- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,668
- Gostos Recebidos
- 0

Comemorado no mês de Maio, o dia da mãe celebra o poder maternal com que todas as mulheres foram abençoadas. A capacidade de gerar vida e todos os sacrifícios que essa dádiva implica.
* Qual a história do dia da mãe?
As primeiras celebrações do dia da mãe remontam aos tempos da Grécia Antiga, e eram dedicadas a Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses da mitologia grega. Em Roma, as festas do dia da mãe eram em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos. Estas cerimónias aconteceram por volta de 250 a.C.
No século XVII, existia em Inglaterra o chamado “Domingo da Mãe”, intimamente ligado com o cristianismo e que servia para prestar homenagem às mães inglesas.
Tal como sucedeu no dia do pai, foi nos Estados Unidos que a dia da mãe foi institucionalizado. O dia da mãe começou a ser mencionado em 1872, mas foi só no ano de 1907 que foi comemorado pela primeira vez. A iniciativa partiu de Anna Jarvis, que após a morte da sua mãe sensibilizou a população para a importância da figura materna no seio da família e para a sociedade em geral.
Anna pretendia que as mães fossem reconhecidas, e presenteadas frequentemente, fosse com palavras e actos de afecto, levando-lhes calor ao coração de modo a agradecer o que essa mulher já fez por aquele que gerou. Dada a aderência da população, Anna e apoiantes tentaram através do recurso a pessoas influentes constituir o dia da mãe a nível nacional.
Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o 2º domingo de Maio como dia da mãe.
Em Portugal, o dia da mãe era comemorada a 8 de Dezembro, mas foi alterado para o 1º domingo do mês de Maio, em honra de Maria, mãe de Jesus.
Embora mude de país para país a data da comemoração, o espírito e objectivo é idêntico, reconhecer a mãe, o seu poder e bravura. O carinho, admiração, respeito e amor com que o elemento feminino se dedica aquilo que nasce e se desenvolve dentro dela até conhecer o mundo.