Portal Chamar Táxi

Ciclismo - Tour de France 2025

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Tour de France 2025 Stage 8​


 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Belga Tim Vellens dá quinta vitória à Emirates no Tour de 2025​


Tim Vellens vence etapa do Tour em Carcassonne


O belga Tim Vellens deu este domingo mais um triunfo à Emirates, a quinta depois das quatro vitórias em etapas de Tadej Pogacar na presente edição do Tour.
Com uma média devastadora, o ciclista de 34 anos, atacou na altura certa e conquistou isolado a 15.ª etapa, entre Muret e Carcassonne (169,3 km), para completar a trilogia em grandes voltas, pois também venceu 2 etapas na Vuelta e outras tantas no Giro.

O compatriota Victor Campenaerts (Visma) e o francês Julian Alaphilippe (Tudor), que chegaram a 1.28 e 1.36 minutos, respetivamente, completaram o pódio, numa jornada marcada por queda coletiva no início, que atrasou Joanas Vingegaard (Visma), 2.º da geral, mas a Emirates esperou pela reintegração do dinamarquês no pelotão.

Dias antes, a Visma fez o mesmo face a uma queda de Pogacar, numa demonstração de fair-play.

O grupo do camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar, assim como os seus principais rivais, chegaram a mais de 6 minutos do vencedor, sem implicações na classificação geral.

Esta segunda-feira cumpre-se o segundo dia de descanso a antecipar a última semana de competição, que regressa terça-feira com a mítica chegada ao Mont Ventoux de categoria especial.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Vingegaard tentou descolar de Pogacar mas tudo ficou na mesma no Mont Ventoux​


Vitória de Valentin Paret-Peintre no Mont Ventoux
.
A chegada ao Mont Ventoux deixou tudo na mesmo no que aos dois primeiros da classificação geral, com Tadej Pogacar a responder aos ataques de Jonas Vingegaard protagonizados nos últimos cinco quilómetros. O esloveno da Emirates contra-atacou, mas ganhando apenas dois segundos na meta.
A icónica chegada permitiu de resto o vingar de mais uma fuga e a vitória de Valentin Paret-Peintre (Soudal), a dar à França a primeira vitória nesta edição da Grand Boucle.

Valentin Paret-Peintre conseguiu alcançar, a três quilómetros da meta, o espanhol Enric Mas (Movistar), que se tinha isolado dos companheiros de fuga, rumo também à sua estreia triunfadora na corrida do seu país. No Mont Ventoux bateu o irland~es e ex-camisola amarela, Ben Healy (EF), sendo que Pogacar e Vingegaard, que a em apenas cinco quilómetros anularam cinco minutos de desvantagem para a fuga, cortaram a meta a 43 e a 45 segundos, respetivamente.
A etapa desta quarta-feira será de transição para as duas tiradas nos Alpes, podendo proporcionar nova fuga ou uma chegada em pelotão, naquela que deverá ser a derradeira oportunidade para os sprinters puros.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Milan vence ao sprint após escapar a queda no último km da 17.ª etapa do Tour​


Milan vence etapa

Jonathan Milan (Lidl-Trek) venceu esta tarde a 17.ª etapa do Tour, discutida ao sprint. O italiano chegou à sua segunda vitória na presente edição - já tinha triunfado na oitava - , após escapar a uma queda no último quilómetro, que afetou alguns velocistas e também candidatos à vitória em Valence, como Tim Merlier (Soudal) e Biniam Girmay (Intermarché).

Refira-se que os últimos 25 quilómetros foram feitos à chuva, numa etapa em que a fuga foi anulada a cerca de sete quilómetros para o fim, com as equipas dos sprinters a trabalharem então para uma chegada em pelotão. Milan fez a diferença, batendo Jordi Meeus (Red Bull) e Tobias Andersen (Picnic) e com isso a reforçar a camisola dos pontos, antes da entrada nos Alpes, onde tudo se vai decidir quanto ao vencedor.

Tadej Pogacar (Emirates) parte com 4.15 minutos de avanço para Jonas Vingegaard (Visma), que mantém a esperança de destronar o esloveno.

A etapa desta quinta-feira, a primeira nos Alpes, tem tudo para ser um hino ao espetáculo. Considerada a tirada rainha da edição de 2025, a ligação entre Vif e Courchevel, com final no Col de la Loze, apresenta três contagens de montanha...todas de categoria especial e espalhadas pelos 171.5 quilómetros.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

O'Connor vence etapa rainha do Tour e Pogacar ganha mais alguns segundos a Vingegaard​


img_920x519uu2025-07-24-23-08-48-2379135.jpg


A etapa rainha da edição de 2025, com três contagens de montanha, todas de categoria especial, acabou por defraudar um pouco as expectativas de quem esperava um grande espetáculo de ataques e contra-ataques entre os homens da geral, em especial de Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar.
Só nos dois últimos quilómetros houve alguma emoção, com Tadej Pogacar a responder a um ataque de Jonas Vingegaard e com isso a ganhar mais alguns, concretamente nove.

O dinamarquês da Visma tinha prometido fazer de tudo para chegar à camisola amarela, até mesmo hipotecar o segundo lugar, mas Vingegaard digamos que só se mostrou verdadeiramente na penúltima montanha, quando a sua equipa atacou no Col de la Madeleine. O ataque até acabou por deixar Tadej Pogacar sem companheiros de equipa, mas não teve continuidade na ascensão final, a caminho do Col de La Loze, onde, em 2023, o esloveno da Emirates perdeu mais de cinco minutos para o rival.

A subida final, com mais de 26 km, foi feita de algum conservadorismo por parte dos dois principais candidatos, com Pogacar a gerir, uma vez que a vantagem de mais de quatro minutos sobre Vingegaard permitia-lhe precisamente optar por essa estratégia. Ainda assim, o líder da Visma tentou a dois quilómetros da meta novo ataque, mas com Pogacar e Oscar Onley (Picnic) a responderem e a não darem muita margem ao dinamarquês. O camisola amarela respondeu, pouco depois, conseguindo ser segundo na etapa, e deixando Vingegaard em terceiro, então a nove segundos.

A etapa,de resto, viu mais uma fuga bem sucedida a premiar deste vez Ben D'Oconnor (Jayco), regressando aos triunfos no Tour, depois da tirada ganha em 2021. O australiano venceu com 1.45 minutos sobre Pogacar.

A etapa desta sexta-feira será mais uma oportunidade, talvez mesmo a última, para Jonas Vingegaard destronar Tadej Pogacar, sendo que agora está a 4.26 minutos de Pogacar.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Thymen Arensman vence 19.ª etapa do Tour e Vingegaard ganha 2 segundos a Pogacar​


Thymen Arensman vence etapa no Tour

O holandês Thymen Arensman, da INEOS Grenadiers, venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa do Tour, uma tirada de apenas 93.1 quilómetros, a ligar Albertville a La Plagne, com uma ascensão final aos 2052 metros de altitude. Nas contas da geral, Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar terminaram praticamente a par - o dinamarquês ganhou 2 segundos nas bonificações -, pelo que, a dois dias do final da prova, o esloveno continua a liderar de forma confortável, agora com 4.24 minutos de vantagem.

Num dia que acabou por ser encurtado devido a um surto bovino no Col des Saises, Primoz Roglic acabou por ser o grande derrotado do dia, isto apesar de até ter andado na frente da corrida. Acabaria, no entanto, por ceder muito tempo nas maiores dificuldades do dia e cruzou a linha de meta a 12.39 minutos de Arensman. Na geral, o esloveno da Red Bull - BORA - hansgrohe cai de 5.º para 8.º, já a 25.30 minutos de Pogacar.


De resto, na Red Bull - BORA - hansgrohe continua a cimentar-se um outro nome, que deve mesmo fechar no pódio. Florian Lipowitz foi 4.º, a 6 segundos do vencedor, e consolidou o seu 3.º posto na geral, a 11.09 do líder e com 1.03 minutos para Oscar Onley.
No sábado, há mais uma etapa que promete algumas dificuldades, com 184.2 quilómetros entre Nantua e Pontarlier.

Por Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Kaden Groves fugiu para estrear-se a vencer no Tour na 20.ª etapa​


Kaden Groves vence etapa do Tour em França, Pogacar mantém liderança

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) estreou-se este sábado a vencer na Volta a França, ao conquistar a 20.ª etapa vindo da fuga, numa jornada em que o camisola amarela Tadej Pogacar (UAE Emirates) manteve as diferenças na geral.

Na sua primeira participação no Tour, o duas vezes vencedor da classificação por pontos da Vuelta (2023 e 2024) completou a trilogia em grandes Voltas, ao destacar-se dos seus companheiros de fuga nos derradeiros 16 quilómetros dos 184,2 entre Nantua e Pontarlier, que cumpriu em 04:06.08 horas, à frente dos neerlandeses Frank van den Broek (Picnic-PostNL), segundo a 54 segundos, e Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick-Step), terceiro a 59.

A penúltima etapa não trouxe alterações na geral, que o esloveno Tadej Pogacar lidera com 04.24 minutos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), com o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) a fechar o pódio.
No domingo, o campeão em título irá confirmar a sua quarta vitória na Volta a França na ligação de 132,3 quilómetros entre Mantes-la-Ville e Paris, com a derradeira etapa a ter uma inédita passagem na colina de Montmartre, uma contagem de quarta categoria que o pelotão subirá três vezes, a última das quais a seis quilómetros da meta.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,341
Gostos Recebidos
3,533

Tadej Pogacar não deu tréguas na última etapa do Tour ganha por Wout van Aert em Paris​


Pogacar e Van Aert disputam etapa do Tour em Paris


O esloveno Tadej Pogacar (Emirates) quebrou a tradição, pois não deu tréguas na última etapa do Tour, tendo lutado pelo triunfo, mas o belga Wout van Aert (Visma) foi mais forte na última rampa e conquistou a tirada com final em Paris.

Foi um dia espetacular, pois nem a chuva afastou o público, nem sequer atemorizou o novo bicampeão do Tour, que nos últimos 50 km, com tempos neutralizados, colocou-se na frente a puxar, levando consigo um pequeno grupo, que se destacou do pelotão principal.

A 7 km da meta, situada nos Campos Elíseos, um mano a mano na subida a Montmartre decidiu o triunfo, com Wout van Aert, de 30 anos, a ganhar uma boa vantagem para depois acelerar até final.

Pogacar acabaria por abdicar e ficar em 4.º lugar, enquanto o italiano Davide Ballerini (XDS) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain) completaram o pódio, em 2.º e 3.º, respetivamente, todos com o mesmo tempo do vencedor, a 19 segundos.

Para Wout van Aert, de 30 anos, foi a sua 10.ª vitória em etapas do Tour, após percurso entre Mantes-la-Ville e Paris (132,3 km), enquanto Pogacar, vencedor da geral em 2020, 2021, 2024 e 2025, igualou os quatro triunfos do britânico Chris Froome. Com cinco triunfos estão Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel In
durain.

Pogacar voltou a derrotar o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), 2.º a 4.24 minutos, com o estreante alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) a fechar o pódio.

Record
 
Topo