Portal Chamar Táxi

Informação Moedas nos jarros das flores para dar sorte? Esta dica vai além disso

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,797
Gostos Recebidos
1,230
naom_6985bb57d0fad.webp


Além da habitual água nos jarros das plantas, há pessoas que juntam moedas que acabam por ficar no fundo. Será para dar sorte? Pode haver quem acredite nesta questão, mas este é um truque partilhado nas redes sociais e que tem o objetivo de prolongar a vida das plantas. Mas será que resulta mesmo?


A revista Readers Digest falou com Althea Wiles, fundadora do Rose of Sharon Floral Design Studio, para perceber melhor este truque e saber se tem, ou não, algum fundo de verdade.


Moedas nos jarros das flores?


Segundo alguns vídeos partilhados, o truque consistia em juntar moedas ao fundo dos vasos das plantas, nada para dar sorte, mas sim para que durem mais. Tratam-se de moedas de cêntimos, as mais pequenas e escuras devido ao facto de terem cobre na sua composição.


Leia Também: Para que serve o chá de cavalinha? A planta que faz bem a (quase) tudo


A especialista revela que o cobre pode ter propriedades que eliminam bactérias e fungos da água, o que poderia permitir que a flor permaneça fresca por mais tempo. Contudo, as moedas atuais não são as mesmas de antigamente, e também usadas noutros países.


Por exemplo, o website Moeda Numismática revela que as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos são feitas de aço inoxidável e cobertas de cobre. Será o suficiente para deixar a planta saudável?


Althea Wiles garante que também mal não fará colocar moedas no fundo, a menos que estivessem sujas e com muitas bactérias. “Se colocar uma moeda mais antiga, pode ajudar, mas não será tão bom quanto água pura ou água com um produto específico para conservantes florais”, revela a especialista.


“Uma mistura profissional tem nutrientes para as suas flores, equilibra o pH da água e contém um bactericida e um fungicida para impedir o crescimento de micróbios", continua Althea Wiles. Desta forma, acaba por ser mais indicado do que juntar moedas aos jarros.


O que realmente fará as flores durarem mais tempo


A especialista deu ainda algumas indicações do que pode fazer para que as suas flores durem mais tempo. Uma delas passa por cortar os caules. “Um corte em ângulo é melhor, mas não é essencial. Isto aumenta a área de contato da flor com a água. O mais importante é manter o vaso limpo e a água fresca."


Depois, trocar a água com frequência é essencial. “O ideal seria trocar todos os dias. Algumas flores, como os girassóis, favorecem o crescimento de bactérias, então precisam de trocas mais frequentes."


Deve ainda manter os jarros longe da luz solar direta. "A luz solar direta aumenta a temperatura e reduz a vida útil das flores no vaso. Um ambiente mais fresco e escuro manterá as flores frescas por mais tempo."


Tenha também atenção às folhas que estiverem em contacto com a água e aos caules que estão mais secos. “À medida que as flores morrem, produzem mais bactérias e gás etileno, o que faz com que as outras flores murchem à volta. Retirá-las o mais cedo possível ajuda as restantes a durarem mais tempo.”

IN:NM
 
Topo