- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,678
- Gostos Recebidos
- 1,121

Só precisa de fazer uma simples troca nos seus snacks e lanches para conseguir reduzir os níveis de colesterol e também melhorar a saúde do seu coração. Um estudo publicado este verão na Nutrition Research sugere que consumir apenas 60 gramas deste fruto seco pode ser uma forma de conseguir diversos benefícios.
O estudo revelou que o consumo de 45 amêndoas por dia pode ser suficiente para evitar a obstrução das artérias e reduzir um conjunto de doenças cardíacas, como a diabetes tipo 2 ou ataque cardíaco.
Os benefícios dos frutos secos para a saúde
A investigação juntou 77 pessoas com idades entre os 35 e os 60 anos. Os participantes comeram 320 calorias de amêndoas e as mesmas calorias em bolachas ao longo de 12 meses.
"As bolachas foram escolhidas como lanche de controlo porque são alimentos muito consumidos nos Estados Unidos, têm calorias semelhantes, mas não contêm muitos dos compostos benéficos encontrados os frutos secos", revelou a autora principal do estudo Laura M. Beaver.
Concluíram que o grupo que consumiu amêndoas teve melhorias significativas nos valores do colesterol, bem como nos níveis de vitamina E, na saúde intestinal e na ingestão de nutrientes. Explicam que a barriga também diminuiu alguns centímetros, embora o peso e os níveis de açúcar no sangue não tenham sofrido grandes alterações.
"Observámos melhorias nos resultados que seriam benéficos para adultos saudáveis sem síndrome metabólica, como reduções na circunferência da cintura e melhorias nos níveis de colesterol", continua Laura M. Beaver.
O estudo com algumas limitações
Apesar dos resultados, o estudo apresenta algumas limitações. Acabou por ser curto e até por juntar pessoas relativamente saudáveis. Assim, podem ser necessários mais estudos para perceber o real impacto das amêndoas na saúde.
Segundo cardiologista, há alimentos que protegem o coração
Há alimentos que ajudam a desobstruir as artérias e a proteger o coração. Quem o diz é o médico cardiologista Roque Savioli. Numa publicação feita na rede social Instagram, o médico apontou cinco deles.
É o caso, por exemplo, da sardinha. É rica em ómega-3 e coenzima Q10, protetores do coração e dos músculos. "Coma peixes pelo menos duas vezes por semana", sugere o médico.
Também a beterraba é perfeita. Segundo o cardiologista, trata-se da “ rainha no despertar do óxido nítrico", que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, sobretudo pelo seu efeito vasodilatador. A forma de consumir beterraba é crua.
As couves são também ricas em magnésio, protegem o coração e são uma aliadas contra as dores. O chocolate com 70% de cacau é mais uma forma de conseguir benefícios. "Pode comer um pouco de chocolate com mais ou menos 10 gramas três vezes por dia. Serão 30 gramas de chocolate amargo por dia."
IN:NM