Portal Chamar Táxi

UPS proibiu os camiões de virar à esquerda

maior38

Banido
Entrou
Abr 17, 2013
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
UPS proibiu os camiões de virar à esquerda – e diz poupar milhões

No poupar é que está o ganho, adágio é antigo mas certeiro. Na verdade, a empresa diz poupar muito dinheiro em combustível. Para isso, a empresa americana de distribuição, UPS, ordenou que as suas carrinhas de entregas não virem à esquerda. Sabe a razão?

ups-trucks-600x375.jpg

A BBC traz-nos uma curiosidade muito interessante e ao mesmo tempo mostra que tudo é pensado ao pormenor. A UPS, segundo as informações veiculadas, proibiu os seus motorista de virar à esquerda na estrada. A empresa que diariamente distribui 18,3 milhões de pacotes e documentos, refere que esta política permite aos motoristas não seguirem pelos caminhos mais curtos quando se deslocam de um ponto a outro e evita que as suas carrinhas fiquem mais tempo no trânsito.

Mas qual a razão por trás destas ilações?
Segundo os estudos da empresa, o virar à esquerda no trânsito (ou à direita, em países onde a mão é do lado esquerdo) faz com que o motorista tenha de esperar que o semáforo ou o trânsito no sentido oposto dê uma oportunidade de cruzar. Também torna mais provável uma colisão entre veículos.
Portanto, desde 2004, a UPS aplica o critério de não virar à esquerda e, atualmente, 90% das viagens que os seus camiões fazem a prioridade é seguir sempre pela direita.

De acordo com a empresa, isto permitiu economizar, por ano, cerca de 38 milhões de litros de combustível, deixando de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono. Além disso, entregam 350 mil pacotes a mais.
O software que escolhe as rotas dos motoristas, chamado Orion, tem um algoritmo de mais de mil páginas que não determina o caminho mais curto, e, sim, o mais conveniente.
O Orion não traça necessariamente a rota perfeita para os nossos condutores, que fazem em média 120 paragens por dia. Em vez disto, o software escolhe entre milhares de potenciais rotas para dar um caminho mais eficiente aos nossos motoristas.
Refere Myron Gray, presidente de operações da UPS nos Estados Unidos.

Será mesmo verdade e funcional?
O programa de televisão Caçadores de Mitos, do Discovery Channel, comprovou que este sistema realmente economiza combustível, como garante a UPS. Mas comprovou outro dado diferente.

caçador-de-mitos.jpg

Para realizar um teste, foram colocados dois veículos com o mesmo número de entregas. Um deles fez oito viragens à esquerda e quatro à direita, enquanto que o outro, apenas uma à esquerda e 23 à direita.
Virar quase todas as vezes à direita não foi o ideal em termos de tempo e distância, pois isso obrigou a percorrer 10,8 quilómetros e gastou 61 minutos para completar as entregas. Enquanto isto, com mais viragens à esquerda, o outro veículo percorreu 8,3 quilómetros em 52 minutos.

Mas… então onde está a poupança?
No combustível. Os resultados apuraram que para fazer a rota usando só os cruzamentos à direita exigiu 1,81 litro de gasolina, enquanto que virar à esquerda, consumiu 3,08 litros.
Isto leva a concluir que mesmo havendo uma economia de combustível, a técnica apenas funciona em frotas de milhares de veículos e não funciona para o condutor comum nem empresas que tenham poucas viaturas, estas acabarão por consumir menos, é verdade, mas o tempo de entrega seguramente será maior o que não favorece a performance geral.
Os responsáveis pela experiência dizem que, para se notar a economia, de forma geral, todos os motoristas de uma cidade teriam que ser proibidos de virar à esquerda.
 
Topo