- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,547
- Gostos Recebidos
- 1,222
Um novo estudo publicado na revista Nature Genetics revelou uma descoberta que pode ser a chave para o tratamento de alguns tipos de cancro, como é o caso do fígado e do intestino.
O estudo centrou-se nos genes que são encontrados no fígado e nos intestinos de forma a descobrir que alguns levam a que o cancro se desenvolva em determinados tecidos específicos. Assim, foram encontradas falhas genética que poderá permitir ‘alertar’ as células sobre quando devem, ou não devem, crescer.
Segundo o Daily Mail, a proteína conhecida como nucleofosmina (NPM1), que está relacionada com o controlo e crescimento, foi encontrada em altos níveis em pacientes com cancro do fígado e do intestino.
O bloqueio desta proteína poderá levar ao desenvolvimento de tratamentos de diversos tipos de cancro. “Como a NPM1 não é essencial para a saúde normal dos tecidos adultos, bloqueá-la pode ser uma maneira segura de tratar certos tipos de cancro, como alguns do intestino e fígado que são difíceis de tratar”, explica Owen Sansom, um dos responsáveis pelo estudo.
'Se a proteína NPM1 for removida, as células terão dificuldade em produzir proteínas adequadamente, o que permite que um supressor tumoral seja ativado, impedindo o crescimento do cancro”, continua o especialista.
Conclui que esta descoberta pode vir a ajudar o desenvolvimento de terapias contra o avanço destes e de outros cancros.
Cancro do fígado. Preste atenção a estes sintomas aparentemente inocentes
"Acredito que 70% das pessoas com gordura no fígado não sabem que estão doentes." A frase é do médico Marcos Pontes, que falava em entrevista ao jornal Metrópoles, lembrando que uma das causas de cancro no fígado é a a esteatose hepática (ou fígado gordo), que habitualmente se manifesta quando já é tarde demais e que pode progredir para cirrose e cancro. Em alguns casos, leva mesmo à necessidade de transplante na idade adulta.
Como lembra o médico, alguns sintomas de cancro do fígado parecem inofensivos, mas podem ser indícios de algo mais grave. "Ficar muito tempo com a inflamação pode causar cicatrizes no órgão, levando aos problemas de saúde mais sérios", avisa.
Eis os sintomas que jamais deve ignorar:
- Icterícia (coloração amarelada da superfície branca do olho e da pele);
- Urina mais escura ou fezes mais claras do que o habitual;
- Comichão na pele;
- Perda de apetite ou sensação de enjoo;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Cansaço extremo;
- Caroço no lado direito da barriga.
