A equipa Bianchi Prata, com Elias Rodrigues e Norberto Teixeira, esteve igualmente em destaque no evento do Campeonato Nacional, que contou com a segunda prova do desafio Extreme Kia Motors
A segunda prova de Enduro, pontuável para o Campeonato Nacional 2010 desta modalidade, foi disputada em Ourém, nos dias 27 e 28 de Março, num trajecto que passou essencialmente em zonas florestais, com uma Enduro Test de sete quilómetros, Cross Test de seis quilómetros e Extreme KIA Motors 2010 com um quilómetro de extensão.
Com pouco mais de uma centena de pilotos no Parque-Fechado, o Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu este fim-de-semana na cidade ribatejana de Ourém, centro nevrálgico da segunda ronda da temporada. Após a encharcada primeira prova em Góis no final de Fevereiro, o clube anfitrião optou por desenhar um traçado com cerca de meia centena de quilómetros, em zonas de maior facilidade para os pilotos em termos de transposição de obstáculos, caso a chuva surgisse novamente com intensidade. A opção de desenhar uma especial em zona de pinhal foi uma realidade, o mesmo se passando com a tradicional especial de motocross na pista do Escandarão, onde o Natureza Motor Clube costuma organizar os seus eventos de Motocross.
Sem o fantasma da chuva e numa região com bastantes tradições, o principal condimento do fim-de-semana foi a especial nocturna realizada no sábado à noite, com cerca de um quilómetro de extensão e que levou ao centro da cidade algumas centenas de espectadores para assistirem a uma das novidades da prova e do campeonato nacional.
Após um dia de sexta-feira reservado aos habituais procedimentos de verificações técnicas e administrativas, a prova foi para a estrada no sábado ao meio-dia, como é hábito nas provas do campeonato nacional, tendo a caravana de 104 pilotos que enfrentar três voltas ao traçado definido pela organização – uma menos para os pilotos das classes Verdes - no qual estavam igualmente incluídas as habituais especiais cronometradas (Enduro, Motocross e Extreme), sendo a última válida apenas para os pilotos da Elite e Nacional.
Após os resultados em Góis terem ditado a divisão de vitórias entre Gonçalo Reis e Paulo Felícia, ambos os pilotos eram naturalmente apontados como os mais sérios candidatos ás vitórias em Ourém. Entre eles poderia se intrometer Sandro Marcos, igualmente em evidência em Góis, o mesmo se passando com Mário Patrão, apostado em conseguir ser mais consistente desde os primeiros metros da corrida.
Mas Gonçalo Reis mostrou estar empenhado em conseguir mesmo o sucesso, não apenas a nível de classe mas também em termos de classificação geral, algo que acabou por conseguir de forma segura em ambos os dias de prova. Sem a chuva para prejudicar a progressão dos pilotos, os duelos entre o piloto da KTM e os adversários da Yamaha foi motivo de animação ao longo de ambas sãs jornadas da prova. Com nove pilotos na classe principal, Reis bateu Sandro Marcos por pouco mais de 11 segundos no primeiro dia de prova, com Paulo Felícia a ser o único a mostrar andamento para a endiabrada dupla da frente ao terminar o dia a 14 segundos do vencedor, enquanto que Mário Patrão foi o quarto a mais de um minuto dos homens da frente.
No segundo dia, com mais uma volta ao percurso que o dia anterior, a vantagem final de Gonçalo Reis foi superior, terminando com mais de um minuto sobre Paulo Felícia, que se superiorizou por apenas dois segundos a Mário Patrão, enquanto que Sandro Marcos foi o quarto a mais de um minuto e meio do primeiro. Tal como no dia anterior, Gonçalo Reis e Paulo Felícia foram os mais fortes nas suas classes. Com esta dupla vitória Gonçalo Reis reforçou a sua posição de líder do campeonato na geral e na classe.
O Enduro de Ourém não viveu apenas das vitórias de Gonçalo Reis e Paulo Felícia nas classes maiores do campeonato e, tal como Reis, também Luís Oliveira se mostrou como o mais forte da categoria Nacional em ambos os dias de corrida, mantendo a invencibilidade que trouxe de Góis após a primeira prova.
Entre os Verdes foi Nelson Silvestre quem venceu na Verdes I no primeiro dia de confronto, com Elias Rodrigues a colocar a sua BMW no topo da classificação da Verdes II – para motos com cilindrada superior –, Mané Teixeira deu o mote entre os Veteranos e conseguiu a primeira vitória do ano, enquanto que na Promoção foi Daniel Cunha o mais forte.
No segundo dia os duelos continuaram nas chamadas classes de Iniciação, com Jorge Gouveia a levar a melhor na Verdes I enquanto que Elias Rodrigues repetiu a dose do dia anterior e voltou a assinar o melhor tempo final na Verdes II, algo que Mané Teixeira também resolveu seguir para alcançar a dobradinha, tal como Elias Rodrigues. Na Promoção surgiu um vencedor diferente face ao dia anterior, com Rodrigo Albuquerque a terminar na frente do pelotão dos pilotos menos experientes do campeonato nacional.
A próxima prova do campeonato leva a caravana ao sul do país, mais propriamente a Silves, onde se realiza a única prova do ano com apenas um dia de duração, no próximo dia 16 de Maio. Aí tudo será novo para todos os pilotos, que há muitos anos não descem tão a sul para uma prova de enduro.
A mítica prova de Ourém foi muito disputada e contou com mais de 100 pilotos inscritos. A equipa Bianchi Prata/Vodafone esteve presente com o piloto Elias Rodrigues na Classe Verdes II e o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe Nacional, ambos aos comandos da BMW G 450X.
Norberto Teixeira conquistou o 7º lugar e ficou insatisfeito com a sua prestação no XI Enduro de Ourém: “Não correu nada bem, nunca consegui andar rápido e fiz muitos erros, vou continuar a treinar, para no futuro conseguir melhores resultados para a equipa”.
Por outro lado, o piloto Elias Rodrigues venceu os dois dias de prova, deixando o segundo classificado a mais de dois minutos. “Estou muito contente, é o segundo enduro da minha vida e venci, tenho treinado muito pois quero ganhar este campeonato, a moto esteve a 100% o que me ajudou muito nos tempos que fiz, quero agradecer a toda a equipa e em especial ao meu pai o trabalho que tem feito”, comentou o piloto.
A próxima prova da equipa da BP Ultimate será em Ferraria, nos próximos dias 24 e 25 de Abril, no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
Extreme Kia Motors 2010
muito disputada
Foi no XI Enduro de Ourém que teve lugar a segunda prova do desafio Extreme KIA Motors 2010, realizado igualmente nos dias 27 e 28 de Março. A organização da prova, Natureza – A.C.E.R, delineou a extreme em destaque na pista do Escandarão, próxima à cidade de Ourém, com extensão de um quilómetro.
Durante a competição houve disputas entre vários pilotos. O vencedores da Extreme KIA Motos 2010 na Classe Elite foi Gonçalo Reis, em KTM, enquanto que na Classe Nacional o triunfo pertenceu a João Ribeiro, em GasGas, e na Classe Verdes a Nuno Pereira, em KTM.
De referir que, no final do Campeonato Nacional de Enduro, os vencedores do Desafio Extreme KIA Motors 2010 habilitam-se a ganhar variados prémios. Após o desfecho da segunda prova do desafio, o piloto que detém a liderança é Gonçalo Reis, da classe Elite, com a luta a prometer acentuar-se ao longo das provas de Enduro. A próxima prova do Desafio Extreme KIA MOTORS 2010 será em Messines, no dia 16 de Maio