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Táxis do Mundo!

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Táxis de Havana

A população cubana utiliza táxis colectivos que são pagos em pesos. Para os turistas existem empresas privadas que, com carros equipados com taxímetro, cobram em dólares. Ainda hoje, modelos de Ford Fairlane continuam a ser utilizados como táxis em Cuba. Mais ou menos conservados, estes velhos automóveis são verdadeiras jóias para os coleccionadores, sobretudo norte-americanos, que se deslocam à ilha para os comprar. Membros de uma ampla gama que foi diversificada até ao termo da produção em 1969, os primeiros modelos do Ford Fairlane foram lançados no mercado em 1955. Produzidos entre 1955 e 1969, com motor de 6 cilindros e uma velocidade máxima: 106 km/h.
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Ford Fairlane – Havana 1956
 
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Táxis do México

Na Cidade do México existem várias companhias e diferentes modalidades de contratação. Os Táxis especiais são brancos com riscas cor-de-laranja e não podem ser mandados parar na rua, atendendo apenas por chamadas telefónicas. O Volkswagen pintados de amarelo ou verde são táxis normais. Os condutores dos que têm um distintivo branco e vermelho falam inglês e são mais caros. Por fim, os táxis que operam no aeroporto têm o símbolo de um avião para se distinguirem dos outros.

Curiosidade: Como os «carochas» apenas têm duas portas e o acesso ao banco traseiro ser difícil, a maior parte não tem o assento do «pendura» o que facilita a entrada e saída dos passageiros.

Volkswagen Coccinelle Vocho - Um dos modelos mais populares do mundo, chamado de Fusca no Brasil, este táxi é até hoje um símbolo no México. Com motor boxer 1.6 litros, o modelo de quatro cilindros alcança 50 cv de potência e foi fabricado no México de 1955 a 2003. Actualmente ainda monopoliza as corridas "populares" na sempre engarrafada capital mexicana. Mas não é muito recomendável, já que se costuma dizer que sempre optam pelos caminhos mais longos para levar os turistas.
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Táxis do Brasil

A cidade de São Paulo agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 33.000 táxis, dos quais cerca de 4000 são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas. Na maior parte do Brasil e do mundo, os táxis trabalham através de licenças emitidas pelo Poder Público. Em Curitiba, em 1976, surgiu o primeiro serviço de rádio-chamada (rádio-táxi) do Brasil. Actualmente existem serviços de rádio-táxi em praticamente todas as capitais e cidades principais do Brasil. No Brasil não se adopta um modelo único de veículo para táxi; então numa mesma cidade haverá carros grandes ou pequenos, de diferentes marcas e modelos actuando no sector. Algumas cidades adoptam uma cor padrão para os veículos de táxi. Por exemplo, em Curitiba a cor padrão é laranja. A maioria dos táxis no Brasil hoje é da cor branca.
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Táxi de Curitiba (Brasil)
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Frota de Táxis de São Paulo (Brasil)
 

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Peugeot 504 - Táxi Oficial da Argentina

Nunca um carro francês fez tanto sucesso na Argentina. O Peugeot 504 é o modelo de táxi mais emblemático de Buenos Aires. Com motor a diesel 2.3 litros e 70 cv, o três volumes alcança velocidade máxima de 145 km/h e tem capacidade para cinco passageiros. De 1968 a 1987 foram produzidos na Europa 3,7 milhões de unidades da versão, caracterizada pela traseira com queda acentuada.
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Citroën 11 cv BL Traction Avant

Fabricado durante quase um quarto de século, o 11 BL TA, do qual se venderam 400.000 unidades, foi o primeiro automóvel com tracção à frente a ser produzido em série. Conhecido pela alcunha do "Arrastadeira" foi produzido entre 1934 e 1957, com motor de 4 cilindros em linha, 11 cv, capacidade do depósito de 50 litros e atingindo uma velocidade máxima: 106 km/h.
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Tuk Tuk TT 350 SD - Triciclo-táxi da Tailândia

Um dos táxis mais inusitados do mundo circula na Tailândia. O modelo asiático é muito popular no país e serve para transportar desde pessoas e animais a sacos de alimentos em geral. Sem janelas ou portas, o triciclo que teoricamente carrega três passageiros, alcança velocidade máxima de 90 km/h e é produzido desde 1960. Com boa agilidade no tráfego pesado, o Tuk Tuk tem motor dois cilindros e 23 CV de potência.
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Austin FX4 – O Emblemático Táxi Londrino.

O aspecto do FX4 permaneceu quase inalterável até 1997, sendo o táxi londrino das décadas de 1960 e 1970. Depois foi substituído pelo FX4R, de aspecto semelhante mas com motor Land Rover, que foi substituído por sua vez, em 1985, pelos modelos LTI FX4S e FX4S Plus, e estes últimos pelo LTI Fairway (com motor Nissan), que continuava a conservar a linha do velho FX4 que apareceu em 1989. Depois de quase 40 anos acostumados às linhas do FX4, em 1997 apareceu o LTI TX1, mais moderno e com design de monovolume, que pouco a pouco vai substituindo o velho estilo imposto pelo FX4. Produzido a partir de 1957, o Austin FX4 pesava 1664 kg, tendo uma capacidade de depósito de gasolina: 52,5 litros. Está equipado com um motor de 4 cilindros e 2600 c.c., atingindo uma velocidade máxima: 90 km/h. Foram fabricados aproximadamente, 100.000 veículos.
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Táxis Lisboetas

O serviço de táxis de Lisboa é um dos melhores da Europa, tanto pela sua qualidade como pela sua quantidade. Actualmente convivem ainda táxis pretos de tejadilho verde claro com os novos modelos de cor bege. O Mercedes 180D foi o primeiro automóvel com motor diesel a alcançar um grande êxito de vendas. Foram fabricadas 150.000 viaturas entre 1954 e 1962. Chamavam-lhes os Matateus, porque um jogador de futebol com esse nome terá sido o primeiro proprietário de um Mercedes 170D, o modelo anterior. E por isso, o 180D herdou a alcunha. Os Matateus só muito mais tarde desapareceram das nossas praças de táxis, substituídos por carros de outras marcas, e também, outros Mercedes Benz, entre eles o 220D, um sucessor natural e já na década de 80, o 190D.

Muitas histórias se contam ainda hoje nas praças, entre os profissionais mais velhos; algumas serão lenda. Mas a existência de motores que duraram mais de três milhões de quilómetros, isso ainda hoje ninguém ousa colocar em dúvida. Até porque, parece, não existem actualmente motores capazes de tais proezas. Portanto, ainda hoje deixam saudades. Eram duros, lentos, poderosos e duravam. Na verdade, o 180D foi o segundo automóvel da Mercedes Benz de grande produção equipado com um motor a gasóleo – o primeiro e talvez mesmo pioneiro, foi o "marreco" 170D – e a sua fiabilidade e qualidade de acabamentos, situada numa fasquia muito acima do normal para a época. O primeiro motor a gasolina do 170D era um bloco de válvulas laterais, de 1767cc e 52 cv (126 km/h). Em 1957, foi substituído por um bloco de 1897cc, quatro cilindros e uma árvore de cames, com uma potência de 65 cv (136 km/h) – que no contemporâneo 190 SL, chegou aos 105 cv, permitindo uma velocidade máxima de 171 km/h! Foi com este motor que a produção encerrou em 1962. Por sua vez, em 1953 o Mercedes-Benz 180D tinha um motor de 1767cc e válvulas à cabeça (40 cv/3500 rpm, 120 km/h de velocidade máxima), que cedeu lugar em 1961 a um bloco com uma árvore de cames à cabeça e 1988cc (46 cv/3500 rpm), que continuou depois a equipar outros modelos da marca nos anos seguintes.
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Os 180D – símbolo inequívoco de fiabilidade
na dura vida de táxi.
 
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Mercedes 190D - Táxi Popular Português

O serviço de táxis que serve a cidade portuguesa de Lisboa foi assegurado por carros pintados de preto (parte de baixo) e verde-mar (parte de cima), predominando o modelo Mercedes 190 D. Actualmente a maioria dos táxis são de cor bege, apesar de existirem novamente alguns pintados da maneira tradicional.
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Actualmente o táxi mais popular de Lisboa.
 

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Checker de N.Y – O Clássico Yellow Cab

É considerado o Rolls-Royce do mundo Táxi. Foi criado nos Estados Unidos por um imigrante russo chamado Morris Markin. Durante mais de meio século, os Checker foram os táxis habituais de grandes cidades norte-americanas como Chicago, Nova Iorque ou Los Angeles. O serviço de táxi motorizado começou em Nova Iorque em 1896. Uma década mais tarde, em 1907, chegou de Paris a inovação do taxímetro, que começou a ser regulado pelas autoridades municipais dois anos mais tarde. Hoje em dia, todos os táxis autorizados, reconhecem-se pela cor amarela e têm as tarifas afixadas nas portas. Checker Marathon A11 - O táxi mais famoso do mundo foi fabricado de 1956 até 1982 e teve mais de 100 mil unidades produzidas. O Marathon tinha duas opções de motorização, ambas de origem Chevrolet: um seis cilindros em linha, 3.8 litros e 142 cv, e um V8 com 5.8 litros e 198 cv. Com motores de 4, 6 e 8 cilindros, este modelo atingiu a velocidade máxima: 190 km/h. Foi estrela do filme "Taxi Driver", dirigido por Martin Scorsese, com Robert De Niro ao volante e a jovem Jodie Foster, na época com 14 anos, no banco de trás.
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Yellow Cab Company

Os primeiros táxis motorizados apareceram em 1896 em Nova Iorque. Em 1907 chegaram de França os primeiro taxímetros que foram, dois anos mais tarde, tornados obrigatórios por lei. Em 1912 algumas mulheres começaram a exercer a profissão de taxista, mas devido à discriminação sexual rapidamente deixaram de conduzir táxis. Nos anos 70 a maioria dos taxistas eram imigrantes, ou filhos de imigrantes irlandeses e italianos. Contudo, nas últimas décadas esses postos foram ocupados sobretudo por indianos, africanos e russos. Na maioria dos casos o proprietário do táxi é o seu condutor. Os táxis têm uma importância vital na vida da grande metrópole. Por ano, cada pessoa faz em média 100 viagens de táxi. Tradicionalmente os carros que serviam de táxi eram Checker, mas foram todos substituídos até 1999 por carros mais modernos. A origem da cor amarelo-ovo nos táxis nova-iorquinos deve-se a John Hertz, que fundou a Yellow Cab Company em 1907, escolhendo a cor amarela porque tinha lido um estudo realizado pela Universidade de Chicago que indicava esta cor como a mais fácil de ser avistada à distância.
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Chevrolet Caprice

Muito conhecido nos filmes como táxi, viaturas policiais ou viatura do FBI. Começou a sua carreira como carro de luxo, mas com o passar dos anos deixou a sua marca registada na polícia, devido ao seu bom desempenho. Nas unidades entre 1991 e 1996, essa força era gerada pelo motor LT1, um 5.7 L V8 derivado do Corvette, mas com 260 cv, ao invés de 300 cv. O Chevrolet Caprice ficou nas forças policiais por muitos anos e até hoje em alguns lugares no interior dos E.U.A. é utilizado como viatura policial. Também foi o carro mais utilizado como táxi em Nova York na década de 90, antes do Ford Crown Victoria tomar seu posto como táxi.
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Ford Crown Victoria - Táxi Popular de Nova Iorque

O Crown Victoria ficou famoso por ser muito visto nos filmes americanos, onde era sempre mostrado como táxi nova-iorquino ou carro de polícia. No cinema, foi o astro do filme "Taxi", quando de um táxi comum se transformava num carro turbinado que perseguiu, pelas ruas de Nova York, um BMW 760Li V12 6.0 dirigido por Gisele Bündchen.

O famoso Crown Victoria vai deixar uma enorme legião de fãs órfãos quando a Ford decidir por retirá-lo de produção – o que pode acontecer muito em breve. Entre tantos fãs dessa banheira americana que usa a plataforma Panther de tracção traseira, estão policias e taxistas da cidade de Nova Iorque. Estes últimos não querem saber de outro carro que não seja o velho Crown Victoria. A grande maioria dos taxistas da mais importante metrópole dos E.U.A. prefere o carro aos outros modelos e inclusive aos novos híbridos. Para eles, o Crown Victoria é um carro que tem óptima relação custo x benefício e quebra muito pouco. Segundo um dos motoristas, o mecânico mexe nele com "um braço e uma perna". Eles também falam que os clientes deixam passar outros táxis apenas para pegar um que seja Crown Victoria, já que adoram o seu grande espaço interno. Mesmo assim, a Ford mostra tendência a modernizar as suas linhas de produtos, deixando-as mais ecologicamente correctas. Além disso, neste mundo de crise mundial, um Crown Victoria não será bem visto diante de um equivalente híbrido.

O Crown Victoria foi produzido pela primeira vez a partir de 1955 e depois renasceu no Canadá em 1992, cuja geração ainda continua a ser produzida por lá. É a mesma base do Lincoln Town Car, um dos ícones do luxo americano. Hoje, pouco mais de 10.000 táxis circulam na Big Apple, e são uma alternativa de transporte rápido e seguro pela grande metrópole e suas ruas e avenidas numeradas. O Ford Crown Victoria na versão táxi e carros policias, está equipado com um motor V8 americano 4.6 L com 258 cv, sendo a sua velocidade máxima limitada a 200 km/h (por precaução) e a rotação do motor é muito baixa raramente atingindo as 4000 rpm. Para os americanos é considerado económico.
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O Ford Crown Victoria é o carro mais utilizado como táxi em Nova York.
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Táxi Feminino

Esta foto não foi tirada em São Francisco mas sim no México. Por lá estes Taxis rosas não somente são dirigidos por mulheres mas também só podem levar passageiras do mesmo sexo.
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Táxis Cor-de-Rosa

A cidade mexicana Puebla possui uma frota de táxis exclusiva para mulheres, denominada "Pink Taxi". Os veículos são pintados em cor-de-rosa, conduzidos por mulheres e equipados com mecanismos para evitar assaltos. Cada veículo está equipado com sistema de localização por satélite (GPS), botão de pânico ligado a um centro de emergência e um kit de beleza. A cidade mexicana de Puebla já experimenta os táxis cor-de-rosa desde 2009. Em 2010, 35 Chevrolets desta cor circulavam com mulheres ao volante, um botão de alarme e um estojo de maquilagem ao alcance da mão. Segundo Beatriz Rojas Martínez, Presidente da Comissão para a Igualdade de Géneros, os táxis estão sendo criados agora porque o governo quer tomar mais medidas preventivas contra a violência. Algumas carruagens do metro também são reservados a mulheres e crianças durante os horários de ponta. Os Policias vigiam as plataformas para que os homens não embarquem, para evitar violações. Os táxis especiais para mulheres apareceram inicialmente em cidades como Moscovo, Londres, Dubai, Mumbai, Teerão, Barcelona e Cairo. Eles são sempre facilmente reconhecíveis pela cor rosa. Na Holanda, os táxis para mulheres existem desde 2007. O serviço visa oferecer a sensação de segurança, principalmente durante a noite. Os primeiros táxis rosa foram introduzidos na cidade de Tilburg. Desde então, também circulam em Haia, Enschede, Amsterdão e em breve também Utrecht terá um serviço de táxi mais ou menos exclusivo para mulheres. Houve críticas quando a ideia foi lançada: o serviço seria discriminatório para ambos os sexos. Mesmo assim, os táxis rosa estão aumentando em todo o mundo.
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PT Cruiser

Aparentemente normal, este PT Cruiser funciona com uma bateria de litio ao invés de gasolina.
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