião do jurista é "excessivamente parcial, nalguns pontos até tendenciosa".

Os dragões consideram que existem demasiados "equívocos", "realces indevidos" e "esquecimentos incompreensíveis" no parecer pedido pela Federação Portuguesa de Futebol ao ex-ministro e admitem ter criado "expectativas demasiado ingénuas e otimistas" quando da escolha de Freitas do Amaral para essa tarefa.

Versão integral do comunicado

"Após ter tomado conhecimento de um parecer divulgado esta sexta-feira, o Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD vem por este meio comunicar o seguinte:

1 - Desde a primeira hora que registamos, com agrado, que fosse o Professor Freitas do Amaral a fazer uma avaliação dos factos sucedidos na reunião do Conselho de Justiça da FPF de 4 de Julho deste ano;

2 - Fizemo-lo na esperança de que tal pudesse constituir a forma idónea e independente de oferecer alguma luz a uma série de factos e de interpretações sobre os mesmos, que só vieram agravar o clima geral do futebol português e a sua respeitabilidade, dentro e fora das fronteiras nacionais;

3 - Fizemo-lo, ainda, na convicção de que o Professor Freitas do Amaral fosse a figura indicada para se colocar bem acima dos interesses em disputa, assumindo-se como aferidor equidistante dos acontecimentos, necessária e convenientemente apartado dos factos controvertidos;

4 - Infelizmente, constatamos, após uma análise sumária do ‘Parecer Jurídico’ ontem entregue à FPF e que hoje foi divulgado publicamente, que as nossas expectativas eram demasiado ingénuas e optimistas, já que a opinião do Professor Freitas do Amaral nos parece excessivamente parcial, nalguns pontos até tendenciosa, sempre, do princípio ao fim, em favor da facção que optou por continuar a reunião do CJ após o seu encerramento pelo presidente desse órgão;

5 - Na verdade, a nossa estupefacção é crescente e alicerça-se, também, na questão de que das muitas opiniões emitidas por eminentes juristas, nem sempre coincidentes, acerca dos factos ocorridos na referida reunião, algumas pendiam mais a favor de uma posição e outras tendiam para o inverso – mas raramente se entendeu um juízo pensado e supostamente abalizado que, em mais de cem páginas, optasse por outorgar toda a razão a apenas um dos lados em disputa, deixando a outra posição completamente a descoberto de qualquer conforto legal ou doutrinário;

6 - Deste modo, para nosso espanto, consideramos o tom do ‘Parecer’ excessivo e o seu sentido parcial, tanto assim que o mesmo quase parece constituir uma ‘Consulta’ de uma das partes da questão e não uma opinião de quem procura descobrir a verdade e encontrar uma solução equilibrada e justa;

7 - Muitos são os equívocos, os realces indevidos e os «esquecimentos» incompreensíveis, na selecção dos factos que o Professor Freitas do Amaral optou por verter no seu ‘Parecer’ – para já, apenas nos referiremos a alguns:

a) O citado ‘Parecer’ considera «nula» a decisão de encerramento da reunião do CJ pelo seu presidente, pelo facto de, no seu entender, não encontrar motivos, circunstâncias excepcionais, que fundamentem esse encerramento antecipado;

b) Designadamente não considera que tivesse existido «tumulto», percorrendo, depois, o reputado professor, um longo percurso pela origem latina da expressão, para, de seguida, concluir, em língua portuguesa, que nada existia que justificasse a qualificação da reunião como «tumultuosa»;

c) Não precisamos de fazer excursões em qualquer língua morta ou viva, para além da nossa língua mãe, para percebermos que, no decurso de uma reunião de um órgão colegial composto por juristas, a utilização de expressões como «vai para o raio que te parta», dirigidas ao seu presidente ou a qualquer um dos seus membros não corresponde à normalidade dos factos, nem se adequa ao clima de tranquilidade indispensável para o funcionamento regular de um órgão com aquelas responsabilidades;
d) De tal modo assim é, que os cinco vogais que teimaram, obstinadamente, em prosseguir ulteriormente a reunião, levando a carta a Garcia, de acordo com o próprio ‘Parecer’, descreveram aqueles minutos como «de tensão», «nervosismo» e, ainda, «momentos difíceis»;

e) Tendo, aliás, um deles, o Dr. Mendes da Silva, já na suposta segunda parte da reunião, declinado a possibilidade de a ela presidir, dado o seu estado de indisposição…

f) Mas nem assim, pelos vistos, o Professor Freitas do Amaral julgou ver abalado o clima de normal urbanidade que possibilitasse o decorrer dos trabalhos de um órgão desta natureza;

g) Quase nos atrevemos a pensar que o Professor acaba por criar uma nova interpretação para o conceito de reunião de órgãos colegiais bastante distinta, por certo, daquele que consta no Código de Procedimento Administrativo de que foi o principal redactor em tempos, pelos vistos, já demasiado longínquos…

h) A predilecção pelas razões de uma das partes vai a tal ponto que o Professor Freitas do Amaral nem mesmo considera estranhos alguns comportamentos que se situam, a todos os níveis, fora do Direito, da sua lógica mais elementar e dos seus princípios mais basilares;

i) Por exemplo, o douto ‘Parecer’, tão ávido de reprovações e de censuras para apenas um dos lados, nada diz, nem sequer se pronuncia sobre o facto do Dr. João Abreu ter participado na votação acerca do seu próprio impedimento, votando a revogação de uma decisão do presidente que lhe dizia directamente respeito!

j) Não é preciso, sequer, ser jurista para saber que ninguém pode decidir em causa própria, participando activamente com o seu voto numa decisão em que é o principal interessado – mas nem mesmo este tão evidente, quanto elementar, arrepio do Direito impressionou o Professor Freitas do Amaral, que o preferiu silenciar…

8 - Lamentamos profundamente que este ‘Parecer’ tenha extravasado largamente o que foi requerido, tecendo comentários inadequados e não solicitados, de entre eles destacando-se os que foram feitos sobre o «caso julgado» e o carácter definitivo das «decisões»;

9 - Lamentamos ainda que não tenha contribuído minimamente para aclarar os factos, nem para serenar o ambiente turvado no futebol nacional;

10 - Felizmente, estamos perante uma mera «consulta», disfarçada de Parecer, que esperamos que seja como tal encarada pelo Cliente – a FPF – a qual, certamente, não esquecerá que a decisão sobre este assunto compete sempre, num Estado de Direito Democrático, aos Tribunais, onde, aliás, já está a ser discutida;

11- Na verdade, ao longo de muitas décadas, o País habituou-se a visualizar duas personalidades distintas na figura de Freitas do Amaral: o Professor moderado e, sobretudo nos últimos anos, o político que em quase tudo o que diz e faz parece apostado em desmentir a imagem do universitário. Infelizmente, estamos em crer que foi a figura do político que emergiu neste ‘Parecer’.

Porto, 25 de Julho de 2008

O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Laurentino Dias apela à "regularização" do campeonato

SECRETÁRIO DE ESTADO QUER MODERNIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO FUTEBOL







Laurentino Dias afirmou, este sábado,que espera que a Federação Portuguesa de Futebol tome medidas para regularizar os campeonatos, na medida em que já foi divulgada a opinião de Freitas do Amaral sobre as decisões do Conselho de Justiça.

"Esperamos que a federação tome as decisões que entenda necessárias para que as situações se regularizem, e, independentemente dos direitos que clubes e agentes desportivos possam ter de reclamação judicial, se consiga iniciar a época desportiva com a normalidade que é exigida", declarou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Na visita de Laurentino Dias ao Brasil, para a realização dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, foi ainda abordada a eventual crise financeira do Boavista.

"Na relação dos clubes com o Estado há regras que estão estabelecidas, modelos e comportamentos que os clubes têm que ter, nomeadamente ao nível da Segurança Social e na relação Fiscal, e todos se obrigam a seguir para integrar as competições profissionais", sublinhou.

O secretário de Estado espera que este início de época conturbado sirva para alertar para a necessidade de modernização das estruturas futebolísticas nacionais.

"É preciso que se garanta a independência dos órgãos, a democraticidade e a representatividade", afirmou.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Boavista - Axadrezados vão pedir 4 milhões de euros

CLUBE QUER SER INDEMNIZADO SE DESCER DE DIVISÃO








O Boavista irá reclamar uma indemnização na ordem dos 4 milhões de euros no caso de ser despromovido com base numa decisão que considera ferida de legalidade. Os axadrezados continuam a acreditar que irão vencer esta guerra e consideram-se na I Liga.

A direcção da FPF pode, no início da próxima semana, invocar a sua utilidade pública para anular as três providências (duas de Gonçalves Pereira e uma do Boavista) que estão a correr mas o tribunal administrativo precisará de mais tempo para se pronunciar sobre esta questão, devendo primeiro notificar as partes, que terão dez dias para exercer o direito ao contraditório.

Seguindo-se um prazo de pelo menos uma semana para o juiz a quem for entregue o processo se pronunciar sobre esta questão. Até lá, as deliberações do CJ estarão suspensas e este órgão também não poderá reunir.

Segundo especialistas, uma primeira decisão sobre a utilidade pública que a FPF deverá invocar só acontecerá no início de Setembro, ou seja, quando a Liga Sagres já se tiver iniciado...


"Rc"
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Direcção da Federação adopta parecer de Freitas do Amaral

Depois de uma reunião de cerca de 3 horas, a direcção da Federação Portuguesa de Futebol resolveu adoptar o parecer do Professor Freitas do Amaral em relação ao sucedido na última reunião do Conselho de Justiça, facto que, resumidamente, vai colocar o Boavista no segundo escalão do futebol nacional e confirmar a suspensão de 2 anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa.

Eis o teor do comunicado que a direcção da FPF emitiu finda a reunião:

"Depois de analisar o resultado do processo de averiguações conduzido pelo Professor Freitas do Amaral aos factos ocorridos na reunião do Conselho de Justiça de 4 de Julho de 208, a direcção da FPF decidiu o seguinte:

1 - Adoptar o parecer do Professor Diogo Freitas do Amaral;
2 - Contestar todas as providências cautelares existentes ou que venham a existir sobre este assunto;
3 - Proceder à respectiva declaração do interesse público:
4- Solicitar ao senhor presidente da Assembleia Geral a marcação de uma Assembleia Geral Extraordinária para análise das consequência implícitas no parecer e que não são da responsabilidade da Direcção, mas sim da Assembleia Geral;
5 - Homologar os campeonatos profissionais logo que seja notificada a declaração de interesse público a todos os interessados nos respectivos procedimentos;
6 - Homologar os campeonatos nacionais das II e III Divisões o mais rapidamente possível após a resolução dos casos pendentes no Conselho de Justiça"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FC Porto não pediu pareceres

GARANTIA DA SAD EM COMUNICADO







Sem comentar as decisões da direcção da FPF, o FC Porto revelou, em comunicado, nunca ter mandatado Guilherme Aguiar para solicitar um parecer ao dr. Fausto Quadros “nem a qualquer outro professor catedrático”.

A SAD portista acrescenta que “pela idoneidade que se lhe reconhece… está convencida que o dr. Guilherme Aguiar não o fez”. O comunicado conclui dizendo que Aguiar “não é consultor jurídico da FC Porto – Futebol SAD”.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Gama Lobo: «Exclusão do FC Porto continua a ser possível»

ADVOGADO DO VITÓRIA SÓ ADMITE ENTRADA DIRECTA NA CHAMPIONS








O Vitória de Guimarães não desiste de entrar directamente na Liga dos Campeões e, mediante aquilo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu – homologação dos campeonatos e confirmação do castigo de Pinto da Costa, entre outras – , entende que a queda do FC Porto da Champions se mantém em aberto. “A exclusão do FC Porto continua a ser possível e acredito nessa decisão até ao dia 31”, disse, a Record, Gonçalo Gama Lobo.

O advogado vitoriano esteve ontem à tarde reunido com os responsáveis directivos e, em função do comunicado oficial da FPF, agiu em conformidade. “Já seguiu para a UEFA a decisão da Federação, que consta de um comunicado oficial, tal como já tínhamos feito com o parecer de Freitas do Amaral, cujo teor vem ao encontro daquilo que temos vindo a defender desde o início deste processo”, adiantou o advogado vimaranense, esperançado que o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decida em “defesa da verdade e do prestígio” da competição. “Não acredito que a UEFA esteja na disposição de fazer um sorteio com asteriscos, como acontece em Portugal”, comparou.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - UEFA não pediu documentação à Federação

DELIBERAÇÕES SÓ SEGUIRÃO PARA A SUÍÇA SE FOREM SOLICITADAS







A UEFA ainda não solicitou à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) documentação relativa às deliberações tomadas segunda-feira pela Direcção do organismo português, que confirmou a despromoção do Boavista e a suspensão de 2 anos do presidente do FC Porto.

Fonte do organismo europeu adiantou à Agência Lusa que não foi formalizado ainda qualquer pedido à FPF, o que poderá suceder ainda hoje, dependendo do carácter de urgência que os responsáveis da UEFA entendam conceder a esta situação.

A condenação ao FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção colocou em risco a participação dos dragões na próxima edição da Liga dos Campeões, mas a UEFA entendeu esperar pelo processo que corria contra Pinto da Costa para tomar uma decisão.

Como o sorteio da terceira pré-eliminatória da "Champions" está marcado para sexta-feira, a UEFA entendeu "congelar" o processo do FC Porto para, eventualmente, reapreciá-lo na temporada 2009/2010.

"Como sempre, a FPF está à disposição da UEFA para enviar tudo o que o organismo solicitar para poder tomar as suas decisões", esclareceu, por seu turno, uma fonte da federação portuguesa, confirmando não ter recebido ainda qualquer pedido nesse sentido.

De acordo com o que está estabelecido entre os organismos, é a UEFA que tem de solicitar à FPF os documentos que pretende.

Na reunião de Direcção da passada segunda-feira, a FPF decidiu adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral e proceder à respectiva declaração de interesse público e homologação dos campeonatos.

Em causa estava a validade das deliberações tomadas na reunião do Conselho de Justiça (CJ) de 4 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de 2 anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo "Apito Final".


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Meirim diz que interesse público dita "descida automática" do Boavista

PROCESSO PODERÁ "VIRAR" APÓS DELIBERAÇÃO DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO







O jurista José Manuel Meirim sustentou terça-feira que o Boavista fica automaticamente despromovido assim que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) entregar a declaração de interesse público para desbloquear os efeitos das decisões do Conselho de Justiça (CJ).

"A declaração de interesse público invocada pela FPF das decisões do CJ, que se encontram suspensas devido às providências cautelares interpostas pelo Boavista e pelo presidente do órgão colegial, António Gonçalves Pereira, tem efeitos automáticos", disse o jurista à Agência Lusa.

"A declaração de interesse público da FPF encerra
automaticamente os efeitos suspensivos resultantes da providência cautelar do Boavista, interposta pelo clube para evitar a aplicação da pena de descida de divisão determinada pelo Conselho de Justiça da Federação".

Para José Manuel Meirim, caso o juiz, ou um colectivo de juízes, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa venha no futuro a dar provimento, antes do início do próximo campeonato, à providência cautelar do Boavista, "tudo se complicará e o processo poderá voltar ao início, ou seja, com o
Boavista na primeira Liga".

Todavia, José Manuel Meirim admitiu que, a verificar-se um cenário desses, já com a prova a decorrer, o interesse público (da realização do campeonato) poderá sobrepor-se ao interesse particular do clube, mantendo-se assim o Boavista na Liga de Honra.

Depois, caberá aos tribunais prosseguir com a aprecisção da acção principal e aguardar o trânsito em julgado para se saber qual a sentença de todo este caso.

O professor de direito do desporto entende que, caso o Boavista acabe por ganhar em sede de recurso, além da indemnização a que terá direito, deverá igualmente ser recolocado na prova que disputava quando se iniciou todo o processo.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
- A. Dourado - Federação já declarou o interesse público

CONFIRMAÇÃO OFICIAL NO SITE DO ORGANISMO








A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) declarou terça-feira o interesse público e fez oposição à providência cautelar apresentada pelo Boavista, despromovendo, desta forma, o clube nortenho para a Liga de Honra.

De acordo com o comunicado no site oficial do organismo, "a FPF apresentou a oposição à providência cautelar do Boavista no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa e declarou o interesse público para obstar aos efeitos suspensivos da mesma providência".

A FPF informa também que notificou o "advogado do Boavista e informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) sobre a referida declaração de interesse público".

A FPF adoptará, igualmente, os procedimentos jurídicos adequados em relação à providência cautelar apresentada pelo presidente do Conselho de Justiça do mesmo organismo, Gonçalves Pereira, e em relação à qual foi notificada.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu segunda-feira, por unanimidade, adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral, ainda a propósito da reunião do CJ de 4 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de 2 anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo "Apito Final".


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Porto - Dragões seguros na Liga dos Campeões

UEFA VAI AGUARDAR PELA DECISÃO FINAL DOS TRIBUNAIS








Apesar de o Vitória de Guimarães ter comunicado à UEFA a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em avançar com os castigos aplicados ao FC Porto e ao Boavista, a presença dos dragões na Liga dos Campeões desta época não está em causa.

Em declarações ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença, um porta-voz da UEFA confirmou que não haverá alteração na decisão já tomada de aceitar o FC Porto na fase de grupos da liga milionária, frustrando assim as aspirações da equipa minhota, que ainda mantinha essa esperança.

A UEFA já conhece essa decisão e tomou nota dela, mas apenas isso. Não muda nada. O Comité de Apelo admitiu o FC Porto porque a UEFA tem que esperar pela decisão da justiça civil em Portugal. E também nada pode mudar até recebermos os fundamentos do Tribunal Arbitral de Desporto, em que os recursos de Benfica e V. Guimarães não tiveram provimento", adiantou o porta-voz do organismo máximo do futebol europeu.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Futebol - Liga confirma troca de Boavista por Paços

AXADREZADOS DESPROMOVIDOS E PACENSES NO ESCALÃO PRINCIPAL








A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) já deu "plena e total execução" aos acórdãos emanados do Conselho de Justiça da FPF, confirmando a despromoção do Boavista à Liga Vitalis e recolocando o Paços de Ferreira na Liga Sagres.

Depois de a Federação ter declarado hoje o interesse público por forma a contrariar a providência cautelar apresentada pelos axadrezados, a LPFP reagiu de imediato. "Em execução da sanção disciplinar de descida de divisão que lhe foi aplicada, o Boavista é admitido a participar, na época desportiva 2008/09, na Liga Vitalis", lê-se no comunicado.

Assim, o clube do Bessa ocupa o lugar do Paços de Ferreira e entrará em competição já no sábado, às 16 horas, no terreno do Sporting da Covilhã, na 1.ª mão da 1.ª fase da Taça da Liga.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - «Processo acabou com a ideia de impunidade»

HERMÍNIO LOUREIRO SATISFEITO COM APITO FINAL







O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Hermínio Loureiro, admitiu hoje que o processo Apito Final acabou com a ideia de impunidade no futebol e valorizou a modalidade.

"Assumimos o compromisso claro de que iríamos resolver tudo até ao final da época e isso felizmente aconteceu", disse o responsável durante um almoço com os jornalistas e o patrocinador oficial da Liga, a Central de Cervejas e Bebidas, dona da Sagres.

A preocupação de Hermínio Loureiro é agora a de "acabar com o clima de suspeição no futebol" e valorizar a actividade, que tem um grande potencial devido aos volumes que gera e aos impostos que paga.

A central de cervejas é o maior patrocinador de sempre da liga portuguesa, cujo campeonato arranca a 24 de Agosto, mas os responsáveis preferiram para já não divulgar os valores envolvidos nesta parceria.

O presidente executivo da Central de Cervejas e Bebidas, Alberto da Ponte, adiantou contudo que o orçamento promocional para o futebol rondará os 14 milhões de euros, entre os apoios à selecção, aos clubes, à Liga e ao futebol não profissional.

O objectivo da parceria LPFP e Central de Cervejas é o de chamar mais adeptos para os estádios e valorizar o futebol enquanto espectáculo.

Para Hermínio Loureiro, no momento de "turbulência" que se vive no futebol o contrato assinado com a empresa dona da Sagres é "muito positivo" e entusiasmante.

"Há dois anos, quando entrámos, o orçamento da Liga era de 5,9 milhões de euros, hoje é de 12 milhões de euros", frisou o presidente da Liga de clubes.

Sobre os episódios que levaram à descida de divisão do Boavista e suspensão do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, durante dois anos, Alberto da Ponte disse considerar que a liga "saiu reforçada" com as posições que assumiu, reiterando a sua confiança no sucesso da próxima época.

A Central de Cervejas vai substituir a Bwin como patrocinador oficial da Liga, passando o principal campeonato de futebol de Portugal a chamar-se Liga Sagres.

A associação da Sagres ao futebol remonta a 1993, com o patrocínio à Selecção de Portugal, que ainda se mantém.

"Trata-se de uma das maiores apostas da história da marca Sagres", frisou Alberto da Ponte.

Além da Liga Sagres, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tem acordos de patrocínio com a Unicer, rival da Central de Cervejas, para as duas outras competições sob a sua alçada: a Vitalis patrocina a Liga de Honra e a Carlsberg a Taça da Liga.

Paralelamente, a Bwin renovou o contrato que mantinha com a Liga como parceiro oficial de apostas das competições, num acordo para os próximos quatro anos.

De acordo com o director-geral de Marketing da Central de Cervejas e Bebidas, Nuno Teles, a estratégia de chamar mais adeptos para o estádio assumirá várias vertentes, entre elas a oferta de bilhetes através de promoções.

"Queremos também atrair mais público feminino para os estádios", adiantou.

A empresa apostará também no segmento sem álcool (única cerveja autorizada dentro dos estádios), com a Sagres Zero que querem ver continuar a crescer no próximo ano 15 por cento (está este ano a crescer 23 por cento).

"Na época passada empenhei-me em baixar o preço dos bilhetes e as vendas de ingressos cresceram 14,7 por cento", notou Hermínio Loureiro, referindo que em média assistem aos jogos da Liga 11 mil e 200 pessoas, num total (na época passada) de cerca de 3,2 milhões de espectadores.

Este ano, acrescentou, vamos apostar em acções promocionais em conjunto com a Sagres.

"Queremos valorizar o futebol enquanto espetáculo", frisou o presidente da Liga de clubes, explicando que os próprios árbitros tiveram "indicações claras" que deverá ser essa a vertente a valorizar na época que agora se inicia.


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Futebol - Laurentino Dias elogia acção da Federação

GOVERNANTE COM FPF NO APITO FINAL







O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, elogiou hoje a forma como a direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tratou o processo Apito Final para repor a normalidade nos quadros competitivos.

"Vejo de forma positiva a prudência com que a federação tratou este assunto e as decisões que tomou recentemente para, naquilo que lhes toca, tudo se conjugue para que seja retomada a normalidade", afirmou Laurentino Dias, à margem de um jantar com os clubes que fornecem atletas à missão olímpica portuguesa.

Laurentino Dias lembrou que desde o início tem "acompanhado as questões relacionados com o futebol e a última reunião do Conselho de Justiça (da FPF) do princípio deste mês" e tem "trabalhado com a Federação e o seu presidente (Gilberto Madaíl)" para tentar resolvê-las.

"Esperámos o período necessário para a Federação estar em condições de tomar decisões. Como sabem é à direcção da FPF que compete representá-la perante o governo, a direcção tomou decisões há dois dias, estas estão em execução", afirmou ainda o governante.

Segunda-feira, a direcção da FPF decidiu seguir as recomendações do parecer encomendado ao jurista Freitas do Amaral, que considerou válidas a decisão tomadas por cinco elementos do Conselho de Justiça de recusar provimento aos recursos do Boavista e do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, condenados pela Comissão Disciplinar da Liga a despromoção à Liga de Honra e suspensão de dois anos, respectivamente.

A decisão do Conselho de Justiça foi tomada depois de o presidente do órgão, Gonçalves Pereira, ter dado por encerrada da reunião, abandonando-a na conmpanhia do vice-presidente, Elísio Amorim.

Laurentino Dias acrescentou que, "as decisões e suas consequências são no sentido de retomar a normalidade de funcionamento das estruturas do futebol e não pôr em risco o início dos campeonatos nas datas previstas, e é isto que o governo pretende que a federação garanta".

"Jamais o governo interferirá nas decisões que são próprias dos órgãos de disciplina e de justiça das federações, mas sempre quererá estar atento e acompanhará com cuidado e atenção quaisquer situações que ponham em risco o funcionamento da modalidade e o funcionamento normal dos quadros competitivos", advertiu.

Questionado sobre se o estatuto de Utilidade Pública Desportiva (UPD) da FPF esteve em risco durante o processo que se seguiu à da reunião do CJ, Laurentino Dias disse que não.

"O estatuto de utilidade pública de que a Federação goza é para que exista, funcione e trabalhe, não para que morra. O estatuto existe para que as relações entre o Estado com a Federações tenham regras e para que, neste caso, a FPF, nos poderes que o estado lhe transmite, os accione sempre que, nas circunstâncias mais delicadas, haja problemas para resolver", explicou.

O governante considerou que "isso foi o que a FPF fez" e lembrou que a secretaria de Estado tem estado "em contacto directo com a FPF para acompanhar o evoluir dessa situação".

"Não retive até agora nenhuma situação que fosse susceptível de p“r em causa o vínculo que há entre a Federação e o Estado relacionado com a UPD", assegurou.

O membro do executivo socialista liderado por José Sócrates concluiu dizendo que "o futebol só sai beneficiado dos grandes resultados que obtém, nos clubes e na selecção, do prestígio dos atletas portugueses no estrangeiro, e situações de turbulência interna como a que aconteceu nos últimos dias obviamente não prestigiam o futebol português".


"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
AG da Federação vai ser marcada para breve

PARA ANALISAR PARECER DE FREITAS DO AMARAL







A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já solicitou a marcação de uma Assembleia Geral Extraordinária para analisar as implicações do parecer de Freitas do Amaral sobre as decisões do Conselho de Justiça no âmbito do Apito Final.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Mesquita Machado, que não quis fazer comentários sobre o parecer, adiantando apenas que está em marcha a convocação de uma reunião magna.

"Ainda não está marcada, mas estão uns acontecimentos em marcha para fazer a convocatória de uma Assembleia Geral a pedido da Direcção. Quando eu entender que se deve convocar, certamente que o farei. Como recebi esse pedido de convocatória esta semana, certamente que tomarei uma decisão na próxima semana", afirmou Mesquita Machado, presidente na Câmara Municipal de Braga, à margem de uma recepção à equipa do Sporting de Braga.

Segunda-feira, a Direcção da FPF adoptou o parecer solicitado a Freitas do Amaral, que considerou válidas as decisões tomadas por cinco elementos do CJ de 4 de Julho, que confirmando a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra, por coacção sobre árbitros, e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, por tentativa de corrupção.

A decisão foi tomada depois de o presidente de CJ, Gonçalves Pereira, ter abandonado a reunião, acompanhado pelo vice-presidente Elísio Amorim, por considerar que não havia condições para prosseguir.

Sobre o momento que vive o Conselho de Justiça da FPF, Mesquita Machado defende que os seus elementos devem ser ouvidos antes de ser tomada qualquer decisão.

"Não se pode demitir o Conselho de Justiça sem ouvir os seus elementos. Qualquer demissão implica uma decisão prévia. Uma assembleia geral pode propor a sua destituição, mas só será eficaz depois desses elementos serem ouvidos. Só depois dos elementos serem ouvidos é que se pode tomar uma decisão", salientou.

O presidente da AG da FPF defende, no entanto, que "de uma vez por todas, os órgãos disciplinares da Federação não podem ser órgãos compostos por esta associação ou pela outra".

"Devem ser compostos por pessoas competentes e, se for possível, entendo que o próximo Conselho de Justiça deve ser composto fundamentalmente por magistrados - se não for possível no activo, porque há uma resolução do Conselho de Magistratura que vai contra isso, pelo menos por magistrados jubilados, que nada os impede de exercer esses lugares -, para que haja uma confiança absoluta nas suas decisões", sublinhou.

"O futebol precisa de órgãos de justiça que dêem absoluta garantia de isenção", concluiu.


"Rc"
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
CRÍTICAS A PARECER DE FREITAS DO AMARAL








José Guilherme Aguiar, ex-director-executivo da Liga e assessor jurídico do FC Porto, manifestou-se "surpreendido" com o parecer de Freitas do Amaral, que rotulou de "fantasioso" e de "regresso ao período revolucionário".

Guilherme Aguiar, embora "desconheça o conteúdo do parecer", considerou que a argumentação de Freitas do Amaral deve ser muito "fantasiosa", pelo facto de "dar como validada uma reunião contra a posição do presidente".

"Não conheço a construção do parecer, mas, a partir de agora, a figura do presidente será meramente de corpo presente para gerir, porque qualquer pessoa a seu belo prazer poderá continuar as reuniões", referiu.

Para o jurista e vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "o parecer vem dar legitimidade a um grupo de conselheiros que decidiu reunir" contra o presidente.

"Não gostaria de ser presidente de nenhum órgão", referiu Guilherme Aguiar, considerando que quem desempenha essas funções passa a ser "um mero coordenador".


"Rc"


Isto mostra logo que este senhor não tem nenhuma intenção em apurar a verdade.
Se ele não conhece o conteúdo do parecer, ele devia ficar calado, mas por um lado é bom ele ter vindo falar, pois assim deixa de ser uma pessoa a considerar nestes casos, porque provou mais uma vez que não ´´e nenhum entendido na matéria. Provou que é apenas um entendido em defender o FCP mesmo que não tenha razão, e isso é dizer que não é uma pessoa a considerar.

O que ele fez, é o mesmo que um juiz condenar uma pessoa a 25 anos de prisão sem sequer saber o que ela fez, ele criticou o parecer do Freitas do Amaral, sem sequer saber do que se tratava. :naodigas::naodigas:


Enquanto estas personagens não abandonarem o nosso futebol, vamos continuar a ter o campeonato mais falso da Europa.
 

martelar

GF Bronze
Entrou
Jul 25, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Isto mostra logo que este senhor não tem nenhuma intenção em apurar a verdade.
Se ele não conhece o conteúdo do parecer, ele devia ficar calado, mas por um lado é bom ele ter vindo falar, pois assim deixa de ser uma pessoa a considerar nestes casos, porque provou mais uma vez que não ´´e nenhum entendido na matéria. Provou que é apenas um entendido em defender o FCP mesmo que não tenha razão, e isso é dizer que não é uma pessoa a considerar.

O que ele fez, é o mesmo que um juiz condenar uma pessoa a 25 anos de prisão sem sequer saber o que ela fez, ele criticou o parecer do Freitas do Amaral, sem sequer saber do que se tratava. :naodigas::naodigas:


Enquanto estas personagens não abandonarem o nosso futebol, vamos continuar a ter o campeonato mais falso da Europa.

nao te tenho visto por aqui pensei que ja tinhas morrdido de emoção ha dias no algarve a ver a tua equipa maravilha mas o teu veneno nao podia faltar acalma-te porque o sorteio para a taça uefa esta para breve e a minha maior alegria e voçes irem com o car..... logo a primeira dedica-te a pesca e nao metas nojo ganhai dentro de campo e ve se nao ficai novamente a 25 pontos este ano orelhas segundo fiel seguidor do orelhudo mor:naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas:
 

fersifer

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Este assunto do apito dourado já mete nojo só os benfiquistas e apêndices é que estão muito preocupados,pois queriam ir a liga dos
campeões ficando quase a meio da tabela quando se sabe de antemão que o campeonato 07-08 foi ganho com muita justeza pelo Porto que mostrou ao mundo do Futebol a sua superioridade em campo vencendo com toda a limpeza, verdade verdadinha
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
nao te tenho visto por aqui pensei que ja tinhas morrdido de emoção ha dias no algarve a ver a tua equipa maravilha mas o teu veneno nao podia faltar acalma-te porque o sorteio para a taça uefa esta para breve e a minha maior alegria e voçes irem com o car..... logo a primeira dedica-te a pesca e nao metas nojo ganhai dentro de campo e ve se nao ficai novamente a 25 pontos este ano orelhas segundo fiel seguidor do orelhudo mor:naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas:

Tem atenção à linguagem, de certeza que vais ser banido, mas o mais grave é que vais criar outro nick para vires fazer o mesmo.
É preciso Batalhar contra estas personagens que aparecem aqui.
Felizmente a administração deste fórum não anda a dormir.

Ainda estamos à espera que digas à comunidade qual teu nick habitual no fórum, eu sei qual é, alguns moderadores também o sabem, só falta tu seres homenzinho e teres maturidade suficiente para o admitir, mas pela pessoa que mostras ser, o mais certo é continuares a ser cobarde, e a esconder-te.

Fica bem, e diverte-te no fórum, não o destruas. :espi28:
 

martelar

GF Bronze
Entrou
Jul 25, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Tem atenção à linguagem, de certeza que vais ser banido, mas o mais grave é que vais criar outro nick para vires fazer o mesmo.
É preciso Batalhar contra estas personagens que aparecem aqui.
Felizmente a administração deste fórum não anda a dormir.

Ainda estamos à espera que digas à comunidade qual teu nick habitual no fórum, eu sei qual é, alguns moderadores também o sabem, só falta tu seres homenzinho e teres maturidade suficiente para o admitir, mas pela pessoa que mostras ser, o mais certo é continuares a ser cobarde, e a esconder-te.

Fica bem, e diverte-te no fórum, não o destruas. :espi28:

como ja te disse uma vez tu es a pessoa mais burra e fanatica deste forum mas como es da cor dos donos deste forum podes fazer o que quiseres mas vai ameaçar ao cara... porque nao metes medo a ninguem e sim vais jogar a liga dos campeoes na playsation 2 ou 3 ficaste fodido mas e avida escusas de pedir aos lampioes donos disto porque este forum ja perdeu todo o intresse e faço um apelo a todos os portistas para abandonarem este forum a ver se este vespeiro de fanaticos slb fecha mais depressa venho aui quantas vezes quiser mas porque ja me mete nojo ver a tua conversa quem quiser que te aturre que não entro mais neste forum vai para a pu.. que te par...:naodigas::espi28::shy_4_02::right::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas:
 
Topo