Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Epifania do Senhor​


A Epifania do Senhor celebra-se a 6 de janeiro.

O Dia da Epifania comemora-se tradicionalmente doze dias após o Natal, no Dia de Reis. Com a reforma do calendário litúrgico, em muitos países a data celebra-se no domingo entre o dia 2 e o dia 8 de janeiro (dois domingos após o Natal).

A Epifania do Senhor é a manifestação do Filho de Deus no corpo de Jesus Cristo, o momento de revelação de Jesus ao mundo. Esta celebração centra-se na adoração dos três Reis Magos ao Menino Jesus, um símbolo do reconhecimento de Cristo como salvador da humanidade.

Para além deste momento, a Igreja celebra mais duas epifanias. Com especial incidência na primeira, celebram-se três epifanias do Senhor ao longo do ano litúrgico:

  • A epifania aos Reis Magos, pelo nascimento,
  • A epifania a São João Batista no rio Jordão, pelo batismo;
  • A epifania aos discípulos com a boda de Canã, pelo início da vida pública.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de São Luciano​


É a 7 de janeiro que se comemora o Dia de São Luciano.

Luciano de Antioquia nasceu por volta de 240 na Turquia e faleceu a 7 de janeiro de 312. Foi um teólogo, presbítero e mártir cristão.

Quando jovem ficou órfão e distribuiu os seus bens pelos pobres, procurando asilo num convento. Estudou as disciplinas sagradas e começou a fazer parte do clero de Antioquia.

Como um dos homens mais versados da Igreja, Luciano fundou uma escola de catequese que formou várias personagens famosas na história da Igreja.

Durante a perseguição do imperador romano Maximiano Daia aos cristãos, São Luciano foi preso em Antioquia e enviado à Nicomédia, onde ele suportou terríveis torturas por mais de nove anos de cárcere, recusando sempre negar a sua fé. Preso sobre cacos de vidro e pedras afiadas, Luciano recusava comida proveniente de templos pagãos mesmo sem comer por 15 dias.

Reza a história que por troca de favores com o carcereiro, alguns discípulos de Luciano conseguiram entrar na prisão com pão e vinho. O santo sorriu e recusou a oferta, afirmando que não era o seu corpo que precisava de alimento, mas sim a sua alma.

Deitado no chão, preso a um cepo, com os membros desarticulados e sem um ponto de corpo que não estivesse maltratado, São Luciano convidou os seus discípulos a celebrarem com ele pela última vez os sagrados mistérios. Na ausência de altar para a celebração, Luciano utilizou o próprio peito, por considerar que o corpo é um templo de Deus.

Altar vivo de Cristo, São Luciano tombou na espada no dia seguinte, afirmando “sou cristão”.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia da Rotação da Terra​


O Dia da Rotação da Terra celebra-se todos os anos a 8 de janeiro.

A data comemora a demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo neste mesmo dia em 1851 pelo físico francês León Foucault.

Foucault suspendeu uma esfera de bronze de 30kg cheia de chumbo, por um fio de 67 metros de comprimento, no topo do Panteão em Paris. Com este dispositivo, agora chamado de pêndulo de Foucault, o físico francês demonstrou que o plano do balanço do pêndulo girava em relação à rotação da Terra.

Newton tinha descoberto previamente a gravidade, mas ainda ninguém tinha demonstrado a sua causa, a rotação da terra.

Hoje em dia é possível ver o pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra, em museus de ciência de todo o mundo.

Para celebrar o dia pode-se visitar museus de ciência para saber mais sobre a rotação da Terra e sobre os seus efeitos nos humanos, ou fazer modelos do sistema solar com as crianças, por exemplo.

A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de Santa Gúdula​


O Dia de Santa Gúdula comemora-se a 8 de janeiro.

Santa Gúdula, Gúdula de Bruxelas ou Gúdula de Moorsel nasceu por volta de 646 em Brabante, atual Bélgica, e faleceu entre 680 e 714, no dia 8 de janeiro.

Segundo a lenda, a santa se dirigia pela aurora à capela de São Salvador, em Moorsel, quando o demónio apagou a lanterna que ela levava, chateado com a sua devoção. Gúdula ajoelhou-se e rezou, acendendo-se novamente a lanterna milagrosamente. É por essa razão que a santa é representada tradicionalmente com uma lanterna ou uma vela, por vezes acompanhada de um anjo da guarda e de um diabo que batalham entre si.

À santa virgem Gúdula são ainda atribuídos milagres de cura de crianças paralíticas e de mulheres leprosas.

Gúdula é a santa padroeira de Bruxelas e a santa nacional da Bélgica. É na cidade de Bruxelas que se encontra a Catedral de São Miguel e de Santa Gúdula, onde repousam as suas relíquias.

Na diocese de Gent, a santa é celebrada a 19 de janeiro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de São Julião​


O Dia de São Julião celebra-se a 9 de janeiro.

São Julião de Antioquia (ou de Antinoe, Egito, como se descobriu mais tarde) foi um mártir do séc. IV, falecido provavelmente a 9 de janeiro de 302.

Filho de uma família cristã, Julião casou com a jovem Basilissa aos 18 anos, a pedido da família. Ambos manifestaram o desejo de servir unicamente a Deus e fizeram o pacto de manter a castidade e ajudar os necessitados. Com a morte dos pais, o casal fez da casa um hospício com capacidade para mil pobres. Julião encarregou-se da ala masculina e Basilissa da feminina.

Julião foi denunciado às autoridades por albergar cristãos e como se recusou a abandonar a fé em Cristo e a adorar os ídolos pagãos foi torturado por um longo período até morrer. Basilissa terá conseguido ainda ajudar os pobres e leprosos até falecer, a 18 de novembro de 304.

Julião e Basilissa são lembrados pela Igreja Católica a 6 de janeiro, segundo o último ajuste oficial no Martirológio Romano. Em locais como a Figueira da Foz, São Julião é celebrado ainda a 9 de janeiro. Além da Figueira, existem mais 35 freguesias em Portugal cujo orago é S. Julião, mas não se trata sempre da mesma entidade, visto existirem diferentes santos com o nome de Julião.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de São Agatão​


É a 10 de janeiro que se celebra o dia de São Agatão.

Nascido em 620 em Palermo, Agatão foi um monge benedito que vendeu toda a sua herança e distribuiu o seu dinheiro pelos pobres antes de entrar no mosteiro de São Hermes.

Mesmo com poucos estudos, tornou-se tesoureiro da Igreja. O Papa Dono considerava-o muito digno de receber as ordens sacerdotais, consagrando-o sacerdote em 677 e preparando-o como seu sucessor, o que veio a acontecer em 678.

São Agatão foi assim o 79º Papa da história da Igreja Católica. No seu pontificado ocorreu o sexto concílio ecuménico, no ano de 680, colocando-se um ponto final à heresia monoteísta, na qual Cristo só possuía uma natureza, a divina. Com a encíclica de Agatão, Cristo passou a ter duas naturezas, a divina e a humana.

Agatão opôs-se a abusos imperiais, cuidou com afinco da disciplina nos mosteiros e ainda foi autor do juramento papal, realizado desde então por todos os papas no dia de sua coroação.

Conhecido pela sua humildade, santidade e carácter, Agatão recebeu o título de “fazedor de milagres” pelos vários milagres que terá protagonizado. Morreu em 10 de janeiro de 681, em Roma, possivelmente assolado pela peste, terminando o seu pontificado neste mesmo dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia Internacional do Obrigado​


O Dia Internacional do Obrigado ocorre a 11 de janeiro.

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário.

Mesmo parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.

Há estudos que explicam os benefícios da gratidão para a saúde. A ideia é que, ao sentirem-se gratas, as pessoas tendem a pensar positivamente. A Dra. Fuschia Sirois, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, por exemplo, estuda os efeitos da gratidão em doentes crónicos. Ela acredita que a gratidão é um fator de resiliência muito importante.

Por isso, neste dia, diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de Santo António Maria Pucci​


O Dia de Santo António Maria Pucci festeja-se a 12 de janeiro.

Nascido a 16 de abril de 1819 em Pogiolo de Vernio, na região de Florença, Itália, o santo foi batizado com o nome de Eustáquio Pucci.

Aos 18 anos entrou no convento dos Servos de Maria da Santíssima Anunciação de Florença, mudando o nome para António Maria. Depois de fazer a profissão religiosa foi ordenado sacerdote.

Aos 24 anos foi enviado para a nova paróquia de santo André, em Viarégio, como vice pároco, tornando-se seu pároco aos 27, função que veio a executar por quarenta e cinco anos, até à data da sua morte.

Ao mesmo tempo foi prior conventual e provincial, onde se manifestou mais como um irmão e um servo do que como um superior. Fundou ainda congregações e orfanatos marianos.

Disponibilizando-se com alegria a todos, especialmente aos pobres e aos doentes, e inteiramente virado para Deus e para a Virgem Maria, o santo acabou por falecer a 12 de janeiro de 1892, depois de contrair pneumonia ao acorrer a um doente numa noite tempestiva.

Chamado de “curador” pelos seus fiéis por se dedicar afincadamente à cura espiritual destes, António Maria Pucci foi proclamado santo em 1962 por João XXIII.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia do Velho Ano Novo​


O Velho Ano Novo celebra-se a 13 de janeiro.

Os cristãos ortodoxos comemoram o Velho Ano Novo ou o Ano Novo Ortodoxo treze dias depois do Ano Novo do calendário gregoriano.

O dia marca o fim do velho (anterior) ano e a chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, que antecede historicamente o calendário gregoriano.

Ano Novo Ortodoxo


Como a diferença do calendário juliano para o gregoriano é de 13 dias nos séculos XX a XXI, a data comemora-se a 13 de janeiro. Contudo, a diferença entre os dois calendários aumenta um dia a cada século, sempre que o número de centenas do ano não é um múltiplo de quatro. Assim a partir de 2101 a data comemorar-se-á a 14 de janeiro.

A noite de 13 de janeiro para dia 14, correspondente à chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, é celebrada em países como a Rússia, Geórgia, Bielorrússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Moldávia, Ucrânia, Sérvia, Macedónia, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Gales e Suíça.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de Santo Hilário​


É a 13 de janeiro que se comemora o dia de Santo Hilário.

Hilário de Poitiers foi um bispo gaulês na cidade romana de Pictávio, atual Poitiers.

Nascido por volta do ano 300, numa família pagã e hedonista, Hilário recebeu uma sólida educação, ao mesmo tempo que procurava o sentido da vida. Foi ao estudar o Antigo e o Novo Testamento que acabou por o encontrar, o que o levou a querer ser batizado, juntamente com a sua mulher e filha, em 345.

Dado o respeito que a população de Pictávio lhe prestava, acabou por ser eleito bispo da cidade em 353. Enquanto bispo lutou ferozmente contra o arianismo que assolava a Igreja Ocidental, o que lhe concedeu os nomes de “Martelo dos arianos” e “Atanásio do ocidente”, pela semelhança com o bispo de Alexandria.

Hilário foi exilado pelo imperador Constâncio para a Frígia, por quatro anos, mas não deixou de evangelizar e de escrever na cadeia. Os seus escritos eram tão inconvenientes para os seus adversários que acabou por ser mandado de volta para a sua diocese.

Hilário, aclamado por Santo Agostinho como "o mais ilustre doutor das igrejas", invocou um Concílio em Paris e participou em vários conselhos no Ocidente, sempre em defesa da verdade de Jesus Cristo. Acabou por falecer por volta de 368 na sua terra natal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219

Dia de São Dácio​


O Dia de São Dácio comemora-se anualmente a 14 de janeiro.

Encontram-se poucos dados históricos sobre a vida de São Dácio. Segundo o martirológio romano, São Dácio é celebrado a 14 de janeiro, tendo falecido no ano de 522.

O santo, ao qual fez menção o Papa São Gregório, é celebrado especialmente em Milão.

Dácio foi um bispo e um confessor italiano. Enquanto bispo de Mediolano, uma importante cidade no norte de Itália, defendeu a opinião do Papa Vigílio, na controvérsia dos “Três Capítulos”, uma das fases da controvérsia calcedoniana.

Ao acompanhar o Papa Vigílio em Constantinopla, Dácio encontrou a sua morte.

Foi sepultado em Milão, na região da Lombardia.
 
Topo