- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,387
- Gostos Recebidos
- 1,219
Com o passar dos anos, o metabolismo deixa de funcionar da mesma forma. Assim, poderá ser mais complicado perder peso ou então fica cansado e com falta de energia constantemente. Nada tema que existem formas de o conseguir acelerar, especialmente a partir dos 30 anos.
A especialista em ioga Radhika Bose revelou na sua conta de Instagram, aqui citado pelo website HealthShots, algumas dicas que vão fazer a diferença no seu metabolismo. As mudanças que apresenta estão relacionadas com a prática desportiva. Veja em que deve apostar.
1- Treino de força
“Após os 30 anos, perde naturalmente entre 3 a 8% de massa muscular a cada década. Menos músculo significa um metabolismo mais lento. O tecido muscular queima mais calorias do que a gordura, mesmo em repouso. O treinamento de força de duas a três vezes por semana ajuda a preservar e construir músculos.”
2- Consumir mais proteínas às refeições
“O corpo gasta mais energia para digerir proteínas do que hidratos de carbono e gorduras. Isto acelera o metabolismo por meio do efeito térmico dos alimentos. As proteínas queimam cerca de 20 a 30% das suas calorias durante a digestão, em comparação com 5 a 10% para os carboidratos e muito pouco para as gorduras.”
3- Beber muita água
“Beber cerca de 500 ml de água pode aumentar o metabolismo em 10 a 30% por até uma hora. Manter-se hidratado também melhora a digestão e os níveis de energia, tornando-se um dos hábitos mais simples e benéficos para o metabolismo.”
4- Atenção ao stress
“Práticas simples como respiração profunda, breves sessões de meditação, escrever num diário ou até mesmo uma pequena pausa nos dispositivos eletrónicos podem ajudar a reduzir o stress e promover a saúde metabólica.”
5- Não salte refeições
“Saltar refeições sinaliza ao corpo que é hora de conservar energia, o que desacelera ainda mais o metabolismo. Também aumenta o risco de comer demais mais tarde. Fazer refeições equilibradas a cada 4 a 5 horas ajuda a manter o açúcar no sangue estável e o metabolismo ativo.”
Mais hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo (e a emagrecer)
Para conseguir estimular o metabolismo e a, eventualmente, emagrecer tem de apostar em hábitos que ajudem mesmo e não em dietas 'milagrosas' e radicais. Mas, felizmente, são muito fáceis de colocar em prática. Quer exemplos? Tome nota das recomendações dos autores do livro 'The Super Metabolism Diet' citados no BestLife.
Comer o pequeno-almoço todos os dias. Deve começar o dia com uma refeição rica em nutrientes para estimular o metabolismo. "Trata-se de um ritual simples que estabelece o ritmo para um dia de alimentação saudável e energia sustentada";
Mantenha-se hidratado. Tente ingerir água ao longo do dia e comece logo de manhã. "É algo crucial para manter uma taxa metabólica elevada";
Inclua proteína em todas as refeições. Tente incluir fontes de proteína saudáveis em cada refeição para ajudar a "manter a massa muscular e aumentar a saciedade", o que pode evitar comer em excesso, explicam. Para além disso, "os alimentos ricos em proteínas requerem mais energia para a digestão, aumentando ainda mais o seu metabolismo". Ovos, salmão e carne de vaca magra são escolhas ideais;
Tente comer mais hidratos de carbono à noite. Trata-se de uma estratégia capaz de "melhorar a capacidade do corpo de gerir os níveis de insulina e pode contribuir para uma maior perda de gordura, especialmente à volta da barriga".
IN:NM
