• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Yasmin Levy na Casa da Música

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,019
Gostos Recebidos
388
ng1434732.jpg

Cantora de ladino e flamenco espera que a ouçam de "mente aberta"

Pela terceira vez em Portugal, Yasmin Levy actua depois de amanhã na Casa da Música, no Porto. Misturando o estilo ladino com o flamenco, a cantora nascida em Israel tem uma mensagem a transmitir ao Mundo: judeus, muçulmanos e cristãos podem viver em paz.

Nasceu em Jerusalém no seio de uma família de judeus que havia vivido anos a fio na Turquia, país de origem do seu pai. Daí ela dizer-se turca. Daí a influência da música desse país nas canções que compõe e canta. Mas há também nesta artista - também e sobretudo - o fogo do flamenco, estilo que assume em paralelo com um outro, antigo, que recupera nos palcos: o ladino.

Ladino é o nome dado à língua judaico-espanhola e também o estilo musical transmitido de geração em geração desde que os judeus foram expulsos de Espanha pelos Reis Católicos, Isabel e Fernando, em 1492. "Eles cantaram essas canções durante 500 anos, mas ninguém tinha escrito as letras e o meu país fê-lo. A ele se deve a recuperação das canções ladino", explicou ao JN.

Yasmin abriu também as portas ao flamenco, que estudou em Sevilha durante o ano de 2002, e juntou-o ao ladino já no segundo álbum, "La juderia". "Canto em ladino as canções tradicionais, mas também componho e, quando o faço, é em Espanhol", disse, acrescentando que as suas composições sofrem ainda influência da música oriental.

Yasmin espera que os espectadores portugueses "ouçam de mente aberta" as suas canções, que "têm centenas de anos de viagem". "Canto canções de um tempo em que os judeus viviam em Espanha com os muçulmanos, em paz. Isso quer dizer que podemos viver em paz: judeus, muçulmanos e cristãos", referiu ainda.

Música sem guerras

A mensagem que transmite desde o primeiro trabalho discográfico, "Romance", é o espelho do que se passa em estúdio. Yasmin explica: "Tenho nos meus álbuns músicos de todo o Mundo: Paraguai, Espanha, Portugal (Oli Savill, que vive em Londres), Egipto, Grécia, Turquia, Arménia, Irão Israel e Inglaterra. Na música não há lugar para guerras".

O concerto na Casa da Música está marcado para as 22 horas. No dia 29, a cantora estará no palco da Gulbenkian, em Lisboa. Apesar de no alinhamento incluir temas de todos os seus quatro álbuns, Yasmin Levy irá, sobretudo, dar a conhecer o mais recente, a que deu o nome "Sentir".

Jornal de Notícias
 
Topo