Rali Dakar… Uma tradição em palavras!
O Rali Dakar é considerado o maior e mais dura prova de Todo-o-Terreno do mundo. Inicialmente, a prova decorria entre a Europa e a África, com a maior parte das edições a terminar nas praias da capital senegalesa, Dakar, depois de uma árdua passagem pelo deserto do Saara. Desde o seu início, o Dakar é já um ‘habitué’ que começa com regularidade anual e começo sempre na primeira semana de cada ano. Nele competem as categorias de automóveis, motos e camiões.
A história e o percurso… O Dakar teve a sua primeira edição em 1979, iniciada na altura a 26 de Dezembro de 1978, exactamente um ano após Thierry Sabine, fundador do Dakar, se ter perdido no deserto, aquando a sua participação no rali Abidjan-Nice, de moto e decidir que seria um bom sítio para um rali regular. Por alguns anos o rali iniciava-se sempre em Paris e terminava em Dakar, interrompendo-se por um dia pela travessia marítima do Mediterrâneo. Devido a razões políticas, de segurança, patrocínios entre outros factores, nos últimos anos o rali Dakar tem variado tanto no país de partida como de chegada. Antes da viragem para terras sul-americanas, tanto em 2006 como no ano seguinte, os participantes partiram de Portugal, rumo a Dakar, por ocasião do Lisboa-Dakar. Em 2008, devido a possíveis ameaças terroristas, o evento não teve partida.
Curiosidades…
No primeiro Paris-Dakar, de 1978, dos 170 participantes que saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. Em média, o evento reúne cerca de 500 veículos, entre carros, motos e camiões.
O percurso tem mudado a cada ano. Em 2003, o rali largou de Marselha, na França, passou pela Espanha, Tunísia e pela Líbia até chegar a Sharm El Sheikh, às margens do rio Vermelho, no Egipto.
Em 2009 foi a primeira vez que o rali Dakar se disputou na América do Sul. Depois do cancelamento em 2008, ficou decidida a mudança de continente para aumentar os níveis de segurança. Em 2010, o Dakar voltou a ser na Argentina e no Chile. Muito se tem especulado relativamente a um possível regresso do rali a terras africanas, mas, apesar da probabilidade de que a competição volte para o continente de origem ser bastante significativa, apostar na continuidade de permanência na América do Sul não deixa de ser uma possibilidade.
O cancelamento da edição de 2008…
A 4 de Janeiro de 2008, um dia antes do seu início, a edição desse mesmo ano foi cancelada devido à suposta falta de segurança na Mauritânia, onde dias antes quatro turistas franceses haviam sido assassinados. Surgiram também ameaças da rede terrorista Al Qaeda e, apesar do governo da Mauritânia discordar da falta de segurança, a ASO não validou a partida e os prejuízos foram notáveis em todos os sentidos.
Os vencedores…
Ano Vencedor
1979 Cyril Neveu, Fra (Yamaha)
1980 Cyril Neveu, Fra (Yamaha)
1981 Hubert Auriol, Fra (BMW)
1982 Cyril Neveu, Fra (Honda)
1983 Hubert Auriol, Fra (BMW)
1984 Gaston Rahier, Bel (BMW)
1985 Gaston Rahier, Bel (BMW)
1986 Cyril Neveu, Fra (Honda)
1987 Cyril Neveu, Fra (Honda)
1988 Edi Orioli, Ita (Honda)
1989 Gilles Lalay, Fra (Honda)
1990 Edi Orioli, Ita (Cagiva)
1991 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1992 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1993 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1994 Edi Orioli, Ita (Cagiva)
1995 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1996 Edi Orioli, Ita (Yamaha)
1997 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1998 Stephane Peterhansel, Fra (Yamaha)
1999 Richard Sainct, Fra (BMW)
2000 Richard Sainct, Fra (BMW)
2001 Fabrizio Meoni, Ita (KTM)
2002 Fabrizio Meoni, Ita (KTM)
2003 Richard Sainct, Fra (KTM)
2004 Joan Roma, Esp (KTM)
2005 Cyril Despres, Fra (KTM)
2006 Marc Coma, Esp (KTM)
2007 Cyril Despres, Fra (KTM)
2008 Cancelado
2009 Marc Coma, Esp (KTM)
2010 Cyril Despres, Fra (KTM)
2011 em números…
430 inscritos (mais 68 do que em 2010)
183 motos (mais 32)
33 quads (mais 8 )
146 carros (mais 12)
68 camiões (mais 16)
51 nacionalidades (mais 11)
13 mulheres inscritas
136 estreantes
20 anos (idade do mais novo)
69 anos (idade do mais velho)
14 etapas (13 especiais)
9500 quilómetros
11 portugueses
190 países vão emitir imagens da prova
156 jornalistas acreditados
70 canais de televisão
57 fotógrafos
23 000 pequenos almoços vão ser servidos
100 000 litros de água fornecidos