- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,650
- Gostos Recebidos
- 1,152
Na madrugada deste domingo, 26 de outubro, os relógios atrasaram uma hora. Teve direito a mais 60 minutos de sono, mas nem por isso quer dizer que acordou mais descanso nesse dia e até no seguinte. Não se preocupe que existem dicas que podem ajudar a adaptar-se ao novo horário.
Esta mudança de hora pode ter um impacto diferente do que a mudança de hora que acontece antes do verão. "Esta mudança não está associada ao mesmo impacto ou nível de perturbação que a mudança na primavera, mas pode trazer algum impacto”, revela ao 'website' AARP Michelle Drerup, especialista em sono da Cleveland Clinic.
Apesar de acabar por ter mais uma hora de sono pode vir a perder horas de descanso nos dias seguintes já que poderá ter dificuldade em adormecer ou até acordar mais vezes durante a noite. Ficar mais chateado e irritado são outras das consequências.
Assim, pode ser importante adotar algumas práticas que ajudam a que se adapte da melhor forma a esta mudança recente, tudo não se sentir tão cansado ou irritado sem um motivo aparente. Rachel Ziegler revelou algumas dicas que podem fazer a diferença. Saiba o que fazer.
1- Ajuste a hora de dormir de forma gradual
Explica que deve tentar ir para a cama 15 a 20 minutos mais tarde do que o habitual. É algo que deve fazer ao longo de alguns dias até sentir alguma diferença. "Deve começar a ajustar o tempo de outras rotinas diárias que são sinais para seu corpo, como refeições e exercícios."
2- Saia mais de casa
A mudança de hora pode fazer com que use o espaço exterior menos tempo com a luz natural. Assim, pode não estar a receber a luz solar como deveria. Assim, o ideal é conseguir aproveitar ao máximo as horas de sol nas primeiras horas da manhã e até sair mais vezes durante o dia, em algumas pausas, por exemplo.
"A luz solar ajuda a redefinir o seu relógio biológico. A exposição à luz melhora a qualidade do sono e o humor. Se não puder sair, vá até uma janela, por exemplo."
3- Tenha uma boa higiene de sono
Deve tentar ir para a cama sempre à mesma hora e evitar sestas ao longo do dia. Tente também ter o quarto sempre escuro e fresco e sem ruídos. "Uma boa rotina para dormir inclui fazer exatamente as mesmas atividades pela mesma ordem todas as noites. As rotinas para dormir mais bem-sucedidas duram entre 15 a 30 minutos. Ajudam o cérebro a passar de uma mentalidade agitada para uma mais calma, para que possa relaxar e dormir bem."
4- Faça exercício
É mais uma forma de conseguir aproveitar ao máximo a luz do dia. Assim, deverá fazer exercício logo pela manhã e não esperar pelo final do dia de trabalho. "Recomenda-se que pratiquemos pelo menos 150 minutos de movimento ou exercício por semana, o que pode ser algo tão simples quanto caminhar 30 minutos, cinco dias por semana."
5- Bloqueie a luz
Com o início do dia mais cedo, pode acabar por entrar luz no quarto. Assim, uma venda nos olhos é uma das soluções que a especialista aponta. Revela que melhora não só o sono, mas também a saúde cardiovascular e cognitiva.
6- Atenção ao stress
"Preocupar-se com a mudança de hora e aumentar o stress com o facto de não conseguir dormir pode acabar por afetá-lo. Preocupar-se em demasia só acaba por piorar a situação e levar a mais distúrbios do sono."
IN:NM
