Portal Chamar Táxi

EDP testa novos contadores. São chineses e mais inteligentes

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
O facto de esta nova gama de contadores contar com fabricantes, poderá levar a preços mais baixos.
naom_505339f6231f8.jpg

A EDP está a apostar em novos contadores. São ‘smart meters’ e há já uma centena a serem testados pela elétrica em Alcochete, como adiantou ao Expresso João Torres, presidente da EDP Distribuição.

Mais inteligentes, estes contadores acompanham uma tendência de mercado, que tem levado também a um aumento no número de fabricantes. Explica o Expresso que é precisamente o preço que tem dificultado a entrada no mercado deste tipo de contadores. Porém, o aumento de concorrência abre portas a uma maior massificação dos aparelhos.
A empresa que os fornece está cotada na bolsa de Shenzen. Trata-se da Kaifa, que produz contadores há duas décadas e é também responsável pelo fabrico de telemóveis ZTE.
Estes contadores chineses são os primeiros a ser instalados e vão passar por um período de testes de três meses. Em testes estarão ainda contadores inteligentes da Efacec e da Sogecam/Novabase.

nm

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O que vieram instalar na minha oficina esta semana é um Sagem fabricado na Tunísia, não é nenhuma chinoquice.

DX2

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Estes novos contadores fazem leitura em tudo e em tempo real , até limitador de potencia tem incorporado mais uma nova arma para a edp , para quem faz burlas na sua rede eletrica vai ficar mais complicado

Ja me foi explicado mas ainda estou um bocado !!! vamos ver como vai correr estes testes ....

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Gostos Recebidos
34
A mim pouco me interessa as vantagens para a edp mas sim o que nós podemos ganhar com isso. O utilizador já tem acesso às leituras desses contadores? Consumo em tempo real, históricos, notificações em caso de consumos fora da média ou horários habituais, etc.?

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
A mim pouco me interessa as vantagens para a edp mas sim o que nós podemos ganhar com isso. O utilizador já tem acesso às leituras desses contadores? Consumo em tempo real, históricos, notificações em caso de consumos fora da média ou horários habituais, etc.?

Boas

Amigo em industrias tem acesso a leituras reais e os particulares teem com os novos contadores digitais a consumos realizados quanto a históricos esquece
Quanto a horários ou bio horários não entres por aí é tudo uma grande treta "engana o menino e papa-lhe o pão"

Como digo no meu primeiro post estou muito reticente aos novos contadores , vamos ver o que vai dar isto e as vantagens para o consumidor

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Gostos Recebidos
34
Não estou a falar das tarifas horárias, mas sim ver reports em determinados períodos de tempo à nossa escolha entre outras coisas

Tipo deixas o ferro ligado e vais trabalhar, passado um bocado recebes um mail/sms a avisar q algo n está bem, q o consumo naquele momento está acima da média habitual.

Sei q existem coisas destas e que se encontra com facilidade no ebay, ligas depois do contador e antes da distribuição geral da casa, muito útil tb para sabermos q estão a cobrar correctamente, mesmo q estes sistema/equipamentos n sejam válidos para uma reclamação, só com os deles q podem ser pedidos. Mas assim já sabíamos q tínhamos q pedir o deles para provar uma eventual avaria na contagem do contador

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Não estou a falar das tarifas horárias, mas sim ver reports em determinados períodos de tempo à nossa escolha entre outras coisas

Tipo deixas o ferro ligado e vais trabalhar, passado um bocado recebes um mail/sms a avisar q algo n está bem, q o consumo naquele momento está acima da média habitual.

Sei q existem coisas destas e que se encontra com facilidade no ebay, ligas depois do contador e antes da distribuição geral da casa, muito útil tb para sabermos q estão a cobrar correctamente, mesmo q estes sistema/equipamentos n sejam válidos para uma reclamação, só com os deles q podem ser pedidos. Mas assim já sabíamos q tínhamos q pedir o deles para provar uma eventual avaria na contagem do contador

Existem sistemas , a domòtica faz o que pretendes , estas a entrar noutro mundo , aqui estamos a falar de contadores onde é possível a edp controlar pela estação de serviço todo consumo do cliente e a partir daí pode chegar aos ditos prevaricadores de rede (furto) actualmente só conseguem controlar os consumos das linhas de distribuição entendes o porquê destes novos contadores

sobre domotica fazes uma pesquiza no teu motor de busca e vais ler muita informação sobre o assunto

Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Gostos Recebidos
34
Um contador inteligente n considero que seja domotica.

Sendo assim esses novos contadores n vão ter qq utilidade para os utilizadores, apenas mais uma forma de controlo para o prestador do serviço.

Não foi isso q li a nova directiza da UE sobre a obrigação de todas as casas serem equipadas com contadores inteligentes até 2020 se n me falha a memória um relação à data limite. O q dizia lá era o q disse, um contador q o utilizador pudesse ter acesso e gerir os seus gastos, monitorizar os próprios consumos, alertas de consumo excessivo, etc.. Mas também novos serviços para o fornecedor como desligar/ligar a luz em tempo real, leituras reais para facturacao acabando as leituras previstas q com o mercado livre deixou de funcionar correctamente mm com o cliente a dar as leituras, possível gerir a energia disponível caso seja necessário desviar mais potência para outro local em caso de necessidade, em alturas de apagao de uma zona (principalmente de grandes áreas) a luz ser reposta de forma controlada e gradual para evitar o esforço q a rede tem q suportar qd a luz é reposta para todas as casas e empresas em simultâneo.

Em resumo, se esses contadores q andam a testar n fizerem nada disso bem os podem ligar num sitio onde normalmente n chega a luz!!! E sendo assim não estão em conformidade com o indicado pela EU, logo dinheiro para o lixo (bolsos de alguém). Nós temos q cumprir a lei já estes grandes onde estão políticos metidos não, exemplo das scuts q a EU já disse q são ilegais q tinham q ser removidas. Mas nada foi feito e continuam a funcionar, a cobrar e a multar (agora já revisto pq os valores eram um crime autêntico), e mais nada disse a EU. Políticos internos e externos com interesses pessoais sempre em primeiro

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sendo assim esses novos contadores n vão ter qq utilidade para os utilizadores, apenas mais uma forma de controlo para o prestador do serviço.
Não tires conclusões precipitadas. Eu só li o folheto de instruções que vem com ele por alto mas do que li aquilo tem uma série de menus e funções que tenho que ver mais em pormenor, incluindo qualquer coisa sobre cortes de fornecimento ou falhas da rede doméstica. Ah, e os contadores estão a ser instalados pela EDP Distribuição, não pelo prestador do serviço.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Bom, após um"estudo" às funções do contador verifiquei que são simplesmente informações para controlo de leituras, cortes de fornecimento, alterações de tarifário e de potência para a EDP Distribuição, e dos consumos em horas de vazio, horas de ponta e horas cheias para o consumidor. Ok, estas informações podem ser úteis para o cliente controlar os consumos a certas horas, se tiver pachorra para apontar diariamente os valores indicados no contador para os poder comparar, mas acho que ninguém vai fazer isso.
Basicamente é um contador "normal" com a vantagem de o cliente não ter de comunicar leituras ou ter que vir alguém deles fazer esse serviço. Não há avisos por e-mail ou apps para telefones espertos para controlar o contador caso ocorra algum sobre-consumo ou corte de energia, no entanto se houver algum corte de fornecimento a EDP Distribuição sabe imediatamente e o restabelecimento poderá ser mais rápido.

DX2

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Gostos Recebidos
34
obrigado pelo feedback amigo

na minha humilde opinião então isso é uma boa porcaria, nao entendo porque vão gastar milhoes em algo tão basico quando já há tanta solução com isso que estou a dizer, mas o ideal era ser o contador principal fazer toda essa gestão evitando ter que colocar um segundo equipamento para isso.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pois, mas como referi, estes contadores pertencem à EDP Distribuição, ou seja, podem ser trocados independentemente de teres contrato com a EDP Comercial, a Iberdrola, a Galp ou outra qualquer. A função deles não é a que tu idealmente quererias, é apenas um meio de contagem e controlo mais prático para o fornecedor de energia.
O que está "mal" é não serem os prestadores do serviço a meterem os contadores mas percebe-se porquê: de cada vez que um cliente mudava de prestador tinham que lhe mudar o contador.

DX2