Portal Chamar Táxi

Lições de moral: Proíba a proibição!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
eu observo que nas empresas muitas pessoas deixam de agir por se sentir incapazes de tomar decisões em determinadas situações que exigem acção. é como se fossem educadas e treinadas a fazer só aquilo que alguém mandou.
outro dia, li uma notícia a respeito de dois meninos que estavam a patinar num lago gelado. era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. de repente... o gelo quebrou-se e uma delas caiu na água. a outra criança, vendo o seu amigo afogando debaixo do gelo, pegou numa pedra e começou a bater com toda a força, até quebrar o gelo e salvar o amigo. quando os bombeiros chegaram viram o que aconteceu e perguntaram:
- mas como tu conseguiste salvar o teu amigo? é impossível quebrar o gelo com a pedra numas mãos tão pequeninas!
nesse instante, um idoso destacou-se da multidão, e disse:
- eu sei como ele conseguiu, é simples. não havia ninguém aqui para lhe dizer o que ele podia ou não fazer! por isso, ele agiu por conta própria, procedendo de modo correcto.

ESTA LIÇÃO SERVE PARA ESTIMULAR AS PESSOAS A SABER AGIR NUMA EMPRESA! SABER INOVAR E INTITUIR O LEMA "É PROIBIDO PROIBIR"!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
TRABALHAR EM EQUIPA E RESPEITAR AS DIFERENÇAS!

no trabalho, é normal o gerente fazer comparações entre funcionários e até mesmo exigir que eles ajam como ele agiria. isso é um erro grave!
conta-se que uma vez vários animais decidiram fundar uma escola. para isso, reuniram e começaram a escolher várias disciplinas: o pássaro insistiu que houvesse aulas de voo; o esquilo achou que a subida perpendicular em árvore é fundamental e o coelho queria incluir a corrida no currículo escolar!
assim foi feito, mas... cometeram um grande erro. insistiram que todos o animais participassem nos cursos oferecidos pela escola.
o coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele, mas também queriam ensiná-lo a voar. colocaram-no em cima de uma árvore e ele saltou e quebrou as patas! resultado: não aprendeu a voar e acabou por não correr mais! o pássaro voava como nenhum outro, mas quando o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira, quebrou o bico e as asas. resultado: não conseguiu mais voar nem cavar buracos! de forma figurada, isso mostra o que às vezes acontece nas empresas. não podemos forçar as pessoas a serem parecidas connosco ou que tenham as mesmas qualidades.

TRABALHAR EM EQUIPA E VALORIZAR AS PESSOAS É, ANTES DE TUDO, RESPEITAR AS DIFERENÇAS!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
VOCÊ VÊ O QUE VOCÊ REFLECTE!

tempos atrás, num distante povoado, havia um lugar conhecido como a CASA DOS MIL ESPELHOS. um pequeno e feliz cão soube da existência desse lugar e decidiu visitá-lo. chegando lá, saltou feliz escada acima até à porta da casa. olhou através da grande porta envidraçada de entrada com as orelhas levantadas e o rabinho balançando tão rapidamente quanto podia. para a sua surpresa, deparou com outros mil pequenos cães, todos com os rabinhos balançando tão rapidamente quanto dele. abriu um enorme sorriso e foi correspondido com mil enormes sorrisos. quando saiu da casa, pensou:
- "que lugar maravilhoso! voltarei sempre aqui, mais vezes".
nesse mesmo povoado, vivia outro pequeno cão, que não era feliz, e decidiu um dia visitar a CASA DOS MIL ESPELHOS. escalou lentamente as suas escadas e olhou através da grande porta envidraçada. quando viu mil outros pequenos cães de olhares hostis olhando fixamente para ele, rosnou e mostrou os dentes. e logo ficou horrorizado ao ver mil pequenos cães também rosnando e mostrando os dentes para ele. quando saiu, ele pensou:
- "que lugar horrível! nunca mais volto aqui".

A FORMA COMO OLHAMOS AS PESSOAS NO TRABALHO É UM REFLEXO DO NOSSO COMPORTAMENTO!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
VALORIZAR OS ASPECTOS POSITIVOS DAS PESSOAS!

certo dia houve uma reunião numa carpintaria. foi uma reunião entre ferramentas, para acertar as suas diferenças. o martelo exerceu a sua presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar ao cargo. a causa: fazia barulho demais e passava o tempo todo dando golpes!
o martelo assumiu a culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir qualquer coisa. o para fuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. disse que ela era muito áspera ao tratar dos demais atritos. a lixa acatou a decisão, mas com a condição de que expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse ele o único perfeito. nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e começou a trabalhar. utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel. quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembleia retomou a discussão. foi então que o serrote pediu a palavra e disse:
- senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades, com os nosso pontos forte. assim, proponho um trato: não vamos mais ressaltar os nossos pontos fracos e vamos valorizar os nossos pontos fortes.

QUANDO UMA PESSOA BUSCA DEFEITOS NA OUTRA, SEMPRE ACABA POR ENCONTRAR ALGO PARA CRITICAR, E DESSA FORMA, O CLIMA TORNA-SE TENSO E NEGATIVO. POR OUTRO LADO, QUANDO SE BUSCA COM SINCERIDADE, OS PONTOS FORTES UNS DOS OUTROS, AS MELHORES QUALIDADES APARECEM.

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
CONSTRUA PONTES E NÃO BARREIRAS!

dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas por um rio, entraram certa vez em conflito. o que começara com um pequeno mal-entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. numa manhã, o irmão mais velho ouviu bater à porta. era um carpinteiro com uma caixa de ferramentas procurando trabalho.
- tenho trabalho para você - disse o fazendeiro - está vendo aquele rio? é do meu irmão. quero que construa uma cerca bem alta para que eu não precise mais vê-lo.
- entendo a situação, farei um trabalho que o deixará satisfeito - disse o carpinteiro.
o fazendeiro foi à cidade e deixou o carpinteiro trabalhar. quando regressou, os seus olhos não podiam acreditar no que viam: não havia cerca nenhuma!
no seu lugar havia uma ponte ligando um lado ao outro do rio. ao erguer os olhos para a ponte, viu o irmão aproximando-se da outra margem, correndo de braços abertos. correram um na direcção do outro e abraçaram-se no meio da ponte. emocionados, viram o carpinteiro arrumando as suas ferramentas para partir.
- não, espere! - disse o mais velho - fique connosco mais alguns dias. tenho muitos outros projectos para você.
e o carpinteiro respondeu:
- adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir.

dessa história pode-se extrair duas lições:

1ª) PODEMOS SER GERENTES QUE CONSTROEM BARREIRAS OU PONTES! MAS AS PONTES SIGNIFICAM A UNIÃO E A CONCILIAÇÃO; AS BARREIRAS SIMBOLIZAM A RESISTÊNCIA E O IMPEDIMENTO DO MEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO.
2ª) MESMO QUE PODEMOS CONSTRUIR BARREIRAS, PODEMOS TER UMA ATITUDE COMO A DO CARPINTEIRO E CONSTRUIR PONTES EM VEZ DE FORTALEZAS. AS PESSOAS, NO FUNDO DO CORAÇÃO, QUEREM ISSO DE NÓS!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
ANTES DE CRITICAR, VERIFIQUE OS SEUS PRÓPRIOS DEFEITOS E LIMITAÇÕES!

um casal de recém-casados mudou-se para um bairro muito tranquilo. na primeira manhã que passavam na nova casa, enquanto tomavam o café da manhã, a mulher reparou numa vizinha que pendurava os lençóis no varal. comentou com o marido:
- que lençóis sujos que ela está pendurando no varal! está a precisar de um sabão novo. se eu tivesse confiança, ensinava-lhe a lavar a roupa!
o marido escutou calado. três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha estava de novo pendurando os lençóis no varal. e novamente a mulher comentou com o marido:
- a nossa vizinha continua a pendurar lençóis sujos. um dia destes, vou-lhe ensinar a lavar a roupa!
e assim, a cada três dias, a mulher repetia o discurso ao ver a vizinha pendurando a roupa no varal. passado um mês, a mulher foi surpreendida ao ver lençóis muito brancos estendidos. admirada, foi dizer ao marido:
- olha, ela finalmente aprendeu a lavar a roupa! será que a outra vizinha emprestou-lhe o sabão? porque eu mesma não fiz nada...
o marido calmamente respondeu:
- não. é que hoje eu levantei mais cedo e lavei a janela da nossa casa!
e assim foi: tudo depende da janela através da qual observamos os factos!

ANTES DE CRITICAR, DEVEMOS OLHAR AS NOSSAS LIMITAÇÕES E DEFEITOS!
OLHAR PARA A NOSSA CASA, PARA DENTRO DE NÓS PRÓPRIOS.
ESSA É A MELHOR CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
NÃO JOGUE A CULPA NOS OUTROS!

uma empresa estava dando prejuízo e os funcionários sentiam-se extremamente desmotivados. era preciso fazer algo para reverter o caos. ninguém, porém, queria assumir nada. pelo contrario, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perespectivas de progresso na empresa. um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz no qual estava escrito:
"faleceu ontem a pessoa que impedia o crescimento da empresa. vocé está convidado para o velório".
todos ficaram curiosos para saber quem era a pessoa que andava a impedir o crescimento deles na empresa. e foram lá ver. conforme os funcionários se aproximavam do caixão, a excitação aumentava. um a um agitados, os funcionários aproximavam-se do caixão, olhavam para dentro dele e engoliam em seco, caindo em seguida no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. no visor do caixão, havia sido colocado um espelho. a mensagem atingiu a todos:
"só existe uma pessoa capaz de limitar o crescimento da empresa: você mesmo!"