Portal Chamar Táxi

Coexistência de mapas em TOMTOM One

evaristofaustino

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2016
Gostos Recebidos
0
Olá a todos

Possuo um TomTom One (já com 10 anos)

O equipamento possui uma memória interna de 1Gb bem como um slot para um cartão SD

Quando o adquiri o equipamento trazia, instalado na referida memória interna, um mapa da Europa do fornecedor NavTeq

Durante 10 anos não efetuei qualquer upgrade do mapa mas agora decidi fazê-lo

Uma vez que presentemente os mapas para os GPS TomTom têm de ser da TelaAtlas foi-me então instalado um mapa da Europa deste fornecedor TeleAtlas.

Este mapa da TeleAtlas foi intalado num cartão SD de 4Gb que está colocado no respectivo slot

A minha questão tem a ver com o seguinte: é possivel a coexistência de ambos os mapas no mesmo GPS, possibilitando-me assim que opte por criar os meus trajectos utilizando o mapa que entender?

Muito obrigado pela vossa atenção

jo_rex

GF Ouro
Entrou
Mai 21, 2007
Gostos Recebidos
0
Sim, podes ter 2 mapas instalados.

Mas não sei qual é o interesse de manter um mapa com 10 anos. Podes colocar mapas recentes.

Também devias atualizar o navcore que com essa idade já deve estar muito desatualizado.

Descarrega o programa TomTom Home do site da TomTom e faz todas as atualizações gratuitas que houver. Depois podes colocar os mapas dos países/regiões que quiseres, desde que tenhas espaço para isso.

Faz uma cópia de segurança antes de fazer qualquer alteração.

evaristofaustino

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2016
Gostos Recebidos
0
jo:rex, muito obrigado pela tua resposta :)

O meu interesse em ter um mapa com 10 anos é somente porque o mapa é da NavTeq. Quando me iniciei nisto dos GPS's era voz corrente (que podes comprovar aqui: https://forum.zwame.pt/threads/que-gps-escolher-teleatlas-ou-navteq-descubra-as-diferencas.425692/) que os mapas NavTeq eram bem mais rigorosos que os da TeleAtlas, em especial no que tocava á cartografia dentro das localidades.

Eu tive o mapa Western Europe da NavTeq durante 10 anos e digo-te que nunca tive qualquer problema em me conduzir dentro das grandes cidades ou até em pequenas povoações.

Claro que 10 anos é muito tempo, e os mapas da TeleAltas terão certamente evoluido imenso neste período. E acima de tudo hoje em dia é obrigatório usar TeleAltas em GPS da TomTom e por isso este meu upgrade é para um mapa TeleAtlas.
Até que este novo mapa me satisfaça gostaria de manter o da Navteq e daí a minha pergunta.

A minha questão prendia-se com a possiblidade de me posicionar alternadamente entre ambos os mapas e ontem reparei que tendo um deles na memória do GPS e o outro num cartão SD não tinha possibilidade de efectuar essa alternancia. Ou melhor, tinha mas tendo de desligar o GPS e depois retirar o cartão SD de modo a que ando ligasse o GPS passasse a ter acesso ao mapa da NAvTeq.
E o que eu queria era, sem desligar o GPS, alternar entre os mapas.
Descobri então, por mim, que se copiasse o mapa da NAvTeq para o cartão SD poderia (utilizando a opção "gerir mapas") alternar entre ambos os mapas :)

Desta forma consigo programar uma viagem em ambos os mapas e ver qual deles me dá o melhor trajecto :)

A única "chatice" é que tenho igualmente de duplicar os PI's que possuo :-/

Quanto á actualização do NavCore é algo que tenho feito e por isso desse ponto de vista está tudo ok :)