Portal Chamar Táxi

Informação O problema no olho que levou Emmanuel Macron a usar óculos escuros

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,547
Gostos Recebidos
1,222
naom_6970a361a8472.webp


Por vezes, quem quer passar despercebido, usa óculos escuros de forma a não ser reconhecido. Ainda assim, tudo o que o presidente francês conseguiu nos últimos eventos oficiais foi chamar à atenção.

"Peço desculpa pelo aspeto do meu olho", começou por dizer no início de um discurso. "Por favor, aceitem-me tal como estou". Mais tarde foi esclarecido que se tratou de um derrame ocular, causada por uma rutura de um vaso sanguíneo. Este problema é também conhecido como hemorragia subconjuntival.


O que é uma hemorragia subconjuntival?


“A hemorragia subconjuntival é uma situação benigna e frequente, caracterizada pelo rompimento dos vasos sanguíneos presentes entre a esclerótica e a conjuntiva (parte branca do olho), que se manifesta pela presença de uma mancha vermelha que pode ser localizada ou ocupar toda a extensão da conjuntiva”, começa por ler-se num artigo da Metis assinado por Diogo Magalhães e Rita Almeida.





Explicam que é algo mais comum em idosos, mas também pode acontecer em qualquer idades. Contam ainda que se trata de uma situação que se resolve de forma espontânea entre duas a três semanas.


“Estão muitas vezes associadas à hipertensão arterial, mas também a déficits da coagulação (por exemplo, pessoas hipocoaguladas), diabetes Mellitus, ou situações que aumentam a pressão venosa (com tosse, espirros ou vómitos)”, continuam.


Os sintomas do derrame ocular


Este hemorragia muitas vezes não é detetada até que apareça a tal mancha vermelha no olho. “A hemorragia subconjuntival não causa dor ou alterações da visão pois não contacta com as estruturas responsáveis pela visão.”


Existem algumas situações em que deve ser visto por um médico, como é o caso de idosos, uma vez que pode estar relacionado com problemas causados por hipertensão ou diabetes. “Quando as hemorragias subconjuntivais são resultantes de traumatismo, e particularmente, se a hemorragia é elevada, deve ser realizada uma avaliação por médico oftalmologista para descartar traumatismo mais grave.”


Como é feito o tratamento


Na grande maioria dos casos, este tipo de problema não exige nenhum tipo de tratamento. Explicam que é algo que se resolve entre duas a três semanas. A cor pode mudar ligeiramente de um vermelho mais vivo para algo mais esverdeado na parte final. No artigos autores referem ainda que este tipo de hemorragias não deixa qualquer tipo de sequelas.


“As hemorragias subconjuntivais podem parecer assustadoras, mas quase sempre são inofensivas. É muito importante o controlo dos vários fatores de risco associados, como a hipertensão ou a diabetes.”

IN:NM
 
Topo