Portal Chamar Táxi

Notícias Homem indonésio resgatado com "sintomas de dispneia" ao largo da Madeira

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,721
Gostos Recebidos
1,154
naom_68e0471a81980.webp


Um homem de 53 anos foi resgatado, esta sexta-feira, depois de ter sofrido "sintomas de dispneia", enquanto se encontrava a bordo do navio de carga TCZEW, que navegava a 90 milhas náuticas a Noroeste da Ilha da Madeira.


O cidadão de nacionalidade indonésia era tripulante de uma embarcação com bandeira da Libéria, que estava a aproximadamente 166 quilómetros do arquipélago português, adiantou a Marinha Portuguesa, em comunicado.


O alerta para a ocorrência foi dado pelo agente de navegação, que contactou o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), de acordo com a nota.


"O navio navegou rumo ao Porto do Funchal, onde a uma distância de cerca de três milhas a sul, aproximadamente cinco quilómetros, foi possível transferir o paciente para uma embarcação da Estação Salva-Vidas do Funchal, que procedeu ao resgate para terra", complementou.


O homem foi, depois, levado para uma unidade hospitalar.


O Comando Local da Polícia Marítima tomou conta da ocorrência, que foi também coordenada com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).


Marinha resgatou 60 pessoas em setembro


A Marinha anunciou, na quinta-feira, ter levado a cabo 40 ações de busca e salvamento que resultaram no resgate de 60 pessoas, no mês de setembro, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC).


O organismo apontou que, "na área de responsabilidade do MRCC de Lisboa, foram registados 29 incidentes em que foram salvas 53 pessoas". Já na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada, houve seis ações de busca e salvamento, tendo sido salva uma pessoa.


Por seu turno, no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram coordenadas cinco ações de busca e salvamento, que resultaram no resgate de seis pessoas.


"Para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no Mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, o Sistema de Controlo de Tráfego Costeiro, entre outros organismos", salientou a entidade, em comunicado.


A Marinha realçou ainda "o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais e interrompem a sua atividade profissional para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais - MRCC Lisboa e MRCC Delgada".

IN:NM
 
Topo