- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,307
- Gostos Recebidos
- 1,170
Acordar com sensações de formigueiro ou ter períodos de dormência em diversas partes do corpo pode ser tão irrelevante quanto normal, mas noutros casos pode chegar a ser motivo de alarme.
Os especialistas da Physio Tattva explicam que para lidar melhor com esses períodos de dormência é necessário reconhecer a sua origem, para posteriormente conseguir resolver esse problema.
Deficiência de vitaminas
As vitaminas são uma mais-valia para assegurar as funções vitais do corpo humano e para manter a saúde no geral. A carência de vitaminas, por outro lado, pode ser uma possível causa dos momentos inusitados de formigueiro no corpo.
Esclerose múltipla
A doença que ataca o sistema imunológico consome "o escudo protetor dos nervos" que transmitem sinais para diferentes partes do corpo. Com o tempo, podem "deteriorar permanentemente as fibras nervosas", o que gera consequentes períodos de dormência.
Diabetes
A doença associada ao excesso de açúcar no sangue, por danificar os nervos, pode causar sensações de dormência, por se tornar difícil de enviar mensagens para diferentes partes do corpo.
Doença de Lyme
A doença de Lyme , geralmente transmitida por uma mordida de uma carraça, está associada a sintomas como febre, dor de cabeça, fadiga e períodos de dormência, sobretudo numa fase mais avançada da doença. especialmente no segundo estágio.
Neuropatia periférica
A neuropatia periférica ocorre quando os nervos externos do cérebro ou da medula espinal estão danificados. Em casos extremos a transmissão dos impulsos nervosos parte para diferentes partes do corpo, levando por isso à dormência.
Fumar e beber
Apesar destas práticas afetarem negativamente a saúde no geral, também podem causar problemas nervosos, levando a dormência e formigamento. Sabe-se que o álcool danifica os nervos periféricos, que transmitem sinais entre o cérebro e o corpo. Com o tempo, fumar ou álcool pode causar danos acrescidos, levando a sintomas persistentes de dormência.
Postura incorreta
Grande parte das sensações de dormência partem da adoção de uma postura incorreta. Apesar de se poder sentir aparentemente confortável, se passar demasiado tempo na mesma postura pode acabar por ficar com uma sensação de formigueiro.
Estas situações podem ocorrer especificamente em momentos em que distribui o peso do corpo de forma desigual, por exemplo ao sentar-se sobre uma perna ou de pernas cruzadas.
Especialistas garantem que ao manter uma boa postura assegura que os nervos do corpo não sejam comprimidos ou danificados, reduzindo assim as probabilidades de dormência.
IN:NM
