Portal Chamar Táxi

Informação Eis a forma correta de fazer cocó! Médica alerta para alguns erros

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219
naom_695bedcd2dca1.webp


Será que tem prisão de ventre crónica ou será que apenas não se sabe sentar na sanita com uma postura correta?


A gastroenterologista Robynne Chutka revela ao Shape a maneira correta de se fazer cocó e descreve os erros que ainda está a cometer.


Atenção à posição!


Pode estar a sentar-se de forma incorreta na sanita. Ainda assim, a especialista reforça que a culpa não é totalmente da posição que se adota, mas sim das construções modernas elaboradas e pensadas "mais para questões de conveniência e estética do que para a forma como somos projetados", isto é, se a saúde intestinal fosse a prioridade, "seria socialmente aceitável cavar um buraco no chão e acabar com isso", esclarece a especialista.


O ser humano foi feito "para se agachar e fazer cocó", simplifica a gastroenterologista. "Quando nos agachamos, os joelhos pressionam o abdômen e isso aumenta a pressão intra-abdominal para ajudar na evacuação das fezes". Contrariamente ao que acontece quando nos sentamos na sanita, que "as pernas ficam em ângulo reto e o problema não se resolve", explica.


Assim, acaba por "ter de se esforçar para evacuar, o que pode causar alguns tipos de problemas", por exemplo hemorroidas.





Como corrigir a postura?


Para corrigir a postura no momento de evacuar, não tem de reconfigurar a estrutura da sanita nem nada que se pareça. A especialista sugere a aplicação de um squatty potty. À semelhança dos bancos de suporte de pés para as crianças, esta é uma plataforma de plástico moldada para colocar também os pés junto à sanita.


Outros problemas associados à prisão de ventre


Prender o cocó durante muito tempo


Já todos estiveram nesta situação, às vezes basta estarmos atrasados para sair de casa ou estar fora de casa e adiamos a ida à casa de banho. Contudo, perceba que isso nem sempre é boa ideia. Aliás, o ideal é nunca ponderar essa situação.


Chutkan refere que "quando recebe um sinal do organismo de que precisa de ir à casa de banho e não vai, isso poderá causar uma confusão intestinal e no futuro pode traduzir-se em obstipação"


Quando demora demasiado


Bem como quando prende a vontade de evacuar, sempre que vai à casa de banho com fontes de distração como telemóveis, vai estar com a "mente ocupada e isso vai enviar sinais confusos e contraditórios ao intestino".


Está a perder tempo com a coisa errada!


A principal preocupação não deve ser "limpar bem", apontam os especialistas.


A necessidade de limpar em demasia traduz dois problemas: Ou está com problemas intestinais ou "ainda há fezes no reto" e se não ficar durante mais tempo na sanita poderá também ficar com problemas intestinais, remata Chutkan.

IN:NM
 
Topo