• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Zelensky vai apresentar plano “para acabar com a guerra”

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
24,134
Gostos Recebidos
979
Zelensky vai apresentar plano “para acabar com a guerra”

img_900x508$2024_08_27_19_06_36_1734842.jpg


PR ucraniano quer apresentar proposta a Biden e aos dois candidatos à sua sucessão na Casa Branca, mas primeiro Kiev tem de garantir que está em condições de negociar a partir de “posição forte”.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou esta terça-feira que vai apresentar em breve um plano “para acabar com a guerra”, mas primeiro Kiev tem de garantir que está em condições de negociar a partir de uma “posição forte”.

Falando em conferência de imprensa na capital ucraniana, Zelensky mostrou-se convencido de que a guerra com a Rússia irá eventualmente acabar através do diálogo e prometeu apresentar nos próximos meses uma proposta nesse sentido ao Presidente norte-americano, Joe Biden, e aos dois candidatos à sua sucessão na Casa Branca, Kamala Harris e Donald Trump. “O principal objetivo deste plano é forçar a Rússia a acabar com a guerra. Queremos muito isso, mas tem de ser de uma forma justa para a Ucrânia”, afirmou Zelensky, adiantando que a incursão das tropas ucranianas na região russa de Kursk “faz parte desse plano”, uma vez que Kiev tem de criar condições para poder negociar a partir de uma “posição forte”. Zelensky disse ainda que o plano envolve “uma vertente económica e diplomática”, mas recusou adiantar mais pormenores, embora tenha confirmado que tenciona viajar para os EUA em setembro para assistir à assembleia geral da ONU, altura em que poderá apresentar a sua proposta a Biden e aos dois candidatos presidenciais.

Zelensky disse ainda que o Presidente russo “prefere capturar território ucraniano do que defender o seu próprio território”, onde as forças ucranianas já ocuparam mais de uma centena de localidades na sequência da incursão lançada na região de Kursk há três semanas.

Entretanto, o governador da região russa de Belgorod, vizinha de Kursk, acusou esta terça-feira as forças ucranianas de atacarem dois postos fronteiriços em preparação para nova incursão, mas garantiu que a situação estava “sob controlo”.


PORMENORES
OCIDENTE BRINCA COM O FOGO
O MNE russo, Sergei Lavrov, acusou o Ocidente de “brincar com o fogo” ao permitir que a Ucrânia utilize armamento ocidental para atacar o território russo e avisou os EUA de que uma Terceira Guerra Mundial “não ficaria circunscrita à Europa”, no mesmo dia em que Moscovo acusou os EUA de “envolvimento” na incursão ucraniana em Kursk.

CENTRAL NUCLEAR EM RISCO
O diretor da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, alertou esta terça-feira para o risco de um “acidente grave” na central nuclear russa de Kursk, situada a poucos quilómetros da linha da frente. Grossi, que visitou a central, disse que as autoridades russas lhe mostraram destroços de drones ucranianas alegadamente usados para atacar as instalações.

Correio da Manhã
 
Topo