Portal Chamar Táxi

APAF promete "posição firme" em relação a Vieira e Jesus

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,111
Gostos Recebidos
517
APAF promete "posição firme" em relação a Vieira e Jesus

ngE0476AB1-249A-4EED-B0AB-2EB0BED0399B.jpg



Em causa declarações sobre Pedro Proença

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Gustavo Sousa, assegurou esta segunda-feira que os árbitros vão tomar "uma posição de firmeza" em relação às declarações recentes de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus sobre Pedro Proença.

"Os casos do Sporting e do Benfica são totalmente diferentes", começou por justificar, em declarações à agência Lusa, Gustavo Sousa, quando confrontado com a aparente incoerência da APAF na posição que tomou face a declarações do presidente "leonino", Godinho Lopes, e agora perante as que foram proferidas pelos presidente e treinador "encarnados".

Essa diferença, segundo Gustavo Sousa, assenta no facto de as declarações de Godinho Lopes terem sido feitas "antes do jogo" com o Beira-Mar, em Aveiro, visando o árbitro João Ferreira, enquanto as de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus foram "após o jogo" com o FC Porto, no estádio da Luz.

O facto de estas terem sido proferidas "a posteriori" não configura, no entendimento de Gustavo Sousa, uma "coação" sobre o árbitro, além de que o "impedem de tomar uma posição", passando o caso unicamente para "a esfera dos órgãos disciplinares".

"Se alguém for jantar com outra pessoa e o agredir, o mais que a vítima pode fazer é avançar com um processo-crime. Mas se houver ameaça de agressão 'a priori', a vítima já não comparece no jantar", referiu Gustavo Sousa, fazendo uma analogia para justificar a posição distinta que os árbitros tomaram face ao Sporting e ao Benfica.

No caso que envolveu os "leões", João Ferreira declarou-se indisponível para dirigir a partida Beira-Mar-Sporting, depois de Godinho Lopes ter criticado a escolha deste árbitro por parte da Comissão de Arbitragem, alegando antecedentes que não a recomendavam, o que desencadeou a solidariedade do colega que a Comissão de Arbitragem nomeou para o substituir, Paulo Baptista, o qual também recusou apitar o jogo em causa.

Já no caso mais recente, do Benfica, Jorge Jesus afirmou que o árbitro assistente "só não assinalou o fora de jogo que deu origem ao terceiro golo portista porque não quis", enquanto Luís Filipe Vieira pediu mesmo que Pedro Proença "nunca mais fosse nomeado" para dirigir jogos dos "encarnados".

Outra justificação avançada pelo presidente da APAF para o silêncio dos árbitros até ao momento é o facto de estar em curso um processo no âmbito do Conselho de Disciplina relativo às declarações do presidente e do treinador do Benfica após o jogo com o FC Porto, cujo resultado aguardam.

No entanto, apesar do silêncio a que se remeteram até agora, Gustavo Sousa quis deixar claro que os árbitros não estão parados e que vão tomar uma posição firme em breve.

"Amanhã [terça-feira] temos uma reunião, pelas 14:30, com o presidente da FPF, Fernando Gomes, para tentar desbloquear esta situação", revelou Gustavo Sousa, para quem tal iniciativa visa "arranjar uma solução que impeça os agentes desportivos de dizerem tudo o que querem sobre as arbitragens".

No seu entendimento, os castigos "devem ser mais severos do que são", no sentido de evitar declarações que "atentem contra a honorabilidade dos árbitros", que são "sempre penalizados quando erram, ao contrário do que acontece com os erros dos treinadores e jogadores".

Segundo Gustavo Sousa, que se escusou a revelar a sua posição sobre o boicote dos árbitros aos jogos do Sporting, alegando que "não era o presidente da APAF à altura dos acontecimentos", certas declarações "põem em causa o futebol português e próprio país além-fronteiras", onde "a postura dos nossos dirigentes, treinadores e jogadores é completamente diferente".

Após a reunião de terça-feira com o presidente da FPF, a APAF "irá emitir um comunicado à imprensa", cujo conteúdo "dependerá da forma como decorrer o encontro com Fernando Gomes", comunicado esse que "não encerrará a questão" por parte dos árbitros relativamente às declarações de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus.

"A nossa intenção não é perturbar o futebol português, mas não podemos deixar de tomar posição firme em defesa dos árbitros", disse Gustavo Sousa, que promete, ainda, convocar para breve uma reunião com todos os árbitros, da qual sairá uma posição coletiva sobre o caso em apreço.

Questionado se essa posição poderá ser semelhante à que foi tomada no caso do Sporting, em que os árbitros se solidarizaram com João Ferreira e Paulo Baptista, recusando apitar jogos do emblema "leonino", Gustavo Sousa disse que "todas as hipóteses estão em cima da mesa".

Os árbitros João Ferreira e Paulo Batista foram punidos pelo Conselho de Disciplina da FPF com três e dois jogos de suspensão, respetivamente, por se terem escusado a dirigir o jogo Beira-Mar-Sporting, da segunda jornada da Liga, a 21 de agosto de 2011.


Record
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Delegado da Liga ataca Vieira e Jesus

A Comissão Executiva da Liga suspendeu, ontem, o delegado Manuel Armindo, por violação dos deveres da actividade que exerce no futebol, devido a comentários no Facebook.


Por:Octávio Lopes com Lusa





Em nota enviada para a agência Lusa, a Liga anunciou ainda que irá "comunicar os factos" ao Conselho de Disciplina da FPF.

A suspensão e a comunicação para efeitos de averiguação disciplinar tiveram origem em publicações de Manuel Armindo na sua página pessoal, que são, segundo a Liga, "declarações que violam, de forma grosseira, os deveres dos delegados" aos jogos das competições profissionais.

A Liga assegura também que foi informada dos comentários do seu delegado no domingo.

O Benfica, Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira foram visados em vários posts de Manuel Armindo no Facebook (ver frases). Contactada pelo CM, fonte oficial das águias não quis comentar o que o delegado escreveu, mas "manifestou a ideia de que a Liga deve investigar comportamentos semelhantes".

Já o FC Porto era elogiado, com mensagens onde eram divulgadas as vitórias do clube em diferentes modalidades. Manuel Armindo, que esteve como delegado no domingo, no Penafiel-Arouca (2-1), aconselhou ainda Jorge Nuno Pinto da Costa a "abrir a boca e a falar sem medo".

FRASES

"Segundo o porco do J. Jesus todos gostariam de ir no lugar do Benfica!!! (...) nem tem jeito de treinador, parece um chulo do Bairro Alto"

"O Vieira descascou no árbitro e viram o que resultou, logo mandaram um árbitro prejudicar o FCP. Agora vamos ficar calados?"

"Marco Ferreira [árbitro do jogo com o Paços] fez o que o Benfica lhe pediu. A prenda seguirá amanhã para a Madeira"

"Péssima arbitragem. O pedido do Benfica era mostrar amarelos a Hulk e James, assim ficariam receosos para o resto do jogo"

"O que é preciso é o orelhas fazer barulho e logo os árbitros beneficiam o Benfica. Entreguem-lhes as faixas..."

Manuel Armindo, Facebook
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
o sistema mostrou escondido com o rabo de fora...lol... mais do mesmo!!!
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
A sermos realistas, e a tomar em consideração alguns factos que ocorreram no decurso desta época, verifica-se que em situações semelhantes, os medidas adoptadas por parte dos organismos afectados, foram completamente divergentes.

Fiquei surpreso, para não dizer muito, por ter assistido, pela tv, ao jogo entre o Paços de Ferreira e o Sport Lisboa e Benfica, ter sido administrado, por um árbitro dito "profissional".
A julgar os factos ocorridos, na jornada anterior, imaginei que o Sr. árbitro (não profissional), tivesse-se deslocado a Paços com a malinha debaixo do braço para administrar o encontro (sempre ganhava mais uns cobres), como o fez aquando o encontro com o Sporting Clube de Portugal.
Mais uma vez, ficou provado, que os organismos que tutelam e administram a arbitragem, "ajoelharam", não tiveram "coragem" e a mesma atitude perante os factos ocorridos, as atitudes cooperativistas agora não foram desencadeadas, tiveram medo? ou existe outras razões?

Estranho ainda mais os Srs. árbitros não se terem manifestado, imediatamente às declarações proferidas pelo Sr. Presidente do SLB e seu treinador, declarações essas noticiadas por todos os canais de informação, quer escrita quer falada.
Obrigatoriamente, e comparando a atitude destes Srs., aquando das hipotéticas declarações do Sr. Presidente do SCP, que ninguém ouviu, nem viu, simplesmente apareceu escrito no diário desportivo, sabendo-se que não correspondem à verdade, no entanto, aí, vestiram o fato de gala, e do alto do seu pedestal, agiram como todos sabemos.

Para terminar, mais uma vez, surpreso fiquei, por não ter assistido qualquer conferência de impressa a analisar, demonstrar, as actuações dos Sr. árbitros, por parte do organismo que os tutela e os nomeia, uma vez que como sabemos, em outras ocasiões, eles fizeram-se ouvir.

E assim convivemos com a tão proclamada Verdade Desportiva!!!!!

Aquele Abraço
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Isto tudo porque são uma cambada de cobardes e em vez de andarem rastejam...
 
Topo