• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

ANTENA PARABOLICA COM MOTOR

Manuel_Telles

GF Bronze
Entrou
Mar 2, 2024
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal.

Aventurei-me com uma parabolica de 100cm na regiao de Aveiro com motor.

Ja apromei o braço na parede.
Já coloquei a +-45º o angulo do motor
Já coloquei a parabolica e LNB para Nilesat 7W (MAS NAO APANHO NADA!! É assim tao dificil?)

Além disso, consigo sintonizar o Hispasat mas depois quando coloco o USALS para ir para um outro satelite, o gajo nao apanha!

Alguem diz como devo fazer para ver se chego ao ponto de ter isto a dar?

Cruzaderdream

GF Bronze
Entrou
Nov 21, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas.
Posso tentar ajudar.
Antes de avançar: precisa de algo muito importante: TEMPO tanto cronológico como meteorológico)
Ou é um "expert" ou vai estar bastante tempo "de volta disso". Mas acho que seja gratificante. Para mim, foi.
Cada vez menos é utilizado o satélite para captação de transmissões televisivas em Portugal e por isso cada vez encontra menos informação na net em português (de Portugal).
Ora bem, visto que já aprumou o braço na parede e colocou a antena com o motor acoplado e voltou a ver se o aprumo está correto (com o peso acredite que costuma desaprumar...), certamente que tendo o manual do motor (que não sei qual o modelo), que presumo seja um dos "pequenos", tem de dar a inclinação referente às coordenadas geográficas da zona onde se encontra. Calcula a inclinação da antena de acordo com os dados no manual e fixa. Não mexe mais na antena. Dá inclinação no motor e coloca a zero. Convém ter consigo um inclinómetro, uma bussola e um localizador de satélites. Eu tinha isso tudo no telemóvel e foi com isso que instalei a minha. Tem 85 cm. Instalei numa varanda onde capto os satélites possíveis em Portugal e principalmente na zona onde vivemos (muitos não têm footprint para que consigamos captar onde moramos) desde os 0.8 W aos 45 E. Se tivesse uma vivenda ou um espaço livre conseguiria dar a "volta" completa. Veja aqui: https://www.lyngsat.com/europe.html os satélites que consegue captar na Europa. O que estiver com cor verde são os "captáveis" embora a partir dos 45º os satélites captáveis têm pouco ou nenhum interesse por serem praticamente só feeds.
Eu não usei "usals" para captar os satélites e, um pouco à margem do manual ou "manuais" e depois de muito pesquisar resolvi usar no receptor em "recepção" a opção "avançado". Começei pelo satélite mais a Oeste para conseguir um "arco perfeito" pois é nesse arco que os satélites estão todos alinhados. Veja aqui neste site: https://www.satbeams.com/footprints. Mais tarde coloco aqui como fiz para sintonizar tudo direitinho.